quinta-feira, 21 de novembro de 2024

ELDER CARVALHO E SUA PINTURA ABSTRATA

Diariamente era surpreendido no Instagram com novas obras do pintor baiano Elder Carvalho que tinha uma capacidade inacreditável de criar obras abstratas sem qualquer traço de repetição. Era realmente surpreendente esta sua capacidade de criar do nada obras vibrantes que nos tocam ainda hoje por suas cores, traços e manchas. Parece uma orquestra sinfónica em plena harmonia executando uma  peça com notas musicais  que nos deleitam o espírito. Quem conheceu de perto o artista fica realmente pensando no seu momento de criação, porque o homem Elder era  agitado, falava ligeiro e gesticula muito. Me telefonava e ia logo falando e disparando seu pensamento como uma metralhadora giratória . Enquanto ouvia e me preparava para responder ele simplesmente dava tchau e desligava sem deixar que lhe respondesse. Quando desligava eu ficava pensando em seus momentos de alegria, de tristeza e inquietude . Em suas obras vibrantes e multicoloridas O Eleder nos deixa extasiados procurando encontrar novos detalhes em cada olhar. É uma procura que não tem hora de acabar.

O Elder Carvalho era o artista  mais representativo da arte abstrata em nossa Bahia em atividade. Este estilo artístico e moderno de se expressar pioriza as formas abstratas em substituição às figuras que representam a nossa própria realidade. Portanto, dá mais liberdade ao artista de ir construindo sua composição dentro de uma visão  livre e descontraída. Infelizmente, Elder nos deixou sem despedidas.

Coube ao pintor e professor russo Wassily Kandinsky (1866-1944) criar o Abstracionismo . Em 1886 entrou na universidade de Moscou onde estudou Direito e lecionou durante alguns anos. Mas, foi durante uma exposição de Impressionistas Franceses em 1985 que ficou interessado pela obra de Claude Monet .Veio para Monique, na Alemanha, estudar pintura e terminou sendo um dos líderes da pintura abstrata.

Sabemos que este estilo está intimamente ligada às vanguardas artísticas européias do século XIX que conhecemos por arte moderna. Estes movimentos trazem no seu bojo a ruptura artística com os modelos renascentistas, tradicionalistas e academicistas. Criaram novas formas estéticas em nosso país nos anos 20 , e já nos anos 40 vários artistas se manifestavam com obras  abstratas como Alfedo Volpi ( 1896-1988), Tomie Otake, Vicente do Rego Monteiro, dentre muitos outros. 

Os estudiosos apontam que a primeira obra com características deste novo estilo surgiu no Brasil com Vicente do Rego Monteiro em 1922, logo depois veio Tarsila do Amaral com a obra Negra, que causou grande impacto. Entretanto, o marco principal do Abstracionismo no Brasil foi a I Bienal de São Paulo, datada de 1951.




Nenhum comentário:

Postar um comentário