Translate

segunda-feira, 21 de junho de 2021

MEMÓRIA DE UDO KNOFF VAI SENDO APAGADA

Vemos o mural de autoria de Udo Knoff e o
teto destruído da casa onde morou e trabalhou
.
 
 Para todos que acompanham as artes   plásticas em   nossa Bahia  vemos com   tristeza o que  aconteceu   com a casa e   as oficinas do grande ceramista Horst   Udo Erich Knoff que nasceu em 1912   na Alemanha   e faleceu em 1994 em   Salvador. Viveu 56 anos em   nossa   Cidade, tendo chegado no ano de 1938.   Tudo   foi destruído, e hoje só resta um   mural que fica em     frente a casa em   ruínas. Este mural poderia ser   removido e integrado ao acervo do Museu que existe   em seu nome, e que também neste momento     encontra-se fechado.
Recebi várias   fotografias   feitas por um artista  que ficou indignado com esta situação, inclusive tenho informações que várias peças de autoria de Udo Knoff , como era mais conhecido,  teriam sido  jogadas no lixo,que  algumas pessoas  recolheram  para seus acervos, e  outras pegaram para vender.      Pessoas que trabalharam nas oficinas lembram que  vários artistas baianos quando eram convidados para fazer um mural de azulejos ou de outras  obras  ligadas a cerâmica recorriam a Udo Knoff , a exemplo de Carybé,Jenner Augusto,Lênio Braga, Sante Scaldaferri ,Genaro de Carvalho dentre outros. Muitos desses artistas que  contavam com os serviços do grande ceramista deixaram lá desenhos, esboços, projetos , pinturas, etc.  Tudo isto pode ter desaparecido. 
A oficina está em ruínas 

Numa conversa que mantive por telefone com sua filha Patrícia ela me  confirmou que não existe mais nada lá. Disse que  seu marido também  faleceu, e que ela e seus irmãos não se interessaram em dar  prosseguimento  ao trabalho que seu pai Udo Knoff desenvolvia. Portanto,  só resta o Museu no Pelourinho, já que o acervo e as oficinas  na  residência  do artista não mais existem.

Ainda existe no Centro Histórico , no Pelourinho,na Rua Frei  Vicente,  número 3 , o Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica que  reúne a  coleção particular do artista de azulejos dos séculos XVII , XVIII,  XIX e  XX de origem portuguesa, inglesa, francesa, holandesa , mexicana  e  belga, além de telhas vitrificadas, jarros e reproduções de azulejos an-  tigos, em sua maioria de casarões que foram demolidos. Também você  pode apreciar  painéis, telhas de beiral, ferramentas, maquinário, objetos e  fotografias. O artista  escreveu o livro Azulejos na Bahia , que foi lançado  em 1986 pela Fundação Cultural do Estado da Bahia. Ensinou também  cerâmica na Escola de Belas Artes, da Ufba.

Museu Udo Knoff está
fechado faz tempo.
 Este museu portanto reúne uma coleção valiosa   do  ponto de vista histórico e   cultural, inclusive peças e objetos   confeccionados pelo grande ceramista nas   oficinas que mantinha no bairro de   Brotas, e nas atividades educacionais que   periodicamente  promovia nas   dependências do   próprio museu. No museu   ainda estão arquivados   documentos do artista,   como   desenhos e anotações   as quais permitirão no   futuro estudos mais  sobre a importância de sua obra.

 Estive  no dia 12.6.2021 no Centro Histórico com o objetivo de visitar o   Museu Udo Knoff. Encontrei inexplicavelmente todos os museus fechados, e   não consegui nem autorização para tirar uma foto das obras do ceramista   expostas . O que pude fazer foi fotografar sua fachada e apelar para outras   fontes a fim   de concluir este texto. Dizem que ao vender sua coleção ele   acreditava ser  a   melhor forma de preservá-la , além de concretizar um de   seus sonhos que   era   a existência de um espaço de oficinas como meio de   educar e difundir a   arte   da azulejaria em nossa Bahia. Acontece que as más   administrações nos   últimos anos têm desprezado os museus baianos, e o   Museu Udo Knoff está   fechado há vários meses sem perspectiva de abertura. As informações são   desencontradas. Uns dizem que estaria passando por reformas e também que foi fechado por causa da pandemia. À esta altura não se justifica permanecer fechado, basta criar protocolos para visitação. Já tinha enviado um e-mail pedindo informações e não me responderam. É assim que eles estão tratando a cultura em nossa Bahia. 

