Translate

sexta-feira, 10 de novembro de 2017

REVISITANDO PARIS REÚNE VINTE ARTISTAS

Os artistas Isa Oliveira,Márcia Magno,Justino Marinho,Leonel Mattos,
Fernando Rocha (diretor do shopping),Juarez Paraíso,César Romero, Jayme Figura,
Arléo e Henrique Medeiros,superintendente do shopping Salvador.
Esta época do ano a cidade de Paris se enfeita pra receber milhões de turistas durante o período natalino. São milhares de luzes piscando por toda parte, os principais monumentos ganham reforço na iluminação e o comércio vive seu melhor momento. Tudo é festa e alegria. Foi pensando nisto que o shopping Salvador fez sua decoração natalina com o tema de Paris, e o artista e galerista Leonel Mattos convidou 20 artistas para apresentarem uma obra que tivesse alguma referência com a Cidade das Luzes.  A exposição Revisitando Paris foi aberta  dia 8 com as presenças dos artistas e convidados.
Tela a óleo de Leonel Brayner
Estive na abertura da exposição e algumas obras me chamaram mais a atenção entre elas dos artistas Juarez Paraíso, Leonel Brayner, Juraci Dórea, do performático Jayme Figura ,Isa Oliveira, Justino Marinho e Gustavo Moreno. Todas as obras são de qualidade e remetem à temática proposta, mas estas a meu ver os artistas encontraram soluções e técnicas que vem de encontro ao tema pela leveza e frescor da execução, sua elaboração técnica.
Obra de Juraci Dorea
O artista Leonel Brayner reproduziu com  autenticidade o  atelier de um artista francês com a indefectível garrafa de vinho, um grosso livro, reprodução de uma gravura de Morandi na parede,os pincéis, as tintas, e principalmente com as cores que  escolheu  recriando uma atmosfera perfeita.
Obra de Isa Oliveira
Já Juraci Dórea que tem uma obra facilmente identificável com seus traços largos e elementos da cultura nordestina lembrando as capas dos livrinhos de cordel contextualizou estes elementos do sertão com símbolos parisienses como a Torre Eifel, um hotel onde costuma se hospedar quando viaja, o Museu do Louvre , o casario. Enfim, conseguiu jogar com estes símbolos em perfeita sintonia . Só olhando amiúde para ver exatamente esta sintonia que ele trabalhou com carvão sobre tela.
A artista Isa Oliveira me surpreendeu representando o Arco do Triunfo como elemento principal nesta revisitação e o envolveu com flores e outros elementos conseguindo uma leveza e harmonia das cores.
Tela do artista Gustavo Moreno
Já o Gustavo Moreno disse estar atento a tudo que vê e sempre procura documentar através da fotografia. Falou que esteve durante cinco anos
entre Rio de Janeiro e Londres e com isto teve oportunidade de manter contato com o que existe de novidade nas artes plásticas. Sua obra mostra uma autêntica parisiense de costas andando com um belo chapéu na cabeça e muito elegante. Ele criou uma textura especial dando a sensação de que a parisiense está andando num amplo espaço com um destino indefinido. Esta transposição da fotografia para a tela Gustavo Moreno conseguiu com maestria.
Obra de Jayme Figura
Obra de Juarez
Paraíso
O mestre Juarez Paraíso apresenta uma escultura clássica e pintou parte do corpo com as cores da bandeira francesa .Foi escolhida por Leonel para a vitrine de sua galeria ao lado de uma escultura de metal criada pelo performático Jaime Figura. Estas duas obras representam bem a ideia desta revisitação e a pluralidade das visões dos vinte artistas convidados. Estão participando da mostra os artistas: Almandrade, Arléo,Bel Borba,César Romero,Erickson Britto, Gustavo Moreno,Isa Oliveira, José Henrique Barreto, Jayme Figura ,Juarez Paraíso,Juraci Dorea, Justino Marinho,Leonel Brayner, Leonel Mattos, Luiz Cláudio Campos, Márcia Magno, Maria Luedy,Miguel Cordeiro, Murilo e Ricardo Sena.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário