Translate

quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

FOTOGRAFIA E ARTES VISUAIS DA BELAS ARTES DE SP

Uma das obras da série Imagem Provisória,
de Giovanna Vacani.

Na minha ida à São Paulo estive também visitando num dos pavilhões do Memorial da América Latina, exatamente na Galeria Marta Traba , a exposição de Fotografia e Artes Visuais dos projetos finais dos alunos do Centro Universitário de Belas Artes  . Foi uma surpresa agradável porque eles estavam dando visibilidade a trabalhos acadêmicos que normalmente ficam arquivados em algum canto. 

O pró reitor Sidney Ferreira Leite escreveu : "Qual o destino mais comum dos trabalhos de conclusão de curso? Ser apagado pela aguarrás do tempo, colocado em uma prateleira ou, solenemente guardado no fundo de um depósito. O BA Criative Collectibles chegou para mudar este destino".
Máscaras de cerâmica envolvidas em ataduras distribuídas
na parede até o piso de Júlia Profeta.
Na realidade ai se inicia uma nova caminhada porque é o momento em que os formandos vão tentar sua inserção no mercado e graças a esta iniciativa de expor os trabalhos é uma boa oportunidade de começar a trilhar o caminho do profissionalismo.
Os alunos são do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, entidade que tem 92 anos de atividade e já revelou muitos talentos. Escreveu o professor Roberto Bertani que " o Bacharelado em Artes Visuais, Pintura, Gravura e Escultura existe há mais de 92 anos, a mesmo idade do Centro Universitário Belas Artes, e foi o primeiro curso implantado por esta instituição de ensino."
Obras de Ana Barbaro são figuras feitas em papel
marché. Destaco as expressões significativas e colorido.
Já a professora Rosa Matilde, que coordena o Curso Tecnológico de Fotografia destacou  que "o processo de escolha das imagens e de curadoria foi enriquecedor como experiência didática pedagógica. O resultado foi a revelação de novos talentos , que começam a imprimir sua identidade profissional e que, por meio de sua arte, questionam o mundo e seus diversos aspectos e nos convidam a refletir sobre ele".
Me chamaram mais atenção as obras de autoria de Giovanna Vacani - "Série Imagem Provisória"; as de Júlia Profeta "Sinédoque",com ataduras envolvendo as máscaras de cerâmica, e as de Ana C.B.Barbaro "O Sétimo livro e a pena do destino", com esculturas feitas em papel marché.

Nenhum comentário:

Postar um comentário