Além de conter inúmeras peças de autoria de Udo Knoff  tem muitos azulejos que ele recolheu durante sua existência de demolições de casarões do período colonial. Em 1994 , o então Banco do Estado da Bahia, o Baneb como era mais conhecido, adquiriu parte de sua coleção e inaugurou o Museu Baneb de Azulejaria e Cerâmica Udo Knoff . Cinco anos depois o Baneb foi privatizado e o acervo foi doado ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia ( Ipac) , que inaugurou o museu em 2003 .

O Museu é composto por dois ambientes , sendo que a exposição Azulejaria na Bahia contém materiais da arte da cerâmica e do azulejo , além de apresentar uma visão cronológica da existência do azulejo dos séculos XV ao XX, incluindo sua chegada ao nosso país no século XVII.

O museu conta ainda com fotografias de prédio revestidos com azulejos confeccionados nas oficinas de Udo Knoff, que foram destruídas recentemente. Esses trabalhos são frutos de projetos de artistas os quais recorriam ao Udo para confeccionar os azulejos.

O grande ceramista em seu atelier de Brotas.
                            QUEM ERA

O ceramista Horst Udo Enric Knoff nasceu na  Alemanha,  , na cidade de Halle , em 20 de  maio de 1912  e faleceu em Salvador no dia 7 de junho  de 1994. Era filho de fazendeiros Erich Alfred Wilhem  Knoff e Klara Von Muller Knoff. Chegou a estudar  agronomia , quando conheceu a estudante de Belas Artes  Ivotici Becker Altmayer ,chegando a se matricular em  Belas Artes. Porém devido a proibição de cursar duas  faculdades, terminou optando por Agronomia onde se  diplomou. Em 1948 casou-se com Klara Von Muller e  por volta de 1950 veio morar no Rio de Janeiro,e passou  a trabalhar na Cerâmica Duvivier , em Jacarepaguá. Daí se apaixonou pela arte de cerâmica e passou a fazer alguns cursos de especialização, e em 1952 a convite do professor Carlos Eduardo da Rocha veio fazer uma exposição de obras em óleo sobre tela na então Galeria Oxumaré,que funcionava no Passeio Público. Gostou da Bahia e veio de vez morar na Avenida D. João VI, em Brotas, onde manteve durante anos cinco fornos para a queima de suas peças e de outros artistas. No ano de 1960 por indicação do professor Mendonça Filho foi contratado pelo reitor Edgard Santos para lecionar na Escola de Belas Artes, da Universidade Federal da Bahia. Oito anos depois passou a recolher antigos azulejos de casarões em demolição,formando um acervo considerável. Em 1975 foi para Portugal e em Lisboa coletou material suficiente para finalizar sua pesquisa no Museu Madre Deus, hoje conhecido por Museu do Azulejo. Em 1986 publicou o livro Azulejos da Bahia.

Uma vista parcial do museu Udo Knoff
 quando estava funcionando.
 O saudoso Udo Knoff trabalhou não apenas criando   suas peças, mas também como executor de   importantes projetos de vários artistas consagrados.   Quando o paraense Lênio Braga foi convidado para   fazer um mural para a Rodoviária de Feira de   Santana foi ele quem fez os azulejos. O mesmo   aconteceu com vários murais de Carybé como o   existente na Casa de Jorge Amado, os que   emolduram a fachada do Banco do Brasil, na   Cidade   Baixa. Também fez trabalhos para o artista   sergipano  Jenner Augusto que tem murais no   edificio do Banco do estado de Sergipe e da Energisa. Cito ainda os artistas Genaro de Carvalho, Floriano Teixeira, Calazans Neto, dentre outros. Portanto, quando os artistas eram convidados a criar um mural lá era convocado o Udo Knoff para executar os azulejos que os comporiam. 

                     ORIGEM 

 A palavra azulejo significa pedra cintilante ou polida, e é uma tradição maometana  que data de 894 . Os azulejos revestem a mesquita de Sidi Okba , em Kairouan, com elementos vindos de Bagdá. Também são presença na Pérsia , hoje Irã, onde desde o século XII houve uma grande expansão de sua produção  sendo exportados para toda Península Ibérica. Foram os portugueses que trouxeram os azulejos para o Brasil no século XVII, sendo logo aceitos para revestimento dos casarões por ser esmaltado e portanto impermeável resistente às intempéries . Um detalhe interessante que é na região Nordeste onde se encontra até hoje a maioria  de azulejos no Brasil. Esta é a Mesquita de Sidi Okba, Kairouan, na Tunísia, onde os azulejos foram usados inicialmente.









39 comentários:

  1. Muito triste Reynivaldo , mas infelizmente nossa sociedade tecnológica limitou a apreciação artística a superficialidade e com prazo de validade . A excelência de hoje será o clichê de amanhã . Nada deve durar , tudo tem de ser superado a cada instante para que novas novidades apareçam. Além de tudo , o comércio e a sociedade de consumo contemporânea aprisionaram a Arte , comandando os seus passos . Será bom o que for eleito por ela como tal.Perdeu-se a poesia e o senso crítico , substituídos pela filosofia da descartabilidade e imediatismo. Meu humilde desabafo !

    ResponderExcluir
  2. Sergio Mattos
    E uma pena. A Bahia não preserva sua cultura como deveria.

    ResponderExcluir
  3. Anna Georgina Rocha Cardoso
    Muito bom lembrar, que existiu este atelier.
    Uso Knoff era uma pessoa sensível à arte.
    Conheci muito e estava sempre com ele, fiz inclusive vários trabalhos para clientes.

    ResponderExcluir
  4. Bia Jacobina
    É primo as pessoas perderam o amor pelas Artes!!

    ResponderExcluir
  5. Jorge Nascimento Silva Nascimento
    Bia Jacobina há muito tempo...qndo não, trocaram por banalidades, o vil, o medíocre. Começou em casa, com a falta de leitura, Educação e a massificação, dita, Global. Eu, vc, Menandro Ramos no ginásio, fizemos trabalhos sobre a História da Arte. Eu fui pra biblioteca Central, pesquisar na Barda, outros e já fazia em folhetos, a nova Conhecer, da abril Cultural... Menandro lembra ... Acho que a Arte hoje, virou pirotecnia, com alguns " espertalhões", cuja " arte" principal, demonstram no Ter, ao invés do Ser!!! Estamos vendo TDS os dias nos telejornais!! Lamentável!!!

    ResponderExcluir
  6. Fernando Freitas Pinto
    Muito bom artigo, Amigo Reynivaldo; Abraços!!

    ResponderExcluir
  7. Severina Ferreira Severina Ferreira
    Infelizmente o povo não sabe valorizar o que é bom.

    ResponderExcluir
  8. Jorge Luiz Masavitch Cardozo Cardozo
    Lamentável!

    ResponderExcluir
  9. Marluce Maria Morais Brito
    Não cheguei a conhecê-lo. Na nossa casa em Pombal, no banheiro, há um trabalho feito pelo pessoal do Ateliê dele nos anos 90, sob o comando da mulher dele. Parece que ela morreu, não tenho certeza.
    Esse resgate a que você se dedica, na preservação da memória das Artes Visuais da Bahia, não preço, nem precedente. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  10. Gracinha Rodenburg Magalhães
    A Bahia perdendo a melhor parte de sua memória - a arte. Uma pena...

    ResponderExcluir
  11. Tino Oliveira
    Triste né ?
    Trabalhei um tempo com Udo trabalho,um artista ímpar...
    A cultura,,a história de todos nós mais uma vez desprezada, indo prum esquecimento absurdo !
    Que vergonha meu Deus !
    Parabéns pela excelente matéria Reynivaldo,amigo Reynivaldo.
    Vamo que Vamo...
    Tamojunto !

