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Maria Adair não tem preconceitos com os suportes. Qualquer objeto pode ser pintado e transformado por sua arte. |
Há seis anos quando completou
oitenta anos de idade a artista Maria Adair fez uma exposição e escreveu: “A
vida é uma grande tela. Um cruzamento de caminhos, pontuando a vida, chego aos
80”. E assim ela vem continuando a sua trajetória agora com limitações devido a
uma alergia que tem impedido de utilizar algumas tintas. Mesmo assim ela tem
procurado se manter ativa e está usando canetas especiais e outras ferramentas
para continuar expressando seus sentimentos e emoções através a arte. Portanto,
a grande tela que se descortina diante da artista ainda está para ser concluída.
Atualmente também usa vários outros suportes para deixar o seu registro
de sua passagem por esses caminhos que se cruzam e se bifurcam por aí neste
mundo cheio de problemas, surpresas e claro de coisas boas e alegrias para
serem comemoradas. Fui conversar com Maria Adair em sua casa-ateliê no bairro
da Graça, em Salvador-Bahia e saí de lá como estivesse visitado um museu com
tantas obras de arte espalhadas por todos os cantos da casa nas paredes, nas estantes,
em mesas e até no teto. Tudo devidamente exposto para ser apreciado pelas
pessoas que gostam de arte e a visitam. Acompanho a artista há algumas décadas e lembro que
tudo que ela encontrou pela frente ao seu alcance usou como suporte para sua
arte. Era uma verdadeira máquina azeitada em pleno funcionamento tal a energia que
demonstrava com sua disposição em pintar. Esta sua força pela arte era tanta
que até seus colegas brincavam: “Não fique perto da Adair senão ela vai lhe
pintar”. Quando lhe pedi para falar de sua arte e ela disse “que a arte é a vida
do artista, vai fazendo o que lhe vem à mente. As ideias vão aparecendo e a
gente vai mudando. Agora mesmo estou desenhando ao invés de pintar devido a
alergia. Comecei com o nanquim, mas também não me senti bem e fui ler o rótulo
da caixa. Vi que estava escrito que pode causar problemas alérgicos. Tive que
abandonar o nanquim e desenhar com lápis e caneta.”
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Maria Adair ao lado de uma bela tela com os cruzamentos que enriquecem sua obra. |
A artista Maria Adair realizou
dezenas de exposições individuais e coletivas aqui, em outros estados e no
exterior. Fez o curso de Master of Arts pela School of Art And Art History, na
University of Iowa, cidade de Iowa, nos Estados Unidos. Já ganhou alguns
prêmios e tem obras espalhadas por museus e colecionadores de vários países. É formada
em professora primáriapelo Instituto Central Isaias Alves- ICEIA e licenciatura em Desenho e Artes Plásticas pela Escola
de Belas Artes, da Universidade Federal da Bahia. Ministrou aulas de Educação
Artística no colégio Maristas por longos anos e também como professora da
Escola de Belas Artes, onde se aposentou. Mostrou um caderno onde está
escrevendo um livro detalhando toda a sua trajetória desde o nascimento até o
momento em que o livro se tornará realidade. As páginas estão repletas de fotos
que ela já catalogou e legendou. Suas últimas produções são gamelas de madeira
pintadas e outros objetos utilitários que trazem a marca dos caminhos cruzados
em composições geométricas e com colorido forte.
QUEM É
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A primeira tela que pintou foi da fazenda Marimbondo do seu pai. |
A artista Maria Adair França Magalhães
nasceu em 6 de julho de 1938 no então distrito de Itiruçu, na Rua Aurora, 22, hoje Avenida
Presidente Vargas. Itiruçu era distrito do município de Jaguaquara e agora está emancipado.
É filha de Jair Magalhães e Adalgisa França Magalhães. Logo depois foram morar
na cidade de Maracás onde seu pai trabalhou na Prefeitura local. Após dois anos
retornaram para Itiruçu e lá resolveu comprar uma casa abandonada e reformar.
Quando estava neste processo de reforma e com suas idas e vindas em busca de
material de construção encontrou algumas vezes um vendedor de bilhetes da
Loteria Federal que lhe oferecia e nunca tinha comprado. Finalmente, perto do
Natal o homem surge novamente oferecendo o bilhete do jogo que iria correr no Natal
com um grande prêmio. Terminou por comprar e o seu bilhete foi sorteado recebendo muito dinheiro . Com este recurso terminou a reforma da casa e comprou
a fazenda Marimbondo passando a criar gado.
Deixou sua antiga profissão que era de comprar barris de álcool e vinagre
ao atacado, engarrafar e rotular para vender aos pequenos comerciantes da
região. Enquanto sua mãe gostava de costurar, bordar, datilografar e plantar
num terreno que o esposo comprou no fundo da casa onde moravam. O senhor Jair
Magalhães ganhou outro status e foi por duas vezes prefeito da cidade. Na
primeira vez nomeado pelo interventor Landulfo Alves e posteriormente eleito.
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Maria Adair recebe diploma de professora primária no ICEIA ao lado do pai. |
Estudou o primário na Escola Sete
de Setembro com a professora Maria Cândida de Castilho Fontoura, a d. Iaiá, e
na Escola da Professora de dona Ivone ambas em Itiruçu. Depois veio para Salvador estudar no Ginásio Bom Jesus, que ficava ao lado da Fábrica de refrigerantes
Fratelli Vita, na Cidade Baixa. Ela lembrou que as freiras eram gaúchas e mineiras da
congregação Missionárias de Jesus Crucificado. Seu primeiro contato com a arte
foi através da madre Emília, do colégio que convidou as alunas que quisessem
participar aos sábados de um curso de pintura que ela iria ministrar. Claro que
a Maria Adair passou a frequentar o curso. Ela distribuia umas pequenas tábuas e tintas à vontade e todas pintavam sob sua orientação. A família resolveu mudar da Cidade Baixa e foram morar na Rua Francisco
Ferrari, aos fundos do Colégio da Bahia. Já tinha concluído o ginásio. Foi
estudar no Instituto Isaias Alves, onde formou-se em professora primária. Ao
concluir o curso pedagógico foi ensinar no curso primário no Escola Nossa
Senhora Auxiliadora, conhecida como colégio d. Anfrísia Santiago. Em 1958
casou com o seu conterrâneo Roque Brochini que era cirurgião dentista e foram
morar em Itiruçu e lá fundou a Escolinha do Menino Jesus e teve cinco filhos. O
casamento se desfez e retornou para Salvador em 1970. Resolveu fazer vestibular
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Adair e sua vaca da Cow Parade |
para a escola de Belas Artes onde entrou em 1972. Após se formar nos anos 80 foi
para a Pennsylvania, estudou inglês na Universidade de Pittsburgh. Em 1981 foi
para Iowa onde morou até 1982 no Hawkey Court, enquanto cursava o mestrado em
arte na School of Art And Art History da universidade de Iowa. Quando estudava conseguiu
inicialmente alugar um apartamento no campus universitário e levou dois filhos
e em seguida mais dois, a filha Moema já tinha ido para Paris. Ela disse que
foi importante porque eles estudaram um tempo por lá, inclusive aprenderam
inglês com boa fluência. Ela quando chegou nos Estados Unidos não sabia Inglês e teve que estudar
muito, pois eram cinco aulas por dia. Sua ida para os Estados Unidos não foi
tão fácil. Ao chegar ficou dividindo apartamento com um estudante brasileiro. A
Universidade Federal da Bahia não queria deixá-la se afastar porque não era professora efetiva, e sim substituta.
Precisava liberar o dinheiro que ela ganhava como professora substituta da
Escola de Belas Artes. Porém, depois o vice-reitor foi informado que ela tinha
grande potencial e assim conseguiu uma pequena bolsa de estudos. Isto foi bom porque
tinha que deixar dinheiro no Brasil onde estavam seus quatro filhos. Também era
professora do Estado e precisou de uma licença sem remuneração para se afastar.
Em 1983 fez uma residência de um mês cidade de Bellagio, na Itália, no Bellagio
Study And Conference Center da Rocfeller Foundation.
Vemos na foto acima a artista Maria Adair com a vaca que pintou quando da exposição chamada Cow Parade criada em 1998 pelo artista suiço Pascal Knapp "com a intenção que as vacas fossem uma forma criativa de reproduzir uma tela tridimensional que os artistas locais expressassem sua arte". Aqui em Salvador vários artistas pintaram e as vacas coloridas foram expostas nos principais shoppings da cidade e também em algumas praças. Além de provocar risos e curiosidade como imaginou o artista suiço as vacas feitas de fibra de vidro e pintadas por artistas serviram também de cenário para milhares de pessoas tirassem fotografias ao lado delas. Esta vaca que Maria Adair aparece ao lado e pintada por ela foi arrematada num leilão por seus filhos que em seguida lhe presentearam.
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Estes dois patos de cerâmica feitos pela Cida e pintados em acrílica por Maria Adair foram inspirados nos patos da Fazenda Marimbondo. |
A artista Maria Adair disse que a Escola de Arte da
Iowa tem nada menos que dez Departamentos, a escola daqui tem apenas dois. O de
Arte e Pintura e o Departamento de Desenho e Escultura. A turma onde estudava
tinha gente de várias partes do mundo. Lembrou que durante o curso eles sempre pediam
uma redação com tema livre. Certa vez escolheu falar sobre o carro a álcool que
estava sendo fabricado aqui. O professor selecionou a sua redação para ler para a
turma e neste momento alguns estudantes do Oriente Médio principalmente os da
Arábia Saudita não ficaram satisfeitos com a notícia do carro movido a álcool.
Ao retornar ao Brasil voltou a ensinar
na EBA e fez um projeto para criar a Galeria do Aluno. Pediu a diretora Ana
Maria Villar para utilizar uma sala que estava sendo usada como depósito. Ela
concordou e mandou limpar a sala e aí foi instalada a Galeria do Aluno, porque
a Galeria Cañizares era só para os professores e artistas convidados. A galeria
ainda existe, mas hoje não tem aquele movimento de quando “nós criamos pois fazíamos
oito exposições por ano e a gente procurava divulgar na época através os
jornais e as televisões. Depois conseguimos expor na Galeria Cañizares uma
coletiva anual com o trabalho de cada um dos alunos que fizeram exposição na
Galeria do Aluno. Teve um ano que fizemos uma coletiva no foyer do Teatro
Castro Alves. Chegamos a conseguir um
convite para que um desses estudantes viajasse como Aluno Visitante para a Universidade
da Filadelfia, um dos que foram foi a Edlamar, que teve seu projeto aprovado e
ela expôs por lá e chegou até a ir para Nova York", diz Maria Adair
EXPOSIÇÕES
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Esta obra lembra onda gigante se chocando com uma embarcação . |
INDIVIDUAIS: 2018 - Oitenta, Galeria Paulo
Darzé, Salvador-BA; 2016 -Whats
Is For Desert? Galeria Regina, Houston. Texas – USA; 2012 - O
Universo Amado, Palacete das Artes, Salvador-BA2009 - A Cor do Café III, Cúria
Arquidiocesana. Salvador-BA; 2007 - A Vida à Moda de Maria Adair,
Centro o Cultural Correios. Salvador-BA; 2005 – Couleurs Et
Saveurs de Bahia ECAPP – La Bastide, Morières-lès Avignon Provence França;
Entre a Feira e o Mar, Reserva Imbassaí. Mata de
São João-. BA; No Black Ties, Museu Carlos Costa Pinto, Salvador-BA; 2003 - A
Cor do Café, Galeria Por Amor à Arte. O Porto – Portugal; arte@maria-adair.com,.
Espaço Ornare, Salvador-BA; 2002 – Café Society, Artefacto, São Paulo-SP; 2000 - O
Banquete, Museu Carlos Costa Pinto. Salvador-BA; 1998 - Les Café
de Paris et Du Monde, Atelier Maria Adair- Pelourinho. Salvador-BA; 1997 – Urbano
Italiano, Museu de Arte Moderna. Salvador-BA; 1994 – Garagem
II, Aquarela, |
Este aviãozinho de madeira usado como suporte para a pintura de Maria Adair. |
Paris-França; 1993
– Trama Urbana, Hotel Sofitel,
Salvador-BA; Les Chemin De La Ligne, Aquarela.
Paris-França; Ondulações,
Inauguração do Atelier Maria Adair, no Pelourinho. Salvador-BA; 1992-
Coreografando O Espaço, MM Design. Brasília-DF; Um Banquete Azul, Companhia das
Índias, Salvador-BA; 1991 – Tressage Brésilien, Aquarela, Paris-França;
Brasilianishe Verknut Ungem, Arte Galerie
N. Munique, Alemanha; Multimídia Show,
As Pandoras, Salvador-BA;1990 – Installation, Aquarela. Paris-França;
1989 – Grandes Momentos, Galeria Geraldo Rocha, Vitória da
Conquista-BA; 1988 - A Grande Viagem, Escritório de Arte da Bahia e Galeria
Prova do Artista, Salvador, BA - Brasil 1988 - Águas do Mar no Agua do Mar, Água do Mar. Salvador. BA - Brasil 1987 - Trama de Couleurs, Aquarela. Paris –
France; Color Into Fiber, Lifshitz
Roof Garden, New York City-NY - USA; Interwoven Dimensions, Donna Astorino's
House, Pittsburgh-PA - USA ;1986 - A Grande Trama, Época Galeria de Arte,
Salvador-BA; 1985 – Viva o Risco, Galeria O Cavalete, Salvador-BA; Passagem,
Tyler School of Art- Temple University, Philadelphia- PA - USA; 1984 – Maria Adair-84.
Museu de Arte da Bahia, Salvador-BA ;1983 – Vestindo Arte, Editora Corrupio,
Salvador-BA;1982 - A River of Emotions, Corrobore Gallery, lowa City; IA – USA;
Iowa The Fertile Land, University of lowa Museum of Art. lowa City. IA – USA;
Constellations, Brazilian American Cultural
Institute, Washington-DC-USA; Constellations, International Center, lowa
City-IA, USA;Tropical Yerning, Joanna Panzar's House,
Pittsburgh-PA, USA; 1981 – After The Rain A New Life, Joanna Panzar's House,
Pittsburgh-PA, USA; Celler, Russian
Images International Arts Sewickley, Sewickley-PA, USA; 1979 – Espera, Galeria Geraldo Rocha. Vitória da
Conquista-BA; Trama e Luz, Praiamar Hotel; Salvador-BA ;1978 - 29 Mostra, Museu
de Arte Moderna, Salvador-BA; Organismo, Paço Municipal, São Bernardo do Campos
e em 1976 - 1° Mostra, Galeria Cañizares, Salvador-BA.
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Oratório transformado em "igreja" pela artista em homenagem a Santo Antônio. |
COLETIVAS - 2018 – Fluxos Visuais, Palacete das Artes. SSA-BA; 2017 –ArtBrasil, Artserve. Fort Lauderdale- FL - USA; II Mostra Internacional-
O Livro de Artista, Museu de Arte da Bahia, Salvador-BA ; Agosto das
Artes, Museu de Arte Moderna, Salvador-BA ; 2016 – Santa Ceia, Convento do
Carmo, Salvador-BA ; Livros De Artista, Museu de Arte da Bahia, Salvador-BA ; Exposição
Professor-Artista, APUB Sindicato, Salvador-BA ; 2015 – Circuito das Artes,
Galeria da Aliança Francesa , Salvador- BA; 2013 -Triangulações, Museu
Nacional do Conjunto Cultural da República, Brasília -DF ; Museu de
Arte Moderna Aloisio Magalhães, MAMAM, Recife-PE; Paulo Darzé Galeria de Arte.
Salvador-BA ; Triangulações, Palacete das Artes, Salvador-BA;
Catt Parede, Paulo Darzé Galeria de Arte. Salvador- BA; Circuito Das Artes, Palacete
das Artes.Salvador-BA ;2012 – Circuito Das Artes; Palacete das Artes, Salvador-
BA; 2011- Sérgio Rabinovitz e Maria Adair, Museu da Misericórdia, Salvador-BA ; 2010
– arte Contemporânea, Galeria Projecto. Cerveira – Portugal; 14 Obras de
Misericórdia, Museu da Misericórdia, Salvador-BA; Open France Brésil; Atelier
Grognard, Rueil-Malmaison - França; Santana, Museu de Arte da Bahia, Salvador-BA
; 2009 – Doce de Santo, Galeria ACBEU, Salvador-BA; Open Art França – Brasil,
Centro Cultural Correios, Salvador-BA; 2007 – Mulheres em Movimento, Galeria Cañizares,
Salvador-BA; 2005 – Afetos Roubados no Tempo, Caixa Cultural. Salvador-BA,
Faculdade Santa Mônica, SP; Museu Théo Brandão. Maceió. AL, Galeria Capibaribe.
