sábado, 10 de junho de 2023

O MUNDO MÁGICO DA CERÂMICA DE HILDA SALOMÃO

Foto 1. Hilda Salomão em seu ateliê com materiais.
Foto 2. Hilda com detalhe de um painel.
Foto 3. Hilda ensinando a arte da cerâmica a uma aluna.
O barro está presente na vida do homem desde os tempos imemoriais e está registrado no livro Gênesis 2:7 que "o Senhor Deus formou o homem do pó da terra e soprou em suas narinas o fôlego da Vida". Ainda no Gênesis 3:0 "Com o suor do seu rosto você comerá o seu pão, até que volte à terra, visto que dela foi tirado: porque você é pó e ao pó voltará". Também em todas as escavações arqueológicas de antigas civilizações são encontrados restos de objetos utilitários feitos de barro, inclusive no Egito antigo os faraós eram sepultados em sarcófagos de barro e grandes potes serviam para guardar as partes moles após a mumificação de seus corpos. Foi neste universo de possibilidades que fui ao encontro de uma artista que vive com suas mãos habilidosas manuseando o barro para criar belas esculturas e painéis dando-lhes a nobreza de uma obra de arte. Seu nome tem origem bíblica Hilda Salomão, porque Salomão significa pacífico, foi o segundo filho do Rei David de Israel, e escolhido aos quinze anos de idade para substituir seu pai. Fiz estas referências históricas e biblícas para mostrar que existe uma ligação muito antiga e profunda entre o homem e o barro. E a profissão de ceramista requer uma intimidade com este material encontrado na natureza e que é utilizado de várias formas. Aqui vamos tratar da transformação do barro ou da argila em obra de arte. 

Foto 1. Uma bela pintura de rosas de Hilda Salomão.
Foto 2. Escultura em cerâmica com vários elementos.
A artista Hilda Salomão vem de uma linhagem de ceramistas porque sua avó  materna e sua mãe exerceram esta profissão, e ela desde criança foi envolvida neste ambiente mexendo   com a argila e elaborando pequenas peças que lhe serviram de brinquedo. Portanto, quando em 1974 já adulta resolveu fazer o vestibular para a Escola de Belas Artes, da Universidade Federal da Bahia sabia que buscava ampliar seus conhecimentos e focar na cerâmica. Nesta época ainda existia um forte preconceito com relação à profissão de ceramista porque muita gente a classificava como uma atividade artesanal de simples fabricação de objetos utilitários. Porém, a cerâmica foi se desenvolvendo com a introdução do trabalho escultórico e surgimento de outras possibilidades, e hoje é reconhecida como uma forma de linguagem artística tal como acontece com a pintura, a gravura e a escultura. Surgiram grandes nomes da arte universal como Pablo Picasso, Joan Miró e outros que criaram muitas obras de cerâmica, que hoje têm alto valor no mercado de arte. Aqui no Brasil se notabilizaram o pernambucano Francisco Brennand (1927-2019), e na Bahia o mestre Horst Erich Udo Knoff, (1912-1994) o russo que migrou para o Brasil e fixou residência em Salvador, no bairro de Brotas, onde tinha o seu ateliê e uma pequena indústria de azulejos artísticos. Ele foi um dos professores de Hilda Salomão.

                                                              TRAJETÓRIA

Foto 1. Capa do livro do mestre Djalma De Vicenzi.
Foto 2. A avó  e pioneira Autinha Boaventura Leite.
Foto 3. Hilda  jovem trabalhando com sua mãe Ângela.
Comecei criança brincando com a cerâmica e em seguida passei a ajudar fazendo pequenas intervenções nas peças que elas produziam. Depois fiz o primário no Colégio das Mercês, na Avenida Sete de Setembro, em Salvador e posteriormente cursei o secundário do Colégio Dois de Julho, no bairro da Fazenda Garcia, também em Salvador. Fiz o vestibular para a Escola de Belas Artes, da Universidade Federal da Bahia, em 1974, onde tive a oportunidade de ser aluna de grandes mestres entre eles Juarez Paraíso, que além de professor da disciplina Desenho abria nossas cabeças com informações sobre o que acontecia ao nosso redor, o professor Ailton Lima que me ensinou a trabalhar com pastel, Emidio Magalhães grande mestre da pintura. Me interessei durante minha permanência na EBA de entrar em contato com a Filosofia e Psicologia graças as aulas do professor Romano Galleffi. Aí quando formei fui me dedicar aos cursos de cerâmica que minha mãe dava porque ela queria se dedicar às suas pesquisas. Portanto, já saí da EBA para ensinar e fui obrigada a estudar muito,"disse Hilda Salomão. Também durante o curso houve uma integração entre as escolas de Teatro, Música, Dança e Arquitetura. Isto possibilitou a troca de informações, de conhecimento, inclusive tinha uma disciplina chamada Integração Artística. Lembra sempre da importante recomendação do professor Juarez Paraíso ao dizer que o artista aprende no exercício do fazer. E tem seguido isto e principalmente com a sua imersão no  ateliê. Diariamente está trabalhando no ateliê procurando criar e observar tudo ao seu redor. 

