domingo, 27 de outubro de 2024

MORRE NIDE A ARTISTA QUE PINTOU A SENSUALIDADE DA NEGRA BAIANA

Foto 1. Nide jovem. Foto 2. D. Gina,
Romano Gallefi, Nide e Humberto
Lyrio.Foto 3. Anna Georgina, Nide 
e  d. Yolanda.

A artista plástica Eronildes da Silva Bacelar, que assinava Nide, faleceu ontem aos noventa anos de idade deixando um legado de pinturas de mulheres negras mostrando a sua sensualidade com os seios à mostra, em grupos vestidas de filhas de santo e também nas festas populares. Muitas de suas obras trazem também a delicadeza das rendas brancas contrastando com a cor da pele negra de suas baianas. Consta da sua biografia que nasceu em 28 de junho de 1927 na cidade de Aiquara no interior da Bahia. Filha de Purcina Rita da Silva e de Pompílio Rodrigues da Silva, criador de gado e comerciante na mesma cidade. Casou-se, em 1947, com o médico   S. Marques Bacellar (1907-1980), com o qual teve oito filhos.

Em 1963 a  Nide fez um curso livre de pintura na Escola de Belas Artes, da Universidade Federal da Bahia, com o professor Emídio Magalhães (1907-1990). Em 1971, aperfeiçoou seus estudos de arte no Rio de Janeiro. A partir de então, tornou-se autodidata, desenvolveu técnicas próprias de pintura e seu  estilo. Pesquisou os costumes, as tradições e o folclore baiano e se destacou por pintar mulheres negras.
Três obras em acrílica sobre
 tela de Nide.
Era uma pessoa muito alegre e mesmo com o peso da idade sempre trazia no rosto uma risada larga que envolvia a todos que estavam ao seu redor. Os motivos afro tão presentes nos dias de hoje foram enaltecidos e pintados bem antes pela Nide que fez muitas exposições aqui e em outros estados brasileiros. Ela começou a pintar aos treze anos de idade e soube captar a essência da mulher negra baiana.

Embora não fosse uma artista negra ela com certeza foi uma das artistas que mais enalteceu a mulher negra e suas obras trazem não só a beleza, sensualidade, mas também mostrava essas mulheres no seu fazer diário fritando acarajés, nas suas cerimônias religiosas, na alegria das festas populares, nos sambas de roda. Não pintava figuras estáticas e sim com movimentos de corpos e vestes e fazia composições bem resolvidas e bonitas. Destaco além das rendas das vestes os esfuziantes torços coloridos com seus movimentos helicoidais.

Obra Lavagem do Bonfim, de Nide.
Fez mais de uma dezena de exposições individuais e participou de dezenas de coletivas aqui e em outros estados entre eles no  Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, São Paulo e no Distrito Federal, Brasília. O último registro que tenho em meu blog foi de uma exposição que ela ia fazer no shopping Paralela, em Salvador, em 2006. Expôs várias vezes na Panorama Galeria de Arte, inclusive em 1970 fez sua primeira exposição lá com a apresentação do professor Humberto Lyrio .

 

23 comentários:

  1. Maria Alair Cardoso
    Meus sentimentos a classe das Artes .Aos famílias os pêsames!

    ResponderExcluir
  2. Suzana Costa
    Minha mestra e amiga.
    Saudades eterna.

    ResponderExcluir
  3. Almir Bindilatti
    Vai a artista ficam suas premissas

    ResponderExcluir
  4. Joselita Borges
    Vá em paz irmã 🙏🏽🌷

    ResponderExcluir
  5. Tereza Souza
    Triste notícia! Meus sentimentos!😔

    ResponderExcluir
  6. Lígia Aguiar
    Uma importante artista que nos deixa um legado de belas e delicadas obras que retratam e atestam o povo baiano em sua verdadeira essência. Muita luz em seu novo caminho. 🌹

    ResponderExcluir
  7. Domingos Dantas Brito
    Delicadeza e beleza em suas obras , que Deus a receba em seus braços...

    ResponderExcluir
  8. Leonel Rocha Mattos
    Conheci a artista visual, Nide, sempre fiel ao tema e hoje está na moda! Outra artista que vai , sem valorização como deveria!

    ResponderExcluir
  9. Elizabete Lopes Johansen
    Meus sentimentos conheci ela

    ResponderExcluir
  10. Geraldo Vilalva Ribeiro
    A conheci em Jequié, onde começou sua trajetória nas artes.

    ResponderExcluir
  11. Angela Lisboa Dabush
    Vai a artista e fica a arte

    ResponderExcluir
  12. Jacira Santos
    Grandiosa em sua arte. Conhecia seus trabalhos maravilhosos!

    ResponderExcluir
  13. Raymundo Luiz Lopes
    Oh, que pena!🙏
    Meus sentimentos!

    ResponderExcluir
  14. Liane Katsuki
    Sinto muito. Que lástima 🤔 😕 😪

    ResponderExcluir
  15. Maria Nazaré Santos
    Uma grande Artista inspiradora ! Sinto muito !

    ResponderExcluir
  16. Darcy Brito
    Homenagem bem merecida. Uma artista que soube enaltecer através de sua arte os costumes das mulheres negras baiana sem nenhum preconceito.

    ResponderExcluir