Translate

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

ESCULTURAS E ASSEMBLAGES DE CARLOS FRANÇA

O artista Carlos França
O artista  plástico Carlos França está expondo várias esculturas e assemblages na galeria da Federação do Comércio, que fica na sede da entidade na Avenida Tancredo Neves , em Salvador. Conheço o artista desde os tempos que trabalhamos na redação do Jornal A Tarde onde durante 25 anos se dedicou a fazer charges e ilustrações, no tempo em que os computadores ainda engatinhavam.Atualmente, trabalha como designer gráfico do Senac Bahia onde está há 32 anos.
Assemblage com 
imagem de santo .
Estive visitando a mostra , e o que mais me chamou a atenção foi a habilidade de Carlos França em misturar vários materiais como madeira,metais, cerâmica, pvc entre outros para criar . Confesso que fiquei feliz ao relembrar os tempos que trabalhamos juntos, inclusive esta arte da página principal da  coluna tem como base uma ilustração feita por ele naquela época. 
Aproveito para lembrar que todas as colunas que escrevi durante quase três décadas estão digitalizadas, e aqui você pode pesquisar se tem algo escrito com o nome do artista que está procurando alguma referência.
Entre as obras expostas, cerca de 40, estão luminárias, espelhos, esculturas em aço inox e chapas de ferro, imagens de santos e orixás. Carlos França vai criando o que lhe vem à mente e sempre com muita habilidade e um toque artístico, fundamental para dar um valor especial às suas obras. Pinta também quadros abstratos e figurativos.
"Yemanjá",feita de
madeira,metal e
cerâmica.
Portanto, estamos diante de um  artista versátil ,introvertido, mas disposto a mostrar aos que gostam de arte o que é capaz de fazer. Em 1983 participou de  uma exposição com três outros colegas Reinaldo Gonzaga, Menandro Ramos e Núbia Cerqueira .Foi um sucesso.
Nesta mostra ele apresentou seus fantoches quando denunciou a manipulação do Estado e das empresas :"São milhões  de manipulados por uma minoria enclausurada em salas hermeticamente fechadas com ar artificial, que enxergam apenas o lucro e o próprio bem estar."
Agora, passado o período de denúncia Carlos França se debruça na atual preocupação em contribuir para o embelezamento de espaços com suas obras que servem muito bem como importante elemento de decoração, tanto as esculturas em vários tamanhos, mas principalmente as assemblages. Nestas obras ele revela " uma forte ligação com a condição humana e seus valores,buscando um sentido de movimento e equilíbrio".
Veja que muitas obras estão ligadas à religiosidade dos baianos com as presenças de santos e orixás cultuados nas igrejas e nos terreiros de candomblés.





Nenhum comentário:

Postar um comentário