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Antonello em sua casa onde vemos uma composição com o Forte de São Marcelo. |
Depois de alguns
anos fui ao reencontro do artista ítalo-brasileiro Antonello L’Abbate que
nasceu em Roma, na Itália, em vinte e seis de junho de 1943. Ele tem uma
ligação muito verdadeira com a Bahia e um encantamento especial pelo Forte de
São Marcelo, o qual já pintou e fez gravuras com variadas composições. Quando
indaguei sobre este encantamento me disse de pronto “que é a construção mais
importante e mais bonita da Bahia.” E arrematou: “não foi por acaso que o
grande escritor Jorge Amado chamou o Forte de São Marcelo de o umbigo da Bahia”. Vocês devem lembrar que o Forte foi construído no século XVII com o objetivo de
defender a Bahia das invasões de estrangeiros. É também chamado de Forte do Mar, e antes era conhecido por Forte de Nossa Senhora do Pópulo.É o único forte circular do Brasil, e por coincidência ou não deste encantamento ele foi inspirado no Castelo de Santo Ângelo que fica na Itália e na Torre do Bugio,em Portugal. Foi construído sobre um pequeno banco de arrecifes a cerca de trezentos metros da costa e fica completamente dentro das águas da Baía de Todos os Santos.
A primeira vez que Antonello L’Abbate
desembarcou no Brasil ele tinha onze anos de idade isto foi no ano de 1954 e aqui já
residiu em várias cidades. Nasceu, portanto, no final da Segunda Guerra Mundial
e seu país de origem tinha sido destruído pelos bombardeios e foi palco de
batalhas sangrentas entre os Aliados, inclusive brasileiros, que bravamente
lutaram para libertar os italianos do jugo dos nazistas e fascistas. Seus pais
Gianetto L’Abbate era natural de Roma, que fica no centro-oeste da Itália e sua mãe
Argia Battistutta L’Abatte, era de Udine, cidade ao norte do país. Eles enfrentaram
muitas dificuldades para criar os três filhos do casal, dois homens e uma
mulher. Como o pós guerra foi muito difícil, tinha racionamento de alimentos, toda
a infraestrutura do país estava colapsada e o desemprego era grande e o seu pai
Gianetto foi obrigado a trabalhar em vários serviços e locais procurando angariar
recursos para manter a família até que ingressou numa companhia de gás.
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Igreja do Santo Antônio da Barra e casa, óleo sobre tela. |
Neste
período seu pai morou em muitos locais na Itália como Roma, Milão, Nápoles,
Florença e devido a essas mudanças constantes o Antonello L’Abbate recorda que
não criou amizades durante sua infância.
Aqui dizemos nas conversas particulares que ele “não criou raízes”, ou
seja, não conseguiu fazer fortes amizades durante sua infância e juventude. Fez o seu curso
primário até o quarto ano em diferentes
cidades da Itália. Aos nove anos seu pai lhe ensinou
a pintar porque herdou o talento e um cavalete, tintas e telas de sua mãe Ana
Ricci. “Ela foi professora de pintura e uma boa pintora embora não tenha
feito sucesso”, diz Antonello sobre sua avó paterna. Em seguida mostra alguns
quadros pintados por ela onde podemos constatar que realmente era uma boa
artista. Já no ano de 1954 seu pai foi convidado para trabalhar numa companhia
de gás no Brasil. O Giannetto aceitou, deixaram a Itália e desembarcaram no Rio
de Janeiro, e depois vieram para a Bahia. O contato aqui foi com Jorge da Silva
Freitas Simões que era irmão do jornalista Ernesto Simões Filho, fundador do jornal A
Tarde, que morava num
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Retrato pintado durante seus estudos na Academia di Belle Arti di Brera, Itália. |
belo casarão localizado na Ladeira do Bonfim, em Salvador,
e inicialmente eles ficaram hospedados ali. Meses depois seu pai foi
transferido pela companhia de gás para São Paulo, e como já estava no meio do
ano letivo o Antonello L’Abbate foi internado no Colégio Antônio Vieira até o
final do ano. Ao concluir o ano letivo embarcou para Santos-SP e quem ficou
responsável por ele durante a viagem de navio foi o jornalista Ernesto Simões
Filho. Lembra Antonello que numa noite o dr. Simões como era chamado, apareceu
todo de smoking para o jantar. Desembarcaram no porto de Santos e seus pais
foram buscá-lo. Foi estudar no Instituto Dante Alighieri e depois no Colégio
Paes Leme, localizado na esquina da Avenida Paulista com a Rua Augusta. Seu pai
foi transferido novamente em 1968 desta vez para Porto Alegre-RGS onde ficaram
oito anos. Estudava e passou a fazer cartazes e vitrines de lojas gaúchas. Ganhou um bom dinheiro foi quando comprou seu
primeiro carro que naturalmente era um Fusca. Também continuava fazendo suas
pinturas. Não fez nenhuma exposição em Porto Alegre.
