Translate

sexta-feira, 31 de maio de 2013

AS AVES DE CHICO LIBERATO VOAM NO AEROPORTO


Painel exposto pelo artista Chico Liberato, no aeroporto
O artista Chico Liberato está expondo seis painéis  de 5 m por 3,2  metros no Aeroporto  Luís Eduardo Magalhães , em Salvador, com a temática aves. O nome do projeto é Aves Aves . Os painéis foram afixados no vão de entrada  de veículos no setor de embarque do aeroporto. Esta mostra diferenciada nos remete para a causa da preservação , porque o artista pintou aves  em painéis de dupla face da fauna brasileira com suas cores fortes e exuberantes.
O local foi escolhido propositadamente, porque além de ter uma visualização muito maior do que se os painéis tivessem sido expostos num museu. O tema Aves e Aves nos transporta  ao ato de  voar ,este sonho da humanidade que se concretizou com os aviões , também  chamados de pássaros de metal.
Notamos  presença de elementos  da cultura popular
A arte de Chico Liberato sempre foi ligada a temas indígenas, natureza, cordel e outros elementos da cultura popular. Explica a filha do artista Cândida Liberato que  trata-se de  uma  instalação , a qual terá uma segunda etapa, com a presença de dois objetos tridimensionais chamados de Nichos de Aves.  Com cerca de dois metros cada. Esses objetos  deverão ser instalados em breve. O adiamento foi por causa das obras de reforma do aeroporto para a Copa das Confederações.

Chico é um artista multidisciplinar. Escultor, pintor, desenhista, multimídia e cineasta.  Foi um dos pioneiros em nosso país em filme de  animação e, é  reconhecido por sua obra Boi Aruá, de 1983, um longa metragem festejado nos clubes de cinema e  algumas vezes premiado. Além de outros filmes  realizados por ele como Caipora, de 1974;Muçacambira, 1982;Caranaval, 1985;Um Outro, 2008 e Ritos e Passagem,2012; seu segundo filme em longa-metragem de animação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário