terça-feira, 12 de agosto de 2014

ESCULTURAS EM MADEIRA DE TON DIAS


Tenho recebido com certa frequência e-mails  sobre trabalhos de artistas de outros estados e entre esses um que me chamou a atenção foi o de Ton Dias , de Belo Horizonte, Minas Gerais, que trabalha com esculturas em madeira.
Ele se encanta com  as texturas de cada tipo de madeira , as quais interferem e influenciam em suas obras.As que mais tem utilizado são tauari branco, marupá,vinhático-do-campo, jequitibá, peroba, cedro , dentre outras,que lhes permitem um movimento espetacular nas suas esculturas de parede.
Começou fazendo guitarras especiais , onde permaneceu por uma década criando instrumentos personalizados com suas esculturas , em seguida, passou a fazer entalhes com tendência figurativa, quando apareceram os cavalos, aves , mulheres e outros seres e objetos. Atualmente, está trabalhando mais com esculturas abstratas, onde diz conseguir mais liberdade em seu processo de criação.
Tudo começa com um simples esboço e depois do contato com a madeira vai seguindo com certa liberdade aquele esboço que pode ser abandonado ou alterado de acordo com as texturas que vai encontrando com sua criatividade aguçada. 
Ton Dias não cursou nenhuma academia, tudo brota do universo que está ao seu redor que vai lhe influenciando. Veja que começou a fazer guitarras especiais em 2001 e permaneceu até 2010. Em 2011 iniciou suas esculturas figurativas e por incentivo de amigos passou também a criar esculturas abstratas. Portanto, seu caminho ainda tem muito a ser percorrido e, certamente, Ton Dias vai nos mostrar em breve esculturas em três dimensões para que possamos continuar acompanhando e apreciando a sua arte.
Ele  revela que o mercado de arte é muito competitivo e difícil, mas, que está ai lutando por seu espaço procurando cada vez mais aprimorar sua técnica escultórica.