VIAGENS DE ESTUDOS
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Outra pintura onde o artista ressalta a beleza e a grandiosidade do Forte de São Marcelo. |
O
Presidente do Grupo Ultra, Pery Igel onde seu pai trabalhava sabendo que o
Antonello L’Abbate gostava de pintar lhe ofereceu uma bolsa de estudos para ir
estudar na Itália. Foi assim que em 1969 foi para Milão estudar na Accademia di
Belle Arti di Brera recebendo orientação do professor Domenico Cantatore. Ele era pintor, mosaicista e ilustrador italiano, pintava
retratos e temas históricos sob a influência de Cézanne e Matisse. Foi segundo L’Abbate “um
deslumbramento da arte clássica e moderna. Uma época muito linda. A gente
entrava em todos os museus e não pagava nada. Lembro que quando visitávamos a Pietá,
de Michelangelo, eu passava a mão na escultura. Hoje está tudo protegido e você
vê à certa distância por causa do fluxo de gente e também dos vândalos.” E
continuou “esta vivência me fortaleceu muito como artista. Na academia tinha
uma modelo, que posava nua ao vivo, e a gente desenhava o corpo humano a manhã
inteira. Tínhamos que entregar um trabalho a cada mês. Era para eu ficar quatro anos, porém chegou o momento que tinha
obrigatoriamente que servir ao Exército na Itália, aí resolvi interromper a
bolsa e voltar para o Brasil.”
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Mosaico de Antonello L'Abbate na Avenida Contorno, em Salvador, Bahia. |
Meses depois o mesmo presidente
da Ultragás, sr. Pery Igel ofereceu
novamente
uma oportunidade para estudar nos Estados Unidos. Era o ano de 1971 e
o Antonello L’Abbate embarcou para Nova Iorque e ingressa na Art Student's
League, que fica na Rua 57, e foi fundada em 1875. Ao se apresentar a diretora da instituição pediu que lhe trouxesse uma obra pintada por ele. Antonello não tinha trazido
nada do Brasil. Comprou uma pequena tela, pincéis e tintas e pintou a tela no
hotel e no dia seguinte apresentou . O seu objetivo era aperfeiçoar
e desenvolver estudos nas técnicas de pintura e gravura. Foi então encaminhado
para receber orientação dos professores Robert Brackman, pintor de nascionalidade ucraniana e naturalizado americano
conhecido por suas grandes obras figurativas, e com Roberto De Lamonica que era
brasileiro, natural de Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul, onde nasceu em 1933 e
faleceu em Nova Iorque em 1995. Era gravador, pintor e professor. Daí surgiu
sua atração maior pela gravura para expressar a sua arte.
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Antonello L'Abatte em seu ateliê, em Stella Maris, Salvador, Bahia, 2024. |
Retorna ao Brasil em 1972 e
realiza sua primeira exposição individual no Auditório Itália, em São Paulo.
Depois vieram várias exposições individuais e participa de coletivas em espaços
públicos e privados entre os quais no Museu de Arte Moderna de São Paulo - MAMSP,
Museu de Arte de São Paulo-MASP, Museu de Arte Moderna da Bahia- MAMBA, Caixa
Cultural, em Salvador-Ba, dentre muitos outros. Ministra aulas aqui e no
exterior, sendo responsável pela criação e coordenação de algumas oficinas de
impressão e exposição, além da criação de clubes de gravuras em algumas cidades
brasileiras. Diria que o Antonello L’Abbate embora tenha sua formação familiar
e cultural de origem europeia ele se adaptou bem ao Brasil onde anualmente
passa seis meses e outra metade do ano em seu país de origem . O entrevistei às
vésperas de viajar em seu ateliê localizado em sua residência no bairro de
Stella Maris, em Salvador, Bahia. Tem outro ateliê em sua casa na cidade de Trentinara, província de Salermo, no sul da Itália. Lá tem uma exposição permanente na ex-capela
de San Nicola, que foi desativada e transformada numa galeria de arte. Também
promove exposições
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Mosaico da cidade de Trentinara, região de Milão,na Itália onde tem casa e ateliê. |
de outros artistas da região. Atualmente o Antonello
L’Abbate trabalha em várias técnicas em seus ateliês como desenho, gravura em
metal e xilogravura, aquarela,cerâmica, pastel, mosaico e pintura. Vemos que é
um artista versátil e muito criativo e às vésperas de completar oitenta e um
anos se mostra disposto a enfrentar novos desafios. Os clubes de gravura que criou,
inclusive o daqui no ano de 1995 mostra que ele é um artista que procura
agregar pessoas e tem uma especial abertura
de procurar repassar suas habilidades como artista múltiplo que é porque ele
pinta e grava em várias técnicas,trabalha com cerâmica e mosaicos. Também contribuiu quando aqui chegou para
fortalecer a Gravura na Bahia. Segundo ele o Clube da Gravura “é uma forma de as
pessoas colecionarem obras de arte autênticas por um preço acessível. Ele formou um grupo de dez pessoas pagando cada uma naquela época R$15,00 por mês, e recebiam
seis gravuras de artistas consagrados, uma a cada mes. Também ministrou
aulas em vários museus e outras institucionais em cidades brasileiras
EXPOSIÇÕES INDIVIDUAIS E COLETIVAS
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Três gravuras de jarros com flores, Iemanjá e paisagem. |
O artista
Antonello L’Abbate já fez dezenas de exposições individuais e coletivas e
ministrou aulas aqui, em outros estados e na Itália. Em 2022 fez
quatro exposições sendo duas individuais de pastel chamadas de Natura Silente,
ou seja, Natureza Silenciosa e Mostra di Pastelli, e uma mostra coletiva de
Pintura e outra de gravura que eles por lá chamam de incisioni. Em 2021
fez uma exposição de mosaicos doando à Prefeitura de Trentinara um mosaico da
Festa Del Pane e fez outros mosaicos da praça e da cidade de Trentinara, que é
uma pequena vila localizada perto de Salermo. Em 2019 participou de
uma Exposição de Bules, no Cafelier, no centro histórico de Salvador-Ba que reuniu um total de cem artistas; nas Oficinas
de Arte da Escola Municipal Adroaldo Ribeiro Costa, em Salvador promoveu uma
Oficina de Mosaico com crianças ;em 2015 ilustrou o livro Sociedade
Baiana, de autoria de Margarida Luz e fez a exposição Sugestão de Trentinara
com obras em óleo sobre tela, gravuras pintadas a guache e gravuras em metal; 2014
– ilustrou a nova edição do livro Sociedade Baiana de Margarida Luz e
participou de várias exposições coletivas
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Antonello L'Abbate é mestre na arte da gravura em todas as suas vertentes. |
com gravuras e pintura a óleo s/ tela; 2013
– uma exposição individual no Instituto Antônio Carlos Magalhães sobre Saveiros
da Bahia onde apresentou obras a óleo s/tela e gravuras; 2012 -
fez duas exposições individuais sendo uma no Arte Hotel Cristal, em Igatu, na
Chapada Diamantina, na Bahia e outra na Galeria Arte & Memória também em
Igatu e ilustrou a edição anual do livro Sociedade Baiana e Margarida Luz; 2011
