Translate

sábado, 17 de agosto de 2024

WALDO ROBATTO O ARQUITETO QUE PINTA A CENA URBANA

Waldo  retoca uma das suas últimas obras.
Muitos artistas visuais que conhecemos  não escolheram inicialmente esta profissão como aquela que iria nortear suas vidas pelos anos afora. Alguns fizeram vestibular para outras carreiras sendo algumas até completamente distantes da arte e outros instintivamente de acordo com o talento de cada um. Porém, a maioria deles optou pelo vestibular de Arquitetura e Urbanismo e concluíram o curso, outros deixaram pela metade porque a arte se apresentava como uma opção natural, quase imperativa que terminaram abraçando. É o caso do Waldo José Robatto Campos Filho ou simplesmente Waldo Robatto que se formou em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia e chegou a exercer a profissão durante alguns anos no mesmo   espaço físico onde hoje tem seu ateliê e sua Oficina de Arte. Por lá já passaram centenas de jovens e adultos recebendo os ensinamentos ministrados por ele e outros professores convidados. A arte entrou em sua vida desde os dez anos de idade quando estudava no Colégio Antônio Vieira, localizado no bairro do Garcia, em Salvador-Ba e seus colegas mais chegados descobriram que ele tinha uma capacidade ímpar em desenhar. Portanto, quando eles precisavam de um desenho qualquer ou mesmo de uma capa para um trabalho que teriam que apresentar sempre apelavam para o dom artístico de Waldo Robatto. Depois foram os professores do colégio que passaram a pedir para fazer os cartazes das gincanas e de outros eventos que normalmente eram realizados nos colégios durante os anos escolares.

Obra da série Meninos de Rua. Moleques
tentando limpar o pára-brisa de um carro.
Adianta o artista que seus pais nunca fizeram qualquer objeção sobre suas escolhas, mesmo que naquela época houvesse um certo preconceito para a profissão de artista visual. As famílias sempre recomendavam que os filhos escolhessem uma profissão que lhes garantisse um futuro seguro do ponto de vista da sobrevivência financeira. Quando estudava Arquitetura e Urbanismo não foi um estudante assíduo nas aulas e às vezes abandonava o semestre inteiro chegando a perder por falta alguns semestres. Também entrou para a universidade muito jovem com apenas dezessete anos e queria curtir um pouco a vida.  Somente em 1986 terminou a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e formou uma sociedade com dois colegas e foram trabalhar elaborando projetos de arquitetura e urbanismo. A sociedade durou apenas três anos porque surgiram divergências com relação a conceitos arquitetônicos e exigências de clientes. Por ter este temperamento de liberdade, de fazer o que gosta e entender que este é o caminho para a criação terminou fechando o escritório de Arquitetura. Em seguida passou a pensar em fundar uma Oficina de Arte porque estava casado e era necessário ter um rendimento para sustentar a família que se formava. Passou uma temporada pintando Meninos de Rua uma arte panfletária, de engajamento político com um forte conteúdo social, muito comum naquela época. Sempre realinhando o abandono e a miséria das crianças em nosso país e as mazelas dos governos de então. Disse Waldo Robatto que suas obras eram bem aceitas por certos grupos de pessoas, mas que não conseguia comercializar com certa facilidade. Ele fazia uma arte figurativa onde os personagens eram crianças limpando pára-brisas de carros, vendendo bombons, engraxando sapatos, andando pelas ruas ou deitados nas calçadas sempre chamavam a atenção das pessoas e tendo como pano de fundo a Cidade.

Obra com flores e vegetação muito
requisitada por decoradores
.
Hoje pai de quatro filhos, sendo dois arquitetos, um músico e um engenheiro mecânico ele se considera um artista feliz na sua profissão e que agora está focado em pintar cenas urbanas. Os dois filhos arquitetos um é do sexo masculino e uma moça. Disse que este filho arquiteto parece que vai seguir o caminho parecido com o que escolheu. Ele já está desenhando e pintando e isto pude comprovar com depoimentos de algumas pessoas que o conhece principalmente do professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, da UFBA, Marcelo Silva, filho do grande mestre Nilton Silva.

Meninos de Rua se comunicando com 
 copos plásticos e um fio de nylon.
Voltando ao Waldo Robatto talvez a escolha das temáticas da sua arte sejam uma Influência da Arquitetura e do Urbanismo porque suas pinturas sempre estão a mostrar as vias de mobilidade urbana, o casario, os vendedores de frutas e outros produtos, transeuntes, os carros em movimento. Tudo relacionado com a Cidade onde moram e trabalham milhões de pessoas. Vi algumas telas que pintou recentemente da Feira das Sete Portas, que remetem à sua infância quando morava no final de linha do bairro de Nazaré. “Bastava descer uma ladeira e minha mãe já chegava comigo e a moça que trabalhava lá em casa na Sete Portas. Tínhamos que atravessar a rua e na feira tinha quase tudo que ela necessitava e gostava de comprar. Depois retornávamos com as compras subindo a ladeira”,fala Waldo Robatto. Quando recentemente esteve na Feira das Sete Portas disse que ficou impressionado porque “a feira pouco mudou internamente. Parece que as barracas dos mais variados produtos estão nos mesmos lugares, evidentemente com o tempo mudaram as pessoas que vendem e frequentam a feira e uma ou outra barraca deve ter mudado seu layout e mesmo os produtos que hoje vendem.”, disse Waldo Robatto.

Vendedora de frutas na rua em Salvador.
O artista gosta de sentir e viver a Cidade e isto o estimula a fazer suas obras sempre refletindo este clima e a relação das pessoas que transitam pelas ruas, pelo comércio, pelas feiras livres. Este borbulhar transmite uma sensação de vitalidade, é o ambiente urbano com toda sua essência de problemas técnicos e pessoais. Ele credita ao artista e professor de arte Euler de Pereira Cardoso que durante décadas em sua Panorama Galeria de Arte passaram muitos artistas que hoje estão no mercado e também profissionais liberais, donas de casa e até crianças que queriam aprender alguma técnica de pintura. Por lá também passou o artista e atual professor de Arte Waldo Robatto que foi levado por seu pai aos doze anos de idade. Escreveu o artista: “Minha arte é resposta às indagações provenientes do tempo passando, em formas e cores, que não conseguiria fazer em palavras. Aos doze anos, com incentivo de meus pais ingressei numa escola particular de pintura sob a orientação de Euler Cardoso, figura simpática e decisiva em minha carreira. Em 1979, saindo do Colégio Antônio Vieira, ao qual credito muitas conquistas na 

Palhaço num ambiente onírico e fantasia.
parte educacional, ingresso na 
Universidade Federal da Bahia no curso de Arquitetura e Urbanismo, e posteriormente  no de Artes Plásticas da Faculdade Católica”. Não chegou a concluir Artes Plásticas e em 1988 começou a se dedicar mais à carreira de artista plástico e professor de pintura, foi quando transformou seu escritório de arquitetura em sua Escola de Arte, que até hoje funciona no shopping Pituba Parque Center, em Salvador-BA. Lembrou que antes de abrir a escola elaborou alguns panfletos para distribuir e colocou pequenos anúncios no jornal A Tarde, atraindo na época tantos alunos, que tinha até fila de espera. Foi aí que viu realmente que poderia continuar com seu objetivo e que ali estaria um porto seguro para continuar pintando e repassando seus conhecimentos para seus alunos.

A frente da Feira de Sete Portas repleta 
de vendedores de frutas.
Começou pintando a óleo sobre tela e suas obras traziam uma mensagem social muito comum naquela época com a temática de Meninos de Rua, como escrevi anteriormente. Disse que pintou muitos anos esta temática e alguns tinham um aspecto caricatural, porém outros refletiam mais a realidade que via diante dele. Para Waldo Robatto a arte tem que ter uma recompensa interior para o artista, e depois para o seu público. Na época vendia pouco e não se preocupava com o mercado porque morava em casa de seus pais, embora aos vinte anos já tivesse nascido seu primeiro filho.

