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sábado, 14 de setembro de 2024

MARIA ADAIR E SUA TRAJETÓRIA DE CRUZAMENTOS

Maria Adair não tem preconceitos com
os suportes. Qualquer objeto pode ser
pintado e transformado por sua arte.

Há seis anos quando completou oitenta anos de idade a artista Maria Adair fez uma exposição e escreveu: “A vida é uma grande tela. Um cruzamento de caminhos, pontuando a vida, chego aos 80”. E assim ela vem continuando a sua trajetória agora com limitações devido a uma alergia que tem impedido de utilizar algumas tintas. Mesmo assim ela tem procurado se manter ativa e está usando canetas especiais e outras ferramentas para continuar expressando seus sentimentos e emoções através a arte. Portanto, a grande tela que se descortina diante da artista ainda está para ser concluída. Atualmente  também usa vários outros suportes para deixar o seu registro de sua passagem por esses caminhos que se cruzam e se bifurcam por aí neste mundo cheio de problemas, surpresas e claro de coisas boas e alegrias para serem comemoradas. Fui conversar com Maria Adair em sua casa-ateliê no bairro da Graça, em Salvador-Bahia e saí de lá como estivesse visitado um museu com tantas obras de arte espalhadas por todos os cantos da casa nas paredes, nas estantes, em mesas e até no teto. Tudo devidamente exposto para ser apreciado pelas pessoas que gostam de arte e a visitam. Acompanho a artista há algumas décadas e lembro que tudo que ela encontrou pela frente ao seu alcance usou como suporte para sua arte. Era uma verdadeira máquina azeitada em pleno funcionamento tal a energia que demonstrava com sua disposição em pintar. Esta sua força pela arte era tanta que até seus colegas brincavam: “Não fique perto da Adair senão ela vai lhe pintar”. Quando lhe pedi para falar de sua arte e ela disse “que a arte é a vida do artista, vai fazendo o que lhe vem à mente. As ideias vão aparecendo e a gente vai mudando. Agora mesmo estou desenhando ao invés de pintar devido a alergia. Comecei com o nanquim, mas também não me senti bem e fui ler o rótulo da caixa. Vi que estava escrito que pode causar  problemas alérgicos. Tive que abandonar o nanquim e desenhar com lápis e caneta.
Maria Adair ao lado de  uma bela  tela  com
os cruzamentos que enriquecem sua obra.
A artista Maria Adair realizou dezenas de exposições individuais e coletivas aqui, em outros estados e no exterior. Fez o curso de Master of Arts pela School of Art And Art History, na University of Iowa, cidade de Iowa, nos Estados Unidos. Já ganhou alguns prêmios e tem obras espalhadas por museus e colecionadores de vários países. É formada em professora primáriapelo Instituto Central Isaias Alves- ICEIA e licenciatura em Desenho e Artes Plásticas pela Escola de Belas Artes, da Universidade Federal da Bahia. Ministrou aulas de Educação Artística no colégio Maristas por longos anos e também como professora da Escola de Belas Artes, onde se aposentou. Mostrou um caderno onde está escrevendo um livro detalhando toda a sua trajetória desde o nascimento até o momento em que o livro se tornará realidade. As páginas estão repletas de fotos que ela já catalogou e legendou. Suas últimas produções são gamelas de madeira pintadas e outros objetos utilitários que trazem a marca dos caminhos cruzados em composições geométricas e com colorido forte.

                                                     QUEM É

A primeira tela que pintou foi da fazenda
 Marimbondo
do seu pai.
A artista Maria Adair França Magalhães nasceu em 6 de julho de 1938 no então distrito de Itiruçu, na Rua Aurora, 22, hoje Avenida Presidente Vargas. Itiruçu era distrito do município de Jaguaquara e agora está emancipado. É filha de Jair Magalhães e Adalgisa França Magalhães. Logo depois foram morar na cidade de Maracás onde seu pai trabalhou na Prefeitura local. Após dois anos retornaram para Itiruçu e lá resolveu comprar uma casa abandonada e reformar. Quando estava neste processo de reforma e com suas idas e vindas em busca de material de construção encontrou algumas vezes um vendedor de bilhetes da Loteria Federal que lhe oferecia e nunca tinha comprado. Finalmente, perto do Natal o homem surge novamente oferecendo o bilhete do jogo que iria correr no Natal com um grande prêmio. Terminou por comprar e o seu bilhete foi sorteado  recebendo muito dinheiro . Com este recurso terminou a reforma da casa e comprou a fazenda Marimbondo passando a criar gado.  Deixou sua antiga profissão que era de comprar barris de álcool e vinagre ao atacado, engarrafar e rotular para vender aos pequenos comerciantes da região. Enquanto sua mãe gostava de costurar, bordar, datilografar e plantar num terreno que o esposo comprou no fundo da casa onde moravam. O senhor Jair Magalhães ganhou outro status e foi por duas vezes prefeito da cidade. Na primeira vez nomeado pelo interventor Landulfo Alves e posteriormente eleito.

Maria Adair recebe diploma de professora
primária no ICEIA ao lado do pai.
Estudou o primário na Escola Sete de Setembro com a professora Maria Cândida de Castilho Fontoura, a d. Iaiá, e na Escola da Professora de dona Ivone ambas em Itiruçu. Depois veio para Salvador estudar no Ginásio Bom Jesus, que ficava ao lado da Fábrica de refrigerantes Fratelli Vita, na Cidade Baixa. Ela lembrou que as freiras eram  gaúchas  e mineiras da congregação Missionárias de Jesus Crucificado. Seu primeiro contato com a arte foi através da madre Emília, do colégio que convidou as alunas que quisessem participar aos sábados de um curso de pintura que ela iria ministrar. Claro que a Maria Adair passou a frequentar o curso. Ela distribuia umas pequenas tábuas e tintas à vontade e todas pintavam sob sua orientação.  A família resolveu mudar da Cidade Baixa e foram morar na Rua Francisco Ferrari, aos fundos do Colégio da Bahia. Já tinha concluído o ginásio. Foi estudar no Instituto Isaias Alves, onde formou-se em professora primária. Ao concluir o curso pedagógico foi ensinar no curso primário no Escola Nossa Senhora Auxiliadora, conhecida  como colégio d. Anfrísia Santiago. Em 1958 casou com o seu conterrâneo Roque Brochini que era cirurgião dentista e foram morar em Itiruçu e lá fundou a Escolinha do Menino Jesus e teve cinco filhos. O casamento se desfez e retornou para Salvador em 1970. Resolveu fazer vestibular
Adair e sua vaca da Cow Parade
para a escola de Belas Artes onde entrou em 1972. Após se formar nos anos 80 foi para a Pennsylvania, estudou inglês na Universidade de Pittsburgh. Em 1981 foi para Iowa onde morou até 1982 no Hawkey Court, enquanto cursava o mestrado em arte na School of Art And Art History da universidade de Iowa. Quando estudava conseguiu inicialmente alugar um apartamento no campus universitário e levou dois filhos e em seguida mais dois, a filha Moema já tinha ido para Paris. Ela disse que foi importante porque eles estudaram um tempo por lá, inclusive aprenderam inglês com boa fluência. Ela quando chegou nos Estados Unidos não sabia Inglês e teve que estudar muito, pois eram cinco aulas por dia. Sua ida para os Estados Unidos não foi tão fácil. Ao chegar ficou dividindo apartamento com um estudante brasileiro. A Universidade Federal da Bahia não queria deixá-la se afastar porque não era professora efetiva, e sim substituta. Precisava liberar o dinheiro que ela ganhava como professora substituta da Escola de Belas Artes. Porém, depois o vice-reitor foi informado que ela tinha grande potencial e assim conseguiu uma pequena bolsa de estudos. Isto foi bom porque tinha que deixar dinheiro no Brasil onde estavam seus quatro filhos. Também era professora do Estado e precisou de uma licença sem remuneração para se afastar. Em 1983 fez uma residência de um mês cidade de Bellagio, na Itália, no Bellagio Study And Conference Center da Rocfeller Foundation. 

Vemos na foto acima a artista Maria Adair com a vaca que pintou quando da exposição chamada Cow Parade criada em 1998 pelo artista suiço Pascal Knapp "com a intenção que as vacas fossem uma forma criativa de reproduzir uma tela tridimensional que os artistas locais expressassem sua arte". Aqui em Salvador vários artistas pintaram e as vacas coloridas foram expostas nos principais shoppings da cidade e também em algumas praças. Além de provocar risos e curiosidade como imaginou o artista suiço as vacas feitas de fibra de vidro e pintadas por artistas serviram também de cenário para milhares de pessoas tirassem fotografias ao lado delas. Esta vaca que Maria Adair aparece ao lado e pintada por ela foi arrematada num leilão por seus filhos que em seguida lhe presentearam.

Estes dois patos de cerâmica feitos
pela Cida e pintados em acrílica
por Maria Adair  foram inspirados
nos patos da Fazenda Marimbondo.
A artista Maria Adair disse que a Escola de Arte da Iowa tem nada menos que dez Departamentos, a escola daqui tem apenas dois. O de Arte e Pintura e o Departamento de Desenho e Escultura. A turma onde estudava tinha gente de várias partes do mundo. Lembrou que durante o curso eles sempre pediam uma redação com tema livre. Certa vez  escolheu falar sobre o carro a álcool que estava sendo fabricado aqui. O professor selecionou a sua redação para ler para a turma e neste momento alguns estudantes do Oriente Médio principalmente os da Arábia Saudita não ficaram satisfeitos com a notícia do carro movido a álcool.

Ao retornar ao Brasil voltou a ensinar na EBA e fez um projeto para criar a Galeria do Aluno. Pediu a diretora Ana Maria Villar para utilizar uma sala que estava sendo usada como depósito. Ela concordou e mandou limpar a sala e aí foi instalada a Galeria do Aluno, porque a Galeria Cañizares era só para os professores e artistas convidados. A galeria ainda existe, mas hoje não tem aquele movimento de quando “nós criamos pois fazíamos oito exposições por ano e a gente procurava divulgar na época através os jornais e as televisões. Depois conseguimos expor na Galeria Cañizares uma coletiva anual com o trabalho de cada um dos alunos que fizeram exposição na Galeria do Aluno. Teve um ano que fizemos uma coletiva no foyer do Teatro Castro Alves.  Chegamos a conseguir um convite para que um desses estudantes  viajasse como Aluno Visitante para a Universidade da Filadelfia, um dos que foram foi  a Edlamar, que teve seu projeto aprovado e ela expôs por lá e chegou até a ir para Nova York", diz Maria Adair

                                              EXPOSIÇÕES

Esta obra lembra  onda gigante se
chocando com uma embarcação
.
INDIVIDUAIS: 2018 - Oitenta, Galeria Paulo Darzé, Salvador-BA; 2016 -Whats Is For Desert? Galeria Regina, Houston. Texas – USA; 2012 - O Universo Amado, Palacete das Artes, Salvador-BA2009 - A Cor do Café III, Cúria Arquidiocesana. Salvador-BA; 2007 - A Vida à Moda de Maria Adair, Centro o Cultural Correios. Salvador-BA; 2005 – Couleurs Et Saveurs de Bahia ECAPP – La Bastide, Morières-lès Avignon Provence França; Entre a Feira e o Mar, Reserva Imbassaí. Mata de São João-. BA; No Black Ties, Museu Carlos Costa Pinto, Salvador-BA; 2003 - A Cor do Café, Galeria Por Amor à Arte. O Porto – Portugal; arte@maria-adair.com,. Espaço Ornare, Salvador-BA; 2002 – Café Society, Artefacto, São Paulo-SP; 2000 - O Banquete, Museu Carlos Costa Pinto. Salvador-BA; 1998 - Les Café de Paris et Du Monde, Atelier Maria Adair- Pelourinho. Salvador-BA; 1997 – Urbano Italiano, Museu de Arte Moderna. Salvador-BA; 1994 – Garagem II, Aquarela, 
Este aviãozinho de madeira usado como 
suporte para a pintura de Maria Adair
.
Paris-França; 1993 – Trama Urbana, Hotel Sofitel, Salvador-BA; Les Chemin De La Ligne, Aquarela. Paris-França; Ondulações, Inauguração do Atelier Maria Adair, no Pelourinho. Salvador-BA; 1992- Coreografando O Espaço, MM Design. Brasília-DF; Um Banquete Azul, Companhia das Índias, Salvador-BA; 1991 – Tressage Brésilien, Aquarela, Paris-França; Brasilianishe Verknut Ungem, Arte Galerie N. Munique, Alemanha; Multimídia Show, As Pandoras, Salvador-BA;1990 – Installation, Aquarela. Paris-França; 1989 – Grandes Momentos, Galeria Geraldo Rocha, Vitória da Conquista-BA; 1988 - A Grande Viagem, Escritório de Arte da Bahia e Galeria Prova do Artista, Salvador, BA - Brasil 1988 - Águas do Mar no Agua do Mar, Água do Mar. Salvador. BA - Brasil 1987 - Trama de Couleurs, Aquarela. Paris – France; Color Into Fiber, Lifshitz Roof Garden, New York City-NY - USA; Interwoven Dimensions, Donna Astorino's House, Pittsburgh-PA - USA ;1986 - A Grande Trama, Época Galeria de Arte, Salvador-BA; 1985 – Viva o Risco, Galeria O Cavalete, Salvador-BA; Passagem, Tyler School of Art- Temple University, Philadelphia- PA - USA; 1984 – Maria Adair-84. Museu de Arte da Bahia, Salvador-BA ;1983 – Vestindo Arte, Editora Corrupio, Salvador-BA;1982 - A River of Emotions, Corrobore Gallery, lowa City; IA – USA; Iowa The Fertile Land, University of lowa Museum of Art. lowa City. IA – USA; Constellations, Brazilian American Cultural Institute, Washington-DC-USA; Constellations, International Center, lowa City-IA, USA;Tropical Yerning, Joanna Panzar's House, Pittsburgh-PA, USA; 1981 – After The Rain A New Life, Joanna Panzar's House, Pittsburgh-PA, USA; Celler, Russian Images International Arts Sewickley, Sewickley-PA, USA; 1979 – Espera, Galeria Geraldo Rocha. Vitória da Conquista-BA; Trama e Luz, Praiamar Hotel; Salvador-BA ;1978 - 29 Mostra, Museu de Arte Moderna, Salvador-BA; Organismo, Paço Municipal, São Bernardo do Campos e em 1976 - 1° Mostra, Galeria Cañizares, Salvador-BA.

Oratório transformado em
"igreja" pela artista em
homenagem a Santo Antônio.
COLETIVAS 2018Fluxos Visuais, Palacete das Artes. SSA-BA; 2017 –ArtBrasil, Artserve. Fort Lauderdale- FL - USA; II Mostra Internacional- O Livro de Artista, Museu de Arte da Bahia, Salvador-BA ;  Agosto das Artes, Museu de Arte Moderna, Salvador-BA ; 2016 – Santa Ceia, Convento do Carmo, Salvador-BA ; Livros De Artista, Museu de Arte da Bahia, Salvador-BA ; Exposição Professor-Artista, APUB Sindicato, Salvador-BA ; 2015 – Circuito das Artes, Galeria da Aliança Francesa , Salvador- BA;  2013 -Triangulações, Museu Nacional do Conjunto Cultural da República, Brasília -DF ;  Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães, MAMAM, Recife-PE; Paulo Darzé Galeria de Arte. Salvador-BA ;  Triangulações, Palacete das Artes, Salvador-BA; Catt Parede, Paulo Darzé Galeria de Arte. Salvador- BA; Circuito Das Artes, Palacete das Artes.Salvador-BA ;2012 – Circuito Das Artes; Palacete das Artes, Salvador- BA; 2011- Sérgio Rabinovitz e Maria Adair, Museu da Misericórdia, Salvador-BA ; 2010 – arte Contemporânea, Galeria Projecto. Cerveira – Portugal; 14 Obras de Misericórdia, Museu da Misericórdia, Salvador-BA; Open France Brésil; Atelier Grognard, Rueil-Malmaison - França; Santana, Museu de Arte da Bahia, Salvador-BA ; 2009 – Doce de Santo, Galeria ACBEU, Salvador-BA; Open Art França – Brasil, Centro Cultural Correios, Salvador-BA; 2007 – Mulheres em Movimento, Galeria Cañizares, Salvador-BA; 2005 – Afetos Roubados no Tempo, Caixa Cultural. Salvador-BA, Faculdade Santa Mônica, SP; Museu Théo Brandão. Maceió. AL, Galeria Capibaribe. Recife. PE, Goethe Institute. Salvado- BA; 2004 – Arte em Revezamento , EBEC Galeria de Arte, Salvador-BA; 2003 -1º Salão de Arte,  Consulado da Holanda, Salvador-BA; 2002 – Exposição de Arte, Galeria Banco de Arte, São Paulo-SP ; 150 Anos da  EBA-UFBA,  Centro Cultural Correios, Salvador-BA ; Exposição de Inauguração ,  Galeria Mercado das Artes, Salvador-BA ;  Exposição de Inauguração,  Galeria da Cidade, Salvador- BA - ; 2000 – Arte – Arte Salvador 450 ANOS, Padrão do Descobrimento, Lisboa; Museu de Arte Primitiva Moderna, Guimarães – Portugal; Museu de Arte de Macau, Macau – China;  Mestras da Arte Baiana, Museu Náutico, Salvador-BA ; 1999 - 19 Exposição Do Leilão de Arte GACC, Museu de Arte Moderna, Salvador-BA ;Arte -Arte Salvador 450 Anos, Museu de Arte Moderna, Salvador-Ba; Curitiba-.PR; Museu da Cidade 
Obra saudando Orixá pintada
em papel .
Rio de Janeiro-RJ ; 1998- Bahia à Paris,  Artes Plastiques D’Aujourd’hui, Galerie Modus, Paris – França; Arte-Arte Salvador 450 Anos, Museu de Arte Moderna. Salvador-BA ; 1997 – 8 Exposições, Ada Galeria de Arte, Salvado- BA; 1994 – Exu, Fundação Casa de Jorge Amado, Salvador- BA; Les Couleurs Du Brésil Em Homenage Au Maitre Bajado, UNESCO, Paris; 1993 – Internacional Contemporary Furniture Fair, Jacob Javitz Convention Center, New York – USA; 1992 - Interpretando A América, Galeria ACBEU, Salvado- BA; 1990 – Quinzaine Bresil, Rotonde du Théâtre Municipal, Rennes – França; Brazilian Festival; Westin Galeria Ballroom. Houston, Texas- USA; 1989 – Introspective Contemporary Art Bry Americans And Brazilians Of African Descent, California Afro American Museum. Los Angeles.CA – USA; 1991 - Bronx Museum. New York – USA; 1988 - A Mão Afrobrasileira, Museu de Arte Contemporânea, São Paulo-SP; Brésil Hexagonal, Union de Banques a Paris, França; Pinturas e Esculturas, Escritório de Arte da Bahia e Prova do Artista, Salvado- BA; Sisters Of The Américas, Muse Gallery. Philadelphia-PA – USA; 1987 – Exposição de Verão, Rodin Galeria de Arte, Salvador-BA; 35 Artistes Bresiliens, Abbay du Bois de Nottonville – França; 1986 – Exposição de Verão, Museu do Cacau. ilhéus-BA; 1984 – Três Artistas Baianos, Galeria J. Inácio, Aracaju-SE; 1983 – Graphites Brésiliens, Maison du Brésil. Paris – França;1982 – Multimidia Show, Stephen Edward Galleries, New York City – USA; 1981- Brazil Expo 81, Carlow Colege. Pittsburgh-PA – USA; 1979 – Exposição de Abertura, Galeria Geraldo Rocha. Vitória da Conquista-BA; Exposição Cadastro, Museu de Arte Moderna da Bahia, Salvado- BA ; 1978 – Mostra Recentes Aquisições, Museu de Arte Moderna da Bahia, Salvador-BA ; Salão de Arte da  FUNCISA, Museu de Arte da Bahia, Salvador-BA ; Images / Messeges D’Amerrique Latine, Center Cultural Municipal de Villeparisis, Villeparisis-França; 1977 - Exposição Centenário de Fundação da Escola de Belas Artes da Bahia, Museu de Arte Moderna – Salvador-BA ;19º Salão de Verão da Bahia, Museu de Arte Moderna, Salvador-BA ;1976 -9 Artistas Baianas,  Museu Regional de Feira de Santana, Feira de Santana-BA.

3 comentários:

  1. Meu velho amigo professor Reynivaldo Brito, nos presenteando mais uma vez com essa excelente matéria crítica e descritiva acerca da também excelente artista plástica minha querida Maria Adair, parabéns aos dois, abraços.

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  2. Minha querida professora de pintura ll na Eba UFBA e parabéns amigo Reynivaldo Brito pelo belíssimo trabalho 👏👏👏👏

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  3. Grande artista Maria Adair. Bela trajetória de vida, muitos estudos, dedicação professoral. Uma artista de peso da nossa cidade, com um primoroso trabalho autoral e reconhecido.
    Mais uma vez, Reynivaldo agradeço pelo seu belo texto e por seu aguçado olhar em vê a arte como um estado de satisfação e beleza.

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