- expôs no Atelier do Empório Michelangelo, em São Paulo, na coletiva Olhares
Impressos ; 2010 – fez algumas exposições individuais e coletivas
a capa do catálogo do Espaço Cultural dos Correios, em Fortaleza-Ceará com
pinturas a óleo s/tela e gravuras; 2009 – doou um quadro para o
Centro Cultural de Barra de Estiva, na Bahia e participou do Circuito das
Artes, em Salvador-Bahia; 2008 – fez uma exposição individual na
Galeria Moacir Moreno, no Teatro XVIII, no Centro Histórico de Salvador com a
exposição Fortes, e participou das coletivas na Galeria do Instituto Goethe e
do Primeiro Mercado de Arte Confraria da Terra; 2007 – Uma
individual na Galeria do Forte de São Marcelo, em Salvador-Ba, com obras a óleo
s/tela, gravuras e cerâmicas, fez a capa da Agenda Cultural Viva Salvador, da
Fundação Gregório de Matos, e participou das coletivas Encontro pelas Águas,
realizado pelo Superintendência de Recursos Hídricos - SRH; da mostra Afetos
Roubados no Tempo, na Caixa Cultural, Salvador-Ba; exposição Pequenos Formatos,
com sessenta artistas na Galeria Prova do Artista, Salvador-Ba; e do Circuito
das Artes, com 150 artistas em nove galerias e museus da Vitória -Salvador Ba; 2006
– fez quatro individuais na Galeria Arte e Memória de Igatu-Ba, na Passarela
das Artes, no Colégio Antônio Vieira, na Clínica São Lázaro, ambas em Salvador,
e no Espaço Cultural dos Correios, em
Fortaleza, no Ceará. Participa de coletivas no Centro Cultural CUCA, em Feira
de Santana-Ba; ilustra a nova edição do livro Sociedade Baiana, de Margarida
Luz, monta uma Oficina de Gravura na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia,
no shopping Iguatemi -
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Vemos três cartazes de exposições. |
Salvador-Ba e ministra um Curso de Gravura nas Oficinas
de Expressão Artística, do Museu de Arte Moderna da Bahia; 2005 –
execução de mosaico na Fundação Pierre Verger, Salvador-Ba; Ilustra a capa do
livro O Cordel da Vida, de Edivaldo Boaventura e a capa da Revista Alpha Vida, segunda
edição, Salvador-Bahia; Participa de três coletivas da Exposição Afetos
Roubados no Tempo, na Galeria do ICBA, da Exposição São Francisco de Assis , no
MAM-BA e da Art For Today, todas em Salvador-Ba; 2004- Fez uma
exposição retrospectiva na Galeria do Conjunto Cultural da CEF, em Salvador e
em São Paulo; executou um mosaico de 45m x 3 m na Faculdade Jorge Amado e outro
na Pedra do Sal, em Itapuã- , Salvador-Ba; ilustra o cartão de Natal Fluxo, o
livro Sociedade Baiana, de Margarida Luz e a Agenda Tecom e ministra Curso de Gravura
no MAM-BA ; 2002 – expõe na Galeria de Arte e Memória de Igatu-Ba,
executa dois murais em acrílico em Itapuã, faz ilustrações para o CRA e o Núcleo
de Estudos Aplicados ao Meio-Ambiente -NEAMA , Salvador-Bahia e ministra curso
de gravura no MAM-BA; 2002 – executa mosaico na clínica Labaclen,
no bairro de Roma, Salvador-Ba, ilustra a Revista Tecbahia e doa uma tela para
o Museu Regional de Feira de Santana-Ba e participa da mostra Arte Arte, na
Galeria da Cidade e continua ministrando
aulas no MAM-Ba; 2001 - executa um mosaico de 15m x 5 m na Avenida Contorno e, comemoração aos 500
anos da descoberta da Baía de Todos os Santos; expõe no V Congresso de História
da Bahia, no Instituto Geográfico e Histórico da Bahia e participa da exposição coletiva Arte Arte, em
Macau, Lisboa e Guimarães, em Portugal; 2000 - expõe na Galeria
do Solar do Ferrão, Salvador-Bahia e executa uma escultura de concreto na Rua
Calasans Netos, em Itapuã, Salvador-Bahia, participa da ilustração do livro do
professor Luís Henrique Tavares e ministra cursos de mosaico no Alagados e de
gravura nas oficinas do MAM-BA; 1999 – fez uma exposição individual
no Shopping Barra, Salvador-Ba e ilustrou o livro Trajetória de Uma
Universidade , de Edivaldo Boaventura .Participou das coletivas A Cidade da
Bahia no Olhar dos Artistas – 450 Anos, no Museu de Arte da Bahia, e da mostra
Mercado Latino Americano
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Flores do Campo, óleo sobre tela. |
em Salvador-Ba e foi premiado duas vezes na Itália com
o Prêmio Velletri Itália e Prêmio Internazionale di Arti Visível e Plasticche
Antonio Canova, em Roma; 1998 – expõe individualmente obras em
pastel seco na Galeria do Instituto Dante Alighieri, Salvador-Ba e participa do
Projeto Salvador Porto e Mar, da CODEBA, onde executou um Mural, e das
coletivas de gravuras na Dante Alighieri, mostra A Bagagem no Museu Geológico
da Bahia, no Corredor da Vitória, do Projeto Arte Arte Salvador 450 anos, no
Museu de Arte da Bahia e da Sob o Sol
Latino Americano, no Shopping do Pelô, todas em Salvador-Ba. Ministrou
curso de gravura do MAM-Ba e montou ateliê de gravura no Museu de Arte da Bahia
– MAB, no período da Exposição Espanhola; 1997 - Individual na
Galeria Prova do Artista e das coletivas na ACBEU expondo cerâmicas na mostra
Um Brinde ao Café, da mostra 12 Artistas Brasileiros, em homenagem a Carybé, em
Feira de Santana-Ba; participa da Casa Cor 97 com duas obras, ilustra texto de
Francisco Senna, na revista RB e monta ateliê de gravura no Museu de Arte da Bahia-MAB
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Natureza morta em pastel, de Antonello. |
durante a
exposição de Piranese ; 1996 – Expõe no Hotel Sofitel Quatro
Rodas, participa do Segundo Festival de Artes Visuais , no Pelourinho, ambas em
Salvador-Bahia; doa retrato do escritor para a Fundação Jorge Amado e continua
ministrando Curso de Gravura no MAM-BA; 1995 - expõe
individualmente no Restaurante Companhia das Índias e no Hotel Resort Praia do
Forte e participa das coletivas Segunda
Mostra de Arte Brasileira em Aveiro, Portugal, e da Bahia Arte Atual, na
Fundação Gregório de Matos, Salvador-Ba; 1994 – Cria o Clube da
Gravura em Salvador, e em seguida lança uma coletânea de gravuras assinadas por
dez artistas, faz curadoria das exposições de gravuras de trinta e cinco artistas no
Espaço Tríade e da mostra Aquarelistas na Bahia, no mesmo espaço ; 1993 -individuais
no Natal Shopping Center e na Biblioteca Câmara Cascudo, ambas em Natal, no Rio
Grande do Norte, e ministra um curso de gravura na Universidade Federal do RGN;
participa das coletivas Mostra de Arte Brasileira , em Aveiro, Portugal; da
Bandeira de São João na Fundação José Augusto, da Galeria ConvivArt, no campus
da UFRGN e no Espaço Cultural Babilônia, também em Natal; 1992 - Fez
três individuais em Natal, no Rio Grande do Norte a saber: Natal Mar, no Hotel
RR; na Galeria ConvivArt-NAC e no Novotel. Ministra curso de Quatro Técnicas
das Artes Plásticas, na UFRGN -1990 – individuais na Galeria Arte
Própria, na Casa da Cultura de Santana do Parnaíba,
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Mosaico na Faculdade Jorge Amado, em Salvador, Bahia. |
no Casarão em Joaquim Egídio
e no Hotel Holiday Crown Plaza, todas em São Paulo; 1989 –
ministra Curso de Xilogravura na UNAERP, e Curso de Gravura em Metal, na Oficina
Cultural Cândido Portinari, ambas em Ribeirão Preto-SP; 1988 –
expõe na Galeria O Cavalete, em Salvador-Ba e na Galeria do Sol, em São José
dos Campos-SP e integra o corpo de jurados no Primeiro Salão de Artes Plásticas
de Mogi Mirim-SP; 1987 – expõe na Galeria de Arte Correa, em Curitiba,
Paraná; na Galeria Sol, de São José dos Campos-SP e no Muro das Artes Gráficas,
no Museu de Arte Moderna de São Paulo; participa da coletivas na Galeria de
Arte Contemporânea em Mato Grosso do Sul, Campo Grande , do Projeto Cor Banespa,
no Museu de Arte de Santa Catarina e na Galeria de Arte
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Cerâmica criada pelo artista Antonello. |
Correa, em Curitiba -PR, ministra
Cursos de Xilogravura, na Estação da Sé, do Metrô de São Paulo , Curso de Xilogravura , no Museu Hans Staden, em
Ubatuba-SP e de Desenho, no MAM-SP;1986 -expõe no Museu de Belas
Artes de Santa Rosa, na Argentina; na Galeria de Arte Contemporânea, em Campo
Grande -MS e no Paço das Artes em SP; 1985
– expõe na Livraria Ameríndia, em Santa Rosa, Argentina e na Galeria de Arte Rastro-SP. Ministra Curso de Gravura, na
Escola de Belas Artes de Santa Rosa, na Argentina e no Departamento de Artes Gráficas
