Translate

sábado, 18 de agosto de 2012

VISUAIS - A MOSTRA INOVADORA DE ANTONIO DIAS - 26 DE SETEMBRO DE - 2000


JORNAL A TARDE, SALVADOR, 26 DE SETEMBRO DE 2000.

         A MOSTRA INOVADORA DE  ANTONIO DIAS

Salvador foi ponto inicial da primeira grande exposição do artista plástico Antônio Dias em terras brasileiras.A mostra, que ficará na capital baiana até o dia 22 
do próximo mês, reúne 28 obras realizadas pelo artista no período de 1968 a 1996. A inauguração aconteceu na última sexta-feira, no Museu de Arte Moderna, localizado no Solar do Unhão. A exposição conta com o patrocínio da Petrobras e tem um caráter itinerante. Além de Salvador, ela irá percorrer Curitiba, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. “Foi bom adotar esta característica itinerante, pois é uma forma de sair um pouco do eixo Rio São Paulo”, disse o artista. O público participar da mostra como a obra Faça Você Mesmo: Território da Liberdade, de 1968 – uma experiência com marcações em fitas adesivas colocadas no chão, que é uma proposta de liberdade de trânsito aos visitantes no espaço marcado ou KasaKosovoKasa, de 1996, uma obra - comentário da guerra de Kosovo na antiga Iugoslávia. A característica contemporânea e inovadora da obra do artista levou a Petrobras a assumir o patrocínio as mostra. “Estamos definindo nossas estratégias de patrocínio e, para o setor de artes visuais, definiu-se como parâmetro o apoio à arte contemporânea brasileira, porque ela vive da inovação e da tecnologia, o que tão bem se encaixa no perfil da Petrobras”, destacou Alexandre Machado, consultor da presidência da Petrobras. A empresa pretende investir, anualmente, R$ 4 milhões no setor de artes visuais.(Cleidiana Ramos)
Reprodução das fotos do artista Antonio Dias e um flagrante da visitação à sua mostra.

                                              INVESTIGAÇÃO E ARTE

O projeto de Investigação e Arte da escola Tomaz de Aquino vai reunir os alunos da 5ª à 8ª série do ensino fundamental e 1ª e 2ª séries do ensino médio para apresentar trabalhos sobre temas como Teatro, Nazismo, Mitologia e 26 e 29 deste mês. Nesta semana, a instituição volta-se para a conclusão deste trabalho, que teve várias etapas, como escolha de temas, pesquisa, entrevista, coleta de materiais e entrega da parte escrita do projeto, que culmina na quinta-feira com a entrega de tarefa filantrópica. O projeto, que foi iniciado no ano passado, visa ampliar o processo de aprendizado dos alunos e estimular a interação da equipe. Os temas foram escolhidos pelas turmas, justamente para tornar o trabalho mais interessante. Ao todo serão 12 temas, que poderão ser vistos pelo público durante o terceiro dia – quinta-feira, dia 28. Os alunos estarão com stands montados das 7h30 às 17 horas, para expor os temas ao público. Os outros dias de atividades serão destinados a oficina e arrumação dos stands e o último dia das apresentações de palco e contagem das doações dos membros de cada equipe e do público que terá de levar um quilo de alimento não-perecível para assistir ao espetáculo.

                        OFICINAS DE ARTES

Em outubro, mês em que comemora seu primeiro aniversário, o Conjunto Cultural da Caixa Econômica estará realizando, em parceria com a Hora da Criança, oficinas de artes direcionadas às crianças, como forma de homenageá-las no mês em que também festejam o seu dia, 12. As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas até o dia 28 próximo, na sede da Hora da Criança, na Avenida Juracy Magalhães Jr., no Parque Lucaia, Rio vermelho.
Poderão se inscrever nos cursos de Caricatura, Objeto, Modelagem, Pintura e Colagem crianças e adolescentes dos 7 aos 14 anos de idade que estejam freqüentando escolas públicas, particulares ou outra instituição, de 2 a 6 de outubro, ministrando uma técnica por dia, com turmas pela manhã, das 9 às 12 horas, e a tarde, das 14 às 17 horas, cada uma com, no máximo, 25 alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário