Translate

segunda-feira, 2 de outubro de 2017

TRÊS MOSTRAS SINGELAS E PALESTRA NO MAM-BA

Sabemos que os nossos museus e outras casas de cultura da Bahia a exemplo da Biblioteca Central  estão vivendo à míngua. Não existe uma preocupação do governo em estimular e apoiar a cultura, e o turismo a ponto do Centro de Convenções desabar por falta de manutenção. e o nosso Centro Histórico estar às moscas.
Mesmo assim, alguns dos dirigentes destas instituições fazem um esforço tremendo para apresentar alguma programação.É o caso do Museu de Arte Moderna ,que funciona no combalido Solar do Unhão, que está apresentando três singelas mostras.  
Lá já funcionou um bom restaurante , inclusive era mais um atrativo para que o MAM fosse visitado. O restaurante fechou .Quando estive no ano passado por lá já havia outro inquilino cuidando do restaurante, só que bem mais simples. Agora, não existe mais nada ,nem pra você tomar uma água. O pier de atracação está sem piso.O equipamento  era usado por turistas que ali embarcavam e desembarcavam para navegar pela Baia de Todos os Santos em seus passeios programados . Uma lástima. 
Basta dizer que os museus baianos são subordinados ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia - IPAC  ao invés de serem vinculados à Fundação Cultural, e esta mudança foi promovida  por Paulo Souto pouco antes dos petistas assumirem o governo. Piorou.Esta relação é sempre distante e às vezes até conflituosa. 
Agora foi substituído  o Secretário da Cultura. Trocaram seis por meia dúzia. Nada de importante vai acontecer.
No alto à esquerda  pintura em acrílico sobre tela , sem título, de autoria de Davi Caramelo.


AS EXPOSIÇÕES

Voltando ao MAM-Ba uma das exposições ocupa a capela, composta de obras de alunos e professores da Escola de Belas Artes da Ufba. Intitulada de Mostra Gráfica 3  apresenta  muitos trabalhos  produzidos por alunos que dão seus primeiros passos. Encontrei alguns trabalhos interessantes ,outros nem tanto, mas, compreendo porque eles estão na fase de aprendizado e aprimoramento . Isto é muito importante.
Esta aproximação das Oficinas do MAM com a Escola de Belas Artes é positiva  e vem reforçar o movimento da gravura na Bahia, que já foi um dos mais importantes do país.Ao lado obra de Patricia Martins "Com quantas queixas perco o seu retrato".
Obra de Fábio Magalhães " Dos
lugares que me Prendem
".Óleo
sobre tela.

Já  no salão principal estão expostos telas e objetos produzidos por  artistas da nova geração. Chamada de Pertencentes. Informam os organizadores que esta mostra " inicia um processo de pensar que lugar é este a que chamamos de Estado Bienal". Dizem ainda que "outros artistas serão convidados a dialogar com o objetivo de pensar o museu e aproximá-lo dos artistas e das comunidades".
À esquerda detalhe da obra de Vinicius SA "Sorria você está sendo filmado",composta de pequenas lâmpadas que lembram olhos.

Esta terceira mostra está no galpão . Intitulada "Da razão ao Informalismo".São telas  do acervo onde estão obras de Caetano Dias, Almandrade, Fernando Coelho,Florival Oliveira, dentre outras. Acho interessante também que estas obras do acervo sejam retiradas da reserva técnica e mostradas de tempos em tempos ao público, assim vão contribuindo de certa forma para maior conhecimento do que existe .
Foto de Acácia Novaes
Este esforço que vemos não apenas no MAM como também no Palacete das Artes, Museu de Arte da Bahia e no Museu Costa Pinto dentre outros, é uma demonstração que seus gestores querem trabalhar e precisam urgente de apoio financeiro. Sem dinheiro não se faz quase nada a não ser singelas ações 
para que as traças e as aranhas não tomem conta dos espaços.
À esquerda visitantes observam a obra de Caetano Dias.


PALESTRA
Foi cancelada a palestra de Paulo Herkenhoff , depois de ser adiada. Segundo o Mam-Ba informa o cancelamento é por problemas pessoais do convidado.

Ainda dentro deste esforço do MAM-BA de realizar eventos culturais ligados à sua identidade será feita  uma palesta no próximo dia 13, às 15 horas , pelo conceituado crítico de arte e curador Paulo Herkenhoff .
Ele vem a convite do artista e diretor do MAM-Ba Zivé Giudice, e sua fala será  no Casarão do Solar do Unhão, quando abordará o tema "O Estado Bienal', onde fará uma reflexão sobre a arte, polÍticas culturais , e a cidade onde o museu está inserido. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário