Translate

terça-feira, 11 de maio de 2021

NOVO ÁLBUM DE SÉRGIO RABINOVITZ

Capa do álbum "A Vida Secreta das Plantas."
O
artista Sérgio Rabinovitz acaba de lançar seu   terceiro álbum de monotipias "A Vida Secreta   das Plantas", editado pela Editora  Resiliente  com   10 monotipias  de 18 x 24 cm em papel   Canson de   300g, mantendo assim o seu compromisso de   semestralmente criar novas  obras  e apresentá-las     na  forma de álbuns. Elas podem ser adquiridas  ao   preço de R$450,00 a  unidade.
O primeiro álbum   intitulado   Resilientes já  está esgotado e surgiu   logo no   princípio da   epidemia no ano   passado,   atendendo uma sugestão do escultor Israel kislansky. Foram produzidas  várias obras de autoria de Israel Kislansky, Sérgio Rabinovitz, Bel  Borba , dentre   outros , e o resultado das vendas doardo às pessoas mais necessitadas. As monotipias de Sérgio Rabinovitz foram vendidas as R350 cada. 
Eles tiveram  a preocupação de evitar divulgação ampla para não parecer que estariam usando esta ação
O álbum Paz  foi um sucesso

de solidariedade para se promover. O importante é que todos eles foram imbuídos da melhor das intenções. Daqui quero mandar um abraço solidário para esses artistas, e  em especial ao Israel Kislansky, que teve esta ideia do projeto.  Faço este registro para que pessoas de outras categorias profissionais e mesmo mais  artistas possam ser tocados da necessidade de sermos solidários neste momento desta terrível pandemia que já ceifou milhares  de vidas, empresas e empregos.
Voltando ao trabalho de Sérgio Rabinovitz  ele verificou que devido a receptividade alcançada com Resiliente resolveu produzir  mais dois álbuns temáticos o PAZ e A Vida Secreta das Plantas. Disse o artista que "a partir de então um sonho se transformou em realidade", e que o sucesso do primeiro álbum o animou a prosseguir,a seguir em frente com o resgate da acessibilidade, premisssa fundamental da gravura desde os seus primórdios."
Uma das monotipias integrantes do álbum  
"Resilientes"
 Ai veio o segundo álbum que ele se expressou dizendo "Celebro esse momento transmitindo minha   mensagem de PAZ, através  desse  catálogo limitado   que reúne 11 monotipias de  18 x 24 cm em papel   canson de 300 g, por um valor promocional de   R$380,00 cada." Em pouco tempo este catálogo   também se esgotou. 
 Foi um trabalho próprio do   artista, sem o objetivo de doação.Falando sobre o   álbum mais recente " A Vida Secreta das Plantas"   Sérgio  lembra que "vivemos em um mundo cada   vez mais carente de ressignificação . Esses lindos   seres de pura beleza e sensibilidade e de universal   inteligência quântica, têm muito a nos ensinar.   Tenho  nelas , mais que inspiração permanente, conselheiras e confidentes, na cumplicidade de estórias de que me atrevo a compartilhar  com um convite para que viaje comigo nessa breve jornada de pura emoção !" 
Portanto, o convite está feito, e só nos resta apreciar a beleza dessas dez novas monotipias onde a natureza mostra mais uma vez a sua beleza e grandeza. Como sou um viciado em plantar, e cultivo com muito zelo e carinho uma pequenina mancha de Mata Atlãntica intacta  fico muito à vontade para apreciar mais este trabalho de alta qualidade do Sérgio Rabinovitz baseado nas plantas.Ele passou mais de um mês criando este álbum  trabalhando sózinho,  como ele mesmo revelou "com uma colher de pau na mão,  para poder   oferecer esse trabalho a preço acessível , dentro do espírito da gravura."  

                                              A TÉCNICA USADA 
Sérgio trabalhando em 
suas monotipias.
"A monotipia teve origem no século 17, com Giovanni Benedetto Castiglione  que nasceu em 1616 e morreu em 1670Sabemos que a  reprodução permite maior acesso desde os tempos longínquos  da   Idade  Média, quando foi criada e se notabilizou com a descoberta da  prensa de  Gutemberg. 
Como estamos numa plataforma digitial é sempre bom falar sobre esta  técnica da monotipia, que é simples e  utilizada por muitos artistas  importantes como Degas, dentre outros, e  resulta em belas e valiosas  obras. Para sua confecção são usadas tintas de gráfica ou outras de  secagem lenta à base de óleo. 
Como base pode ser utilizada uma placa de acrílico, fórmica,vidro ou  outro material liso. Aplicando uma camada de tinta sobre a placa com um  rolo usado em xilogravura ou em gráficas você vai distribuindo a tinta  para ficar com uma camada mais ou menos uniforme. Depois coloca o  papel em cima e faz o desenho que desejar com um lápis ou outro objeto  ponteagudo. Ao retirar o papel a imagem estará impressa  e a monotipia  estará pronta.Portanto, a imagem aparece impressa no lado oposto do  papel. Esta imagem evidente que não será totalmente fiel ao desenho  original , porque na passagem para o papel, no momento da impressão, as  tintas se misturam e surgem efeitos imprevisíveis.
 Esta é a monotipia monocromática, de um só cor. Se quiser com cores  variadas na mesma monotipia terá que espalhar cada cor numa placa diferente, e vai mudando o papel de uma para outra placa, e acrescendo novos traços ou decalques. Só a prática lhe dará resultados mais  satisfatórios e sofisticados. Tudo dependerá da sensibilidade, habilidade e da capacidade criativa de cada um.  

2 comentários:

  1. Sérgio Rabinovitz - Jornalista visceral,sempre na ação, fazendo o que veio aqui fazer...praticando a arte da informação... como missão, ofício... e com certeza que tanto falta no jornalismo global hoje em dia !!!!

    ResponderExcluir
  2. Therezinha Carvalho -É sempre bom saber mais um pouco.
    Tenho visto através destas postagens aqui, textos muito bons com vida e obras de grandes artistas plásticos baianos. Como também coisas muito novas pra mim , como este trabalho do Sérgio Rabinovitz, que apesar de ser uma técnica antiga, como fala o texto, vi agora pela primeira vez. Eu não conhecia e achei um belo trabalho.
    Que venham novos textos !

    ResponderExcluir