Translate

quarta-feira, 22 de outubro de 2025

ANDRÉ MORENO UMA VIDA DEDICADA A ESCULTURA

André Moreno modelando a cabeça de
mais uma escultura de sua autoria.
O arquiteto e escultor André Moreno é o filho mais velho do escultor Tatti Moreno e herdou do pai a habilidade de lidar com o buril, a máquina de soldar, compressores, a tesoura que corta grossas chapas de latão, cobre, ferro e outros metais, e principalmente a capacidade de criar esculturas monumentais. Trabalhou durante anos junto ao pai na criação e confecção das icônicas esculturas dos doze orixás que estão no Dique do Tororó, no Cristo que está em Lima, no Peru, nos orixás que estão no Lago Paranoá, em Brasília, e nas esculturas de sete metros cada no Largo da Gente Sergipana colocados na enseada do Rio Sergipe, em Aracaju, e em outros projetos onde seu pai deixou o seu legado artístico inconfundível. Foi selecionado em 1998 pela Companhia do Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia – Conder com o projeto Mar Azul da Bahia de suas esculturas de peixes oceânicos e mamíferos marinhos no estilo hiper-realista em tamanho natural para o Parque Costa Azul, em Salvador. Adiantou que tem uma identificação muito grande com o mar e que esses peixes, sereia e Netuno que estão lá foram moldados inicialmente em argila e posteriormente em fibra de vidro e resina de poliéster. Netuno é o deus romano do mar, irmão de Júpiter e Plutão, filho de Saturno.

O belo monumento Arena da Capoeira de sua 
autoria localizado no cais do Mercado Modelo
.
Atualmente no seu ateliê no bairro do Rio Vermelho ele cria seus projetos, e em seguida vai executá-los na sua oficina localizada em Interlagos, no litoral Norte da Bahia. Sua obra de mais impacto até agora é a Arena da Capoeira que criou e executou, e está localizada próxima ao cais do Mercado Modelo encantando a todos que têm oportunidade de visitá-la. São várias esculturas representando os grandes mestres da capoeira baiana e já se transformou em mais uma atração a ser fotografada pelos turistas que nos visitam. De sua mãe Mimi Fonseca confessa que herdou “a sensibilidade, o perfeccionismo, o dom do desenho, a percepção espacial e a pintura”. Na verdade, o André Moreno cresceu vendo seu pai manipular as chapas de metal e criar suas formas escultóricas e sua mãe nas folhas dos cadernos de desenhos e nas telas. Esta convivência com a arte penetrou como por osmose no seu corpo, e já ainda criança passou a esboçar e fazer pequenas esculturas para brincar. Porém, seus pais tentaram encaminhá-lo para que fosse estudar e se transformar num executivo de sucesso. Foi prestar vestibular para a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, da Universidade Federal da Bahia, sendo aprovado e graduou-se. Estagiou com os famosos arquitetos baianos
As esculturas de peixes oceânicos que estão
no Parque Costa Azul, em Salvador.

André Sá e Francisco Mota. Em seguida chegou a montar seu escritório de arquitetura em sociedade com um colega e que funcionou durante alguns anos trabalhando também em Decoração e Design de interiores.  Mas, a arte escultórica foi mais forte e o trouxe de volta para o ateliê de seu pai. O aprendizado da faculdade de arquitetura de desenho geométrico e técnico, da perspectiva e da espacialidade foram muito importantes para contribuir com a criação das esculturas monumentais. Foi assim que surgiram as soluções de criar formas que se encaixavam tornando mais fácil o transporte e posterior montagem no local onde vão permanecer das esculturas de seu pai, e posteriormente das de sua autoria. O André Moreno desenha e esculpe totens de cerca de dois metros de altura que vêm se tornando uma marca da sua produção artística utilizando como materiais para a confecção fibras, resinas sintéticas e também chapas de metal. São peças que encantam os que têm oportunidade de ver e estão sendo bem aceitas no mercado de arte. Recentemente recebeu uma encomenda de uma empresa americana para criar dois totens os quais serão enviados para Nova Iorque. Os totens de sua autoria estão também de vários empreendimentos imobiliários de alto nível em nossa Cidade. Também em seu ateliê os amantes da arte encontram peças menores como de vários orixás, da santa Irmã Dulce, de capoeiristas e os totens.

                                                          SUA CAMINHADA

André Moreno ao lado do seu querido pai o
escultor Tatti Moreno, que deixou um legado
importante para a História da Arte baiana.
O baiano André da Fonseca Moreno nasceu em Salvador em trinta de setembro de 1966 é filho de Otávio de Castro Moreno Filho e d. Emília Augusta da Fonseca Moreno. O casal teve três filhos, sendo o André que é arquiteto, escultor e design o primogênito; seu irmão Gustavo Moreno também é artista plástico, e trabalha com pintura contemporânea. Já sua irmã   Paula atua na área do audiovisual com cinema e marketing digital. Inicialmente a família morava no bairro da Graça na casa do seu avô paterno, e estudou parte do primário na escola Pequenópolis, na Graça, depois foi para a Escola Girassol, no bairro da Pituba. O curso ginasial estudou no Instituto Social da Bahia, no bairro de Ondina. Depois foi fazer o colegial no Colégio Alfred Nobel, no bairro do Itaigara, e o terceiro ano concluiu no Colégio Anchieta. Revelou que desde os quinze anos de idade passou a trabalhar efetivamente com seu pai, e que além de sua mãe chamada carinhosamente de Mimi, a sua avó paterna Helena eram grandes incentivadoras do seu pai e dele também. Sabemos que existe uma cobrança aos filhos de escritores, artistas e empresários ou de qualquer outra profissão onde o pai ou a mãe obtém sucesso e fama. André Moreno com seu jeito tranquilo responde que sempre procurou ficar nos bastidores ajudando e trabalhando com seu pai, “mas a cobrança sempre veio, naturalmente. Filho de...” disse que nunca se preocupou com isto e que tem imenso orgulho de ser filho de Tatti Moreno. E adiantou: “Eu não 
Totem imponente criado pelo
escultor André Moreno com
suas formas geométricas .
escolhi ser artista. Nasci e cresci no meio artístico e acabei assumindo este dom que veio de minha mãe e de meu pai. Estudar arquitetura foi muito importante para mim porque passei a fazer meus próprios projetos. A linha dos totens que faço tem uma presença da arquitetura. Os totens foram inclusive uma provocação de meu pai que falou: “Filho seria bom para você criar algo seu.” Foi aí que André Moreno passou a estudar, pesquisar e em seguida desenhar os totens com a presença das formas geométricas que hoje é uma marca forte da sua arte escultórica.

 Chegou a fazer o vestibular para Engenharia Elétrica na universidade Federal da Bahia em 1985, mas não obteve aprovação, e preparou-se, e em 1987 prestou vestibular para o curso de Arquitetura e Urbanismo, também na UFBA, obtendo aprovação, cursou e graduou-se em 1995. Enquanto estudava estagiou no escritório do arquitetos André Sá e Francisco Mota onde permaneceu de 1990 a 1993, e quando saiu montou seu escritório de arquitetura com seu colega de profissão Heron Valladares Batista. Criaram e executaram vários projetos arquitetônicos e urbanísticos. Também trabalhou de 2003 a 2004 juntamente com seu colega arquiteto Milton Nishida Júnior na recuperação e restauro da Igreja da Ajuda e da Casa dos Santos da Igreja da Ordem Terceira de São Francisco, ambas localizadas no Centro Histórico de Salvador. Foram recuperadas telhados, pinturas, molduras de forros, peças estruturais, altares, vitrôs, esculturas e peças de arte. Paralelamente André Moreno trabalhava no ateliê do seu pai Tatti Moreno de 1995 até 2007. A partir do ano seguinte montou seu ateliê no bairro do Rio Vermelho onde cria, administra e vai executar os seus projetos maiores no ateliê de Interlagos.

                                                VÔO PRÓPRIO

O escultor André Moreno  busca criar
obras de impacto e é um perfeccionista
sempre procurando fazer o melhor .
 Vem desenvolvendo e fortalecendo sua identidade artística criando esculturas e totens de formas geométricas, de rara beleza e forte impacto visual. O totem é um símbolo emblemático e surgiu nas culturas indígenas no noroeste do Pacífico feitos de madeira e pedra que simbolizam a história, a cultura e o parentesco de um grupo. São representados por um animal como lobos, águias e ursos, e também por figuras humanas e até sobrenaturais. Os totens criados por André Moreno são ligados ao candomblé e representam as armas e outros adereços dos Orixás.

O artista André Moreno trabalhou com seu pai e outros artistas nas equipes das decorações dos carnavais de Salvador   dos anos 1990,1991,1993,1995,1998 e em 1999. Fez ainda os cursos de pós graduação de Materiais de Construção e Acabamento, na UFBA. Estudou em 1997 modelagem e escultura em São Paulo, desenvolvendo alguns trabalhos com o escultor paulista Israel Kislansky. De 2001 a 2002 viajou para a Inglaterra onde fez o curso de Especialização em Interior Decoration and Design, na Chelsea School of Art na Design, em Londres, e estudou inglês no Colchester Institutte, em Essex. Em 2003 fez um curso de computação gráfica com o professor da Faculdade de Arquitetura Claudio Cazé , da Universidade Federal da Bahia.  Com toda esta experiência e conhecimentos adquiridos o artista André Moreno tem criado e executado suas próprias esculturas mostrando sua capacidade criativa demonstrando que está preparado para novos voos próprios em busca de cada vez mais do sucesso merecido. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário