Translate

terça-feira, 30 de junho de 2020

DERALDO LIMA UMA MISTURA DE ARTISTA E MECENAS

A figura icônica de Deraldo Lima com sua barba e  
cabelos brancos longos e trajes multicoloridos.
 O sertanejo  batizado com o nome de  Deraldino Batista Lima , mais conhecido como Deraldo Lima,  nasceu na cidade de Inhambupe, que dista 153 Km de Salvador, e tem uma população hoje estimada em 40 mil habitantes. Seus pais tinham  poucos recursos e muitos filhos.  Era o décimo primeiro , sendo que depois dele nasceram mais quatro, perfazendo um total de 15 irmãos .
A Galeria 13, na Rua do Gravatá 37, era o local 
de encontro com a arte .
Ainda criança sofreu um acidente com o incêndio de uma rede , então seus avós vieram buscá-lo e o levaram para a fazenda Serra do Aporá. Ainda jovem  veio para Salvador. Aqui Deraldo Lima fez amizade com um  estudante de  Medicina que o aconselhou a abrir uma galeria de arte, onde pudesse reunir  amigos e expor seus trabalhos de  arte. Foi assim que em 1963  fundou  a Galeria dos Novos ,  na Rua Alfredo Brito 33, hoje conhecida como a Porta do Carmo. Ai se apresentaram gratuitamente no início de suas carreiras Caetano Veloso, Gilberto Gil, Ederaldo Gentil, Edil Pacheco e muitos outros. Depois abriu o Arts Bar na mesma Rua Alfredo Brito nº 8, sendo que na frente montou sua  galeria arte e nos fundos um restaurante.  Bar este  que continuou  a ser muito frequentado por estudantes, intelectuais como Jeová de Carvalho , e os artistas  Carlos Bastos, Sante Scaldaferri, dentre muitos outros. Era uma espécie de bar cult onde poetas populares, atores sem muita expressão frequentam , recitavam os seus versos e faziam suas apresentações, e muitos deles eram gays. Também sua galeria e bar funcionaram na rua Rui Barbosa . Nesta época já era conhecido até na Rússia, Estados Unidos, em vários países da Europa e América do Sul.
Deraldo vestido de Antônio Conselheiro
 DIFICULDADES 
Devido a frequência acentuada de homosexuais sempre era alvo de batidas policiais através da então Delegacia de Jogos e Costumes,que funcionava na Rua da Misericórdia . Sob o pretexto que era necessário de uma licença especial os policiais apareciam depois de denúncias anônimas. O famoso policial Manoel Quadros ,que aterrorizou Salvador nos anos 70, esteve algumas vezes por lá acompanhado de outros policiais.
Por não ter fins lucrativos enfrentou dificuldades, passando algumas temporadas fechado ou tendo que mudar para outros endereços
.O chamado Centro Histórico era uma área degradada habitada por uma população carente, e em várias ruas os velhos prédios  eram ocupados por prostíbulos.
Já com o nome de Galeria 13, Deraldo Lima se transferiu para a Rua Ignácio Accioly , 23, ,  hoje  funciona  uma pousada. Finalmente,  se estabeleceu no prédio onde também morou com uma tia por vários  anos na Rua do Gravatá , 37.  
 Com sua espessa barba branca, cabelos longos e camisas multicoloridas Deraldo Lima se tornou uma figura icônica do Centro Histórico e nos meios artísticos, especialmente entre os artistas que não tinham acesso às grandes galerias e circuitos de arte sofisticados. Na época que fundou sua Galeria dos Novos, em 1963, existiam duas galerias na Cidade a Querino e a Bazarte que expunham geralmente artistas consagrados . Ele era um porto seguro para os jovens e artistas sem recursos para  que pudessem se expressar e expor sua arte. Um animador cultural que tinha uma capacidade enorme de ouvir e de ajudar os artistas que o procuravam.
Deraldo não tinha religião inclusive certa vez disse que religião tem duas coisas : engana o povo e quem as dirige vive bem às custas dos outros. Assumiu sua homossexualidade já com idade avançada, e disse que ficou bem mais feliz .
Tinha comprado uma casa no subúrbio em São Tomé de Paripe , onde cultivava uma pequena horta. Estava feliz porque a zona rural sempre lhe atraía. Ao subir numa escada para consertar o telhado de Eternit caiu ,  e só foi encontrado morto 24 horas horas depois. Deraldo faleceu com mais de 80 anos de idade em 4 de abril de 2014 , e foi sepultado no Campo Santo.

REGISTROS

Aqui Deraldo em sua casa no subúrbio de  Salvador
de São Tomé de Paripe.
Publiquei em minha coluna  no jornal A Tarde algumas notas sobre a Galeria 13  que então ficava na Rua Ignácio Accioly , 23. Aqui mostro dois registros. Fiz outras publicações sobre as atividades da galeria  na coluna que  sempre foi aberta a todos os artistas que me procuravam ou quando recebia seus catálogos de exposição. Atualmente está na internet e continua aberta a todos que desejarem anunciar suas exposições ou novos trabalho no endereço:  reynivaldobritoartesvisuais.blogspot.com

1-SUIÇO NA GALERIA 13
"Palco de inúmeros encontros entre artistas de vanguarda e, especialmente, abrigo para aqueles que não conseguem presença constante na mídia, a Galeria 13, na época, dirigida por Deraldo Lima, localizada na Rua Ignácio Accioly ,23, esteve fechada por algum tempo, com a mudança do proprietário para o subúrbio. Agora, ela está sendo reaberta, com a mostra do suíço Jan Wrambeck e uma novidade - um pequeno bar e restaurante. Às terças e aos sábados, serão oferecidas comidas típicas e européias, portanto, é mais um local para encontros informais entre artistas e boêmios. Lá, pode-se falar inglês, dinamarquês, sueco, alemão, italiano e português, pois o pessoal dialoga em todos esses idiomas. Então, o papo sobre arte tem novamente a Galeria 13 como referência. Quanto ao trabalho do sueco Wrambeck, é de vanguarda, pode ser exibido em qualquer grande galeria de uma metrópole. Ele utiliza óleo sobre tela, acrílica e colagens." Publiquei em 26 de junho de 2001.

2-ENTALHES DE COSME NASCIMENTO
"A Galeria 13 apresenta a primeira exposição individual de entalhe do artista baiano Cosme Nascimento.
São 20 trabalhos que pertencem a diversas fases artísticas, desde o ano de 1975. Cosme afirma não possuir uma consciência plena de suas verdadeiras influências, embora me digam que elas estejam enraizadas na arte negra.
Além de entalhador ele é também pintor, já tendo um acervo de quase 80 quadros a óleo, guardados no atelier que funciona em sua própria residência. Os trabalhos que compõem a exposição da Galeria 13 foram executados com apenas dois instrumentos: formão e guiva." Publiquei em 26 de julho de 2013.
3-No Facebook tem uma página com estes dizeres "A Galeria XIII é uma página virtual."
"Não mais funciona fisicamente. Seus membros que ainda resistem tentando trazer de volta seu espaço físico, se encontram todo último sábado de cada mês em Stella Maris. Através do Coletivo G13 Art & Poesia que é nosso grupo de atores, poetas e artistas plásticos, escritores, músicos, bailarinos e dançarinos entre muitas outras artes.Tentamos resgatar o antigo espaço físico que ora se encontra fechado. Não perdemos o foco que nosso querido amigo Deraldo Lima tinha em mente: resgatar o espaço para proclamar todas as artes da cidade do Salvador para o mundo. Essa ainda é a meta."

Um comentário: