Translate

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

VISUAIS - ARTE EM CONSTRUÇÃO - 14 DE AGOSTO DE - 2001


 JORNAL A TARDE SALVADOR, 14 DE AGOSTO DE 2001

                                     ARTE EM CONSTRUÇÃO

Com a coordenação de Edson Calmon, será realizada, a partir da próxima quinta-feira (17), a exposição Construção, na Rua Almeida Garret, 35, na Pituba. Participam, além de Edson, Jorge Amaro, André Barbosa, Lila Silva, Belina Gil, Norma Coelho, Marta Nobre, Patrícia Falcão, Leda Farias, Larissa Seixas, Barbara Buck e Thiago Carvalho. Edson ministra o curso Recorte, Monte e Recorte, no qual ele passa experiências para outras pessoas que desejam dedicar-se, de alguma forma, à arte. Na abertura desta mostra de trabalhos feitos pelos alunos haverá uma representação do filme Artes Plásticas na Bahia, dirigido por Kabá Gaudenzi. Na foto vemos uma aluna do curso Recorte,Monte e Recorte em ação.

                                            HOMENAGEM AO POETA

Participei de uma campanha, quando da restauração da casa do poeta Castro Alves, em Cabaceiras, na qual vários artistas doaram obras para que aquele imóvel tivesse uma representação maior da sociedade. Já se foram alguns anos, e acabo de receber a informação que várias das obras doadas foram danificadas e carecem de restauração. Elas estariam guardadas num determinado cômodo do imóvel, sem o necessário cuidado, exigido para uma obra de arte. Portanto, chamo a atenção para que a prefeitura de Castro Alves e a secretaria de Turismo e Cultura do Estado promovam a restauração das obras.
Reprodução de foto onde aparecem três obras do acervo da Casa de Castro Alves, em Cabaceiras.

                                                EXPOSIÇÃO COMEMORATIVA

Nove dos mais importantes artistas plásticos baianos das últimas seis décadas foram reunidos na mostra comemorativa dos 60 anos da fundação da Associação Cultural Brasil Estados Unidos - Acbeu. A mostra está na galeria localizada no Corredor da Vitória, com obras de Mário Cravo, Calasans Neto, Alberto Valença, Carlos Bastos, Paulo Pereira, Rubem Valentim, Marepe, Ieda Oliveira e Genaro de Carvalho, representantes da intensa produção das artes plásticas da Bahia.  A maior parte desses artistas inclusive já expôs trabalhos na galeria ao longo de suas vitoriosas carreiras. Alguns, como é o caso de Mário Cravo e Carlos Bastos, realizaram na Acbeu uma dasa primeiras exposições individuais. A exposição fica em cartaz até o dia 21 próximo e está aberta de segunda a sexta-feira, das 9 às 20 horas, e aos sábados, das 16 às 20 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário