Translate

quarta-feira, 20 de março de 2019

BAIANOS E ALEMÃES EXPÕEM NO MUSEU DE ARTE DA BAHIA

Uma imagem da abertura da exposição BerlinBahia. Espero
que o Governo do Estado procure dotar o Museu de Arte da
Bahia de ar condicionado em suas salas de exposições.
Foi uma noite alegre e importante para a arte da Bahia a abertura da exposição BerlinBahia que reúne artistas baianos e alemães. Este projeto objetiva documentar o desenvolvimento de relações criativas em uma série de exposições no Brasil e na Europa. É uma iniciativa aberta, e a primeira mostra aconteceu na Galerie Alte Schule, em Berlim.
O historiador de cultura e musicólogo Tiago de Oliveira Pinto aplica o conceito de afinidade ao intercâmbio: "A transferência cultural , para ter êxito, necessita de referências em comum. Tais afinidades culturais surgem inesperadas. Também, podem ser rastreadas intencionalmente ou ser construídas sistematicamente .Todo intercâmbio cultural confia em afinidades.Visto assim, a globalização é o maior entreposto para trocar elementos afins".
Hoje, com a facilidade de comunicação, inclusive das redes sociais  e da mobilidade social esta interação existe com mais intensidade. Lembro que aqui desembarcou o Hansen que depois até adotou o nome de Hansen Bahia, optando por morar  e depois em Cachoeira , onde faleceu. Ele trouxe sua técnica da Alemanha e  criou seu universo influenciado pela cultura baiana com obras em xilogravura que são referência em todo o mundo.
O Almandrade contente com a receptividade
às suas obras
Vou começar a falar sobre os nossos artistas. Encontrei o Almandrade - Antônio Luiz Morais de Andrade .Artista e arquiteto , suas obras já expostas  em vários estados e no exterior trazem a marca da arquitetura com seus traços e espaços bem definidos, que nos levam a pensar. Almandrade já fez várias performances e sua obra tem uma unidade , clareza e a limpidez  e estrutura  arquitetônica.
Já o Bel Borba apresenta alguns óleos sobre tela . Bel é conhecido por suas intervenções urbanas em Salvador e outras cidades. Escultor, pintor, gravador, muralista e intervencionista urbano o Bel é o exemplo do artista inquieto que sempre enxerga uma possibilidade de mostrar a sua arte.
Caetano Dias - Alberto Caetano Dias Rodrigues começou pintando seus quadros a óleo e atualmente trabalha com vídeo, pintura, obras tridimensionais e fotografia digital. Artista multimídia realizou em 1988 a performance "Hormônios de uma Cidade", no teatro Acbeu, e assina a pintura mural na praça de Oxum no Terreiro da Casa Branca.
Sérgio Rabinovitz tendo ao lado sua obra
"Galo de Briga",uma das que me agradou na exposição.
O artista Sergio Rabinovitz é desenhista, gravador, fotógrafo, pintor e ilustrador e desde 1970 trabalha com arte, sendo  ex-aluno de Calazans Neto, o nosso saudoso Calá. Estudou arte em Nova York , durante dois anos e realizou sua primeira mostra na Galeria Acbeu , em 1975. Uma das obras mais representativas da mostra acredito ser a tela "Galo de Briga", de sua autoria.
Escultura de Hans
Scheib "A poeta"
Finalmente, o cineasta e artista plástico Walter Lima  participa da mostra com algumas telas. Ele estudou pintura com Ivan Serpa, no MAM do Rio de Janeiro e cinema com Walter da Silveira, este grande incentivador do cinema na Bahia. Walter Lima criou o movimento artístico de vanguarda "Delirismo" conceito que vem realizando nos seus trabalhos de cinema e pintura.
Entre os alemães destaca-se o escultor Hans Scheib  ,nascido em Postdam, é graduado em pintura pela Academia de Belas Artes de Dresden. em 1976 foi morar em Berlin e já fez exposições em vários países, inclusive na China. Suas esculturas em madeira mostram um traço quase ingênuo, e lembra escultores que trabalham com madeira em nosso país. Me chamou a atenção a escultura "A Poeta", com seus olhos vivos a nos observar.
"Visão de Mundo",é a vídeo instalação do
artista alemão Volker Hense.vale a pena ver
Também, as obras de Volker Henze, valem ser vistas com parcimônia. Natural da ex-Alemanha oriental, também estudou em Dresden e realizou exposições em vários países europeus. A vídeo instalação de Volker está numa sala separada. O que notei é que as pessoas ficavam pouco tempo nesta sala devido ao calor insuportável. Aliás, é um ponto negativo e inconcebível que  Museu de Arte da Bahia, ainda não tenha ar condicionado nas salas de suas exposições.  O governo do Estado precisa voltar os  olhos para os museus baianos.
 Expõem ainda Reinhard Stangel com suas telas em óleo sobre tela .Também nasceu na Alemanha Oriental e mora em Berlin. Já Strawalde é artista plástico e cineasta expõe óleo sobre tela. Finalmente, a paulista Cristina Barroso , que estudou em São Francisco, na Califórnia e desde 1988 mora em Stuttgart , na Alemanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário