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Josiltom Tonm envolvido por suas belas esculturas no seu ateliê. |
Os galeristas, marchands, colecionadores, e outros
atores culturais precisam prestar mais atenção no conjunto da obra escultórica
do artista Josiltom Tonm que há mais de meio século vem criando seus entalhes e
esculturas em madeiras e pedras diversas com muita qualidade técnica, leveza e delicadeza que o transporta
para o campo do lirismo. Ele vive sozinho, quase como um ermitão em sua
casa-ateliê, na Rua Carinhanha, no bairro do Pernambués, em Salvador, onde suas
esculturas estão arrumadas em prateleiras, nas paredes e algumas dependuradas.
Não se apresenta como deveria nas redes sociais para mostrar suas obras, e
assim pessoas que comercializam e gostam de arte tomariam conhecimento e
passariam a procurá-lo. Também notei quando ficou diante de mim que sua
conversa não flui no primeiro momento com muita facilidade, embora no decorrer
de nosso encontro ele discorreu com inteligência sobre sua obra. Quando senti
seu retraimento brincando falei. “Ficou travado?” Ele tomou aquele choque e
continuei perguntando e provocando até que foi falando do seu processo de
criação e passou até se queixar das dificuldades em mostrar o seu trabalho.
Esta entrevista foi possível porque o procurei através uma lembrança de sua
colega de profissão a competente Lygia Aguiar. Posso afirmar que Josiltom Tonm é um escultor que pode mostrar suas obras em qualquer
museu daqui e do exterior pela qualidade da técnica, pelo uso correto dos
materiais que usa como suporte para se expressar, pela qualidade e inventividade do design moderno e da
leveza de suas peças. Está aí uma boa sugestão de se promover uma exposição retrospectiva dos cinquenta anos de arte do Josiltom Tonm para que seja apeciada parte de sua produção pelos que gostam de arte e em particular de esculturas.
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Escultura em madeira , datada de 2013. |
O seu nome de batismo é Josilton Ribeiro Nunes,
assim mesmo com n no final do primeiro nome, e escolheu assinar suas obras Josiltom
Tonm, por isto que encontramos nos textos escritos sobre ele diferenças na maneira
como passou a ser identificado. Ele nasceu em Alagoinhas em oito de dezembro de 1951
e é filho do ferroviário João de Deus Nunes e Zilta Ribeiro Nunes. Fez seu
curso primário e até o segundo ginasial no Ginásio de Alagoinhas. Em seguida
veio para Salvador concluindo o segundo grau no Colégio Estadual João Florêncio
Gomes, no bairro da Ribeira, em Salvador-Ba. Em 1976 prestou vestibular para a
Escola de Belas Artes, e não estudou o suficiente para ser aprovado e terminou
sendo selecionado na segunda opção que era Ciências Contábeis. Chegou a cursar
apenas dois meses porque ali não era realmente a sua praia, como se diz no
popular. Quando vieram para Salvador o Josilton e sua família foram morar no subúrbio
de Paripe. Estava com dezenove anos de idade e foi lá que viu pela primeira vez
um entalhe. Ele não se recorda exatamente onde estava o entalhe, mas foi a
partir daí que passou a se interessar e a fazer seus primeiros entalhes. Depois numa evolução natural chegou às esculturas de madeiras e pedras.
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Escultura sem título de Josiltom . |
Conheço desde os anos 70 o artista Josiltom Tonm
que me procurou na redação do jornal A Tarde com alguns entalhes de uma
exposição que iria fazer na Galeria da Associação Cultural Brasil-Estados
Unidos - ACBEU, no Corredor da Vitória, no ano de 1977. Era um total de
dezesseis entalhes e quatro esculturas que o então jovem artista ia mostrar ao
público baiano. Nesta época Salvador tinha várias galerias e outros espaços
onde os artistas podiam expor suas obras e o movimento de pessoas nos
vernissages era expressivo. As galerias imprimiam catálogos, às vezes simples,
outras mais caprichados, dependia do patrocinador que também oferecia um
coquetel. Existiam umas tribos já conhecidas que não perdiam um vernissage onde
eram servidas bebidas e salgadinhos à vontade, e distribuídos gratuitamente os
catálogos para todos os presentes. Era um bom programa para quem não tinha
grana para gastar na noite baianae gostava de arte. Depois foi escasseando e os coquetéis
passaram a ter apenas prosecco de péssima qualidade e nada de salgadinhos, até
que também quase desapareceram.