    ResponderExcluir
  12. Guel Silveira
    Maravilha! Bela lembrança. Grande abraco

    ResponderExcluir
  13. Luiz Freire
    A Bahia e a politica cultural vigente tem condenado ao esquecimento todos os artistas, tanto eruditos, quanto populares. Os pioneiros da arte moderna baiana e seu legado cultural tem sido sistematicamente desagregado e destruido no seu conjunto

    ResponderExcluir
  14. Ticiano Leony
    Udo Knoff também fez azulejos para Massimo Leopoldo URBAN que ornamentam saguões e playgrounds de vários prédios em Salvador. Urban foi outro muralista que esteve na Bahia e ficou no esquecimento. Argentino de origem como Hector e Reynaldo, recentemente falecido.

    ResponderExcluir
  15. Guache Marques
    Tristeza! Um lindo painel ali em Brotas! Sempre que vou lá, admiro a técnica e a criatividade desse painel que está em mau estado. Urge fazer algo! Abraços, Reynivaldo Brito pela lembrança e defesa da nossa arte.

    ResponderExcluir
  16. Edison Etsedron
    Coitado de Udo mais você vai carregar a bateria da memoria dele.

    ResponderExcluir
  17. Silvana Teixeira
    Muito triste não preservarem o nome desse grande artista.

    ResponderExcluir
  18. Affonso Fonseca Netto
    É uma pena ... Eu o conheci bem!

    ResponderExcluir
  19. Junior Passos
    Temos esse mural no obelisco em Pombal 👍🏼
    Pode ser uma imagem de piscina, monumento e ao ar livre

    ResponderExcluir
  20. Maria Adair
    Udo Knoff. Um grande artista-ceramista....
    Entretanto, a Bahia da atualidade perdeu todo o elan que anos atrás mantinha em relação às ARTES PLÁSTICAS.
    Pessoalmente, eu acho que a ênfase na decoração, está sufocando as Artes Visuais ou Plásticas .

    ResponderExcluir
  21. Jodevania Alves
    Uma pena a cultura e as artes terem esse final.

    ResponderExcluir
  22. Hamilton Calabrich Filho
    Um acervo belíssimo que conheci muito. E ainda tenho peças na minha coleção.

    ResponderExcluir
  23. Lorice Cheade
    Sr Udo fez belíssimo azulejos para a nossa casa nos barris. Era um grande artista.

    ResponderExcluir
  24. Infelizmente os governos atuais não teem interesse nem com cultura ou educação.

    ResponderExcluir
  25. Caro Reynaldo,
    Meu nome é Eliana, sou doutoranda no PPGAU-UFBA e tenho o trabalho de Udo Knoff como referencial primário mais importante de minha pesquisa que trata da azulejaria autoral produzida no Brasil entre as décadas de 1940-1950.
    Você tem toda a razão em denunciar o descaso com a preservação do que restou do atelier de Udo Knoff, em Brotas. Entretanto as informações que te passaram não estão corretas. Desde que Fred, esposo de Patrícia Knoff, faleceu, em 2019, o espólio de Udo foi colocado em praça pública por membros da família. Posso te garantir isso. Já perdi a conta das vezes que liguei ou mandei mensagens pedindo que me deixassem dar um destino digno ao material. Mas ao invés disso eles permitiram que um leiloeiro entrasse no local e às marretadas tirasse de lá azulejos que passou a oferecer como obras de Carybé, feitas no atelier de Udo. Ele mostra, inclusive o local de onde tirou. Denunciei em minha página do facebook, denunciei na página do Projeto SOS Azulejo Brasil, do qual sou a coordenadora executiva, denunciei para a filha de Carybé e argumentei com o próprio leiloeiro quando ele me ligou querendo me convencer que eu estava errada quanto a autoria dos trabalhos.
    Há 5 anos como, durmo e respiro a missão que eu mesma me dei, de colocar em evidência a importância desse artista não apenas para a Bahia mas, para todo o Brasil. Já perdi a conta de todas as palestras, seminários, congressos e entrevistas que fiz para divulgar o trabalho de Udo Knoff. Os noventa e três livros de encomenda que o ceramista preencheu ao longo das quase 4 décadas de trabalho em seu atelier foram digitalizados por mim, de livre e espontânea vontade, dentro do laboratório da UFBA ao qual estou vinculada. Quanto custou para as instituições públicas? Nada. Fiz com o maior prazer do mundo, pelo reconhecimento e gratidão que sinto em poder estudar esse acervo. Se hoje podemos conhecer a materialidade da arte azulejar do século XX devemos agradecer a Udo Knoff. Simples assim.
    E digo mais.... graças ao que se mantém preservado no Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica a minha investigação pode acontecer. Graças ao livre acesso que tenho a toda documentação e obras de UK, que o IPAC, a DIMUS, para além da própria instituição, me concederam, consigo reunir e registrar em um trabalho científico, essa memória, que pertence a todos nós e que, infelizmente, poucos conhecem.
    Peço, por favor, que não entenda essa mensagem como uma retaliação ao que postou. De forma alguma. Quero apenas que esse problema tão grave seja enfrentado da forma correta. Estou à sua disposição para qualquer outro esclarecimento. Obrigada por sua atenção,
    Cordialmente,
    Eliana Ursine da Cunha Mello