Confessa que como tem um temperamento acha tímido quando começaram a surgir os primeiros alunos   ficava desconfortável para ministrar as aulas, porém depois de certo tempo percebeu que até os próprios alunos iam interagindo e passou a se relacionar melhor com as pessoas. Disse que nos primeiros dez a quinze anos tinha até fila de espera por causa do número de alunos e da limitação do espaço. Também as exigências dos alunos lhe levaram a estudar mais, a trabalhar mais na sua própria pintura e a se dedicar com mais afinco às aulas e à Oficina de Arte. Informou Waldo Robatto que  por lá já passaram muitos arquitetos e filhos de outros profissionais de vários segmentos e para sua alegria tem muitos filhos de ex-alunos da escola estudando . “Acho que a pessoa que estuda pintura, dança ou música ela está conversando consigo mesma e que a arte contribui para a formação do indivíduo de uma forma muito positiva. Hoje vivo exclusivamente de fazer arte pintando e ensinando e isto me proporciona a me encontrar como gente”, arremata Waldo Robatto.Temos aqui alunos de formação diferentes, profissionais liberais, donas de casa, adolescentes e neste ambiente plural e de gerações diversas eles se interagem e vejo isto de forma muito prazerosa disse Robatto.

                                                   EXPOSIÇÕES E ATIVIDADES

Cena de um bar com música do vivo.
Lembrou que foi um frequentador assíduo da Galeria 13, que funcionava na Rua Gravatá no Centro Histórico de Salvador, próximo à Praça dos Veteranos, onde fica o Quartel do Corpo de Bombeiros, do saudoso Deraldo Lima. Na época tinha um fusquinha e enchia de colegas e amigos para pintar no Zoológico, Campo Grande e que um dia foram até para a Cidade de Cachoeira-Ba. Infelizmente essas incursões terminaram porque roubaram o seu fusquinha. Waldo Robatto fez a sua última exposição no Palácio das Artes, quando seu colega Murilo Ribeiro era o Diretor do Museu Rodin.

Numa exposição feita em maio de 2004 afirmou o artista e crítico Justino Marinho: "Com a mesma fluidez com que é capaz de tratar uma temática social, ele consegue pintar naturezas mortas, cenas de festas populares, composições abstratas e outras tantas visões que a sua sensibilidade seja capaz de mostrar que vale a pena. Waldo Robatto faz parte daquele grupo de artistas que encara a pintura como uma atividade séria, diária, capaz de dignificar o seu autor e comprovar que o ato de pintar traz embutido na ação, um sentimento mágico, quase inexplicável. Uma coisa sagrada.”

Primeira obra pintada em óleo sobre tela ,
em 1981.
INDIVIDUAIS1982 – Exposição Individual na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo,da UFBA; Exposição na Magno Galeria de Arte , Salvador-Ba; 1979 – Individual na Panorama Galeria de Arte; 1976- Exposição Individual Panorama Galeria de Arte; Exposição na Assembleia do Estado da Bahia; Exposição no Restaurante Bella Napolli, Salvador-Ba; 2006 – Exposição Waldo Robatto Pinturas, Loja Dismel, Salvador-Ba; Exposição Fragmentado no Espaço Cultural Brasil Açu, Salvador-Ba; Exposição Ambiências no Cine Teatro do Bahiano de Tênis, Salvador-Ba; Exposição Bargaço, Brasília-DF; Exposição em Comemoração dos 5 Anos do Cine Teatro Bahiano de Tênis; Exposição na Fábrica Ford, em Camaçari-Ba; Exposição Primavera, no Othon Palace Hotel, Salvador-Ba; Exposição Janelas Urbanas, no Museu de Arte Moderna da Bahia; Exposição Waldo Robatto em Telas, no MAM e lançamento do Catálogo do mesmo nome; 2004 – Exposição no Cine Teatro do Clube Bahiano de Tênis, Salvador-Ba; 2000 - Exposição Noturnos no Museu de Arte Moderna da Bahia; Palestra a Universidade Católica de Salvador sobre Técnica de Pintura; Exposição Pinturas e Gravuras no Shopping Barra, Salvador-Ba; 1986 – Exposição Projeto Arte no Interior, na Galeria de Arte da Associação Recreativa e Cultural, ARC Dinor, Dinorá Casa da Cultura Américo Simas, São Félix-Ba

COLETIVAS2010 – Exposição Sant’Ana no Museu de Arte da Bahia, Salvador-BA; Coletiva Waldo Robatto Oficina de Arte, no Aeroporto Luiz Eduardo Magalhães, Salvador-BA; 2009 – Exposição Novos Artistas no Espaço Bomtempo, Salvador-Ba; Mostra de Arte Comemorativa do IV Centenário do Tribunal de Justiça da Bahia, Salvador-Ba; Exposição Arquitetos Artistas – 50 Anos da Faculdade de Arquitetura, Museu de Arte Sacra, Salvador-Ba; Exposição Elas Com Eles, Barra Flat, Salvador-Ba; 2008 – Participação no Festival de Verão – Você é Feito de Música, Salvador-Ba; Exposição Centro Cultural do Tribunal de Justiça, Salvador-Ba; Exposição Solidariedade a Chico Diabo -EBEC Galeria de Arte, Salvador-Ba; Exposição Grandes Artistas da Bahia em Pequenos Formatos, Museu Regional de Feira de Santana-Ba; Exposição Saguão da Assembleia Legislativa, Salvador-Ba ; Exposição Três Olhares, foyer Cine Teatro Casa do Comércio; Leilão das Voluntárias Sociais da Bahia, Museu Rodin, Palacete das Artes,Salvador-Ba; 2007 -
Alunos da Oficina de Arte recebem bons
fundamentos sobre a pintura.
Exposição Dia dos Pais , Pituba Parque Center, Dia dos Pais; Exposição Aliança Francesa -Brasília-DF; III Mostra Dismel Decoração, Salvador-Ba; Exposição Artistas Arquitetos, Galeria Prova do Artista, Salvador-Ba; Exposição da Waldo Robatto Oficina de Arte, Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães; 2006 -Exposição Waldo Robatto Oficina de Arte, Aeroporto Luís Eduardo Magalhães; 2005 – I Feira Beneficente de Artes Plásticas da UNEB; Art For Today, Galerias Simultâneas, Salvador-Ba; Exposição Waldo Robatto Oficina de Arte ,Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães; 2004 – Exposição Cinelle Galeria de Arte, Salvador-Ba; Exposição Solar do Ferrão, Salvador-Ba; Exposição Oficina de Arte Waldo Robatto, Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães, Salvador-Ba; Exposição Cem Artistas da Bahia e lançamento do livro; Exposição Os Mais Destacados Artistas Plásticos da Bahia, Jornal de Salvador; Exposição Waldo Robatto, no Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães; 2001 - Exposição Cine Bahiano de Robatto Hansen Bahia,
Feira livre onde vemos até
cabras.
Cachoeira-Ba; Exposição Cinelli Galeria de Cinelle Luciana em Cinelle Bandeirantes; Mestres da Pintura da Bahia, TV Bahia; Exposição Waldo Robatto Oficina de Arte na Cinelli Galeria de Arte,Salvador-Bahia;2000 – Aula Pública no Aeroclube Plaza Show, Salvador-Ba; Exposição Aeroclube Plaza Show; Exposição Argivai Center, Salvador-Ba; Exposição Centro Comercial 38 Barra, Salvador-Bahia; Exposição Artes Plásticas e Fotografias no Museu de Arte Moderna da Bahia; Participação Casa Cor, quadro e um painel; Exposição Comemoração aos 10 Anos da Waldo Robatto Oficina de Arte; 1998 – Exposição Feira de Arte e Antiguidade, Shopping Iguatemi; IX Exposição Coletiva Waldo Robatto Oficina de Arte na Casa do Comério, Salvador-Ba;1997-Exposição 100 Anos do Instituto de Música da UCSAL, Museu di Mosteiro de São Bento, Salvador-Ba;1996 – VII Exposição da Waldo Robatto Oficina de Arte, Casa do Comércio, Salvador-Ba; 1995 – VI Exposição da Waldo Robatto Oficina de Arte, Casa do Comério;1994 – V Exposição da Waldo Robatto Oficina de Arte, na Casa do Comércio;1993 – IV Exposição da Waldo Robatto;1992 – III Exposição Waldo Robatto Oficina de Arte, na Casa do Comércio; 1991 – II Exposição Waldo Robatto Oficina de Arte, no Shopping Barra, Salvador-Ba; I Exposição da Waldo Robatto Oficina de Arte, Pituba Parque Center; Participação da Mesa Redonda O Arquiteto e a Arte, na UFBA;1998 – Exposição na Galeria 13,Salvador-Ba;Exposição na Galeria de Arte SESC-SENAC,Pelourinho,Salvador-Ba;1987- Exposição Bahia Arte Hoje, Casa da Cultura de Pernambuco, Recife; Exposição Traços e Cores, Aracaju- Sergipe; Exposição Além da Criatividade, Shopping Piedade, Salvador-Ba; Exposição Coletiva Clube Costa Verde, Salvador-Ba; Exposição no XIX Congresso Baiano de Odontologia; Exposição Acervo Deraldo Lima, Galeria 13, Salvador-Ba; Coletiva de Pintura Restaurante Bom Vivant, Galeria de Vivam Fim de Ano na Biblioteca Central do Estado da Bahia, Salvador-Ba; I Mostra de Arte Sindipetro, Museu de Arte Moderna da Bahia-
Cena urbana noturna com carro em
movimento.
Salvador-Ba; 1985 – Coletiva de Junho da Galeria Panorama, Salvador-Ba; Exposição Biblioteca Central; Exposição Tons do Infinito, Galeria Malhoa, Gabinete Português de Leitura, Salvador-Ba; II Itapoarte , Salvador-Ba; Exposição Galeria 13; Exposição Kroma II, Shopping Center Itaigara; Mostra de Arte Galeria SPHAN Pró-Memória Cachoeira-Ba; Exposição de Junho, Galeria 13;III Mostra de Arte Sandoval, O Rei da Noite , Salvador-Ba; Exposição Comemorativa aos 21 Anos da Galeria 13;Exposição Kroma III, Galeria 13;Exposição Tela e Entalhe, Museu Regional de São Francisco, Salvador-Ba; Exposição Fênix, Galeria Cañizares, Escola de Belas  Artes da UFBA; Fênix II na Faculdade de Arquitetura da UFBA; Uma Noite de Arte no Instituto de Música da UCSAL; 1983 – Expo-Bahia Verão – Hotel Meridien; I Salão Nacional de Artes Plástica Presciliano; V Salão Nacional de Artes Plástica Genaro de Carvalho; Exposição Foyer do Teatro Castro Alves, Salvador-Ba; Coletiva Galeria 13; 1981- Grande Leilão de Artes Benefício ao Hospital Aristides Maltez, no Salvador Praia Hotel, Salvador-Ba; Coletiva de Natal na Panorama Galeria de Arte, Salvador-Ba.


 


29 comentários:

  1. Parabéns amigo Reynivaldo Brito pela divulgação da arte do mestre Waldo Robato

    ResponderExcluir
  2. Lígia Aguiar
    Parabéns Waldo Robatto, pela sua trajetória artística como também por sua dedicação ao ensino da pintura, com talento e competência. Admiro os seus belos trabalhos de temáticas diversas e muita criatividade. Obrigada pelo apoio e estímulo que você empreende doando saberes na formação de novos artistas.
    Grata ao grande mentor deste espaço, jornalista e crítico Reynivaldo Brito pelo empenho e desprendimento em nos brindar, semanalmente, entrevistas com artistas renomados e emergentes que brilham em nossa terra. Viva!!

    ResponderExcluir
  3. Leonel Rocha Mattos
    Tá aí um artista por excelência! Waldo é um que multiplica artistas, é grande desenhista , pintor de uma paleta inconfundível, usa o branco com sabedoria , e sua pintura dispensa assinatura.

    ResponderExcluir
  4. Ana Castro
    Talentoso e competente, gosto muito da sua arte, parabéns 😘

    ResponderExcluir
  5. Tereza Souza
    Mestre nas artes, trabalhos maravilhosos e um ser humano inigualável, parabéns!👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  6. Leonardo Celuque
    Parabéns, Reynivaldo, pela bela reportagem, parabéns Waldo Robato, pela sua arte!

    ResponderExcluir
  7. Luiz Claudio Campos
    Uma excelente escolha parabéns a Reynivaldo Brito pela escolha do grande abraço e amigo Waldo

    ResponderExcluir
  8. José Henrique Silva Barreto
    Parabéns para Reynivaldo Brito e para o amigo de longas datas, Waldo Robatto . Excelente texto para um grande artista

    ResponderExcluir
  9. Maria Nazaré Santos
    Nossa …. O meu mestre por menos de 2 meses ! mas que valeu para sempre ! um grande ! enorme ! ser humano que delicadeza em conduzir seus ensinamentos ! Jamais esquecerei sua célebre frase “ SE JOGA “ grande artista ! só aplausos para ele e você meu querido Reynivaldo Brito por traze-lo aqui para que novas gerações possa saber da sua arte e seu conhecimento ! ❤️

    ResponderExcluir
  10. Maria Elisa Ogando Insuela
    Parabéns pela reportagem do nosso mestre Waldo.👏👏👏

    ResponderExcluir
  11. Rommel Robatto Robatto
    Talentoso ! Pensei que era de verdade !!!!!!!!! 😂

    ResponderExcluir
  12. Silva Silva
    Tenho Waldo Robatto, não somente como um grande amigo, mas , um
    Artista extremamente criativo. Moramos , quando na infância até adolescência , na mesma Rua Gonçalves Dias, porém o destino nos aproximou, quando em uma visita no Ateliê de meu pai , Newton Silva, ele surgiu. Daí em diante, ficamos amigos, até ser convidado a ensinar desenho e pintura na sua Escola de Arte : WALDO ROBATTO OFICINA DE ARTE. Vejo, um artista completo, de criatividade florescente, dedicado a não só a temas urbanos mas também, a temas abstratos, seguindo pinceladas rápidas de efeitos impressionantes. Amigo, continue sendo essa pessoa maravilhosa e talentosas que com a convivência, aprendi a apreciar suas obras de extremo valor pictórico. Tudo fica muito bem ilustrado , graças ao nosso Rey, que com a magia das suas palavras, torna a arte complexa fácil de ser compreendido.

    ResponderExcluir
  13. Ana Santos
    Waldo um grande artista e também maravilhoso filósofo. Uma pessoa exemplar.

    ResponderExcluir
  14. Ilce Marília Dantas Pinto
    Maravilha. Lindo demais

    ResponderExcluir
  15. Carmen Carvalho
    Acho que todo arquiteto ( a ) é um artista ! Muito lindo o trabalho de Waldo Robatto !

    ResponderExcluir
  16. Terezinha Bastos Teixeira
    Waldo ,vc é um artista que dispensa comentários ,de tão excelente .Que bom que caí em suas mãos.Desenhar e Pintar é divino!!!!

    ResponderExcluir
  17. Paulo Fonseca
    Sensacional Waldo, mais um dos entre tantos quadros maravilhosos de sua autoria. A sensação é q vc esta descascando a banana!! kkkk

    ResponderExcluir
  18. Neiva Rodrigues
    Li e endosso todas as mensagens anteriores. Grande mestre, grande artista e realmente multiplicador de artistas como diz o Leonel Matos. Merece o destaque. Grande Waldo Robatto! Parabéns ao Reynivaldo Brito pela escolha do artista!

    ResponderExcluir
  19. Jocelina Araujo Lins
    Mestre nas artes, talentoso e principalmente um ser humano amoroso e compreensível entre os seus alunos. Waldo Robatto encanta a todos e está entre os mais talentosos artistas plásticas conhecidos. Parabéns!

    ResponderExcluir
  20. Áurea Ferreira
    Waldo merece todo sucesso! Grande artista e uma grande alma. 👏

    ResponderExcluir