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Dulce Cardoso molda em argila imagem de um santo . |
Estou diante de uma artista com
oitenta e dois anos de idade que transparece uma vitalidade impressionante. Ela faz a integração da cerâmica,vidro e a pintura. Para isto Dulce Cardoso vaza a cerâmica para encaixar a peça de vidro numa combinação perfeita. Mantém em
sua residência o atelier com oficinas e espaço cultural onde tem mostra
permanente de seus trabalhos na Rua Agnelo Brito, no bairro da Federação, em
Salvador. Ela fala fluentemente
e rapidamente de suas atividades na arte da cerâmica e vive sempre procurando
soluções e outras formas de realizar a sua obra. Foi logo me dizendo que “o
tamanho do forno não deve ser o limite para o ceramista”. Isto mostra que Dulce
Cardoso gosta de desafios, e se o forno é pequeno para a obra que imaginou ou pretende
um colecionador, arquiteto, decorador ela vai encontrar a solução. É uma das mais requisitadas ceramistas por arquitetos como o David Bastos, Celeste Leão, André Sá e Milena Sá e também decoradores para complementarem com suas obras em cerâmica ou vidro conjugados os seus projetos para edifícios e residências.
Mostrou que
é capaz de fazer peças de mais de dois metros graças a soluções que encontrou,
como por exemplo, fazer por etapas, e através de encaixes justos montar a peça.
Quando indaguei sobre se esses encaixes não poderiam desequilibrar a peça ela
simplesmente respondeu que não acontece porque constrói uma base adequada à
peça e os encaixes têm que ser muito precisos, não deixando folgas.
Como
escreveu seu amigo Aldo Tripodi “ao longo dos anos alia o domínio técnico com a
invenção artística e cria uma poética particular”. Já vi muitas peças feitas
por ceramistas famosos e não vi entre as dezenas de peças nas prateleiras e
mesas do seu atelier, e nem mesmo nas fotos que manuseei, algo que parecesse
com alguma cerâmica conhecida. Tudo tem a marca desta mulher magra, de
aparência frágil, mas na verdade é uma artista forte e vibrante que manuseia a
argila desde 1984. Além de ceramista ainda mantém um gosto requintado pela
culinária, e que divide com sua clientela através do sistema delivery do
Temperos do Atelier. Entre seus pratos apreciados está a maniçoba que já foi
alvo até de um texto de Helô Sampaio no seu livro de receitas. Fiquei sabendo também
que alguns jornalistas e amigos, inclusive o saudoso Silva Filho, juntamente
com Helô gostavam de apreciar in loco sua maniçoba e outros pratos.
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Tres peças com flores estilizadas. |
Atualmente vem criando peças
originais unindo o vidro à cerâmica num trabalho minucioso e cuidadoso por
serem materiais que tem a queima em temperaturas diferentes e requerem
tratamentos diferenciados. Mas, essas características mexem com a vontade hercúlea
desta mulher em criar e enfrentar novos desafios. Dulce Cardoso mostra que
adora desafios e sua cabeça não para de imaginar coisas e soluções para esta
arte milenar, que existe desde as primeiras civilizações habitaram este
Planeta. Primeiro fabricaram os objetos utilitários como panelas e potes. No
Brasil lembramos de pronto da cerâmica marajoara produzida por povos indígenas que habitavam a Ilha
de Marajó, no Pará, entre os anos 400 e 1400 d.C. Na Bahia de Maragogipinho, onde anualmente é montada uma
feira e os oleiros expõem os objetos que fabricam de barro. Eles têm uma forma
peculiar de ornamentar as suas peças com arabescos que vêm de muitas gerações,
usando a tabatinga, tinta tradicional obtida através de utilização de pigmentos
retirados da terra. A palavra Tauá é de origem indígena e significa "barro
vermelho" em tupi Aqui na Bahia, em Maragojipinho, esta tradição está sendo ameaçada com a utilização
de tintas industriais principalmente de PVC. Ela lamenta e recomenda que os
artesãos de Maragogipinho e outros lugares "continuem a utilizar as tintas tradicionais,
ficam bem mais autênticas as peças, também devem evitar copiar peças de fora". É
uma profissional ágil, mas exigente com o resultado de sua produção e uma
defensora da cerâmica tradicional. "Nós ceramistas que trabalhamos com a
cerâmica artística usamos as tintas minerais para colorir nossas peças."
