Translate

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

VISUAIS - WASHINGTON SALES EXPÕE NOS EUA E LISBOA - 20 DE JUNHO DE - 2000

JORNAL A TARDE, TERÇA-FEIRA, 20 DE JUNHO DE 2000.
 WASHINGTON EXPÕE NOS ESTADOS UNIDOS E EM LISBOA

O artista Washington Sales vai expor na Feira de Arte Internacional Afro-americana, na Califórnia ( EUA) , em, novembro deste ano, e no Museu Padrão do Descobrimento, em Lisboa, Portugal,de 5 de julho a 5 de agosto próximos. A antropóloga e marchand Aida Ester Bueno, uma cubana, radicada em Madri, é que está cuidando dessas incursões do artista no exterior. Com seu jeito manso e cordial, Washington vai conquistando seu espaço, calçado num trabalho dignificante, que começou em 1969, na Galeria Le Dome. Ficou conhecido por suas bonecas, que nos lembram a infância,quando as meninas ainda brincavam de bonecas, mesmo as de pano, e deixavam transparecer a ingenuidade e a continuação do espírito materno.. Hoje, já na tenra idade estão diante de uma tela de TV ou mesmo de um computador, rabiscando seus primeiros desenhos e “ pesquisando” na internet. O historiador e crítico de arte Adriano Mixingue , de Madri, fala no texto sobre a obra de Washington Sales, - que suas bonecas/meninas dialogam com os objetos que estão ao seu lado e exalam uma atmosfera de humanismo e ternura peculiar que as protege. É exatamente esta ternura que o artista nos transmite. Agora, ele dá vôos mais altos e parte para alguns projetos de esculturas. Viu na colher de pau não apenas um simples objeto da culinária baiana, e sim, um maior significado na sua relação com o alimento, combustível que move o homem. Ele se apropriou da colhe r de pau e vem criando várias esculturas e pinturas que nos chamam à reflexão.
Reprodução de foto do artista Washington sales ao lado de uma obra recente.

                          FRED SCHAEPPI NA INTERNET

Aos poucos os artistas estão mostrando suas obras na Internet. Agora é Fred Schaeppi que expõe seus quadros numa galeria virtual, ocupando este espaço que é o must do momento, onde tantas coisas são vendidas, infinitas imagens acessadas ele está também rompendo os limites geográficos do mercado de arte e da contemplação da arte.
Sua home Page WWW.fredshaeppi.hpg.com.br foi elaborada por Edu Barros, que também mora na Pedra do Sal, no fim de linha de Itapuã, onde o mar dilui calmamente suas ondas. Vale a pena visitar esta página de Fred , que tem 25 anos de arte, tendo integrado a mostra Geração 70, que organizamos no Museu de Arte da Bahia.

                     PRÊMIO REVELAÇÃO
 A Secretaria de Educação e Cultura de Americana, São Paulo,divulgou a relação dos artistas selecionados durante o III Prêmio Revelação de Artes Plásticas de Americana.Entre os selecionados está o baiano AdalbertoAlves.Foram inscritos 470  artistas de 18 estados, saindo vencedor Maiporã , de São Paulo. Enquanto Sidnei Carlos do Amaral, recebeu o Prêmio Aquisição. Das 27 obras selecionadas para a exposição 13 são de São Paulo ,3 de Minas Gerais, 3 do Paraná, 2 do Rio Grande do Sul, 1 da Bahia, 1 do Ceará, 1 do Distrito Federal, 1 Espírito Santo e 1 de Goiás.
Trabalho em monotipia do artista baiano Adalberto Alves.



Nenhum comentário:

Postar um comentário