Foto mostra como eram concorridas as Oficinas de Arte.
Foi ensinar nas Oficinas de Expressão Plástica do Museu de Arte Moderna da Bahia – MAM-Ba ao lado dos professores Juarez Paraíso, Chico Liberato, Zu Campos,  dentre outros. Disse Hilda Salomão que permaneceu no MAM-Ba durante quase trinta anos até se aposentar e foi uma experiência rica porque o professor tem sempre que estar estudando, especialmente nestes tempos de redes sociais onde as informações fluem com mais rapidez e intensidade. Paralelamente as aulas que ministrava continuava produzindo. Sua casa num condomínio do bairro de Stela Maris, em Salvador, Bahia,  é um verdadeiro museu de cerâmica onde as paredes, móveis e prateleiras exibem esculturas e objetos feitos em argila numa variedade impressionante. É o registro vivo de uma vida inteira dedicada a arte da cerâmica. É uma artista da terceira geração de uma família de ceramistas e assim ela vai deixando suas pegadas para que possamos olhar e admirar a capacidade criativa que tem.

A artista Hilda Salomão em seu ateliê de trabalho.
Aos 68 anos de idade Hilda Salomão mostra uma disposição que muitos jovens não têm, acostumados a se encastelarem nos sofás de seus apartamentos ou casas. Ela cedo já está se movimentando cuidando de suas plantas e já tem em mente que vai ao seu ateliê mexer com a argila. Durante às terças-feiras ministra aulas porque sente a necessidade de transmitir a sua experiência para outras pessoas. Considera uma benção dominar esta técnica que lhe permite mexer com a argila, o fogo e o tempo , de descobrir cores e maneiras de pintar e a respeitar o tempo. Sim, porque  a cerâmica exige obediência ao tempo de secar, ao tempo de queima e ao tempo de abrir o forno que chega a mais de mil graus centígrados. Aí pode ser surpreendida por uma bela obra bem queimada ou por cacos de uma cerâmica que durante a queimada se espatifou. Vemos que é um trabalho visceral que exige manejar a argila com as mãos sentindo sua elasticidade e viscosidade,  passa para a fase da criação das peças e em seguida para esmalte e queima.

Hilda Salomão disse que seu ateliê é um verdadeiro parque de diversão e o ceramista vive momentos de êxtase, de aceitação e até mesmo de desapego quando acontece perder uma peça que fez com tanto gosto e esmero e aconteceu que se esfacelou durante a queimada. São momentos diferenciados e inclusive de pessoa a pessoa. “Quando estou fazendo uma escultura de argila por exemplo a peça não deixa a gente esquecer dela, porque se passar do ponto já não dá para trabalhar. É uma relação muito íntima do ceramista com a obra que está criando. É hora do recomeço e acho o ceramista um verdadeiro operário”.

                                                          QUEM É

Hilda Salomão ao lado de uma das paredes do seu ateliê.
Seu nome completo é Hilda Maria Leite Salomão, nasceu em 7 de março de 1955, em Salvador, Bahia. Filha de Ângela Boaventura Leite Salomão e seu pai Geraldo dos Reis Salomão, era contador. A infância foi no bairro do Canela onde morava no Edifício Padre Feijó, e avó Autinha Boaventura Leite, na Rua Claudio Manoel da Costa, 16, vizinha do prédio onde ela residia. Passou boa parte da infância com sua  avó que tinha seu ateliê na casa onde residia e sua mãe sempre estava ao lado trabalhando com ela. Conta que sua avó Autinha Leite trabalhava fazendo chapéus, bordados e flores, e era casada com o português Matheus Villa Chã Leite. Mas, ficou viúva muito cedo com três crianças, e suas cunhadas mandavam da Europa revistas com figurinos para ela variar seus produtos. Um dia ao ler uma dessas revistas deparou com uma reportagem sobre cerâmica. Ficou imediatamente atraída e resolveu procurar saber se tinha alguém que dava curso em Salvador. Não conseguiu nenhuma informação e foi então que apelou para um irmão que morava no Rio de Janeiro que lhe informou que lá havia um professor chamado Djalma de Vicenzi. Decidiu tomar um avião e ir para Rio de Janeiro, isto entre os finais dos anos quarenta, e lá comprou um forno, as ferramentas de ceramista e todos os materiais necessários para iniciar sua produção.  De volta começou a fazer suas peças, e quando o forno chegou instalou e fez sua primeira formada. Aí nascia uma família que já vai na terceira geração de ceramistas. “Veja que é algo que estava no destino”, diz Hilda Salomão. O professor carioca trabalhava na verdade com porcelana e deu a sua avó o conhecimento da cerâmica porque ele também dominava esta arte. Sua avó conheceu aqui o professor Udo Knoff e esta amizade permaneceu até o seu falecimento, trocando informações e experiências sobre a arte da cerâmica que o professor dominava e tinha uma pequena indústria no bairro de Brotas. 

Painel de cerâmica sobre
madeira O Homem e a Pipa.
Acompanhou a evolução da arte da cerâmica nos últimos cinquenta anos e lembra que a literatura existente sobre a cerâmica era em inglês ou alemão, e isto dificultava porque quem se interessasse tinha que saber uma dessas línguas. Até os meados do século passado a cerâmica era vista apenas como objetos utilitários   as panelas, potes, porrões, moringas, fruteiras, pratos e vários outros. Também alguns artesãos faziam bonecas, bois, cavalos, e vieram as esculturas de cangaceiros e santos  dos ceramistas pernambucanos tendo à frente o mestre Vitalino Pereira dos Santos, e outros objetos representando coisas da zona rural. Mas, aos poucos a linguagem da cerâmica se desenvolveu e passou a ser considerada uma obra de arte a escultura feita de argila. Atualmente com seu reconhecimento consolidado a cerâmica está presente na arquitetura não apenas como um elemento de arte para decorar, mas sendo parte integrante do projeto arquitetônico.  A Hilda Salomão por exemplo cria uns painéis onde utiliza a madeira de suporte e ali trabalha com pasta de cerâmica, argila, gesso e verniz. Finalmente, surge um belo painel que pode ser colocado na parede igual a um quadro de tela pintado com acrílica. Também pode ser criado um mural artístico de cerâmica dividindo ambientes. As possibilidades são muitas, estou aqui apenas exemplificando que hoje é grande a utilidade e funcionalidade da arte da cerâmica.

Falando de sua experiência nas Oficinas de Expressão Plástica do MAM-BA iniciada a partir de 1989 lembra que era uma coisa sensacional porque os cursos eram livres e se inscreviam gente de todas as classes sociais e de diferentes níveis educacionais e até analfabetos. Foi aí que observou que na hora da criação o nível educacional nem sempre servia para impulsionar o aprendizado porque algumas pessoas sem muita instrução facilmente aprendiam e tinham mais habilidade em moldar a argila. O aluno de mais conhecimento tem uma compreensão melhor das referências, porém na hora do fazer valia o que naturalmente tem mais capacidade de criar. 

Foto 1. Escultura de Hilda Salomão A Noiva.
Foto 2. Escultura em cerâmica Andarilho.
Foto 3. Escultura O Bailarino.
A arte da cerâmica mudou tanto que hoje a argila já é fornecida pela indústria que colhe o produto na natureza e faz todo o processamento, e chamam de massa de cerâmica e a sua composição é formada por argilas, quartzo e feldspatoEsta matéria-prima usada para formar o biscoito têm características químicas, mineralógicas e comportamento de queima bem diferentes daqueles usadas na construção civil. Antigamente na Bahia a argila vinha do Recôncavo principalmente da região de Maragogipinho. Esta argila bruta extraída diretamente da natureza precisava ser moída, peneirada para tirar as impurezas e depois secar, novamente hidratada para testar sua elasticidade e viscosidade . A partir daí é que pode ser modelada e depois o ceramista deixa de dez a quinze dias secando. Em seguida pode ser colocada no forno onde permanecerá por umas dez horas até alcançar um mil graus. Ao desligar o forno tem que esperar dois dias para esfriar.  Está pronto o que chamam de biscoito, e agora é preciso dar o acabamento com pintura ou verniz e volta para o forno. Quando sai do forno temos uma escultura de cerâmica.

                                                            EXPOSIÇÕES

Foto da exposição  na Caixa Cultural, em Brasília, 2006.
A artista Hilda Salomão já participou de dezenas de exposições coletivas e indviduais.  Vejamos: 1978 -
Coletiva- Galeria Cañizares SSA-Ba ; 1980- Coletiva xilogravura- MAM Museu de Arte Moderna- SSA-Ba; 1980- Mostra Nacional de Arte Sacra – Cerâmica- T.C.A SSA-Ba; 1981 a 84- Mostra Nacional de Arte Cerâmica- SP-SP; 1982- Coautoria e execução do projeto de decoração da cidade do Salvador – Carnaval 82 ; 1986- I Salão de Arte Metanor-Copenor- Museu de Arte da Bahia SSA- Ba; 1987- Exposição REGISTRO- Tereza Galeria de Arte – SSA-Ba; 1987- 50 anos do SPHAN- Galeria do SPHAN- Cachoeira-Ba; 1988- Exposição coletiva A criança na visão do adulto- TCA- Salvador-Ba ;1988- Pintura e escultura- Galeria Fazarte- SSA-Ba; 1989- Exposição Pintura- Escultura e Instalação – Shopping Barra- SSA-Ba; 1989- Pintura painel- Espaço X- Biblioteca Central- SSA-Ba; 1990- Coletiva Colagens- Galeria ICBa SSA-Ba; 1992 a 95- Exposição cerâmica- Oficinas de arte- MAM SSA-Ba; 1994-Exposição PLURAIS- Museu de Arte Moderna-MAM- SSA-Ba; 1999- Exposição individual- Cerâmica e Pintura- Galeria Atrivm –SSA-Ba; 2000- Exposição individual Painéis de Cerâmica- Bahia Design Center-SSA-Ba; 2001-Exposição na Artefacto - Objetos e Painéis ; 2002-Exposição no 12º Festival Latino Americano de Arte e Cultura –Itália; 2003-Exposição Cerâmica Painéis e Esculturas - Hotel Fiesta- SSA-Ba; 2004-Exposição Terra Cotas da Terra - Conjunto Cultural da Caixa- SSA-Ba; 2005-Exposição Transformação - Cerâmicas- Galeria EBEC- SSA-Ba ; 2005-Exposição VI Mercado Cultural- SSA-Ba; 2006-Exposição Individual –Atávico- Caixa Cultural- Brasília- Brasil ; 2006- Exposição Revelações – Teatro Castro Alves ; 2006 -  Circuito Cultural Banco do Brasil; 2007 - Exposição Mulheres em Movimento- Galeria Cañizares- SSA-Ba ; 2008 -Exposição individual - Transmutação- Galeria
Triptíco de cerâmica sobre madeira  Trindade.
EBEC - SSA-Ba; 2008 - Participação no 2º Salão Nacional de Cerâmica - Museu Alfredo Andersen - Curitiba - Paraná ; 2009-Exposição Cerâmica da Bahia - Galeria Cañizares - SSA-Ba ; 2009-Exposição Coletiva do IV Centenário do TJ-Bahia; 2010 - Exposição De Iemanjá às Sereias- Balcão de Artes e Ofícios- SSA-BA; 2010- Exposição Coletiva - Sant’Ana – Museu de Arte da Bahia ; 2011- Coordenadora e Curadora das Oficinas de Expressão Plástica- MAM-Ba; 2012- Curadoria da Mostra Orquestra de Barro - do Curso de Cerâmica - MAM-Ba ; 2013- Recebe Prêmio em Artes Plásticas - Prêmio Barra Mulher; 2014 – Participou da III Bienal da Bahia– de 29 de maio a 7 de Setembro - integrando participação do ateliê no roteiro da programação oficial da III Bienal com a realização e produção do Mural Aberto – Oficina Itinerante aberta ao público que permitiu a participação da comunidade em geral, que permanecerá como Obra Cultural.

35 comentários:

  1. Parabéns pelo texto, belo e verdadeiro, sobre a querida artista Hilda Salmão. Ela é tudo isso mesmo, e digo mais: a humildade com que fala do seu trabalho e conduz sua arte, faz com que ela seja maior ainda!! Hilda é Poesia e faz do barro seu poema predileto. Parabéns!!

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  2. Carmen Carvalho
    Fiz cerâmica como curso livre com professor Udo Knoff na EBA , por pouco tempo . Parabéns pra Hilda Salomão e Parabéns pra você Reynivaldo BRITO pela excelente matéria

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  3. Marlice Almeida
    Parabéns Hilda muito justo está homenagem!

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  4. Ivo Neto
    Parabéns Reynivaldo Brito pelo seu trabalho

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  5. Alice Campos
    Parabéns Sr Reynivaldo!!! 👍👏👏🌹🌿

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  6. Severina Ferreira Severina Ferreira
    Parabéns Reynivaldo Brito o seu trabalho é muito gratificante para os artistas.
    Você é o cara .

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  7. Marcia Magno
    Hilda Salomão! Parsbens pela sua arte!

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  8. atelier.maria.adair
    ·
    FANTÁSTICO ... acabando de ler a HISTÓRIA de HILFA SALMÃO ..
    parabens ARTISTA ...

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  9. Maria Das Graças Santana
    Parabéns pelo belo comentário da Escritura Sagrada e pelo trabalho lindo da Hilda.

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  10. Maria Adelaide Dantas Costa Cruz
    Parabéns Rey!!👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏

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  11. Iara Brito
    Parabens ❤️ meu irmão! LINDA HOMENAGEM A ESTA GRANDE ARTISTA

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  12. Nerivaldo Almeida
    Maravilha querida Hilda. Parabéns

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  13. Carla Barata
    Parabéns Minha professora Querida. Bom conhecer um pouco mais da sua linda história. Saudades.

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  14. Angela Maria Dantas Vianna
    Parabéns Hilda pela matéria e pelo seu talento.

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  15. Flavia Pircher
    Merecida homenagem🧡 uma historia linda dessa grande artista cujo maravilhoso trabalho é de imensa contribuição ao mundo da cerâmica.

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  16. Andréa Pinto Martins
    Parabéns Hilda! Sua arte é inspiradora demais! Vc merece todas as homenagens como artista e como ser humano maravilhoso que é! ❤️

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  17. Teresinha Nogueira
    Essa Hilda é demais , com seus trabalhos maravilhosos , merece muitos parabéns .

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  18. Celeste Guerra
    Parabéns Reynivaldo, pelo reconhecimento do trabalho dessa grande Professora e Ceramista que se Chama Hilda Salomão.

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  19. Berenice Carvalho
    Lindo! Felicidades no seu trabalho.

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  20. Domingos Dantas Brito
    Mais uma história bonita divulgada pelo maior incentivador da cultura do nosso estado.

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  21. Ana Alice Rebello de Aguiar
    Muito bem amigo ,sempre trazendo conhecimento pra todos .Parabéns !

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  22. Terezinha Cezar Viana
    Parabéns para este artista e a você por ser uma pessoa que se preocupa com os outros

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  23. Darcy Brito
    Muito bom. E assim os artistas plásticos vão sendo divulgados através desse seu trabalho.

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  24. Parabéns pela matéria, gostei muito de conhecer o trabalho da artista Hilda Salomão, cerâmica é algo muito admirável.

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  25. Texto muito bom sobre Hilda Salomão. Parabéns Reynivaldo! Jornalismo é isto: informar sobre pessoas, acontecimentos e ideias. Fiquei até com vontade de fazer um curso de cerâmica...

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  26. Hilda Oliveira
    Texto excelente, como todos que você escreve. Hilda expôs do seu jeito simples dela, seu dia a dia com a arte de modelar. Parabéns para os dois:criador e criatura.

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  27. Jaime Paulo
    Gostei muito do texto sobre Hilda Salomão.

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