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A artista pintando em seu ateliê em Araras, no estado do Rio de Janeiro. |
Todos que estudaram na Escola de
Belas Artes, da Universidade Federal da Bahia e acompanharam e acompanham o crescimento das artes visuais nas últimas décadas quando ouvem ou veem escrito este
sobrenome Galeffi recordam do professor e crítico de arte Romano Galeffi que
ministrou suas aulas na EBA, escreveu livros e artigos na imprensa local. Hoje
vamos conhecer melhor uma de suas filhas a Elisa Romano Galeffi, que assina
suas obras como Elisa Galeffi, nascida em Salvador no dia quinze de maio de
1955, juntamente com sua irmã gêmea e também artista plástica Virginia Romano Zart.
Seu pai Romano Galeffi era professor de Filosofia da Arte e Estética, e sua mãe
Maria Luigia Magnavita Galeffi, professora de italiano, na Faculdade de Letras,
na Universidade Federal da Bahia. Eles vieram da Itália para a Bahia em 1948,
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Elisa se inspira na natureza que lhe cerca no sítio onde reside atualmente. |
portanto no pós guerra, quando o reitor Edgard Santos estava empenhado em
instalar a Universidade Federal da Bahia e para isto recrutou professores daqui
e de fora do país. Foram os tempos áureos da Universidade Federal da Bahia.
Aqui o professor Romano Galeffi fundou a cadeira de Estética e sua esposa Maria
Luigi Magnavita foi ministrar aulas de italiano na então Faculdade de Filosofia
e Letras da UFBA, que funcionava na Avenida Joana Angélica, em Salvador, e tiveram cinco filhos. A grande maioria dos filhos é professor e um deles tem uma
pizzaria. Sua mãe também fundou a Associação Cultural Ítalo- Brasileira Dante
Alighieri, que funcionava na sede do Clube Casa D’Itália, no bairro do Campo
Grande, e depois foi transferida para sua sede atual na Rua General Labatut, no
bairro dos Barris, também em Salvador.
SUA TRAJETÓRIA
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Peixe pintado em madeira sobra de uma construção. |
Falando de sua infância lembrou
que nos primeiros anos moravam no bairro do Politeama e que depois seu avô Pasquale
Magnavita fez um prédio de nove andares no bairro dos Barris, na Rua Travessa
dos Barris, que fica atrás da Biblioteca Central. Ela e seus irmãos não
brincaram na rua como acontecia na época, principalmente com as crianças que
moravam em bairros populares ou no
interior do Estado. Neste prédio moravam
também as famílias de seus tios e assim as brincadeiras eram com irmãos e primos no playground. Sua
família é da região da Calábria, na Itália, e seus avós chegaram à Bahia em
1913 antes da Primeira Guerra mundial. Foi o pároco da cidade onde eles moravam,
na Itália, que avisou que a guerra estava prestes a romper e era melhor saírem para
ficarem seguros. Foi assim que vieram e aqui tiveram catorze filhos.
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Pássaros pintados em tijolos de demolição. |
A Elisa Galeffi fez seu curso
primário no Instituto Dante Alighieri e o curso colegial no Colégio das Mercês,
que funcionava na Avenida Sete de Setembro, em Salvador. Em 1974 prestou vestibular
para a Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia e relembrou que
no início ficou receosa de desistir do curso. Mas, prosseguiu e passou a fazer
oito matérias por semestre, e assim terminou a faculdade em quatro anos. Disse
que foi uma aluna dedicada e que graças ao que aprendeu na Escola de Belas
Artes tem um gosto especial em experimentar. Ao concluir o seu curso na Escola
de Belas Artes em 1978 conseguiu uma bolsa de estudos para estudar Design na Universitá Internazionale Dell’Arte, em Florença, Itália , de 1979 a 1980 –
“Conservação e Restauração de Obras de Arte” na Universitá Internazionale
Dell’Arte; em 1980 estudou Restauração de Bens Móveis na Escola de Belas Artes da UFBA
e em 2007 Arte e Filosofia” , Latu Sensu , na Pontifícia Universidade Católica
(PUC) – Rio de Janeiro/RJ.
