Translate

terça-feira, 4 de setembro de 2018

MUSEU NACIONAL DESTRUÍDO PELO FOGO

O que restou foram cinzas, tristeza e vergonha de ver um
tão importante museu desaparecer por má gestão.
As televisões interromperam ontem, dia 2, por volta das 19 horas suas programações dominicais para anunciar uma tragédia sem precedentes . O Museu Nacional estava sendo totalmente destruído pelo fogo! Ao completar 200 anos de vida sucumbiu ao descaso . Um  legado cultural importantíssimo para o país, deixado por centenas de pessoas que ali cuidavam e guardavam obras de arte, documentos históricos, objetos de antropologia, paleontologia e de muitas outras áreas. É verdade que a instituição vinha sofrendo um processo de degradação através dos anos. Porém,os governos das duas ultimas décadas  ( PSDB e do PT) deram as costas para as instituições culturais e históricas do país, porque a eles o que interessa é a sub-cultura, é a transgressão dos valores culturais e históricos de nosso país, como uma forma de dominação .
Não havia brigada de incêndio de plantão num monumento
com 13 mil m2 . Faltou prioridade dos responsáveis por sua
manutenção.
 Basta lembrar, que na festa de comemoração dos 200 anos do Museu Nacional do Rio de Janeiro nenhum ministro, tanto da Educação como o da Cultura e, muito menos o presidente da República, estiveram presentes. 
Lembro ainda que o então ministro da Educação do governo Dilma Rousseff  Aloísio Mercadante perguntou " O que um museu tem a ver com educação?". Esta frase dita por um ministro da Educação é uma prova cabal de que ele, e o Governo que  pertencia estavam se lixando para os museus. 
Isto ocorreu em 2016 quando todos reclamavam que o Museu Nacional estava em perigo, abandonado , e chegou até a fechar suas portas.
Ontem a televisão mostrou como ao invés de aumentar
os recursos para a manutenção foram diminuindo.
Agora, milhões de objetos culturais e científicos viraram cinzas e, apenas o famoso meteorito Bendegó resistiu bravamente à fúria das chamas.
Estamos vivendo no país com um processo de ideologização . Basta dizer que a Universidade Federal do Rio de Janeiro é dominada pelos militantes do PSOL e PC do B. Cabe a UERJ a administração do museu, e no seu último Orçamento dedicou apenas 0,03 % para custeio da instituição , o que não representa nem um terço de suas reais necessidades. Portanto, era uma tragédia anunciada, que nos entristece e envergonha. 
O problema da gestão de nossos museus. Veja que os
americanos não ficam atrás de uma cadeira esperando
pelo governo .Eles saem em busca de captar
recursos privados.
Não vamos esquecer dos culpados pela tragédia. Mas, é hora de repensar na hora da escolha da gestão das instituições culturais  que deve ser por mérito e não pelo partido que milita. 
Os alunos e professores da UERJ será que escolheram certo seus representantes? Parece que não, pelo que tem surgido na mídia sobre a situação das entidades que dirigem. Ontem, um grupo açodado compareceu querendo abraçar o museu em cinzas. Onde estavam estes militantes durante todo este tempo que antecedeu esta tragédia? Chega de demonstração oportunista e piegas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário