Translate

sexta-feira, 17 de julho de 2020

AS GALERIAS LE DÔME E PANORAMA

O casarão onde funcionou a Galeria Le Dôme, antes da
reforma feita pelos irmãos Cardoso.
A Galeria Le Dôme foi criada pelo artista Euler  e seus irmãos Eckener e Publio Cardoso em novembro do ano 1965  na Rua Leovigildo Filgueiras, 24, no bairro da Fazenda Garcia, em Salvador.Este nome foi escolhido em homenagem ao artista sergipano José de Dome. A ideia  surgiu devido Euler enfrentar dificuldades para expor suas obras nas poucas galerias que funcionavam naquela época em Salvador, que ´preferiam artistas consagrados.
Conheci o artista José de Dome, em Curitiba ,nos anos 60. Estava hospedado num hotel e ao solicitar a chave do meu apartamento chegou ao balcão da recepção o artista sendo  reconhecido por mim , e conversamos alguns minutos. À noite ao retornar ele tinha deixado uma aquarela de sua autoria na portaria do hotel para mim, a qual  tenho até hoje no escritório . Este era o José de Dome uma pessoa amável e de grande talento. Nunca mais tive a oportunidade de encontrá-lo. Ele nasceu na cidade de Estância, em Sergipe, em 1921, e faleceu em Cabo Frio,  Rio de Janeiro, em 1982. Seu nome era José Antônio dos Santos, e tinha este apelido porque sua mãe era uma tecelâ conhecida na cidade e chamava-se Dometila .No sertão costumam apelidar os filhos de José de sicrano, Maria de fulana etc.

 Ao lado: O governador Lomanto Junior com os irmãos Cardoso. Eckener  (falando),Euler ( de cachimbo) e Públio,sócios da galeria.
Conta Anna Georgina que " tudo começou numa tarde de domingo, depois do almoço no apartamento de meu avô Alfredo Gomes Cardoso, no bairro do Canela,numa conversa entre meu pai Euler de Pereira Cardoso com os irmãos Públio e Eckener resolveram abrir uma galeria de arte.
Colocaram vários nomes para votação em família e Le Dôme Galeria de Arte venceu. Como nós morávamos no bairro do Garcia, em frente ao Colégio Antônio Vieira, meu pai saiu para procurar uma casa . Foi quando encontrou uma disponível para aluguel  junto ao Colégio das Sacramentinas e resolveu alugar. Fez uma reforma , passamos  a fazer o fichário das pessoas a serem convidadas para a inauguração e convidamos os artistas que iriam participar da coletiva de inauguração."

 Foi um acontecimento cultural e social de grande relevância para a Cidade de Salvador naquela época , e contou inclusive com a presença do Governador Antônio Lomanto Júnior e a nata da sociedade baiana,entre de políticos, empresários, jornalistas ,muitos artistas e outros convidados.
Ao lado a foto de alguns dos artistas que participaram da mostra de inauguração da Le Dôme: Oscar Caetano,Joceval Machado Adilson Santos, João Carrera,Euler Cardoso,José Arthur,Sá Menezes,Vera Seabra,Odete Valente, Lúcia Good Grooves, Anna Georgina, Célia Azevedo e Margarida Alves.Tinha obras ainda de Genaro de Carvalho, Adam Finerkaes e Itamar Espinheira, que não aparecem na foto.
Conta Eduardo Evangelista em seu artigo " Primeiras Galerias", publicado no suplemento Cultural de A Tarde, em 28 de abril de 1990 , que para a inauguração foram distribuídos 4.500 convites ,quantidade que se repetiu em outras mostras, provocando um frenesi durante os vernissages com a galeria sempre cheia de convidados.
Ele diz textualmente que " os vernissages na então Galeria Le Dôme aconteciam num clima teatral,com todo um aparato de recepcionistas fardadas para atender o público, garçons em alvos uniformes , o grande salão de exposição apinhado de convidados e iluminado por um candelabro com 136 lâmpadas em forma de vela, além de uma feérica iluminação em spots voltados para o teto."
Ele descreve ainda o luxo de uma bela cortina de veludo vermelha fechando o fundo do salão e  a escadaria que dava acesso ao primeiro andar, de onde por volta das 21 horas, o artista expositor descia a escada com toda a pompa de um espetáculo. Ai os fotógrafos espoucavam seus flashes e o coquetel era servido aos convidados."
Rômulo Serrano e  obra sua autoria.
O primeiro artista a expor individualmente na Le Dôme foi Rômulo Serrano ,que era um bancário a exemplo dos irmãos Euler , Eckener e Públio Cardoso. A mostra teve a apresentação do escritor Jorge Amado. Durou pouco este luxo porque em 1967 os irmãos se separaram. A  Le Dôme Galeria de Arte foi transferida para o Desterro e Euler fundou sua Panorama Galeria de Arte em 17 de julho de 1967.
A Galeria Panorama,no
Largo Dois de Julho.
O artista e galerista  Euler Cardoso fundou a Panorama Galeria de Arte que passou a funcionar no lugar onde antes era a Le Dôme , na Leovigildo Filgueiras, nº 24,no Garcia , até que  a proprietária do casarão d. Veleda Lanat resolveu vender o imóvel para a construção de um prédio, obrigando assim a Galeria ser transferida . No local foi construído  o edifício Maurício de Nassau.
Foi quando em 1970 em caráter emergencial se instalou na Praça Inocêncio Galvão, nº48,  no Largo Dois de Julho ,defronte ao antigo Cinema Capri. Em 1973 mudou para o Jardim Brasil, na rua Belo Horizonte, nº 148, bairro da Barra  Avenida. Teve dois endereços no Jardim Brasil. Daí voltou para o bairro do Garcia, na Rua Pacífico Pereira, nº 34, na Curva Grande . Finalmente, se  esbabeleceu em 1970 na rua Nelson Gallo, 19, no bairro do Rio Vermelho, até encerrar suas atividades em 2012, após 45 anos de presença no cenário artístico baiano.
                                                    PARTICIPAÇÃO
Anna Georgina e o crítico Wilson Rocha
na exposição  de tapeçarias da artista.
A artista Anna Georgina, filha de Euler Cardoso ,teve  uma presença importante na trajetória das duas galerias que eram de seu pai e de seus tios . Atuou como professora em vários cursos realizados na galeria, promoveu salões, exposições e também é uma marchand de renome no cenário artístico baiano.
O patrono da Panorama Galeria de Arte era o professor Emídio Magalhães, foi quem a inaugurou com uma exposição individual de suas obras. O logotipo foi desenhado por Carlos Estivallet, Também já falecido.
Aí a casa, no Rio Vermelho, onde
funcionou  a Galeria Panorama.
Lembra Anna Georgina que no primeiro ano fizeram ainda exposições de Herval Moreira, Alcides Naval ( Rio de Janeiro), Ana Maria Doria, Adam Finerkaes, Célia Azevedo, Jayme Hora, Newton Silva, Carlos Augusto Bandeira e o lançamento da revista DEC - Decora, Executa e Cria.  Dezenas de outros artistas fizeram exposições na Panorama e promoveram o Salão de Arte Infantil; Salão dos Estreantes; Salão dos Novos; Festival de Arranjos Florais; Coletiva da Primavera e Natal; Exposição de Arte Sacra; Concurso da Marinha de Arte ; Salão Euler Cardoso e junto com a Caixa Econômica Federal fez a exposição Arte Mulher, no Shopping Barra.
Após a morte de Euler a Anna e sua
mãe d. Yolanda tocaram a galeria
por vários anos.
Ela sempre teve muita disposição e um envolvimento com o fazer artístico ao lado de seus pais. Com o falecimento do Euler foi morar com sua mãe e juntas tocaram a galeria por alguns anos, até o seu encerramento.Foram 45 anos de muita luta e   alegria que terminou com o fechamento da galeria em 2012.
Lembra Anna Georgina que a sociedade entre os irmãos Euler  (seu pai)  , Eckener e Públio Cardoso durou apenas dois anos porque eles se desentendiam muito. Uma das razões foi que Euler era mais receptivo e gostava que os visitantes permanecessem mais tempo na galeria conversando sobre arte e outros assuntos, enquanto o Eckener era mais pragmático e não concordava com àquelas permanências, que muitas vezes o incomodavam.  Daí resolveram se separar e surgiu a Panorama Galeria de Arte , enquanto o Eckener se transferiu com a Le Dôme para o bairro do Desterro.


5 comentários:

  1. Que bom, professor e amigo. Eu me lembro da sua coluna em A Tarde. Em frente!

    ResponderExcluir
  2. muito lindo tada esta tragetoria relenbra todo passado legal parabens

    ResponderExcluir
  3. SOU UMA LEMBRANÇA VIVA DA PANORAMA, SOU PINTOR GRAÇAS ANA GEORGINA. UM SALVE À TODOS.

    ResponderExcluir
  4. Moises Sodré, relembra grandes participações e exposições com Georgina e sua fantastica mãe. Fico feliz em saber que houve uma grande evolução das artes atraves dessas pessoas. Moises Sodré. 19.04.2021. email: moisessodre@hotmail.com w app. 71 988352978. Abraços.

    ResponderExcluir
  5. excelente vou compartilhar esta postagem maravilhosa

    ResponderExcluir