sábado, 14 de outubro de 2023

TELMA FALCK E SUA ARTE EXPRESSIONISTA

Telma ao lado de  obra expressionista de sua autoria.
Vou falar hoje de uma artista expressionista que já participou de inúmeras exposições individuais e coletivas aqui e fora do país e quem tem uma disposição invejável em criar. É licenciada em Desenho e Plástica pela Escola de Belas Artes, da Universidade Federal da Bahia, tem curso de Especialização em Metodologia do Ensino de Desenho, pela Universidade de Feira de Santana. É também professora especializada em Educação de Portadores de Necessidades Especiais, especializada em Libras, a língua de sinais, e idealizadora do projeto Arte ao Alcance de Todos, na EBA. Foi coordenadora de Artes na Federação das APAES, na Bahia.

Esta bela tela  Anjos Azuis é uma das obras mais significativas de Telma.
Fui encontrá-la em seu apartamento no bairro de Ondina onde pude ver vários
trabalhos de fases distintas de sua autoria. Nota-se uma evolução e uma busca de expressar seus sentimentos mais profundos. Mesmo estando com viagem marcada e próxima para a Alemanha ao encontro de seu filho que reside por lá arranjou um tempo para conversarmos sobre sua arte e seus projetos futuros. Na conversa que tivemos ficou patente que a artista Telma Falck tem uma capacidade de enfrentar as diversidades que a vida nos apresenta e vai em frente procurando criar e se expressar em cores vibrantes que mostram de certa maneira sua alegria em viver. Sofreu juntamente com seu esposo a repressão da ditadura militar. Ficou viúva, já enfrentou um câncer de mama, mas sempre vem mostrando uma imensa vontade de viver e se expressar através da sua arte que nos brinda com alegria.

Autorretrato de quando perdeu
os cabelos na quimioterapia.
A sua arte vem de encontro ao movimento expressionista que surgiu na Alemanha em oposição ao impressionismo francês. É uma arte visceral, e as cores e as formas que Telma Falck cria não correspondem a realidade que estamos vivenciando ou observando. O desenho das formas humanas ou mesmo de objetos fogem do esperado numa fotografia, porque ao criar a figura de um personagem de sua pintura ela navega no seu mundo pictórico e idealiza as formas que vai apresentar na tela dentro de seu mundo mágico sem a preocupação em ser fiel a figura humana ou aos objetos que vai representar  Foi aluna do professor Roberval José Marinho, hoje, aposentado, e presidente do Instituto Sociocultural Ogum Gb Á K, que viu em suas obras e a maneira dela se expressar um caminho para o tridimensional e a arte conceitual. Mas, a Telma Falck preferiu continuar pintando e fazendo gravuras, embora também tenha realizado algumas esculturas no decorres de sua vida artística, inclusive realizou uma exposição de esculturas no Museu Costa Pinto..

                                                QUEM É 

Ai vemos duas obras com a temáticas flores e frutos de 
uma fase anterior a dos elementos humanos.
A artista Telma Falck Souza Lima nasceu em Salvador no bairro de Ondina, onde mora até hoje, filha de Nelson Souza e Waldete Falck Souza. Nasceu em 12 de dezembro de 1958 e lembra que sua infância foi naquele bairro frequentando muito a casa de sua avó e a praia. Minha mãe disse que “aprendi a andar na areia da praia Bacia das Moças, em Ondina”. Casou aos 19 anos de idade e em 1982 fez o vestibular para a Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia. O esposo, já falecido, trabalhava na Petrobras e participava ativamente do sindicato e quando em 1986 irrompeu uma greve na empresa eles foram morar em São Luiz, no Maranhão. Ela lembra que foi um choque muito grande porque  era muito atrasada em relação a Salvador e diz que até o lixo da cidade era recolhido em carroças puxadas por cavalos. 

Obra Pensando onde observamos traços 
retos na construção da figura humana.
Passaram dois anos por lá e quando retornou teve alguma dificuldade em
reassumir seu curso na Escola de Belas Artes. Disse que a pessoa que lhe atendeu na Secretaria Geral de Cursos, da UFBA, insistia que ela teria que fazer um novo vestibular. Porém, saiu em busca de apoio e conseguiu algumas cartas da Anistia, da Petrobras, e outra redigida pelo professor Luiz Gonzaga, dentre outras e assim pode retornar e concluir seu curso na EBA. O esposo trabalhava na montagem de plataformas marítimas e quando retornou para a escola acabara de ter seu primeiro filho e muitas vezes teve que  levar o menino para a escola por estar amamentando. Até que em 2016 seu esposo veio a falecer e ela teve que tocar a vida com dois filhos um que reside em Zurique, na Alemanha, que tem uma carreira brilhante de astrofísico e a outra é formada em arquitetura. Pensa assim em ir morar na Alemanha, tendo em vista as dificuldades porque está passando o nosso país, principalmente a violência que ocorre na Bahia. Por coincidência embarcou ontem para o encontro com seu filho na véspera da publicação deste texto.

                                               EXPOSIÇÕES

Coletiva que participou.
A Telma Falck disse que “sempre fui expressionista e pinto o que sinto.” Já participou de várias exposições aqui e lá fora, mas pelo seu jeito de ser não tem um currículo sistematizado, o que é importante para qualquer atividade humana. Mas, depois de insistir me enviou algumas anotações sobre as exposições que já participou que lembrou a saber : Exposição na Galeria Cañizares, no foyer do Teatro Castro Alves, na Casa do Comércio, uma de esculturas no Museu Costa Pinto, outra no Palacete das Artes, no Rio de Janeiro no Centro Cultural do Banco do Brasil, na Eco 92, e em Portugal e Viena. Perdeu a paciência em lembrar e escreveu “é muito espaço e perdi a conta”. Acho importante que o artista vá organizando o seu currículo com nomes das exposições, dos espaços e as datas. É um cartão de visitas  e que deixa aí escrito o seu legado.

 

34 comentários:

  1. Francisco Santis Santos
    Querida e amada luz e paz.

    ResponderExcluir
  2. Graça Gama
    Bela reportagem. Parabéns a Reynivaldo e a Telma

    ResponderExcluir
  3. Benjamin Brito Gama Junior
    👏👏👏👏👏
    PALMAS

    ResponderExcluir
  4. Edna Silva
    Muito interessante a história da vida dela e as cores que ela usa para expressar sua expressão artística.

    ResponderExcluir
  5. Maria Nazaré Santos
    Minha amiga querida sua arte e única e inconfundível! 👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿

    ResponderExcluir
  6. Domingos Dantas Brito
    Uma artista de bela história e belas artes...

    ResponderExcluir
  7. Terezinha Brandão
    Muito linda a sua explanação!! Você é um grande escritor.

    ResponderExcluir
  8. Alice Campos
    Que maravilha, mais uma artista baiana! 👏👏👏👏👏😃

    ResponderExcluir
  9. Graça Gama
    Parabéns Reynivaldo nos mostrar grande artista 🎨 . Parabéns a artista grandiosa Telma amei conhecer 💯💯💯👏👏👏👏👏🌹🌹

    ResponderExcluir
  10. Luiza Fontes
    Parabéns Telma, boa viajem obrigado Reynivaldo.

    ResponderExcluir
  11. Norma De Athayde Couto
    Lembro-me dela desde a Escola de Belas Artes, parabéns Telma

    ResponderExcluir
  12. Washington Arléo
    Parabéns a Artista Telma Falck e o grande Reynivaldo Brito !!! Sua matérias são Crônicas que revisitam os Artistas.

    ResponderExcluir
  13. Darcy Brito
    Gostei muito da arte e da história de vida da artista.

    ResponderExcluir
  14. Maria Alair Cardoso
    Muito bom, estar próximo ao artista

    ResponderExcluir
  15. José Henrique Silva Barreto
    Muito bom 👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  16. Dorgival Carvalho
    Muito interessante este seu esforço em coordenar um grupo tão seleto que faz da arte a sua vida.
    Fiquei um tanto animado. Vou fazer umas incursões no mundo da arte e estimular alguns amigos a fazer o mesmo.

    ResponderExcluir
  17. Antonio C. Rebouças
    👏👏👏👏🙏
    PALMAS

    ResponderExcluir
  18. Berenice Carvalho
    Parabéns Telma pelo seu trabalho!
    Sucesso e felicidades!

    ResponderExcluir
  19. Oliveira Brown
    Prazeroso ler seus textos, Professor Reynivaldo. Sempre trazendo à luz artistas de verdade que a grande mídia tenta manter no esquecimento.

    ResponderExcluir
  20. Carmen Carvalho
    Bela arte a de Telma Falck !!!

    ResponderExcluir