Recife. PE, Goethe Institute. Salvado- BA; 2004 – Arte em Revezamento , EBEC
Galeria de Arte, Salvador-BA; 2003 -1º Salão de Arte, Consulado da Holanda, Salvador-BA; 2002 – Exposição
de Arte, Galeria Banco de Arte, São Paulo-SP ; 150 Anos da EBA-UFBA, Centro Cultural Correios, Salvador-BA ; Exposição
de Inauguração , Galeria Mercado das
Artes, Salvador-BA ; Exposição de
Inauguração, Galeria da Cidade, Salvador-
BA - ; 2000 – Arte – Arte Salvador 450 ANOS, Padrão do Descobrimento, Lisboa;
Museu de Arte Primitiva Moderna, Guimarães – Portugal; Museu de Arte de Macau,
Macau – China; Mestras da Arte Baiana,
Museu Náutico, Salvador-BA ; 1999 - 19 Exposição Do Leilão de Arte GACC, Museu
de Arte Moderna, Salvador-BA ;Arte -Arte Salvador 450 Anos, Museu de Arte Moderna,
Salvador-Ba; Curitiba-.PR; Museu da Cidade |
Obra saudando Orixá pintada em papel . |
Rio de Janeiro-RJ ; 1998- Bahia à
Paris, Artes Plastiques D’Aujourd’hui,
Galerie Modus, Paris – França; Arte-Arte Salvador 450 Anos, Museu de Arte
Moderna. Salvador-BA ; 1997 – 8 Exposições, Ada Galeria de Arte, Salvado- BA; 1994
– Exu, Fundação Casa de Jorge Amado, Salvador- BA; Les Couleurs Du Brésil Em
Homenage Au Maitre Bajado, UNESCO, Paris; 1993 – Internacional Contemporary
Furniture Fair, Jacob Javitz Convention Center, New York – USA; 1992 - Interpretando
A América, Galeria ACBEU, Salvado- BA; 1990 – Quinzaine Bresil, Rotonde du Théâtre
Municipal, Rennes – França; Brazilian Festival; Westin Galeria Ballroom.
Houston, Texas- USA; 1989 – Introspective Contemporary Art Bry Americans And
Brazilians Of African Descent, California Afro American Museum. Los Angeles.CA –
USA; 1991 - Bronx Museum. New York – USA; 1988 - A Mão Afrobrasileira, Museu de
Arte Contemporânea, São Paulo-SP; Brésil Hexagonal, Union de Banques a Paris,
França; Pinturas e Esculturas, Escritório de Arte da Bahia e Prova do Artista,
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– Exposição de Verão, Rodin Galeria de Arte, Salvador-BA; 35 Artistes
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Museu do Cacau. ilhéus-BA; 1984 – Três Artistas Baianos, Galeria J. Inácio, Aracaju-SE; 1983
– Graphites Brésiliens, Maison du Brésil. Paris – França;1982 – Multimidia
Show, Stephen Edward Galleries, New York City – USA; 1981- Brazil Expo 81,
Carlow Colege. Pittsburgh-PA – USA; 1979 – Exposição de Abertura, Galeria
Geraldo Rocha. Vitória da Conquista-BA; Exposição Cadastro, Museu de Arte
Moderna da Bahia, Salvado- BA ; 1978 – Mostra Recentes Aquisições, Museu de Arte
Moderna da Bahia, Salvador-BA ; Salão de Arte da FUNCISA, Museu de Arte da Bahia, Salvador-BA ;
Images / Messeges D’Amerrique Latine, Center Cultural Municipal de Villeparisis,
Villeparisis-França; 1977 - Exposição Centenário de Fundação da Escola de Belas
Artes da Bahia, Museu de Arte Moderna – Salvador-BA ;19º Salão de Verão da Bahia,
Museu de Arte Moderna, Salvador-BA ;1976 -9 Artistas Baianas, Museu Regional de Feira de Santana, Feira de
Santana-BA.
Meu velho amigo professor Reynivaldo Brito, nos presenteando mais uma vez com essa excelente matéria crítica e descritiva acerca da também excelente artista plástica minha querida Maria Adair, parabéns aos dois, abraços.
ResponderExcluirMinha querida professora de pintura ll na Eba UFBA e parabéns amigo Reynivaldo Brito pelo belíssimo trabalho 👏👏👏👏
ResponderExcluirGrande artista Maria Adair. Bela trajetória de vida, muitos estudos, dedicação professoral. Uma artista de peso da nossa cidade, com um primoroso trabalho autoral e reconhecido.
ResponderExcluirMais uma vez, Reynivaldo agradeço pelo seu belo texto e por seu aguçado olhar em vê a arte como um estado de satisfação e beleza.