Translate

quarta-feira, 28 de abril de 2021

IVAN LOPES O PINTOR DO SILÊNCIO NOS CONVENTOS BAIANOS

Autorretrato do pintor Ivan
 Lopes aos 23 anos de idade.
O
pintor Ivan Lopes não viveu nestes tempos de comunicação instantânea e de múltiplas plataformas. Sua trajetória como pintor está ligada ao silêncio dos claustros, das naves e sacristias das igrejas  mosteiros e conventos barrocos de nossa Bahia. Era no silêncio sentado num banco, e no seu cavalete ele colocava uma tela e pacientemente ia transferindo os detalhes dos azulejos, das imagens e dos  grandiosos altares com suas belas colunas. Viveu e produziu sem muita divulgação de sua obra, que agora tento com dificuldade resgatar para que fique registrada para as futuras gerações.      Nasceu em Salvador no dia 15 de fevereiro de 1934,  e começou seu contato com a arte posando como modelo na então Escola de Belas Artes, que funcionava num belo casarão na rua 28 de setembro. Vendo seu interesse pelas artes o mestre Alberto Valença o incentivou a estudar , onde veio a concluir o Curso Livre de Pintura , e teve como professores Raimundo Aguiar, Alberto Valença e Emídio Magalhães. Lhe ofereceram outra oportunidade, e foi aprender restauração com o mestre João José Rescala e Liana Silveira. Seu aprendizado deu-se na restauração do acervo da Igreja de Santa Teresa que depois se transformaria no Museu de Arte Sacra, da Universidade Federal da Bahia. 
Vemos uma visão do interior da igreja de
São Francisco, em Salvador.
Ele participou do V e do VI Salão Baiano  de Belas Artes, em 1955 e 1956, realizou  exposições  individuais em 1968 e outra em 1978, e de coletivas na Galeria Panorama nos anos 1967 e 1969. Era um dos restauradores oficiais do Museu de Arte Sacra , da Universidade Federal da Bahia. Pintou com maestria os santuários mais importantes da Bahia como o igreja de São Francisco, o convento de Santa Teresa,  Convento da Ordem III do Carmo, Convento do Desterro e muitos outros conventos , mosteiros e igrejas, além do Centro Histórico de Salvador. Depois de aposentado dedicou-se à pintura e ao desenho em seu atelier que funcionava na sua residência no      Conjunto São Bento, no Centro da Cidade, onde veio a falecer às 10 horas da manhã, do dia 6 de novembro de 1984.Nasceu em 1934 e faleceu      em  1984, portanto, aos 50 anos de  idade.
Retrato do ex-governador
Luiz Viana Filho.
O artista é pai de outro profissional de talento o Ivo Neto que está ai trilhando o caminho da arte trabalhando muito , seguindo o gosto do pai e mestre pelos templos majestosos desta nossa Bahia. .De tanto pintar os interiores das igrejas Ivan Lopes  era capaz de   pintá-las sem ir novamente ao local. Decorava os ambientes, e assim pintava os seus quadros, muitas vezes no próprio atelier. Era também um excelente retratista tendo pintado o ex-reitor Edgard Santos, o monge e historiador   Dom Clemente da Silva Nigra,o governador Luiz Viana Filho, dentre outras personalidades
Segundo Ivo Neto "meu pai vendia suas obras em casa mesmo,  e vivia afastado das galerias. Às vezes vendia e não pagavam. Lembro que ele e Jaime Hora vendiam àqueles comerciantes da Avenida Sete de Setembro. Eram obras com  temas de casarios e igrejas , que  dominava bem.  Na realidade ele fez poucas exposições individuais e participou de algumas coletivas." Mesmo após sua morte as obras de Ivan Lopes não alcançaram ainda preços significativos. O Jaime Hora, por exemplo,  está melhor  cotado no mercado de arte.
Marinha,  Rio Vermelho, foi a última obra
 assinada por Ivan Lopes antes da morte.
Revendo minhas colunas encontrei registros de quatro exposições coletivas que Ivan Lopes participou com vários outros artistas. No ano de 1976 integrou três mostras organizadas por Roberto Araújo, que era da cidade de Valença, e aqui abriu  a Galeria Rag, na Boca do Rio. Roberto não entendia muito de arte, mas tinha um entusiasmo nunca visto em realizar exposições e manter contatos com artistas. Como não tinha muito conhecimento e habilidade neste tipo de relacionamento sua galeria que ocupava uma casa, hoje quase em ruínas, vivia lotada  de obras. Muitos artistas qualificados , inclusive até alguns sem  talento, tinham lá um local  onde deixar suas  obras . Era uma confusão danada! 
Mas, voltando ao Ivan Lopes ele expôs em abril de 1976 no de Festival de Artes Plásticas da Galeria Rag durante um cruzeiro para a Europa no navio Eugênio C. Já em dezembro participou de duas coletivas uma em Brasília, na Galeria Decor de Interiores , e também, numa mostra comemorativa da Semana da Marinha, em Salvador. Em novembro de 1978 integrou uma coletiva beneficente do Instituto de Organização Neurológica da Bahia, ION, que funciona em Ondina. Para esta mostra vinte e cinco artistas doaram suas obras que foram leiloadas, e o apurado ficou com a instituição. 




12 comentários:

  1. Este resgate é fundamental para a história das artes plásticas.
    Será que não existe nenhum edital público para incentivar isso?

    ResponderExcluir
  2. Muito bom Reynivaldo . Sinto não tê-lo conhecido , mas a sua matéria me fez próximo a ele e sua arte .

    ResponderExcluir
  3. Parabens, meu primo/amigo, suas publicações me orgulha em saber da sua capacidade cultural e intelectual.
    Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigada Reynivpor recordar este grande pintor e maravilhoso ser humano que foi Iván Lópes

    ResponderExcluir
  5. Grata por oferecer-me, e a tantos outros leitores, a chance de saber sobre Ivan Lopes, cujo valor artístico você tão bem nos mostra.Temos, sim, grandes nomes, muitas vezes não destacados como merecem.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns amigo Reynivaldo magnifica materia sobre o.meu pai Ivan Lopes

    ResponderExcluir
  7. Sou o Ivo Neto
    Amigo Reynivaldo Brito parabéns pela divulgação sobre o.mru pai e artista Ivan Lopes

    ResponderExcluir
  8. Sou Ivone Lopes filha de Ivan Lopes e irmã de Ivo neto. Estou emocionada com está matéria. Quando meu saudoso pai era vivo de fato não havia a internet nem estes avanços tecnológicos, mas ele com duas pinceladas sabia captar as belezas arquitetônicas de nossas igrejas e paisagens. Merecia reconhecimento maior pela sua contribuição artística. Obrigada Reynaldo Brito pela divulgação as novas gerações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Ivone! Tenho dois quadros do Ivan Lopes. Como faço pra saber o valor dos quadros?

      Excluir