Translate

segunda-feira, 24 de maio de 2021

O MÉDICO QUE TAMBÉM ENSINOU A PINTAR

O médico Octávio Torres  era um  profissional conceituado em Salvador nos idos de 1910,especialista em doenças tropicais,  mas tinha uma outra habilidade que era a arte de desenhar. Ele deixou registrado em seus desenhos feitos a carvão de algumas cenas da Cidade do Salvador no início do século XX. Era natural da Vila Santa Izabel do Paraguaçu,hoje município de Mucugê, onde   nasceu em 25 de setembro de 1885. Estudou Medicina  sendo diplomado em 1909, tornando-se depois  professor Catedrático de Patologia Geral, em 1912.  Na foto acima vemos o Colégio dos Jesuitas,em 1808, no Terreiro de Jesus, hoje funciona a Faculdade de Medicina.Esta obra foi feita em carvão sobre papel tem a dimensão de 60 cm x 164cm, e é datada de 1956.                                                                              
Imagem de Octávio
Torres ,na Faculdade
de Medicina da Ufba.

O desenhista Octávio Torres frequentou  também o Liceu de Artes e Ofícios, e estudou na Escola de Belas Artes os cursos de pintura, escultura e arquitetura, sendo que este último não chegou a concluir, interrompendo no segundo ano. Ganhou uma bolsa de estudos  para os Estados Unidos indo estudar na Universidade de Harvard , Instituto Rockfeller e  no laboratório bactereológico na cidade de Wasghinton.Tem mais de 250 publicações científicas, literárias e biografias. Aposentou-se após 44 anos de serviço, e faleceu em Salvador no dia 31 de maio de 1963.
  No livro Vultos da Medicina Brasileira, o autor Carlos Silva Lacaz escreveu sobre Octávio Torres :
Vemos ai a Praça dos Veteranos ,também em 
carvão feito pelo médico pintor e desenhista

"Que os moços saibam enaltecer a obra científica e social do professor Octávio Torres, brasileiro dos mais ilustres, trabalhador infatigável,o grande animador da campanha pró-lázaros em terras da Bahia". 
Ensinou na Escola de Belas Artes a disciplina Anatomia e Fisiologia Artísticas após concurso que prestou em 1932. Lembra o professor Juarez Paraíso que "Octávio Torres era da geração dos professores da década de 1930 e 1950 . Ele foi substituído por Aldemiro Brochado  que fez um brilhante concurso para Livre Docente na cadeira de Anatomia Artística . Brochado não desenhava bem. Fui convidado por ele para dar aulas de Desenho , dizendo que tinha sabido que eu era o melhor professor de Desenho da EBA. Eu respondi, dizendo que isto não era verdade , mas que, de qualquer forma, esperava que ele fosse um ótimo aluno . Resultado , ele tirou 10 na prova de Desenho Artístico , para assombro de todos , inclusive de três professores do Rio de Janeiro."

27 comentários:

  1. Sou o Ivo Neto artista que admira seus trabalhos das divulgações nas artes visuais.

    ResponderExcluir
  2. Ainda hoje, a medicina exerce na sociedade um fascínio, uma admiração especial, uma reverência que nem uma outra profissão alcança. Não sei, sequer imaginar, o que era ser médico na Bahia em 1909, as condições de trabalho, os recursos da indústria farmacêutica, aparelhos para exames se é que existiam, era, me parece, o estetoscópio, literatura e boa vontade. Imagine, este senhor com estudos nos Estados Unidos, na Universidade de Harvard , Instituto Rockfeller e  no laboratório bactereológico na cidade de Wasghinton, e mais de 250 publicações científicas, literárias e biográficas. Que baiano admirável, no entanto, não conheço uma rua com seu nome, já outros receberam homenagens nos 417 municípios da Bahia, aeroporto, cidade, avenidas, escolas, viadutos, etc. Ele, que também desenhava e pintava, como seria retratar essa Inversão de valores?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola meu nobre , como vai ! acabei de ver essa materia e cheguei aqui no seu comentário e tenho que concordar com voce plenamente .Sou um admirador e entusiasta da vida desse cidadão que muito contribuiu com a sociedade bahiana.Se voce sequer concegue imaginar o que era ser medico na bahia em tempos distintos ,imagine no longincu-o suburbio de Aguas Claras NAS DECADAS DE 30 quando surgio o LEPROSARIO .Toda a historia e contesto desse lugar me leva a imaginar (alem de tudo o que envolve o lugar e personagem )as paisagens que ele desenhou ali provavelmente ,os pavilhõe CARL VILLE , as grandes arvores e a cachoeirinha que hoje existe só em forma de esgoto . O novo hospital COLTO MAIA , aterrou de vez a grande obra do DR OCTAVIO TORRES ,mas eu tenho esperança de um dia ter acesso aos desenhos escondidos do OCtavio.

      Excluir
  3. Ivo Neto
    Parabéns amigo Reynivaldo Brito belíssimo trabalho

    ResponderExcluir
  4. Grata, bom amigo e excelente profissional Reynivaldo, por apresentar-me o Dr. Octávio Torres, também desenhista! As informações que você passa nesta matéria deixam claro o quanto ele contribuiu, como médico e artista, com a sociedade da época.

    ResponderExcluir
  5. Maria Da Graça Coelho
    Parabéns prof Reynivaldo Brito !

    ResponderExcluir
  6. Liane Katsuki
    Muito obrigada por ensinhar -nos tanto!!

    ResponderExcluir
  7. Graça Gama
    Adorei .Mais conhecimentos. Parabén

    ResponderExcluir
  8. Domingos Brito
    Primo você é um professor retado , só dissemina coisas boas...

    ResponderExcluir
  9. Ari Donato
    Boa perspectiva da Praça dos Veteranos, já completamente diferente. Bom resgate professor Reynivaldo Brito

    ResponderExcluir
  10. Lincoln Farias
    Parabéns Sr Reynivaldo, muito interessante esta obra feita com carvão!

    ResponderExcluir
  11. Vivendo e aprendendo . Não conhecia o artista Octávio Torres . Que figura admirável . Obrigado Reynivaldo por por mais essa aula.

    ResponderExcluir
  12. Jodevania Alves
    Parabéns, meu querido. Aprendo mais em cada texto.

    ResponderExcluir
  13. Lincoln Farias
    Parabéns Sr Reynivaldo, muito interessante esta obra feita com carvão!

    ResponderExcluir
  14. Ari Donato
    Boa perspectiva da Praça dos Veteranos, já completamente diferente. Bom resgate professor Reynivaldo Brito

    ResponderExcluir
  15. Rita De Cassia Martins
    Essas informações são relevante,para entender que a Bahia é realmente um celeiro de Artistas!

    ResponderExcluir
  16. Graça Barreto
    Magnífico trabalho, parabéns

    ResponderExcluir
  17. Ola , como vai ? acabei de encontrar o seu blog , justamente porque estava aprocura de mas alguma informação sobre o ilustre DR Octavio Torres . Sou um entusiasta de sua vida e estou a fazer uma pesquisa minuciosa que envolve e muito o Dr Torres .Por favor ,é possivel que existam desenhos de uma antiga FAZENDA e de sua CACHOEIRA no bairro de AGUAS CLARAS . Eu gostaria de saber onde posso encontrar arquivos de artes do DR torres , se alguem aqui poder meajudar , serei eternamente grato .

    ResponderExcluir