do MAM-SP;1984 – expõe no Museu Casa Anhanguera, Santana do
Parnaíba e na Galeria Rastro, ambas em São Paulo e participa de coletivas; 1980
– Cria o Ateliê de Gravura Atual juntamente com a artista argentina M Perez Sola
e ministra cursos e faz palestras e exposições na Alameda Ministro Rocha Azevedo -SP;
1978 – Cria o Ateliê Impressão Atual, em Itapecerica da Serra-SP
e participa de coletivas; 1977 expõe na inauguração da agência da
Avenida Faria Lima-SP, da Caixa Econômica Federal, com obras a óleo s/tela ; participa
das coletivas Panorama da Arte Brasileira, no MASP-SP com gravuras; Exposição
de Artes Plásticas, no Centenário da Cidade de Itapecerica da Serra, do Quarto
Encontro Jundiaiense de Arte, em Jundiai-SP e da Exposição, no Anfiteatro Cacilda
Becker, São Bernardo do Campos e do VI Salão de Arte Contemporânea , no Passo
da Artes, em São Paulo.1974 – individuais na Galeria O Cavalete ,Salvador-Ba,
Centro Cívico de Santo André-SP e na Fundação de Artes Plásticas,
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Outra obra tendo o Forte de São Marcelo como tema. |
de São
Caetano do Sul. Foi premiado no Décimo Salão de Artes Plásticas de Embu-SP com
o Prêmio Câmara Municipal, e no Sétimo Salão de Arte Contemporânea de Santo André
com o Prêmio Cidade de Santo André, e participou da mostra no Museu Nacional de
Belas Artes, em Santiago do Chile; do Quinto Salão Paulista de Arte
Contemporânea no MAM-SP e do Ateliê Vivo , na Bienal Nacional-SP; 1973
-individuais na Galeria Ponto das Artes, em Porto Alegre-RGS onde expõe óleos
s/telas, do Club SAPT, em Torres-RGS , cria o Ateliê de Gravura junto com Peres
Sola, onde ministra aulas de Gravura e Desenho. Participa das coletivas nas
Olimpíadas do Exército, em Recife-PE, do Quarto Salão de Arte Contemporânea, em
Santo André-SP, do Segundo Encontro de Gravura, da Fundação das Artes de São Caetano
do Sul-SP e da Exposição de Gravadores, da Prefeitura de Presidente
Prudente-SP.
VISÃO DE CALASANS NETO
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Obra por concluir que começou a pintar antes de viajar para Trentinara, Itália. |
Na
exposição que fez na Prova do Artista em 1997 o grande gravador Calasans Neto escreveu:
“Antonello L’Abbate nesta sua exposição cria um neo paisagismo da Cidade, onde
numa nova visão brinca com as angulações urbanas distorcendo como vistas por
fenômenos óticos produzidos por prismas e lentes de grande abrangência. O
efeito é surpreendente e vai desfilando a magia de Salvador como um explodir de
pirotecnia saindo tudo de uma mágica que só os fogos de artifício conseguem
dar. Tudo circunda o seu epicentro temático o Forte de São Marcelo, majestoso e
soberano da Baia de Todos os Santos. Encanto azul da vida da Bahia.”
Em outro trecho escreveu: “Estão
aí presentes gravador e pintor nas linhas procura a forma na cor acha a grandiloquência
do seu trabalho meticuloso, como só os gravadores conseguem ser, e na mistura
de linha e cor neste aproximamento é que vai surgindo esta Cidade amada
entrando por este mar tão azul e aconchegando a inspiração amorosa que é a Baía
de Todos os Santos e sua filha querida, esta ilha tão encantada e encantadora”. Ele mantinha uma forte relação de amizade com o artista Calasans Neto e imprimiu muitas obras para o gravador baiano.
Grande Antonello Labbate! Tive a oportunidade de trabalhar com este primoroso artista nas Oficinas do MAM-BA. Parabéns e Viva Labbate!
ResponderExcluirGosto fo retrato da moça lendo livro, o estudo da escola de arte na Itália. Os italianos e os holandeses são craques em retratar o cotidiano, aqui no Brasil só Carybe, Pirtinari foi muito sociológico, aquele retrato do lavrador com uma enchada na mão ou é uma pá de mexer no café para ser torrada é um apelo e tanto, só serviu para exteriotipar o negro, faces rudes, mãos grande. Vai publicar o texto de Gina?
ResponderExcluirMaravilhoso ,viajei o tempo todo no texto o artista é sensacional!
ResponderExcluirDomingos Dantas Brito
ResponderExcluirUm artista de trabalhos comparados aos grandes mestres ...
