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Aqui o mestre colocando etiqueta de identificação numa obra. |
o mestre
Rescála era conhecido por sua competência técnica, paciência durante o processo de criação, além da docilidade em tratar as pessoas. Se esmerava na escolha das tintas, na apuração do desenho para formatar a composição de suas obras autorais e de restauração buscando os detalhes escondidos por debaixo de camadas de
tintas. Estava sempre pronto para
ouvir e tirar dúvidas de alunos e mesmo de pintores consagrados sobre o seu
ofício. Lembro das vezes que o procurei da sua disposição em falar sobre sua obra, com muita tranquilidade enquanto ia acendendo
um cigarro atrás do outro. Era um artesão porque cuidava dos detalhes das
tintas e dos suportes que ia utilizar com a mesma dedicação daqueles artesãos do início do século XIX que
tanto nos fazem falta. Criterioso, sempre tinha uma palavra de alento para os
jovens que se inquietavam com a demora do sucesso. Como um monge ia construindo
o seu mundo pictórico. Rescála não pode ser visto apenas como um grande
restaurador. Rescála era também, um pintor que soube como
ninguém documentar a ambientação da Bahia antiga com sua gente calma andando
por ruas quase desertas e retratar seus personagens populares e autoridades . O conjunto de sua obra é o reflexo do temperamento do mestre
Rescála que orientou gerações e mais gerações.
PROFESSOR EMÉRITO
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Rescála recebendo o título de professor Emérito das mãos do Reitor da UFBA, Luiz Fernando Macedo Costa. |
Lembro-me quando em 1983 Dr. Jorge Calmon, Redator Chefe de A Tarde recomendou que queria
uma boa cobertura de uma solenidade
na Reitoria. Tratava-se da homenagem da Universidade Federal da Bahia - UFBa
àquele que dedicou grande parte de sua vida na formação de novos artistas.
Assim das mãos do Reitor Luiz Fernando Macedo Costa o mestre
João José Rescála, aos 73 anos de idade, e 31 anos de ensino recebia o título
de Professor Emérito.
Foi uma sessão concorrida e o auditório da Reitoria
estava repleto de ex-alunos, amigos e parentes. Foi uma homenagem justa e
contou com a aprovação unânime do Conselho Universitário, que homologara uma
decisão da própria Congregação da Escola de Belas Artes. Coube a
professora Ana Maria Leite da Silva, traçar o perfil do homenageado. Ela que
recebera tantos ensinamentos do mestre não teve dificuldades de dizer em
público que falava com grande emoção e alegria "do homem, do mestre, do
restaurador e do grande amigo". O mestre Rescála nasceu em 8 de janeiro de
1910, no Rio de Janeiro. Descendente de libaneses, enfrentou quando criança, as
dificuldades e até discriminações no meio em que vivia, mas nada o afastou da
sua inclinação natural de abraçar a arte. Por motivos financeiros não pôde
ingressar na Escola Nacional de Belas Artes, porém, frequentou com assiduidade
o Liceu de Artes e Ofícios do Rio de Janeiro e, em 1928, já realizava a sua
primeira exposição, ocasião em que recebeu a Medalha de Prata. Daí foi um
trilhar de sucesso. Conseguiu por volta de 1928 entrar definitivamente na
Escola Nacional de Belas Artes. Em 1931, participou do grupo que criou o Núcleo
Bernadelli, contrário à discriminação e paternalismo que imperava naquela época
nos chamados salões oficiais. Fico a lembrar como teria sido a participação do
mestre Rescála, porque o seu temperamento não era próprio ao debate, às
disputas. Preferia sempre trabalhar no silêncio do seu ateliê ,
recomendar um acordo e disposto a acalmar os ânimos.
NAMORADO DA BAHIA
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O Retrato de Meus Pais obra premiada com a viagem . |
Em 1937 com a obra Retrato de Meus Pais, recebeu um dos maiores prémios dados aos
artistas naquela época. O artista foi agraciado com o Prêmio de Viagem
pelo Brasil, tendo escolhido o Norte e Nordeste. Foi aí que começou sua grande
paixão pela Bahia, tendo mantido contato com o diretor da então Escola de Belas
Artes, Manuel Inácio de Mendonça Filho, que mais tarde o convidou para lecionar
em Salvador. Portanto, o convite lhe foi feito em 9 de maio de 1952 para ocupar
a cadeira de Teoria da Restauração e Conservação da Pintura. Ganhou a Bahia,
porque nos anos que aqui viveu, o mestre Rescála foi um inimigo do descaso, dos
cupins, das traças, dos insensíveis que estão a postos para destruírem as obras
de arte. Como um Don Quixote de espátula e pincéis em punho ele ia calmamente
restaurando e descobrindo beleza! Quantas e quantas pinturas estavam escondidas
por baixo de grossas camadas de tintas e sujeira, O mestre Rescála ia
removendo-as com carinho, com muito cuidado e competência.
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O mestre pintou muitas vezes a bela Lagoa do Abaeté . |
Ao lado deste trabalho ele cultivava a sua cátedra. Depois de concursos
bem sucedidos, além de professor, foi diretor, vice-diretor, presidente de
bancas examinadoras e chefe de departamentos da Escola de Belas Artes. Ainda na
sessão solene quando recebeu o título de Professor Emérito da UFBa, ele disse
ser “um eterno namorado da Bahia.” Lembrou de Mendonça Filho, que o convidou a
viver aqui, ressaltou o desempenho da Escola de Belas Artes ao longo dos anos.
"dos seus relevantes serviços nos planos artístico e cultural desta
terra". Não esqueceu de seu velho companheiro Alberto Valença "de
sensibilidade apurada, um dos maiores pintores contemporâneos do Brasil".
NÃO SOU ACADÉMICO
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Rescála ao centro, Reynivaldo e Ivo Vellame selecionando as obras do 2º Salão Nacional da Federação Nacional das ABBS, 1982. |
Ele reagia quando alguém o classificava de acadêmico. Quem conhecia a sua trajetória pictórica e sabia dos seus ideais jamais o classificaria de um
acadêmico, com todo o significado que essa palavra encerra. Ele foi um dos
fundadores da Arte Moderna aqui e acima de tudo foi um dos que produziu
trabalhos visando a modernização da arte brasileira. Junto com Edson da Mota,
Djanira, Da Costa, Jordan Oliveira, Manuel Santiago e Pancetti o mestre Rescála
foi um dos cabeças deste movimento modernista. Talvez por residir na Bahia, e
estar, portanto, fora do grande mercado de arte é que sua grandiosidade ainda
não foi espalhada em todo o País. Dizia que era professor por acaso. Modéstia
do mestre, porque desde que frequentara o Núcleo Bernadelli que muitos jovens
o procuravam para saber como pintar. Disse-me certa vez que no Núcleo
Bernadelli onde conheceu Pancetti, que era então sargento da Marinha, "nós
exercitávamos pintar com modelos ao vivo e fazíamos muitos croquis para assim
podermos dominar o desenho. Não acredito que alguém seja um grande pintor se
não sabe desenhar". Veja que lição para os jovens! Ninguém pode ser um
grande pintor sem saber
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Obra inspirada no movimento surrealista. |
desenhar! E, quantos andam por aí querendo ser pintor
sem saber desenhar coisa alguma. Esta lição do mestre Rescála deve ser tomada
com muita seriedade para que esses possam se dedicar ao desenho como o primeiro
passo de uma carreira pictórica. Também ensinava que os jovens não devem
limitar-se aos trabalhos da escola. "É preciso treinar, pintar e desenhar
sem parar para dominar as técnicas, formas e cores. Falando sobre a arte brasileira e
sobre um de seus expoentes Cândido Portinari, disse: "Quando iniciávamos o
nosso núcleo recebemos muito apoio de vários setores renovadores do Rio de
Janeiro. O Movimento Modernista ganhava corpo, também em São Paulo. Naquela
época Portinari estava na Europa e quando retornou já havia acontecido a
Revolução de 30 , lembrou Rescála. Os vitoriosos deram-lhe todo o apoio
necessário para que prosseguisse o seu trabalho que resultou numa obra monumental".
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Rescála pintando mural com alunos da Escola de Belas Artes. |
Como podemos observar, o mestre Rescála foi testemunho de grande parte
da história recente da arte brasileira e um de seus protagonistas. Sempre
esteve longe das trombetas e das noites grã-finas. Preferia o seu ateliê e o
convívio da sua família. Disse certa vez "esta história de que sou
acadêmico é maldade que fazem comigo. Eu já passei por várias fases e hoje faço
uma arte que tem uma personalidade própria. Uma pessoa que entende de arte —
argumentava — é capaz de identificar um quadro de minha autoria. Isto é
importante para o artista. A personalidade de sua obra. Mas, eu nunca poderia
ser um acadêmico, pois além de fundador do Núcleo Bernadelli que incentivou e
produziu obras modernistas também participei do Salão Nacional de Arte Moderna
que era onde as expressões mais importantes do modernismo brasileiro expunham
os seus trabalhos".
O mestre Rescála deixou também transparecer numa entrevista
publicada no jornal A Tarde em 1976 o seu protesto quanto à procura gratuita do
sucesso: "Ganhei vários prémios nesses salões e deixei de participar
porque estava pornográfico. Estão confundindo arte moderna com pornografia.
Esta tal arte erótica eu considero algo sem sentido. Uma fotografia de uma
revistinha dinamarquesa funciona muito melhor, se o problema é o erotismo. Acho
esta tal, de arte erótica uma imoralidade e muitos talentos estão sendo
desviados. Aqui na Bahia temos exemplos que são de conhecimento de todos."
SEU
GRANDE IDEAL
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Obra Passeio do mestre Rescála. |
Além do ensino e restauração, Rescála se deliciava com a pintura. Dizia
que era o seu grande ideal. "Jamais deixei e não deixarei de
pintar" — sentenciou certa vez, e assim prosseguiu até a hora de sua
morte. Mesmo doente continuava pintando. E, é preciso que as gerações futuras
vejam em Rescála, em primeiro lugar, o grande pintor que ele foi e depois o
restaurador e o mestre. Sempre que podia chamava a atenção para não confundirem
a sua obra como de cunho acadêmico. "Pinto ou faço uma arte mais objetiva
onde surge com grande força a figuração, mas nunca me chamem de acadêmico. O
que sou na realidade é um pintor de costumes, um realista lírico. O realismo se
faz de várias formas e eu tenho a minha própria. Agora, quando faço retratos
quero ser acadêmico, isto não desmerece ninguém. Porque o retrato é a
documentação que faço e tem que ser parecido com as pessoas que pinto."
E abria o seu leque mostrando quanto era democrata, quanto de bom ele
era e como defendia o direito de cada um ser aquilo que deseja ou fazer aquilo
que mais o agrade. “Quanto ao meu conceito de liberdade de expressão é
abrangente. O artista pode ser moderno, acadêmico ou clássico porque ele
escolheu esta opção. É um problema individual, de sentimento. Se não faz o que
gosta é um falso. É dentro deste pensamento que realizo o meu trabalho. Meus
quadros são concebidos nessa linha de pensamento e ação".
O CIDADÃO
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O mestre João José Rescála retratado em sua atividade de restaurador. |
Outra homenagem que lhe prestaram os baianos foi a concessão do Título de
Cidadão de Salvador pela Câmara Municipal, em 1982. Foi numa cerimónia informal
em sua residência que o carioca de nascimento recebeu a homenagem dos baianos
que tanto o admiram. Trinta anos de Bahia, já era tempo de ter a cidadania baiana.
E no dia, com a sua doçura, mostrava-se - preocupado em informar ou esclarecer
a todos, especialmente aos jornalistas presentes que estava recebendo a
homenagem em casa por recomendação médica. A doença já prejudicava suas ações e
seus parentes estavam, de certa forma, preocupados para que ele não se
emocionasse com muita intensidade. O velho coração do mestre já estava cansado
de tanta emoção, já estava aos poucos diminuindo as suas atividades.
A DESPEDIDA
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Rescála deixou um legado inestimável salvando importantes obras com seu ofício de restaurador e belas pinturas . |
O professor João José Rescála faleceu no dia 7 de julho de 1986, às 21 horas, na Clínica Check-up, e, foi sepultado às 17 horas, do dia 8 , no
Cemitério Jardim da Saudade, com grande acompanhamento de seus alunos, amigos e
parentes. Com o desaparecimento do mestre Rescáia a Bahia perdeu não apenas o
mais importante restaurador que, nos últimos anos contribuiu
significativamente para salvar grande parte do seu patrimônio cultural, mas
também um artista invulgar e uma das pessoas mais ternas que já passaram pela
Escola de Belas Artes. Um homem de espírito desarmado, doce, sempre disposto a
transmitir aos novos e velhos companheiros de ofício os mistérios da arte de
pintar. É conhecido que normalmente os mestres não ensinam a seus alunos
"o pulo do gato ", os segredos da profissão, porém isto não acontecia
com o mestre Rescála que estava sempre despojado para repassar aos outros
aquilo que aprendera no silêncio das sacristias das igrejas, conventos ou mesmo nos salões
majestosos dos palácios. Paciente, ele trabalhava em silêncio, e na sua
humildade nunca soube desfrutar de sua grandiosidade, porque faltou-lhe — o que
sobra em muitos — a disposição de buscar notoriedade.
Depoimentos de alunos e amigos
Sante Scaldaferri — Rescála era um homem manso. Um
excelente professor e a Bahia deve não apenas na parte cultural do património,
mas acima de tudo as suas técnicas. Era nosso consultor. Ainda guardo um
caderno de suas observações que sempre estou consultando quando tenho dúvidas.
E complementa: "A técnica da encáustica que uso para fazer os meus
trabalhos me foi ensinada pelo mestre Rescála. Seu desaparecimento deixa uma
lacuna muito grande na Bahia cultural".
Calasans Neto — Não fui aluno do mestre Rescála, mas durante
o período que utilizava o ateliê de gravura da antiga Escola de Belas Artes que
funcionava na Rua do Tijolo, no Centro histórico de Salvador-Ba a sala de gravura ficava vizinha da sala de
restauração onde ele trabalhava. Aí tive a feliz oportunidade de conhecer um
dos homens mais competentes dentro de seu ofício, fazendo um trabalho que eu
não conhecia, um trabalho que só as pessoas abnegadas e providas de espírito
superior conseguem fazer que é a restauração. Por intermédio desta vizinhança
conheci um pintor que desassociava a sua arte de restaurador a de criador, que
era o mestre Rescála. Convivi alguns anos junto a ele e pude sentir a
grandiosidade não apenas do criador, mas do ser humano que ele era. Sempre
gentil e nunca escondendo aos alunos os mistérios do seu ofício.
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Obra A Praça .Uma cena antiga. |
Carybé — Rescála era uma pessoa que mais mereceu o título de Mestre. Foi como pessoa, como artista e como professor um exemplo para as futuras gerações.
Começou com Pancetti na arte moderna, no do ano de 1922, mas no movimento
modernista do fazer, do realizar através do seu próprio oficio. Ele foi um dos
que deram força ao modernismo, responsáveis por seu prosseguimento no Núcleo
Bernadelli, do qual foi fundador, e de lá saiu para restaurar e salvar o
patrimônio da Bahia. Era um grande artista! Um grande técnico a ele devemos a
ressurreição do Convento de Santa Tereza, do Solar do Unhão, de palácios e
muitas igrejas. Ele sabia restaurar e pintar como ninguém. Era um homem doce.
Sempre pronto para responder com civilidade e carinho a qualquer dúvida. Diversas
vezes o procurei para tirar dúvidas e sempre recebia lições. Cada consulta era
uma aula de técnica e sabedoria.