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Duas esculturas onde Josiltom usa varetas de vários tamanhos e tipos de madeira para construir suas obras. |
Foi nesta época então que registrei na coluna Artes
Visuais a sua exposição. Era um iniciante que começava a dar os
primeiros passos. Mostrei a necessidade de continuar esculpindo , trabalhando e estudando. O tempo passou, e, de repente, ele volta para mostrar-me seus novos
entalhes. Fiquei surpreso com o crescimento do artista que trabalhou com
formas abstratas e algumas formas insinuavam os corpos sensuais de mulheres. Veio
e trouxe algumas considerações pessoais sobre o trabalho que estava realizando, no
contato diário com as madeiras, que prefiro transcrever na íntegra para que vocês tomem
conhecimento que não é mais um entalhador sem consciência que faz a coisa por
instinto. Ele possuía informações, as quais usou com muita propriedade. Vejamos:
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Aqui vemos um bela escultura feita de calcita ,em posições diferentes. Destaco a forma e a cor de mel desta obra . A pedra veio da Cidade de Santa Luz-Ba. |
“Na arte de entalhar, e nela venho me
expressando, através de desenhos exercitados onde, às vezes, consigo com alguns
traços, focalizar instantes que de imediato interpreto, sinto, desde já a possibilidade
de o desenho ser transformado em entalhe. Quanto ao sentido do meu trabalho, onde se
desenvolve o problema vida-vidências o ritmo que está presente nas formas
orgânicas da natureza; a simetria que aparece de um modo inconsciente; a
proporção, principalmente, quanto à característica tensão entre o homem e
o material que ele trabalha, são elementos que podem surgir formando um
equilíbrio quase constante. Independente da figura global que é um
desdobramento ou um amontoado de outras figuras que muitas vezes, olhadas de
outro ângulo, tem o conteúdo alterado, podendo então se notar o significado da
simplificação da figura como preocupação primordial.”
Era, portanto, o esforço e um sentimento do jovem
artista em expressar através
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O artista não costuma colocar títulos em suas obras.Deixa ao critério do espectador viajar em seu universo onírico. Esta escultura feita em madeira e mármore do Espírito Santo lembra um animal. |
de palavras este universo e momentos mágicos da
criação onde o criador está diante do suporte que pode ser uma tábua, tronco de madeira ou um bloco de pedra, todos de tamanhos variáveis os quais vão se transformar numa obra
de arte. Pode parecer fácil para alguns, mas com certeza não é, porque são
sentimentos quase indescritíveis, são sentimentos em outra dimensão onde os
neurônios estão trabalhando muitas vezes calmamente noutras em ebulição e aí
vão surgindo os talhos, os cortes e no caso da pintura as cores mais fortes ou mais
claras, os espaços a serem preenchidos e novos desafios surgindo durante o
processo de esculpir, pintar ou desenhar. Um talho forte ou uma composição formal harmoniosa
caracterizam o trabalho de Josiltom que está expondo na Galeria ACBEU. Uma obra
criativa e cuidadosa onde aparecem totens geometrizados completamente
originais. As figurações sugerem através das formas geométricas rostos e
coisas, mas não existe qualquer semelhança com totens produzidos por artistas
populares africanos.
O toque pessoal é presença no trabalho deste jovem
artista. Ainda cheio de interrogações, em busca de respostas para tudo, Josiltom
vai falando do seu trabalho e das dificuldades que enfrenta para prosseguir o
seu caminho, que certamente será coroado de êxitos. Percebo a sua tendência para a escultura, inclusive
ele está mostrando quatro, mas ainda não representa um trabalho mais acurado e
definitivo. Quanto aos entalhes são de boa qualidade e as tonalidades suaves
dão um contraste harmonioso ao conjunto. Suas peças, todas apresentando uma
tendência geometrizante, não são repetitivas, o que demonstra sua capacidade
criativa. Acredito em Josiltom e desejo acompanhar de perto o seu trabalho.”
OPINIÕES
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Escultura em madeira de 1978, sem título. Lembra os abraços fraternos. |
Como escreveu a Sofia Olszewski numa das exposições
do Josiltom Tonm "A escultura é um objeto tridimensional que exige do
observador uma contemplação de todos os ângulos para apreciação do todo. Nesse
caso, o todo são peças grandes, sólidas e simples que incluem o discurso a
própria essência da pedra. De acabamento polido, refletem o exterior e mantém a
figura oculta da pedra. A abstração não significa ausência, mas a deliberada
retirada do Tema para que este não interfira na contemplação do
espectador".
Em junho de 2001 levado por sua filha Kadi o
saudoso escultor Mário Cavo Jr. esteve visitando a casa-ateliê de Josiltom Tonm
quando escreveu que o artista estava seguro do que fazia e de sua habilidade em
trabalhar com a calcita (carbonato de cálcio cristalizado), cujos trabalhos que
produziu apresentou no foyer da Casa do Comércio. O experiente Mário Cravo Jr.
disse que "A calcita é um minério muito resistente e difícil a penetração
de ponteiros e abrasivos, seu polimento é lento e o domínio das formas é
exaustivo e laborioso. A cor de mel com rajadas cremes amarelados tem a magia
do jade e madrepérola, é translúcido, porém até certo nível. Os trabalhos
apresentados tem duas vertentes: levemente penetrados e os vazados
(perfurados). Além do total controle das esculturas sob o aspecto das formas, o
escultor apresenta uma série homogênea e coesa de trabalhos, com variáveis limitados
nas soluções de tratamento de superfície, e que empresta ao grupo de esculturas
"unidade", raro de ser encontrada em exposições de objetos
tridimensionais. De que me é dado conhecer até o presente momento, aqui em
Salvador, é Josilton uma poderosa revelação de criatividade, no sentido
construtivo e inventivo. Seu ateliê merece ser conhecido pelos que gostam das
artes visuais".
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Esta potente escultura ilustrou a capa do catálogo da exposição na ACBEU, em 2013. |
Também o saudoso Edson Calmon escreveu em 2004: O
escultor e a pedra: O secreto de um é o silêncio do outro. A solidez de um é o
possível dos dois. O silêncio, a pedra, e lá está o escultor, fica dias
seguidos, às vezes parado, imóvel, em frente à pedra. Escuta o seu silêncio,
desliza o olhar pela sua forma curva, sensual e forte. Espera do ângulo, o
momento ângulo, o escultor faz um corte, às vezes raso, outros profundos, o
corte. Assim dirigido, o bloco compacto permite que o espaço penetre. Não raro o
corte permite que outra massa venha a agregar à primeira. Assim também acontece
com as peças em madeira e em cimento. Dessa maneira surge a inusitada
arquitetura".
EXPOSIÇÕES
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Escultura em mármore branco, de 2004. |
INDIVIDUAIS - Fez muitas exposições individuais e coletivas e recebeu algumas premiações durante sua trajetória artística. Vejamos: 1974 – Exposição na
Biblioteca Central dos Barris, em Salvador-Ba; 1975 – F.E.P.A., Alagoinhas-Ba; 1977
– Entalhes e esculturas na Galeria ACBEU, Salvador-Ba ; 1978 -Esculturas na Galeria Cañizares, Salvador-Ba ; Museu da Cidade do Salvador-Ba; 1979 – Gabinete Português de Leitura,
Salvador-Ba; Museu Regional de Feira de Santana-Ba; 1980 – Restaurante Natural,
Rio de Janeiro-RJ; 1981 – Galeria da Aliança Francesa, Salvador-Bahia; 1982 - Exposição no Instituto Cultural Brasil
Alemanha- ICBA, Salvador-Ba; 1983 – F.E.P.A, Alagoinhas-Ba, Montagem de Duas
Propostas; Agreste ou Vamos para a Terra III na Revivênciado Símbolo e Arte
Hidrofílica , Uma Solução Aquosa para Uma Questão Urbana; Galeria de Arte do
SESI, São Paulo-SP; 1984 – Montagem da proposta: O Canteiro Circular e a
Cerimônia Final; Itaú Galeria de Arte,
Brasília-DF; 1985 - Exposição na F.E.P.A
– Alagoinhas-Ba; 1986 – Exposição na Prefeitura Municipal de Irará-Ba; 1987 –
Exposição no foyer do Teatro Castro Alves, Salvador-Ba; 1989 – Mostra na Casa
da Cultura Galeno D’Avelirio , Cruz das Almas-Ba ; Exposição no Centro
de Cultura Ceciliano de Carvalho, Senhor do Bonfim-Ba; 1990 – Exposição no Centro
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Os entalhes marcaram o início da carreira . |
de Cultura de Alagoinhas-Ba; 1993 – Exposição de Esculturas nno foyer do
Cine-Teatro Casa do Comércio, Salvador-Ba; 1994 – Exposição na Casa de Chá
Engenho Velho, Alagoinhas-Ba; 1995 – Exposição no Restaurante Grão de Arroz, Salvador-Ba; 1996
– Exposição no foyer do Cine-Teatro Casa do Comércio, Salvador-Ba; 1997 – Nova exposição
no Restaurante Grão de Arroz, Salvador-Ba; 1998 – Exposição do Póstudo
Restaurante, Salvador-Ba; 1999 – Exposição no Teatro dos XIII, Salvador-Ba; 2000
-Exposição no All Home Design Decorações – Esculturas Aéreas, Salvador-Ba; Mostra
na Galeria Pedro Arcanjo, Série Barcos, Salvador-Ba; 2001 retorna a expor no
foyer do Cine-Teatro Casa do Comércio com a mostra Vazados, Esculturas e
Objetos em Calcita, Salvador-Ba; 2002 – Exposição Cabeças e Máscaras, na
Galeria do SEBRAE, Salvador-Ba; 2003 – Exposição no Ateliê do Atrista – Relevos
em Madeira e Pedra, Salvador-Bahia; 2004 – Exposição Esculturas em Mármore, no
Museu Geológico da Bahia, Salvador-Ba; Exposição de Esculturas em Madeira e
Pedra, na Bahia Home Decorações, Salvador-Ba; 2007 – Exposição Esculturas
Aéreas, Salvador-Ba; 2009 – Exposição A Casa, Feira de Santana-Ba; 2014 –
Exposição O Tempo é Yang , Esculturas em Relevos e Madeira; Exposição
Esculturas na Galeria ACBEU, Salvador-Ba e em 2016 – Exposição O Caracol de Clarysse e
a Gangorra Rasteira, Salvador-Ba.
COLETIVAS – 1973 – I Feiram, Alagoinhas-Ba; 1976 – Galeria Cañizares, |
Escultura em granito. Veja a forma e as nuances de cores da obra de Josiltom. |
Salvador-Ba ;
1978 – Exposição Confronto de Esculturas da Bahia, Galeria O Cavalete, Salvador-Ba;
I Semana de Arte de Alagoinhas-Ba; I Salão da FUMCISA no Museu de Arte da
Bahia, Salvador-Ba; III Feira de Arte, Galeria O Cavalete; 1979 – I Festival de
Arte de Itapuã, Salvador-Ba; Exposição Cadastro, Museu de Arte Moderna da Bahia;
F.E.P.A, Alagoinhas-Ba; Exposição Galeria Orixás Center, Salvador-Ba; 1980 –
Exposição Proposta no Museu de Arte Moderna da Bahia, Salvador-Ba; III Encontro
de Cultura de Alagoinhas-Ba; 1981 – Exposição Projeto II na F.E.P.A,
Alagoinhas-Ba; I Encontro de Artistas Plásticos do Nordeste, Museu de Arte
Moderna da Bahia, Salvador-Ba; Exposição no Museu do Recolhimento dos Humildes,
Santo Amaro da Purificação-Ba; 1982 – IV Salão de Artes Plásticas de
Alagoinhas-Ba; I Festival Interiorano de Arte, Alagoinhas-Ba; 1983 – Participa da
Execução do Altar e Púlpito em Pedra, da Catedral de Alagoinhas-Ba; Exposição
na SATE Galeria de Arte, Alagoinhas – Ba; 1985 – Exposição Álbum de Gravuras e
Poesias, na SATE Galeria de Arte; Exposição de Outono, na SATE Galeria de Arte ,
Alagoinhas-Ba; 1986 – Exposição Interferências: Fotografias e Esculturas, SATE
Galeria de Arte, Alagoinhas-Ba; |
Uma bela escultura em mármore onde o artista demonstra sensibilidade e controle do uso do material. |
IX Salão
Nacional de Artes Plásticas, Recife-PE; 1987 – Exposição Escultura na Praça,
Alagoinhas-Ba; 1988 – Exposição Projeto Verão, Museu de Arte Moderna da
Bahia, Salvador-Ba ; 1991 – Exposição no Idearium, Barra Grande, Salvador-Ba ;
Centro Cultural de Alagoinhas- Ba; 1993 – II Bienal do Recôncavo, São
Félix-Ba; FCBA – IV Salão Regional de Artes Plásticas de Alagoinhas, quando
recebeu o Primeiro Prêmio de Escultura; 1998 – IV Bienal do Recôncavo, São
Félix-Ba; 2006 – Exposição Natureza Reverenciada – Galeria de Arte do EBEC,
Salvador-Ba ; 2012 – XI Bienal do Recôncavo, quando ganhou o Prêmio Aquisição,
São Félix-Ba; 2014 – Exposição Circuito das Artes, Galeria Aliança Francesa,
Salvador-Ba ; Exposição Bahia Contemporânea, Roberto Alban Galeria de Arte; 2015
– Exposição Triangulação – Circuito das Artes, no Museu de Arte Moderna da
Bahia, Salvador-Ba ; 2016 – Exposição Acervo da ACBEU em comemoração aos 75 anos,
Galeria ACBEU, Salvador-Ba.
Um trabalho fantástico desse artista quero conhecer de perto
ResponderExcluirLindo o trabalho de Josilton! Sucesso sempre é parabéns!
ResponderExcluirFranklin Jorge
ResponderExcluirReynivaldo Brito. Um grande propagador da arte produzida em seu estado.natal, a Bahia
Reynivaldo Brito
ExcluirFranklin Jorge obrigado amigo.
Franklin Jorge
ResponderExcluirReynivaldo Brito É simplesmente reconhecimentos por seu já longo extenso e laboriosa.apoio à divulgação da arte e dos artistas baianos nessas últimas 5 décadas . Por isso, quando intentei reescrever o Jornal amado quis dar-lhe, nesse breve registro ds passagem de Jorge Amado por Natal em 1978 vc me desencorajar e acabei desistindo.
Maria Das Graças Santana
ResponderExcluirVerdade Reynivaldo Brito é uma grande propagandor da arte na Bahia. Parabéns pelo seu carinho em divulgar novos artista !
Maria Adair
ResponderExcluir... conheci Reynivaldo escrevendo sobre ARTE no jornal A TARDE ...
... agora Reynivaldo criou este meio de apresentar a ARTE DA BAHIA neste espaço EXTRAORDINÁRIO...
Reynivaldo Brito
ExcluirMaria Adair obrigado Adair
Graça Ramos
ResponderExcluirMaria Adair verdade!
Graça Gama
ResponderExcluirArrasou!
Antonio Carlos Da Rosa
ResponderExcluirParabéns Reynivaldo pela perfeita apresentação do belíssimo trabalho de Josiltom.
Norma Correia
ResponderExcluirBravo!
Augusto Queiroz
ResponderExcluirMeu amigo Josiltom Tom, de Alagoinhas, inspirado e hábil artista! Tenho dele aqui em Brasília quatro belas obras de madeira que me acompanham há décadas! Tem muitos anos que não o vejo e fico feliz de saber que está bem e ainda produzindo a sua arte valiosa!
Estive no atelier dele em Pernambués ainda no período de construção. Bom saber que ele se firmou no espaço, quiçá no tempo também... Alvíssaras!🤸💥🙏
Iara Brito
ResponderExcluirPalmas!
Tereza Souza
ResponderExcluirBravo!
Ana Lucia Monte Alegre
ResponderExcluirPalmas!
Rita Camara
ResponderExcluirPalmas!
Dorgival Carvalho
ResponderExcluirBravo!
Irene Omuro
ResponderExcluirQue beleza de trabalho, adoro madeira!
Justino Marinho
ResponderExcluirGrande Reynivaldo excelente mostrar o amigo Josilton,grande artista , muito competente , e im dos nossos grandes talentos!
Angela Lisboa Dabush
ResponderExcluirReynivaldo Brito você sempre apresentando um artista
Ubiraci Tibiriça
ResponderExcluirParabéns
Núbia Espinheira Avena
ResponderExcluirParabéns Reynivaldo por nos trazer esse talentoso escultor.
Murilo Ribeiro
ResponderExcluirParabéns querido amigo Reynivaldo pelo excelente texto! JOSILTOM tem um trabalho maravilhoso, ainda administrando a pauta das exposições no foyer do Teatro Castro Alves, que era uma sala de exposições importante àquela altura,tive a oportunidade de organizar uma exposição Individual dele nos meiados dos anos 80.Grande e coerente Artista.😘👏👏👏👏
Ana Lucia Monte Alegre
ResponderExcluirExcelente dia,pra ti , amigo,com minha gratidão
Antonio Carlos Dória
ResponderExcluirShow!!
O trabalho de Josilton é de extrema dedicação, tanto no processo criativo, e resultado final.
Selene May Brasil
ResponderExcluirTenho em casa belas obras de @Tom Josilton em madeira e cimento.
Leda Guērra
ResponderExcluirPalmas!
Carmen Carvalho
ResponderExcluirBela trajetória a de Josilton ! Amei a sua obra !