QUEM É
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Variedade de peças com formas originais. Ela disse que peixes são fáceis de estilizar. |
A Maria Dulce Cardoso
Cardoso é natural de Conceição de Feira, onde nasceu em dez de maio de 1942.
Filha do fazendeiro Epaminondas Mascarenhas Cardoso e Avany
Barreiros Cardoso. Seu pai foi um dos pioneiros na criação do polo de
avicultura no município e também contribuiu para o fortalecimento da bacia leiteira
com a introdução de matrizes de alta performance. Portanto, sua infância “foi maravilhosa
fazendo pequenas cacimbas, brincando com os bezerros, cozinhando e outras
brincadeiras comuns entre as crianças do interior deste país". Disse que tem
quatro irmãos e que sempre iam para a feira local, e no açougue, seu pai tinha
uma banca de comercializar carnes, pegavam um pedaço de carne e iam fazer
suas paneladas. Lembra que achava o máximo sair com a carne nas mãos presa por
uma pindoba. Para quem não é do interior a pindoba é uma palha do
ouricurizeiro, palmeira nativa do sertão. Logo que ela lembrou da carne presa
numa pindoba me veio à mente rins de ovinos que eram também presos numa pindoba
que eu e meus amigos na juventude compravámos para fazer tira-gosto nas nossas
farras. Estudou no Grupo Escolar Hermilo Cardozo e banca à tarde com a
professora Zelita. Veio fazer o Admissão no Colégio Nossa Senhora das Mercês,
localizado na Avenida Sete de Setembro, em Salvador, e ocorreu um episódio que
lhe marcou. Fez uma prova de Matemática, com prova oral e escrita, e por poucos
décimos a professora lhe reprovou. Seu pai ficou chateado e tirou das Mercês, e
a matriculou no Colégio Dois de Julho, no bairro Fazenda Garcia. Ela tinha
pouco mais de treze anos de idade, e disse que esta troca de colégios resultou numa
completa mudança de ambiente e metodologia. Aí terminou o ginásio e em seguida
foi fazer o Curso Pedagógico no Colégio Nossa Senhora da Salete, no bairro dos
Barris. Chegou a ensinar no Curso primário numa escola municipal, mas
finalmente optou por ir trabalhar com seu esposo Aroldo Cardoso na empresa de refrigeração que criou especializada em projetos e montagens de câmaras frigoríficas, e atualamente é uma empresa patrimonial.
Ela passou a trabalhar na parte administrativa. Seu objetivo era fazer Arquitetura
e sua mãe a incentivava, mas não levou a ideia adiante. Foi quando teve o
primeiro contato com a cerâmica através um curso com o grande ceramista
ucraniano Udo Knoff,
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Na Foto 1. Vemos o painel que fez com Sante Scaldaferri para a Secretaria da Indústria. Foto 2. Painel do Centro de Convenções . Sabemos que o Centro desabou, e não se sabe do destino do painel de 32 m2. |
na Escola de Belas Artes que ainda funcionava na Rua 28 de
Setembro, no Centro Histórico. Levou pouco tempo no curso. “Conheci um pouco, mas não firmei nada”. Certo
dia minha avó foi fazer uma exposição de flores naturais através o Instituto
Mauá e precisava de uns jarros de barro para colocar suas flores. Então em fui à Feira
de São Joaquim e lá por acaso me encontrei com o mestre Vitorino, que é um dos
pioneiros da cerâmica de Maragogipinho, e tinha uma barraca de vender produtos
de cerâmica. Eu já o conhecia porque ele trabalhou aqui em casa levantando uma
parede revestida de cerâmica de Maragojipinho. Foi quando me convidou para comparecer a um curso de torno que ia fazer
no Museu de Arte Moderna, nas Oficinas do MAM, que na época eram dirigidas por
Juarez Paraíso. Foi ao curso e conseguiu
fazer uma peça no torno, centralizando bem o barro. Muitos alunos colocaram as
peças no torno e ao girar caiam longe. Na sua ida ao MAM ficou também sabendo
que a professora Bethânia Vargas, já falecida, ia dar um curso de cerâmica. Ela
se inscreveu e participou do curso. Lá conheceu alguns artistas como Reinaldo Eckenberger e Ramiro Bernabó . Fez umas máscaras para serem expostas juntamente com outras peças dos alunos
do curso. Lembra que roubaram uma das máscaras e que nunca mais encontrou. Ela
disse que pintou as máscaras com uns pigmentos minerais e quando foram pro
forno a tinta soltou toda. Fui pesquisar e fiquei sabendo que antes tinha de
agregar os corantes à argila líquida que chamam de barbotina. Então ela
preparou e deu tudo certo.
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Dulce tem satisfação em repassar para interessados sua arte milenar . |
Durante algum tempo um jovem chamado de Josemar, que é de Maragogipinho, trabalhou com Dulce Cardoso em seu atelier e aprendeu a fazer vários trabalhos diferenciados. “Incentivei
ele a usar as tintas tradicionais dos oleiros de lá para manter a autenticidade
como o engobe.” Os engobes cerâmicos são obtidos pelas
misturas de argilas, feitos de pigmentos inorgânicos e podem ser fornecidos em
pó ou empastados à base de água e outros aditivos que são aplicados à
superfície de peças cerâmicas antes ou depois da primeira queima de 600 a 700
graus, que são consideradas queimas baixas. Eles têm uma função estética e
funcional dando um conforto de cor e textura, além de melhorar a aderência e
impermeabilização. Já existem engobes para baixa e alta temperaturas.
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No seu atelier encontramos muitas peças prontas e outras para finalizar. |
Para as pessoas que não
conhecem a cerâmica de Maragogipinho, vale a pena visitar. É um distrito da
cidade baiana de Aratuípe, fica no Baixo Sul, da Bahia. Dista 227 Km de Salvador
e tem uma tradicional produção ceramista. São quase uma centena de olarias que
vem passando de geração à geração há cerca de trezentos anos. Podemos ver as
cerâmicas de lá em três categorias: religiosas que apresentam objetos
sacros como santos da igreja católica e as quartinhas, talhas e porrões do
candomblé; as decorativas como o boi-bilha, baianas, porco-cofre, vasos
e luminárias; as utilitárias: porta-incenso, gameleiras, travessas,
panelas, moringas, potes, entre outras.
Voltando a Dulce Cardoso na sua busca sempre por aprender foi participar
de um curso com o professor Jorge Fernandez Chiti ,em Buenos Aires e lá recebeu uma
apostilha e conseguiu traduzir do espanhol para o português com a ajuda de
um dicionário . Confessou que os ensinamentos do mestre argentino são úteis até
hoje no seu trabalho de ceramista. Ele tem vários livros publicados e disponíveis
na Amazon. Esteve no Congresso organizado pela Revista Mãos na Massa, do Pascoal Gerdulo, que é o maior fornecedor de
argila para ceramistas de todo o país. E de lá foi para o interior de São Paulo
para ver o trabalho do artista uruguaio Angel Roberto Bonino (1932-2008), que tinha um atelier onde trabalhava com
vidro ,era um famoso mestre vidraceiro. Fizeram amizade , ela e o esposo Aroldo Cardoso com o Bonino,
que lhes passou as informações necessárias para a construção de um forno próprio
para o vidro. Hoje ela está integrando o vidro com a sua cerâmica e resulta em
peças muito personalizadas, estilosas e criativas. O seu esposo a princípio
relutou em construir o forno para vidro, porque sua especialidade é projetos de
câmaras frigoríficas e argumentou “que os princípios são bem diferentes”. Mas, construiu primeiro um forno a gás e depois o de vidro. Dulce vem trabalhando cada a vez com mais habilidade nesta integração do
vidro com a cerâmica.
REFERÊNCIAS
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Três pratos personalizados e escultura modulada para jardim. |
Aldo Tripodi - Uma
Poética do Barro - A obra de Dulce Cardoso
considerada em sua totalidade, reflete uma coerência estilística, e isto é
fruto de sua constante investigação, persistência e talento artístico, Constrói
sua criação com o barro, que é um elemento de alta plasticidade, mas que
requer, esta mesma matéria, acurado conhecimento técnico para alcançar o
resultado desejado. Não se furtando a este desafio, Dulce Cardoso, explora
todas as possibilidades que o barro oferece. Ao longo dos anos, alia o domínio
técnico com a invenção artística e cria uma poética particular. Inventa e
reinventa. Um simples objeto utilitário: um prato, um vaso, torna-se, à parte
de sua função prática,um objeto merecedor de uma apreciação artística: também
se dedica a escultura, bem como aos painéis, pastilhas e objetos. Para um juízo
crítico pouco importa a função do objeto, contanto que este objeto atenda aos
critérios que se deseja para uma análise estética, Poucos artistas conseguem
aliar praticidade do objeto criado com a possibilidade de uma apreciação, isto
requer do seu inventor um vasto conhecimento da técnica por ele eleita e uma
refinada sensibilidade. Neste caso Dulce atende a estes pré-requisitos, esta é
a razão porque sua obra justifica para ela a afirmação de ser esta artista uma
das maiores representantes da arte cerâmica, em Salvador.”
Ailton Lima - Popular
Erudito na Arte de Dulce Cardoso – “O talento criador de Dulce a
impulsiona para investigar valores mutantes, extrapolando ○ convencional.
Mescla a pureza do barro com um vigoroso universo cromático, se apoiando nos
segredos do secular artesanato cerâmico do nosso Recôncavo, fazendo-o erudito.
Dulce marca sua forte presença em qualquer participação coletiva, nos mostrado o
brilhantismo no diálogo entre ○ comum e o inovador. É uma artista simples,
porém muito segura do seu potencial expressivo, despojada e eloquente no vasto
panorama das artes plásticas”.
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Bule de vidro para mostra do Café Cafelier |
Leonardo
Alencar - A
Cerâmica Criativa –“Fomos todos em início modelados no barro, em exigência
primeira da tridimensionalidade. Em barro também nossos ancestrais inscreveram
seus primeiros nomes e talvez cartas de amor.Com ○ barro também adornaram-se e nele depositaram seus alimentos. De onde vem no entanto
este
impulso de torná-lo ornato e veículo da comunicação expressiva? Da alma do artista evidentemente,
e o artista é aquele coordenador de planos e de espaços,
da volumetria ordenada. Dulce Cardoso consegue associar artesanato e a plástica
poética
em cerâmica, tanto nas de incursões escultóricas, quanto nas de modelagem
planimétrica, e esta artista que a Bahia bem poderia conhecer melhor, prepara
com doçura e sutileza quase orientais, a representação em barro de livros
abertos com folhas tangidas pelo vento; mas não e só isso: o que poderia ser um
mero exercício artesanal que por ele mesmo se bastaria, traz o clima de mistério
no texto que não se lê, porquê está, mas não é, embora a qualquer momento possa vir a ser,
como diz Machado de Assis em Soneto de Natal: "A folha branca pede-lhe a inspiração”,
e em Dulce Cardoso o que não falta é inspiração: Colares, gargantilhas, anéis, estojos,
travessas, pratos, bandejas, painéis, demonstram a infatigável atividade desta
Artista da cerâmica tão apaixonada pelo seu metier. Para os que gostam de Arte
e uma alegria visitar o atelier de Dulce Cardoso.
EXPOSIÇÕES
INDIVIDUAIS – 2005
- Sanlazzaro
Espaço Arte- Salvador-Ba; 2004 - Espaço Cultural do Atelier -
Salvador-Ba; 2003 - Museu de Arte Moderna da Bahia - MAM - Salvador-Ba; 2002
- Museu Eugenio Teixeira Leal- Salvador -Ba; 1998 - Museu BANEB
de Azulejaria Udo Knoff. Salvador BA; 1995 - Quereres Café e Arte - Salvador-BA.
SALÕES -Em 1999 - Selecionada para o XXVI Salão
Regional de Artes Plástica da Bahia. Vitória da Conquista -BA; XXIII Salão
Regional de Artes Plástica da Bahia. Feira de Santana-BA;1996 - II
Salão de Artes Plásticas do MAM-BA. Museu de Arte Moderna da Bahia; 1995
- I Salão de Artes Plásticas do MAM-BA, Museu de Arte Moderna. BA.
PAINÉIS -Em 2005 - Tribuna
da Bahia. Salvador BA; 1999 - Centro de Convenções da Bahia.
Salvador BA; 1998 - Secretaria da Indústria e Comércio da Bahia.
(em Parceria com o artista plástico Sante Scaldaferri). Salvador BA; 1997
- Hotel Portal de Lençóis. Lençóis-BA; 1996 - Mar Hotel Rio
Vermelho, Salvador-BA e na Escola de Música da Universidade Federal da Bahia
Salvador Ba.
COLETIVAS – 2005 – Transformação,
na Galeria EBEC Salvador-BA; Acervo Espaço Cultural do Atelier. Salvador-BA; 2004
- Terra Cotas da Terra, Conjunto Cultural da Caixa Salvador-BA; 2003
- Nós Mulheres, Galeria EBEC. Salvador-BA; 2001 - Diálogos.
Espaço Cultural do Atelier. Salvador BA; Centro de Memória e Cultura dos
Correios; Salvador BA; 2000 - Memorial dos
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Foto 1 - Conjunto de garrafas. Foto 2- Painel abstrato na entrada da casa. Foto 3- Painel no Atelier. Foto 4. Dulce falando de sua trajetória. |
Governadores. Fundação Pedro Calmon,
Salvador-BA; Câmara Municipal de Salvador, Índio. Terra. Barro, Exposição Comemorativa
aos 500 Anos de Brasil e 450 Anos da Cidade de Salvador, Salvador-BA; 1999
- Museu de Arte Sacra, Resto da Tradição. Salvador-BA; 1998 - Galeria Caminho das Artes, Salvador- BA; Shopping Barra, Praça Euvaldo Luz, Salvador-BA;
Espaço Cultural da Casa do Comércio, Salvador-BA ; Livraria Grandes Autores, Salvador-BA; 1997 - Associação Comercial da
Bahia, O Recôncavo, Salvador-BA ; Galeria do Cafelier, Salvador-
BA; Shopping Barra, A arte no Barra, Salvador-BA; 1994-
Galeria Bauhaus, Goiânia-GO; 1992 – Sebrae, Hors Lá, Salvador-BA ; Associação Brasileira de
Cerâmica, Espaço Cultural da Estação do Metrô São Bento, Mostra de Arte
Cerâmica Contemporânea, São Paulo – SP; 1991- SESI- Serviço
Social da Indústria, Shopping Barra -Salvador-BA; Associação Baiana de Arte Cerâmica, Casa do Comércio, Salvador-BA ; Espaço Moviarte - São Conrado
Fashion Mall, Rio de Janeiro – RJ; Pintura a Fogo Sobre Terracota, Exposição a Quatro
Mãos, Sorensen e Dulce Cardoso no Museu
de Arte Moderna, Salvador- BA ; SESC - Serviço Social do Comércio, Shopping
Barra, Salvador-BA; 1990 - Espaço Cultural Forte de Santa Maria,
SESI - Serviço Social do Comércio Salvador-BA; Espaço Cultural Forte de Santa
Maria. Salvador-BA; SESC- Serviço Social do Comércio, Shopping Piedade, Salvador-BA;
1989 - Galeria do SESC- 1ª Mostra de Cerâmica Artística da Bahia-
Salvador-BA; 1988 - Galeria do SESC, Salvador-BA; Biblioteca Central do
Governo do Estado da Bahia, Salvador-BA; 1986 - Shopping Center
Iguatemi -Alunos das Oficinas do MAM-BA.
Já coordenou vários seminários, cursos e palestras e
posso destacar o I Seminário de Design Cerâmico que reuniu os professores Norma
Grimberg, de São Paulo, Pascoal Gerdulo, também de São Paulo e grande
fornecedor de argila para ceramistas de todo o país; Jorge Fernandez Chiti, da
Fundação Condorhuasi, Argentina, que falou sobre Profundizacion Cerámica dentre
outros. Este curso foi realizado no Museu de Arte Moderna da Bahia com o
patrocínio da Universidade do Estado da Bahia – Uneb e Ucsal. Também em 1990
coordenou o curso de Painéis e Murais, ministrado por David Ruight, e o de Formas,
Modelagem e Barbotina, ministrado pelo Prof. Josias Paulo dos Santos / UFBA ; Em 1991 dos cursos Esmaltes
para Alta Temperatura e outro sobre Construção de Fornos, ambos ministrados pelo professor e engenheiro
inglês Jeremy Fiennes.
Oliveira Brown
ResponderExcluirUma prova clara que pra fazer arte não tem idade. Continue assim, Dulce!
Elisa Galeffi - acabei de ler o seu texto sobre
ResponderExcluirDULCE CARDOSO !!!
FANTÁSTICO!!!
DULCE cria muito bem o seu trabalho e trabalha, trabalha, trabalha sem parar...
... um bom tempo atrás eu fui sua aluna de cerâmica, num grupo formado também por Carmen Penido, Ivan Brandão e Eliana Kertesz ...
... era fantástico ... eu gostava mais de pintar sobre a cerâmica ... ao tempo em que também ficava observando o nascimento das peças fantásticas criadas pelos outros três ...
Iara Brito
ResponderExcluirGrande artista
Elizabete Lopes
ResponderExcluirReynivaldo Brito olá, boa tarde, indica algum curso de pintura em cerâmica, tem gratuito sabe dizer ?!
Reynivaldo Brito
ExcluirElizabete Lopes quem dava cursos gratuitos era nas Oficinas do MAMba. Tem que saber lá.
Elizabete Lopes
ExcluirReynivaldo Brito , vou procurar saber obrigada!!!
Teresinha Nogueira
ResponderExcluirPalmas!
Aurora Biao
ResponderExcluir👏👏👏
Palmas!
Tereza Souza
ResponderExcluirFantástico!
Angela Lisboa Dabush
ResponderExcluirMuito legal
Lígia Aguiar
ResponderExcluirAdmirável é a trajetória de Dulce, em todos os sentidos: a artista, a mãe, a esposa... As mil Dulces e sua relação íntima com o barro se revelam. Uma obra carregada de emoção que transcende o modismo e a torna autoral. Pintura enérgica e vibrante que dá vida ao barro manuseado com vigor, que nas mãos inábeis perde a luz da criação. Forte, firme, aguerrida e amorosa, esta é a Dulce temperada com açúcar, como assim se traduz o seu nome. Obrigada, Reynivaldo, por trazer à luz uma artista tão competente e talentosa.
Justino Marinho
ResponderExcluirDulce é dez. Artista e pessoa abencoada!
Carmen Carvalho
ResponderExcluirMuita beleza na sua obra !!!
Graça Gama
ResponderExcluirLindíssimos trabalhos
Domingos Dantas Brito
ResponderExcluirInteressante
Dulce Cardoso
ResponderExcluirGrata a todos por apreciarem a minha arte.
Ivo Neto Artes
ResponderExcluirPalmas!
Silvana Teixeira
ResponderExcluirTop!
Celia Mallett
ResponderExcluirQue bom rever trabalhos de Dulce, muito querida, obrigada, abração beleza de trabalho
Lina Braite
ResponderExcluirTop!
Jurandyr Ramos de Almeida
ResponderExcluirPalmas!
Maria Das Graças Santana
ResponderExcluirPalmas!
Edilson Santos
ResponderExcluirPalmas!
Antonio Carlos Da Rosa
ResponderExcluirTive a oportunidade de visitar o seu Atelier, maravilha!
Darcy Brito
ResponderExcluirUm trabalho interessante que une a arte à praticidade.
José Henrique Silva Barreto
ResponderExcluirParabéns, Reynivaldo Brito. Dulce Cardoso é uma ceramista excepcional, além de grande amiga
Luiz Claudio Campos
ResponderExcluirExcelente escolha da amiga e grande ceramista Dulce Cardoso. Parabéns Reynivaldo
Luiza Fontes
ResponderExcluirExcelente.
Rener Rama
ResponderExcluirMuito interessante como Dulce traz a cor para sua cerâmica.
Silvério Guedes
ResponderExcluirCeramista além de exímia cozinheira.
👍🏻☺️🍀
Luciano Rosa Santos
ResponderExcluir✌️😇🎨🎭👍
Palmas!
Fernando Freitas Pinto
ResponderExcluirParabéns pelo texto, prezado Reynivado! Conheço os trabalhos de Dulce uma velha Amiga! Abraços para ela e parabéns pela sua Arte.
Celia Mallett
ResponderExcluirParabéns guerreira