Márcia Cristina Silva Barros
ResponderExcluirUm grande artista entrevistado por um grande jornalista! Parabéns a ambos pelo profissionalismo, pela criatividade e pela diferença positiva que fazem nesse mundo!
Maria Maxixe
ResponderExcluirEle conta a nossa história nos seus trabalhos .
Lígia Aguiar
ResponderExcluirAntonello Labatte é um grande mestre. Artista completo, domina múltiplas linguagens. Sempre voltado para o amor e desprendimento ao retratar a Bahia em suas belas composições. O painel em mosaico da Av. Contorno onde avistamos o Forte São Marcelo, é um atestado da sua predileção e afeto por nossa cidade. Faz-se necessário e urgente que a Bahia seja grata, generosa e reconheça o artista pela sua enorme contribuição e afeição a ela dedicada.
Obrigada, ao Crítico e Jornalista. Reynivaldo Brito, por este resgate tão precioso e imprescindível. Vivas!!
Graça Gama
ResponderExcluirSuper!
Maria Adair
ResponderExcluirAntonello Labatte é bum grande artista ...
Antonio C. Rebouças
ResponderExcluirShow parabéns, as homenagens devem ser prestarás em vida , isso Reynivaldo Brito faz muito bem .
Elizabete Lopes Johansen
ResponderExcluirBravo!
Liane Katsuki
ResponderExcluirBravo!
Iara Brito
ResponderExcluirPalmas!
Alice Campos
ResponderExcluirEu não o conhecia, excelente pintor! 😃👏👏
Ivo Neto
ResponderExcluirMagnífico trabalho parabéns Reynivaldo Brito 👏🏽👏🏽👏🏽
Renilde Pedreira
ResponderExcluirBravo!
Maria Das Graças Santana
ResponderExcluirBravo!
Liane Katsuki
ResponderExcluirMuito bom pintor!!
Excelente! Com muito talento !!!!
Angela Lisboa Dabush
ResponderExcluirMuita informação para quem ter entendimento desta linda obra de arte parabéns 👏
Elisa Romano Galeffi
ResponderExcluirGrande artista!🧑🎨
Carmosina Labbate
ResponderExcluirMuito boa a reportagem, parabéns pelo texto. Um abraço
Silvia Lisboa Hage
ResponderExcluirPalmas!
Daniel Muller
ResponderExcluirFantástico seu trabalho !!!! Sucesso sempre.
Hilda Nogueira
ResponderExcluirParabéns
Maria Fortini
ResponderExcluirGrande e talentoso artista em suas múltiplas artes. Além disso um amigo querido que merece ser prestigiado sempre.
Izabela Meirelles Ribeiro
ResponderExcluirExcelente artista! Quadro maravilhoso!!!!!
Tereza Souza
ResponderExcluirTop!
Maria Cristina Cunha
ResponderExcluirAntonetto é, hoje, o melhor pintor da Bahia
Irene Omuro
ResponderExcluirAntonello além de um grande artista é um amigo muito querido. Parabéns!!
Berenice Carvalho
ResponderExcluirParabéns!
Gostei muito do seu trabalho Antonello!
Felicidades!
Parabéns também para Reynivaldo, sempre trazendo bons e grandes artistas para conhecermos!
Dorgival Carvalho
ResponderExcluirUma vida dedicada a arte. Uma obra interessante que o faz bem conhecido.
Parabéns a você pelo seu trabalho incansável de divulgar estas obras
Joao Calazans
ResponderExcluirInovador e super criativo
Milena Tavares
ResponderExcluirO conheci pela obra da Contorno. 👏 👏
Eduardo Teixeira
ResponderExcluirSou suspeito para falar do grande amigo e talento! Forte abraço e muito sucesso!!!
Lucia Leão Jacobina Mesquita
ResponderExcluirAdmiro muito sua pintura!
Ana Lucia Monte Alegre
ResponderExcluirE acima de tudo,grande amigo
Giovanna Pennacchi
ResponderExcluirAntonello esta reportagem sobre você e a sua caminhada artistica me fez conhecer a sua intensa formação! Belo artigo espero que seja bem divulgado!
Giovanna Pennacchi
ResponderExcluirDescobri que somos do mesmo signo e e quase do mesmo dia.....nāo o ano! Eu 25 e você 26!
Maria De Fátima José-Silva
ResponderExcluirGOSTEI!