Translate

sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

AS MIRAGENS DE SIRON FRANCO

"A Vigésima Sétima Miragem", este  boi vermelho .
Morador de Goiânia o  Siron Franco sempre foi um artista inserido nos fatos que aconteceram e acontecem em nosso país. Já fez algumas de suas principais exposições denunciando as vítimas de crimes , e também daquele acidente que contaminou e matou várias pessoas devido a manipulação de produtos radioativos, já enfocou a matança de animais silvestres, a defesa das nossas matas, a dureza do regime militar  etc.
Portanto , sua arte está sempre focada em algo real que de alguma forma o incomoda e instiga . Ou seja , o que move o artista são estes acontecimentos que permeiam os noticiários nacionais ou internacionais , o que demonstra ser um artista plugado e antenado na realidade que o cerca . Sendo assim , sua arte tem um conteúdo político e social. 
"Décima Quarta Miragem" , aberta a interpretações
Por ter uma capacidade criativa muito extensa  pode também pintar uma série de obras pelo prazer de pintar , tirando inspiração armazenada em informações e sentimentos outros que permeiam a sua mente aguçada , inclusive sonhar e imaginar miragens que permeiam a sua vida. 
Como diz o Charles Casac , no catálogo de sua exposição , ora na Galeria Paulo Darzé , "Na década de 1960 elaborou a série Era das Máquinas , depois vieram prostitutas travestidas de madonas , executivos e exercício de perversão , anjos espiões e voyeurs , orgias e divertimentos dos reis , comandantes militares e oprimidos sob o clima da opressão , que marcou o regime militar período esse em que o léxico do artista estava em formação ".
Estes ciclos ou momentos de sua  trajetória são como páginas de um livro ou cenas de um filme documentando a produção  pictórica de Siron Franco.
Atualmente com a temática  Miragens fica difícil ou quase impossível alguém interpretar estas visões oníricas de Siron Franco porque são muito pessoais , e a arte quando precisa ser explicada cai num campo que prefiro deixar de lado. Vamos  sentir e admirar as cores , os traços , as figuras sutilmente sugeridas ou não , e nos  emocionar com este conjunto de elementos  que vibram como notas musicais numa escala infinita.
Siron Franco ao lado do
galerista Paulo Darzé.
É neste campo da ilusão que está conduzida esta nova exposição deste grande artista de renome nacional e internacional . Diz ele no livro-catálogo da sua mostra que não se importa com as críticas e que não responde apesar de ler e reler.
Está portanto dando uma clara demonstração que se importa sim com as críticas a ponto de ler e reler. Se não se importasse nem as lia ou  olhava. Também ,  disse que é bem humorado . É verdade . É muto bem humorado e falante , agradável e envolvente como um artista que vibra como suas obras de cores fortes e traços marcantes.
Imagem do humor de Siron Franco
Ninguém , tenho certeza , que gosta de arte vai  querer faze-lo triste , ao contrário , eu mesmo quero vê-lo sempre alegre , produzindo a fazendo o sucesso que merece pela qualidade da sua obra e seu jeito de ser . 
Estive algumas vezes com Siron , desta vez infelizmente não pude encontrá-lo por estar com alguns problemas que exigiam a minha presença.
Quando você começa a falar do Brasil , das dificuldades que o país vem enfrentando através dos anos , especialmente nas últimas décadas ele acha que nosso Brasil  " é muito cruel com seu povo, é extremamente perverso . Este é um país onde morrem tantas crianças de fome e não dá para esquecer suas tragédias . Disto eu brado e meu brado é minha arte . Sempre estive envolvido com o povo e não aceito o as coisas como são".
 Perfeito , os que tem alguma sensibilidade , independente de ideologias , também ficam revoltados com os privilégios exagerados , com as discrepâncias , com a roubalheira , com os fundos eleitorais , que tiram dinheiro da saúde e da educação para financiar a corrupção.
Você se manifesta com sua arte , e eu aqui com meus textos e posts em todas as plataformas digitais . Isto  porque amamos o nosso país e a sua gente. Um abraço e mais sucesso para você.
A exposição permanece até o próximo dia 13 de dezembro, e a Galeria Paulo Darzé fica na rua dr. Chrysippo de Aguiar, 8, uma transversal do Corredor da Vitória, Salvador, Bahia. www.paulodarzegaleria.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário