O artista Carlos França |
Assemblage com imagem de santo . |
Aproveito para lembrar que todas as colunas que escrevi durante quase três décadas estão digitalizadas, e aqui você pode pesquisar se tem algo escrito com o nome do artista que está procurando alguma referência.
Entre as obras expostas, cerca de 40, estão luminárias, espelhos, esculturas em aço inox e chapas de ferro, imagens de santos e orixás. Carlos França vai criando o que lhe vem à mente e sempre com muita habilidade e um toque artístico, fundamental para dar um valor especial às suas obras. Pinta também quadros abstratos e figurativos.
"Yemanjá",feita de madeira,metal e cerâmica. |
Nesta mostra ele apresentou seus fantoches quando denunciou a manipulação do Estado e das empresas :"São milhões de manipulados por uma minoria enclausurada em salas hermeticamente fechadas com ar artificial, que enxergam apenas o lucro e o próprio bem estar."
Agora, passado o período de denúncia Carlos França se debruça na atual preocupação em contribuir para o embelezamento de espaços com suas obras que servem muito bem como importante elemento de decoração, tanto as esculturas em vários tamanhos, mas principalmente as assemblages. Nestas obras ele revela " uma forte ligação com a condição humana e seus valores,buscando um sentido de movimento e equilíbrio".
Veja que muitas obras estão ligadas à religiosidade dos baianos com as presenças de santos e orixás cultuados nas igrejas e nos terreiros de candomblés.
Nenhum comentário:
Postar um comentário