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Retrato de Dom Avelar Brandão Vilella. |
Mirabeau
Sampaio — O Mirabeau ainda não sabia da morte de seu amigo Rescála. Na
qualidade de jornalista lhe telefonei para tomar o seu depoimento, na certeza
de que ele já tinha recebido a triste notícia. Porém, Mirabeau continuava
falando como se ele estivesse vivo. Daí perguntei se tinha sabido do ocorrido e
Mirabeau entristeceu. A voz ficou um pouco embargada e disse: "Vejo o mestre
Rescála com muito respeito. Era um grande técnico e mais do que isto um grande
artista! Nada de improvisação na sua obra. Tudo era feito com responsabilidade.
Sabia como ninguém a arte de pintar. Só se pode fazer elogios ao mestre Rescála
e é com muita tristeza que falo neste momento. Coitado de Rescála!'- desabafou
Mirabeau. Eu admirava muito ele. Não havia uma pessoa de tão boa vontade e
tinha muito que transmitir. Tinha alegria quando a gente telefonava para
esclarecer uma dúvida.Carlos Bastos — Tinha muita admiração por Rescála. Lembro que uma empresa o
chamou para fazer a restauração de dois painéis de minha autoria e nunca lhe
pagou. Ele recebeu aquela atitude condenável com resignação. Uma vez pintei o
seu retrato no painel da Assembleia Legislativa, mas o fogo devorou tudo. Acho
que ele era mais restaurador que pintor e assim formou uma escola de bons
restauradores baianos. Como pessoa humana era sensacional, uma doçura de
pessoa.
Jacy Brito (galerista) — Por várias vezes Jacy Brito fez exposições com trabalhos de
Rescála. Para ela o mestre deixa uma perda indiscutível para a Bahia.
Trabalhava na discrição, no silêncio. Quantas coisas importantes obras foram
salvas por Rescála! Professor de várias gerações de artistas. Não tinha as
trombetas do sucesso tocando para ele, embora fosse um dos grandes mestres da
pintura da Bahia. Como professor, o que ensinou a várias gerações vai
permanecer para sempre.
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Mulheres buscam água na fonte .Vejam os movimentos das vestes e corpos. |
Zivé Giudice — O professor Rescála era uma dessas pessoas carismáticas. Detinha
a sabedoria do tempo e sempre assediado pelos alunos curiosos, a resgatar-lhes
as dúvidas. A sua presença na Escola de Belas Artes da UFBa era sempre
tranquilo e disponível, conferia àquela instituição conceitos que só os grandes
mestres conseguem.
Ivo Vellame — O professor Ivo Vellame colega do magistério
de Rescála também ressaltou as qualidades do mestre dizendo: "Estou muito
sentido com o desaparecimento do professor Rescála. Ele era uma dessas figuras
raras, que de vez em quando surgem na Terra. Além de ser um mestre no seu
ofício de restaurar era uma criatura humana indescritível. Sempre atento para
servir, sempre tinha uma palavra de carinho para com aqueles com quem convivia.
A Bahia perdeu um grande mestre da restauração e da pintura. Mas sua obra será
perpetuada porque é grandiosa".
reynivaldobritoartesvisuais.blogspot.com
NR-Este texto foi publicado no Jornal A Tarde no dia 9 de julho de 1986, dois dias após a morte do pintor . Agora foi revisado e adaptado. As fotos foram cedidas pelo seu filho o médico cirurgião geral dr. Jorge Rescála.
Elisa Romano Galeffi
ResponderExcluirParabéns Reynivaldo! Esse artista , professor e restaurador não poderia ficar de fora da sua lista.
Grande pessoa humana também e sou grata a tudo que aprendi com ele na pintura e na restauração!
Iara Brito
ResponderExcluirPalmas!
Almir Bindilatti
ResponderExcluirMestre!👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Liane Katsuki
ResponderExcluirUm grande mestre e restaurador!!!!
Benjamin Brito Gama Junior
ResponderExcluirPalmas!
José Henrique Silva Barreto
ResponderExcluirUm grande mestre e um grande restaurador!👏👏👏👏👏👏👏👏
Jodevania Alves
ResponderExcluir👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Palmas!
Luiza Fontes
ResponderExcluirPalmas!
Márcia Cristina Silva Barros
ResponderExcluirGrande Mestre da Arte! Parabéns pela excelente matéria, Mestre Reynivaldo Brito
Celia Mallett
ResponderExcluir👏👏👏
Palmas!
Jose Renato Passos Santos
ResponderExcluirPalmas !
Clarita Mesquita Ribeiro
ResponderExcluirHaja vista o salão nobre do palácio da Aclamação!!!
Selma Costa
ResponderExcluirAlém da competência reconhecida, tinha um trato agradabilíssimo.
Elizabete Lopes
ExcluirSelma Costa amo estas coisas raras, capacidade de aliar cavalheirismo, sagacidade, inteligência e humanidade certamente um gentleman..
Carlos Alberto González
ResponderExcluirBravo!
Alice Campos
ResponderExcluirPalmas!
Mauricio Calabrich
ResponderExcluirPalmas!
Waldo Robatto
ResponderExcluirMaravilha!!
Antonio C. Rebouças
ResponderExcluir💯👏👏👏
Palmas !
Teresinha Nogueira
ResponderExcluirPalmas!
Tereza Gama
ResponderExcluirParabéns pelo talento artístico!👏👏
Beth Sousa
ResponderExcluirExcelente matéria!
Marcos Ribeiro
ResponderExcluirRescala foi um artista muito importante nos anos 30/40/50 , ganhou todos presentes mais importantes no Salão Nacional entre eles o de Viagem ao Exterior e ao país, nos anos 50 veio para Bahia e virou mestre de restauração e pintor por excelência 👏👏
Ricardo Emanuel Lago
ResponderExcluirConhecí Rescala na Escola de Belas Artes da Ufba, na Avenida Araújo Pinho, no bairro do Canela, por volta de 1982, apresentado pelo jornalista santamsrense, Fred Souza Castro. Não cheguei a me dar conta da importância da sua personalidade. Mas vi a sua expressão inteligente no olhar. Grande memorial.
Luciano Rosa Santos
ResponderExcluirMaravilhosas, publicações... Pra cimaa...
Claudia Moraes
ResponderExcluirPalmas!
Maria Rescala
ResponderExcluirMuito feliz de ler essa materia ! Um orgulho de Meu avô querido ...
Almir Santos
ResponderExcluirParabéns, Reynivaldo. Conhecedor da Bahia e de quem faz parte de sua história.
Washington Arléo
ResponderExcluirBrilhante e amoroso com todos! A EBA era respeitada em todo país, por Mestres de Primeira Grandeza.
Justino Marinho
ResponderExcluirexcelente ser humano!
Dora Gordilho
ResponderExcluirSuper!
Ana Maria Villar
ResponderExcluirRescala foi o meu mestre amigo e me fez olhar para o restauro de bens culturais de nossa cidade.
Maria Conceição
ResponderExcluir👏👏
Palmas!
Lauro Lima
ResponderExcluirBravo!
Elizabete Lopes
ResponderExcluir💯👏👏👏
Palmas!
Márcia Cardoso Pimentel
ResponderExcluirPalmas!
Ivo Neto
ResponderExcluirConheci o grande mestre Rescala que me incentivou para a restauração das obras de arte🖼🎨
Antonio Caramelo
ResponderExcluirGrande Mestre! Deus o tenha entre seus eleitos.
Tania Caymmi
ResponderExcluirMeu mestre.
22 h
Responder
Tania Caymmi
Tive tb professor Book. Pinho de modelagens . Juarez paraizo e outros. Saudades
Joao Calazans
ExcluirConcordo
Maria Nazaré Santos
ResponderExcluirO mestre dos mestres , tire o previlégio de conviver e exibir mais de 30 trabalhos seus em uma das casas construída e decoradas por mim e vendida s um ao seu Marchand Carlito Mascarenhas Dias , recebia suas obras entregues pelos seus filhos na década de 80 no Caminho das Árvores! Tempos inesquecíveis ! Ambos não estão mais entre nós ! Mas estamos aqui para referência-lós e exaltar seus valores ! muitas saudades ! Obrigada amigo Reynivaldo Brito por nos trazer este incrível artista ! ❤️