Translate

segunda-feira, 22 de agosto de 2016

ARTE DA CANTARIA SERÁ DEBATIDA EM SANTA LUZ-BA

O belo chafariz  representa a arte da cantaria
Uma exposição será aberta no próximo dia 2 de setembro na cidade de Santa Luz em homenagem a uma família de canteiros ( oficiais que trabalham com cantaria) . É a família Boaventura de Abreu que tem trabalhos espalhados por todo o nosso país. 
Lembro da minha infância quando chegaram os primeiros paralelepípedos vindos de Santa Luz para serem utilizados no calçamento das ruas de Ribeira do Pombal. Foi uma festa naquela época.
A arte da cantaria pode ser apreciada em nossas igrejas e casarões centenários que embelezam Salvador, e outras cidades históricas do país. Foram os portugueses que trouxeram  para cá, e graças a esta arte muitas construções centenárias mantem-se de pé, apesar dos maus tratos, e a falta de manutenção por parte de seus proprietários e do próprio governo, em todos os níveis : federal, estadual e municipal. 
Acabo de vir de Portugal e fiquei maravilhado com a conservação dos prédios na Lisboa antiga, a qual já foi vítima de um terrível terremoto em 1755, e foi reconstruída sob a liderança do Marquês de Pombal. Quase não se vê vestígio de destruição ou de casarões abandonados . 
Aqui se você desce pelas ladeiras da Montanha, Gameleira,Misericórdia  e Conceição parece que a cidade foi bombardeada. São dezenas e dezenas de casarões centenários em ruínas. 
Quando você chega na zona do Comércio e olha para o Elevador Lacerda vê vários desses casarões destruídos,no seu entorno, inclusive na rua onde está este monumento.
DIFICULDADE
Imagino a dificuldade dos escravos e operários  cortando  àqueles imensos blocos de pedra com instrumentos rudimentares, e depois transportando-os ladeira acima para colocar no local das paredes e muralhas. Os castelos e igrejas, muitas vezes estão localizados no alto dos morros.Isto dificultava mais ainda o trabalho. As carroças eram de rodas de madeira puxadas por animais, que sofriam  muito na realização deste trabalho.
Portanto, projetos como este realizado em Santa Luz são de fundamental importância para o resgate e melhor conhecimento desta arte pelas gerações atuais e futuras. É preciso valorizar esta arte que tanto contribuiu para que tenhamos em todos os cantos do mundo monumentos maravilhosos que até hoje são apreciados pelos visitantes, principalmente pelos mais sensíveis e  informados.
Para isto, temos que sensibilizar autoridades e educadores da região para que mostrem aos seus alunos esta arte milenar. Assim, surgirão novos canteiros, a exemplo dos membros da família Boaventura de Abreu, garantindo a perpetuação deste importante ofício .
Portanto, parabéns ao município de Santa Luz , especialmente a Manoelito Carneiro das Neves e Maria Amélia Silva Nascimento.
                                                               x-x-x-x-x-x

CANTEIRO ou CANTEL é o oficial que corta, desbasta e aparelha as pedras para a construção que irão constituir a cantaria. O termo tem origem no latim canthus. O vocábulo "canto", com o significado à época pré-romana de "pedra grande", consiste na pedra aparelhada para formar o ângulo de uma construção. Daí sua ampla utilização nos cunhais ou esquinas das edificações, arrematando o encontro de dois panos de paredes. ( Wikipédia)


Nenhum comentário:

Postar um comentário