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Fotografia de Elisa Galeffi. |
Foram anos de muito aprendizado
porque como sabemos a cidade de Florença é um grande museu a céu aberto e lá você respira
arte todo tempo. Lá estão obras importantes de Michelangelo como a bela
escultura de David, dentre outras. Elisa Galeffi voltou em 1980 . Ela é dessas artistas que gosta de resolver todas as etapas do seu trabalho
artístico. Disse que quando tentou terceirizar alguma etapa não se deu muito
bem, então prefere ela mesma realizar todas as fases de suas obras. Criou uma
marca chamada Tuto a Mano e passou a fazer objetos em série para vender. Abriu um
bazar e assim fazia estamparias em almofadas, tangas, lenços de cabeça e muitos
outros produtos. Brincando ela lembrou que até hoje seu tio o arquiteto
Pasquale Magnavita tem umas almofadas que ela fez.
Trabalhou de 1982 a 1991 como Conservadora e Restauradora, e depois foi ser professora nas
Oficinas de Expressão Artística do Museu de Arte Moderna da Bahia, MAM-Ba ensinando Desenho de Padronagens e Estamparia sobre
Tecido . Em 1980 foi professora de História da Arte, na Universidade Católica
de Salvador.
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Acrílica s/tela inspirada na flora local. |
Em seguida trabalhou restaurando obras de arte. Lembra
que a Bahia tinha um mercado de arte ainda incipiente e que os artistas
promoveram uma campanha para que ao construir um prédio as construtoras fossem obrigadas
a colocar uma obra de arte nos seus empreendimentos imobiliários. Foi criada uma lei municipal com esta finalidade e
isto funcionou por um determinado período, mas depois esta obrigatoriedade foi
relaxada.
GOSTA DE EXPERIMENTAR
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Pássaro pintado numa ferramenta. |
Ela tem um olhar atento e gosta de experimentar e utilizar todo tipo de suporte, além de restauração de obras de arte e de móveis antigos. Em Florença teve a
oportunidade de aprender a lidar com o moderno e o antigo e aqui restaurou
móveis de sua própria casa e de parentes, porque segundo me disse é
importante valorizar os materiais de que esses móveis são feitos. Em 1984 se
casou e o esposo foi transferido pela Odebrecht onde trabalhava para a cidade
do Rio de Janeiro. Hoje estão morando numa casa que construíram na zona rural
próxima a cidade de Araras-RJ. Os dois filhos já estão adultos e tocando
suas vidas. Reconhece que nunca foi uma artista de carreira, mas que foi
fazendo coisas durante sua trajetória e no período que morou no Rio de Janeiro
viu as dificuldades para expor numa galeria. Diante disto vai fazendo suas
experiências, procura utilizar outros suportes para expressar a sua arte, faz fotografias
e na sua convivência com o campo tem se dedicado a captar as formas e cores da fauna e da flora. Falando da vegetação disse que cada folha tem um mundo particular e rico e assim vai registrando esses detalhes.
Tem uma folha mais verde, outra vai envelhecendo uma parte fica amarela, depois
seca. Outra fica retorcida, outra se bifurca, etc. Também gosta de andar no
campo e na praia e sempre encontra uma raiz , um pedaço de tronco, uma boneca
abandonada, uma pedra e recolhe esses materiais para depois utilizá-los em suas obras. Ela tem
uma série de esculturas e objetos feitos com este material
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Máscara em madeira, pregos, arame e arruelas . |
reciclado. Me disse
que lá no Vale das Videiras, onde mora, usam muito o que chamam de nó de pinho
para acender o fogo das lareiras e que esta madeira tem formas incríveis. “Tenho
necessidade de retratar o design criado por Deus e a sua multiplicidade de
formas e cores”, adianta Elisa Galeffi. Até uma ferramenta agrícola ela
transformou num pássaro. Por falar em pássaro com uns velhos tijolos de uma
demolição Elisa Galeffi fez uma série de pinturas representando os pássaros da
região e alguns exóticos. Gosta mais de trabalhar com tijolos já usados porque têm uma textura melhor
enquanto os novos as suas faces são mais lisas. Fez também uma série de
máscaras usando restos de madeira que são utilizados para fazer cercas, grampos
de pregar arame, pregos e parafusos. Realmente este olhar atento da Elisa Galeffi é o que lhe impulsa a
continuar criando.
Também trabalha usando o stencil que é uma
espécie de molde vazado onde o artista tem diversos tipos de desenhos, escolhidos
de acordo com a sua necessidade e a temática que vai trabalhar. Lembro que uma
das formas de imprimir em série nos anos 70 usávamos o stencil para fazer os
textos de protestos e alguns colegas conseguiam fazer desenhos nas matrizes e assim
produzíamos jornais que eram distribuídos entre os estudantes. Este tipo de
stencil não era de folhas de acetato, era de um material que lembra o papel.
Quando a gente datilografava as teclas da máquina de escrever furavam o papel e
por ali a tinta penetrava quando a gente colocava esta matriz para rodar no
mimeógrafo. Atualmente existem stencil que já vem com os desenhos que são
perfeitos porque usam o laser para cortar as folhas de acetato.Alguns artistas preferem eles mesmos fazer os desenhos na folha de acetato.
EXPOSIÇÕES E CRÍTICA
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Monogravura feita no Parque Lage-RJ , em 1991. |
Quando expôs Séries , no Espaço BAHVNA, no bairro do Rio Vermelho, em Salvador, a Elisa Galeffi
apresentou várias assemblages que são obras feitas com objetos diversos reciclados e
colecionados. A propósito sua colega Lígia Aguiar que já expôs muitos artistas
quando tinha sua galeria Abaporu, no Pelourinho, escreveu: “Ausente da cena artística
de Salvador, desde 1991, quando se transferiu para o Rio de Janeiro, a artista
baiana Elisa Galeffi, retorna agora e retoma o seu lugar até então adormecido.
Com a mostra Séries, nos brinda com objetos, pinturas e fotografias, realizadas
entre os anos 2000 e 2010. Expõe a sua delicada poética e deixa exposto o
talento para ressignificar o óbvio. Reinventa a partir de materiais
colecionados ao acaso. Tira partido da fotografia com as surpresas encontradas
em caminhadas habituais pela urbe, onde brinca com o jogo de luz e sombra sobre
os resíduos descartados. O resultado é de uma riqueza de forma e cor, com belas
e contemporâneas composições. A sua verve Duchampiana dá um novo sentido às
coisas tiradas da sua função, como as formas hexagonais destacadas pelo equilíbrio
de cores, formadas com tampas de garrafas pet; a série de relógios com suporte
de bacias de alumínio, nas quais Elisa nos envolve e nos leva a querer parar o
tempo em nossas lembranças juvenis. Da sua natureza cordial e bem humorada
surgem os objetos com um refinado humor. É o caso dos Filhos da Placa Mãe, e do
ótimo e ambíguo título de um dos trabalhos: Ishtar, a Deusa do Amor e Sua
Aranha Devoradora de Corações artista mexe com a sua memória afetiva e o seu
bem estar, para nos deliciar e prender com as tramas coloridas dos minuciosos
objetos de impecável fatura. Na maioria, são trabalhos que denotam a sua
preocupação com o meio ambiente, e um olhar atento para o novo e o inesperado.”
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Primavera, lápis de cor sobre fotografia digital, 2016. . |
EXPOSIÇÕES - 2018
– “Segundo Tempo” – Mostra Coletiva no Palacete das Artes – Salvador; 2013
– “Mostra Coletiva 30 x 30 (pequenos formatos)” – Galeria Nelson Dahia – Senac
Pelourinho – Salvador ; 2011 – “Series” – Individual – Espaço Bahyna –
Salvador; 2010 – “Series” – Exposição individual – Casa Versal – São Paulo/SP;
2004 – Coletiva – Galeria Gourmet- Espaço Cultural Shopping Downtown –
Rio de Janeiro/RJ; “Caixas Culinárias” – Exposição individual – Café Venâncio, Leblon – Rio de Janeiro/RJ; “Em Algum Lugar do
Brasil” – Exposição individual no Unicentro Belas Artes – São Paulo/SP; 2002
– “Gávea Circular” — Gávea – Rio de Janeiro/RJ ; 1999 – “VII Arte de
Portas Abertas” – Santa Teresa – Rio de Janeiro/RJ; 1998 – V e VI “Arte
de Portas Abertas” – Santa Teresa – Rio de Janeiro/RJ; “Abstração dos Sentidos”
– Pintura sobre Panôs –Exposição individual – Galeria da Associação Cultural
Dante Alighieri – Salvador e na “Babilônia Feira Hyppie” – Participação com
material de arte aplicada em decoração no Jóquei Clube – Rio de Janeiro/RJ; 1993
– “Coletes Para Mocinhos e Bandidas” – Exposição individual no Rio Design
Center – Leblon – Rio de Janeiro/RJ; 1992 – “Impressões” – Com o artista
Antônio Vieira – Galeria de Arte da Casa do Estudante do Brasil – Pinturas e
impressões sobre tecido - Rio de Janeiro/RJ; 1991 – Mandalas – No evento
“Nova Era” – Hotel da Bahia – Salvador ; 1989 – “Mandalas” – Exposição
individual – Shopping Barra –Salvador; 1988 – “Tecendo a Forma” – Com as
artistas Inha Bastos e Ângela Cardoso – Galeria Fazarte – Salvador; “Caleidoscópio”
– Exposição individual – Espaço e Restaurante Pituaçú – Salvador; 1985 –
Mostra “Camelô Artístico”, aplicação de objetos de camelô nas Artes Plásticas –
Praça da Igreja de Santana - Rio Vermelho –Salvador; 1981 – “Flexo,
Reflexo” – Exposição Coletiva – Eucatexpo Galeria de Arte – Salvador; 1980
– “A Natureza é o Tema” , Galeria O Cavalete – Clube Bahiano de Tênis –
Salvador; e Coletiva “Cinque Brasiliani” – Casa Dello Studente –Florença –
Itália; 1977 – Exposição dos Diplomados da Escola de Belas Artes da Universidade
Federal da Bahia – Galeria Canizares – Salvador – BA; 1970 – “Primeiro
Salão de Estreantes” – Panorama Galeria de Arte– Salvador e em 1968 –
Exposição dos Estudantes Secundaristas – Gabinete Português de Leitura-
Salvador - BA.
Reynivaldo acertou em cheio ao trazer o fantástico e envolvente trabalho de Elisa
ResponderExcluirLígia Aguiar
ResponderExcluirBelo texto para uma bela artista. Elisa Romano Galeffi possui a força poderosa da criação. Os seus trabalhos a partir de garimpos casuais refletem a dimensão desse poder instantâneo e visceral. A resignificação extrapola a sua alma sensível e nos oferece a originalidade.
Assim a artista vai caminhando sutilmente entre belos objetos construídos como se já existissem, surgindo daí uma nova identidade a nos seduzir.
Elisa é uma maga, uma feiticeira que ferve em seu caldeirão mágico coisas esquecidas e descartadas de outrora, conduzindo-os a um novo lugar de destaque.
A pintura, o desenho, a cerâmica são outras linguagens em que Elisa utiliza em seu fazer artístico. A diversidade das técnicas lhe instiga.
Somos amigas desde o tempo da EBA, tenho muito orgulho dessa nossa duradora amizade.
Reverencio aqui, mais uma vez, o Crítico e Jornalista Reynivaldo Brito pelo seu empenho e dedicação aos artistas baianos. VIVA!!
Elisa Romano Galeffi
ExcluirLígia querida amiga, você brilha no campo das artes visuais e da escrita. Suas palavras são pura inspiração para que eu continue nesse caminho de artista e como você disse “ uma feiticeira que ferve em seu caldeirão mágico coisas esquecidas e descartadas de outrora”
Gratidão!🙏
Lígia Aguiar
ExcluirElisa Romano Galeffi
Obrigada, querida amiga Elisa, escrevi o que brotou do meu ❤️ coração. Nada que não seja verdade. Beijos ❤️
Leonel Rocha Mattos
ResponderExcluirConheci Romano Galeffi, Reynivaldo , sabemos que tem muitos artistas de qualidade que não estão inseridos nesse mercado . E são verdadeiras produções que a maioria do público não tem conhecimento, mas continuam trabalhando, esses são os verdadeiros artistas. Você vem assumindo esse papel de deixar registrado na sua crítica . Hoje com as redes sociais, tem muita informação e deixa o público confuso. Vá em frente.
Angela Petitinga
ResponderExcluirFui aluna do professor Galeffi e da D. Gina, pais de Elisa.
Lucia Bittencourt
ResponderExcluirD.Gina foi minha professora, na UFBa. Que boas lembranças vc nos trouxe, Rey!
Helio Silva Valois
ResponderExcluirParabéns Elisa Romano Galeffi . Seu trabalho sempre foi lindooooo!!
atelier.maria.adair
ResponderExcluir·
Tão bonito este texto ...
ELISA foi minha aluna de pintura na Escola de Belas Artes ...
Angela Lisboa Dabush
ResponderExcluirBonito as obras dela
Rita De Cassia Martins
ResponderExcluirAdorei o texto e conhecer Elisa!
Teresinha Nogueira
ResponderExcluirÓtima pintora .Parabéns
Maria Das Graças Santana
ResponderExcluirParabéns são lindas ! Sucesso
Maria Maxixe
ResponderExcluirTrabalhos muito bonitos e cheios de personalidade da artista .
Parabéns e sucesso !
Hilda Maria
ResponderExcluirMaravilhoso o trabalho de Elisa. Cheia de ideias e inquieta com seus processos criativos, acaba nos presenteando com muita arte. Parabéns Elisa 👏👏👏
Irene Omuro
ResponderExcluirQue trabalho rico, obrigada Reynivaldo Brito por nos trazer esses relatos preciosos!
ResponderExcluirJosé Henrique Silva Barreto
Parabéns pelo texto, muito bonito
Márcia Cristina Silva Barros
ResponderExcluirParabéns a Elisa pela Arte e Criatividade, e ao Mestre Reynivaldo Brito pelo texto! Ambos maravilhosos!
Maria Alair Cardoso
ResponderExcluirEspetacular! Elisa transborda muita sensibilidade!
Núbia Espinheira Avena
ResponderExcluirNo silêncio enigmático de Elisa estava desde os tempos da escola essa artista inquieta que sempre nos surpreendia com trabalhos em formas e suportes intrigantes.
Coisa de gente criativa.
Parabéns Elisa
Domingos Dantas Brito
ResponderExcluirMuito criativa e lindas obras.
Berenice Carvalho
ResponderExcluirParabéns e sucesso Elisa!
Iara Brito
ResponderExcluirLindo demais
Liane Katsuki
ResponderExcluirMuito bom!!!
Cledys Magnavita
ResponderExcluirLindos trabalhos!
Zebay Silva
ResponderExcluirMaravilha!
Maria Zelia Mariano
ResponderExcluirCriatividade e sensibilidade fazem parte da natureza de Elisa.
Parabéns, amiga!
Fernando Barreiro
ResponderExcluirExcelência!
Elisa Romano Galeffi
ResponderExcluirCaro Reynivaldo,
Agradeço a oportunidade que você propiciou de registrar minha trajetória artística.
Agradeço também a fidelidade do texto, absolutamente de acordo com a entrevista.
Aproveito para lhe parabenizar pelo precioso trabalho de pesquisa e divulgação de artistas baianos que você vem realizando há muitos anos, iniciativa fundamental para preservação de nossa memória artística.
Um grande abraço.
Fernando Freitas Pinto
ResponderExcluirTenho boas lembranças do saudoso Amigo Prof.Romano Galeffi.Um estudioso da Arte e da Filosofia e um generoso coração.Tenho o privilégio de ter 2 livros de Critica de Arte de sua autoria.Elisa herdou sua inteligência, admiro suas pinturas principalmente a época das mandalas coloridas...E, Reynivaldo mais um belo escrito com sensibilidade, competência e a seriedade de sempre! Abraços para a Artista Elisa Galeffi e para o Crítico, Sociólogo, Escritor, Jornalista e Professor Reynivaldo Brito.
Carmen Carvalho
ResponderExcluirAmpla e diversa criatividade ! Parabéns Elisa Galeffi !!
Dario Roitberg
ResponderExcluirParabéns, Elisa ! Sua arte é excelente!
Maria Nazaré Santos
ResponderExcluirParabéns sucesso sempre !!!👏🏿
Helio Silva Valois
ResponderExcluirParabéns Elisa Romano Galeffi . Seu trabalho sempre foi lindooooo!!
Sugiro as pessoas que batem palmas que escrevam algumas palavras se gostaram ou não do que leram e viram.
ResponderExcluirDarcy Brito
ResponderExcluirMuito bom. As assemblages são bastante interessantes.