Translate

quarta-feira, 29 de novembro de 2023

LEMBRANÇAS 2 - MESTRE RESCÁLA

Rescála ao centro, eu e Ivo Vellame
ultimando o julgamento das obras
na AABB.

Estive algumas vezes com o mestre João José Rescála, professor emérito da Escola de Belas Artes, da Universidade Federal da Bahia e um dos fundadores do Grupo Bernadelli. Uma das coisas que mais me chamava atenção além de sua calma, a fleuma semelhante a de um  inglês, é que ele costumava acender um cigarro atrás do outro. Talvez isto tenha contribuído para sua morte. Ele foi um dos grandes restauradores de importantes obras como funcionário do Instituto do Patrimônio Histórico Nacional, na Bahia. A humildade e a coerência são dois fatores importantes para conhecer sua vasta obra. Numa destas vezes que estive com o mestre Rescála foi durante o julgamento de algumas obras do 2º Salão Nacional de Pintura, edição Bahia, promovido pela Federação Nacional de AABBs, em agosto de 1982 ,no Clube Associação Atlética da Bahia, no bairro da Barra,em Salvador.

Rescála  em 1976 , com cigarro na boca 
, pintando para sua exposição numa 
 galeria localizada no Hotel Othon Pálace.
 Nos anos 80 e 90 o movimento de arte na Bahia era  intenso, tinham muitas galerias funcionando e até os clubes sociais, instituições e organizações diversas promoviam exposições e até salões de arte. Lembro que empresas do Polo Petroquímico e de outros setores da economia também apoiavam as artes plásticas baianas. Por uma triste coincidência do ano 2000 para cá houve uma diminuição de galerias, de salões e exposições. Os órgãos oficiais passaram a dar mais importância a música e outros segmentos que trazem mais visibilidade e entretêm o povo enquanto as mazelas são cometidas. Também houve a diminuição da atividade econômica e assim as empresas deixaram de investir nas artes visuais.

 

 


9 comentários:

  1. Antônio Augusto
    Ivo Velame foi meu professor no colégio Antonio Vieira em Salvador e conheci Rescala na Escola de Belas Artes da Ufba na Av. Araujo Pinho no bairro do Canela na década de sessenta do século vinte, tempos de grandes nomes da arte e da cultura na nossa Bahia.

    ResponderExcluir
  2. Luis Guilherme Pontes Tavares
    Li vosso comentário enquanto aguardo a abertura das portas de galeria de arte no bairro culto da Saúde. Rescala, sempre.

    ResponderExcluir
  3. Maria Nazaré Santos
    Convivi na década de 80 com Um Colecionador compulsivo cliente meu , que se tornou amigo , Carlito Mascarenhas Dias das obras de Rescala ! adquirida dos filhos de Rescala , então Carlito Mascarenhas que comprou uma das minhas casas no Caminho das Árvores e como também decorei a casa para ele , fiz o Layout montei paredes e mais paredes com as obras de Rescala ao mesmo tempo que as vezes recebiamos estas obras das mãos dos filhos , bem como de outros grandes Artistas desta época , me lembro que contei 70 obras nestas paredes desta minha ex casa que se situava na Rua dos Umbuzeiros no Caminho das Árvores eu e logicamente meu amigo colecionador ! saudades dele ❤️foi uma figura marcante na minha vida !

    ResponderExcluir
  4. Graça Ramos
    Foi meu Professor de TEORIA E TÉCNICA DA PINTURA, e das Disciplina RESTAURAÇÃO I e II. Muito responsável e competente , um verdadeiro Mestre!

    ResponderExcluir
  5. Selma Costa
    As suas argutas observações sobre o professor Rescala ,descrevem bem a pessoa que tive o prazer, o privilégio de entrevistar na residência, no Caminho das Árvores

    ResponderExcluir
  6. Salomão Zalcbergas
    Foi meu professor pintura1!

    ResponderExcluir
  7. Caetano Dias
    Ótima matéria! De fato, um grande artista, infelizmente, sua obra ainda recebe o merecido reconhecimento.
    Parabéns pelo escrito.

    ResponderExcluir