Translate

terça-feira, 11 de setembro de 2018

MARIA ADAIR COMEMORA OITENTA ANOS COM EXPOSIÇÃO

Fachada da galeria com o nome da exposição
"Oitenta" é o nome da exposição que a artista Maria Adair estará realizando a partir do próximo dia 13, na galeria Paulo Darzé, no corredor da Vitória, em Salvador. Conheço de perto esta trabalhadora das artes, que tem uma disposição invejável para realizar coisas. Inquieta , de simples professora do interior se lançou no mercado das artes, sendo artista de sucesso, professora da Escola de Belas Artes, e principalmente uma artista que não se intimida em inovar. Ela se lança em novos projetos, e vai assim construindo o seu mundo pictórico, que já foi mostrado em alguns estados e países.


Patos ganham vida com Adair . 
 Qualquer objeto serve como suporte para sua arte multicolorida e vibrante. Um aviãozinho encontrado numa feira de artesanato, uma vara , uma cadeira jogada num canto, uma mesa de centro, algumas xícaras esquecidas numa prateleira, patos e cubos de madeira, garrafas, frascos,etc. Enfim, esta capacidade de enxergar esses objetos como possíveis suportes para expressar a sua arte nos dá uma ideia aproximada de como ela é  antenada . 
A artista hoje com 80 anos .
Diria numa linguagem figurada que a palavra sensibilidade brota dos poros do corpo de Maria Adair. Ela transpira arte. Uma arte que nos faz alegres, uma arte que nos conduz a momentos de contemplação e felicidade. Para isto é preciso ter também sensibilidade, e um olhar especial sobre como esta arte brota e é concebida.
Adair escreveu o texto do catálogo da mostra fazendo uma retrospectiva de sua vida. Diz ela na introdução:
"Foi na Rua Aurora , hoje Avenida Presidente Vargas na cidade de Itiruçu, Bahia,onde tudo começou. A casa era o de número 22, a facada branco-bordeaux .O chão da rua ainda exibindo o tom de barro batido, marrom. Era o dia 6 de julho de 1938.Nasci."




Nenhum comentário:

Postar um comentário