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Corrigindo.... minha pesquisa tem como tema a azulejaria autoral produzida no Brasil entre as décadas de 1940-1980.

      Excluir
  26. Em tempo...
    Acho importante registrar que ao dizer que "o espólio de Udo foi colocado em praça pública por membros da família" NÃO ME REFIRO À PATRÍCIA KNOFF que, como ela mesmo disse, tanto para mim, pessoalmente, quanto para você, por telefone, não há, de sua parte, nenhum tipo de interesse em dar continuidade à preservação daquele material.
    Mais uma vez, obrigada,
    Eliana

    ResponderExcluir
  27. A propósito...
    Se quiser ver o que restou do atelier por dentro, antes da depredação que hoje invadiu o espaço, tenho centenas de fotos que fiz em 2018, quando fui recebida por Fred e em 2019, no primeiro semestre por Fred e já, no final do ano, por Matheus,neto de Udo, um adolescente incrível que me repetiu por várias vezes... vc sabe coisas sobre meu avô que nunca sequer imaginei. :(
    Eu lamento muito tudo isso, Reynivaldo.
    Att.
    Eliana

    ResponderExcluir
  28. BOM DIA MEU NOME É CARLOS MARCIO PROCOPIO FERREIRA IRMÃO DE PATRICIA KNOFF E ENTEADO DE SR, UDO KNOFF CRISDO POR ELE DESDE OS MEUS PRIMEIROS ANOS DE VIDA ONDE ME ENSINOU TUDO QUE SEI A RESPEITO DA ARTE DE AZULEIJARIA HOMEM MAGNIFICO QUE FOI ABONDONADO PELOSQUE SE DIZIAM AMIGOS NO MOMENTO MAIS DIFICIL DE SUA VIDA !
    A RESPEITO DDO MUSEU MUITO DAS SUAS OBRAS ESTÃO JOGADAS NO SOTÃO DO PREDIO INCLUSIVE MUITAS FOTOS DELE ESTOU DIZENDO O QUE EU VI PESSOALMENTE FIQUEI TÃO ABORRECIDO QUE PREFERIR NÃO ME IDENTIFICAR UMAS DAS CURADORAS DO MUSEU NÃO ME LEMBRO O NOME AGORA ME INFORMOU QUE A MUITOS ANOS ESTAVA DAQUELE GEITO E QUE NADA PODERIA SER FEITO .
    IMAGINE UMA HOMEM COM TRABALHO MAGNIFICOS E ESPALHADOS DO TODO O MUNDO ESTA SE PERDENDO DESTA MANEIRA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Carlos, boa tarde! Estou vendo seu comentário somente hoje, me desculpe não ter respondido antes! Eu conheço o Marcelo, estive com ele no Rio. Você mora aqui em Salvador? Será que poderíamos conversar? Eu estudo o trabalho e os registros que Udo nos deixou, uma referência importantíssima para a cultura brasileira Agradeço muito se puder entrar em contato comigo. Meu email é eliana.mello@gmail.com
      Grande abraço, Eliana

      Excluir