Translate

terça-feira, 26 de abril de 2016

WASGHINTON ÁRLEO E SUA ARTE CONTEMPORÂNEA

Tenho visto algumas obras do artista Washington Árleo e fico impressionado com sua capacidade de  introduzir elementos diversos para compor o que deseja expressar no seu trabalho. São frases e até pequenos textos , poesias e fotografias pinçados aqui e ali,  juntando pedaços e momentos de manifestações de terceiros as quais lhes tocam de perto. 
Esta sua percepção das coisas que acontecem ao seu redor, neste mundo complexo e interligado, faz com que o artista fique quase o tempo inteiro plugado auscultando o que está acontecendo.
Esta necessidade de se comunicar está causando em algumas pessoas ansiedades, enquanto em  outras  o isolamento , e essas buscam refúgios em locais onde se despem das necessidades criadas pela vida consumista.
Já o Árleo tem uma vasta experiência em cenografia ,na propaganda e comunicação visual, e agora ,está totalmente dedicado à sua arte. Lembra que inclusive ganhou alguns prêmios nacionais de cenografia.
Cada obra de Árleo parece um diário onde registra ali o seu dia a dia,  suas visões  e emoções.São obras com forte influência da Pop Art e do americano Robert Raushemberg com quem ele diz ter "aprendido a usar o Photografic -Transfer e adicionar a serigrafia e textos de grandes poetas e pensadores"...

Viveu em Portugal onde realizou exposições, além de outras em Roma, Paris e nos Estados Unidos. Mostra uma certa indignação misturada com revolta pela falta de reconhecimento de sua produção e mesmo de outros artistas baianos .Cita o caso do mapeamento feito pelo Projeto Rumos, da Fundação Itaú Cultural que deixou de fora vários artistas baianos de qualidade reconhecida. 
Sua indignação maior é que os que ficaram de fora simplesmente silenciaram .
Noto também que suas obras têm uma conotação sócio-política como se fossem cartazes que lançam mensagens de protestos ou aprovação de fatos que aconteceram ou estão acontecendo. Certamente Árleo é um artista do seu tempo e se manifesta dentro de um contexto contemporâneo onde as contradições são mais perceptíveis e visíveis devido esta vasta rede de comunicação que existe hoje no Planeta..Sua arte condensa e sintetiza esta  explosão de informações que angustia e afoga o homem do século XXI.



Nenhum comentário:

Postar um comentário