|
Foto 1- Carmen Carvalho em seu ateliê, 2023. Foto 2. Exibindo um vestido de sua criação. Foto 3. Pintando out door no I Salão Metanor/ Copenor , em 1986. |
Dividiu sua experiência profissional entre a Escola de Belas Artes e a
indústria têxtil se dedicando a criar estamparias que iam correr o mundo
enfeitando mesas das casas familiares e os corpos de mulheres de todas as
classes sociais, também cria estampas exclusivas em seu ateliê para vestuário e decoração. Estudou na Escola de Belas Artes, da Universidade Federal da
Bahia- EBA quando foi obrigada a interromper sua formação no terceiro ano para
se especializar em Design para Estamparia Têxtil pelo Centro de Artes e Letras,
da Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Lá esteve por
duas vezes. Na primeira vez fez um curso de especialização de três meses com
trezentas horas e voltou posteriormente aonde permaneceu por um ano e três
meses. Retorna a Salvador, termina o seu curso e depois torna-se professora da
EBA e continua produzindo sua arte onde predomina a harmonia das cores. Seu
jeito de se comunicar é doce, calmo, parece uma monja falando e vendo as coisas
de uma forma fraterna. Tem uma sensibilidade dos grandes artistas onde enxerga
beleza e singularidade até no lixo da praia. Me surpreendeu ao mostrar belas
fotografias que fez na localidade de Mutá, no município de Jaguaripe, na Bahia,
onde sua família tem uma casa há muitos anos. São fotos de barcos
ancorados, de milhares de búzios coloridos vazios, chamados de
peguaris. Esses
mariscos são muito apreciados na região. Também fotografou folhas de coqueiros
jogadas ao léu, mulheres mariscando, portanto, são elementos e momentos que ela
olha e vê ali a beleza de uma imagem.
|
Foto 1. Centenas de cascos de mariscos peguaris. Foto 2. Barco ancorado na localidade de Mutá. |
Suas colagens se confundem com pinturas porque as cores ocupam espaços
que vão se
alternando com tanta harmonia e perfeição que você tem dificuldade de
enxergar onde começa e onde termina aquele pedaço de revista ou papel coloridos
que ela usou na composição daquela obra. Além de ser uma obra abstrata agrada
ficar observando e olhando aqueles espaços como que esses espaços coloridos têm vida
própria no sentido de se tornarem elementos únicos. Isto foi constatado pela
primeira vez na obra de Carmen Carvalho pelo experiente professor Carlos
Eduardo da Rocha ao percorrer uma Feira de Arte dos Estudantes que estava sendo
realizada na parte externa da Escola de Belas Artes no ano de 1972, quando ele foi chamado a atenção por seus
trabalhos de colagem ali expostos. De pronto se ofereceu a fazer uma
apresentação para sua primeira exposição individual que aconteceu em 1973, na Galeria Cañizares. Concluiu o curso de Artes Plásticas em 1975, e em 1978 fez o Curso de Padronagem para Estamparia Têxtil com 300 horas de duração .Em 1993 a Pós graduação com especialização em Design de Padronagem Têxtil para Estamparia.
SUA TRAJETÓRIA
|
Quatro telas pintadas com tinta acrílica. |
Seu nome é Carmen Celeste Lima de Carvalho, nasceu em 2 de maio de 1942,
em Salvador, filha de Silvério Carvalho Filho e Guiomar Lima de Carvalho. O pai
trabalhou muitos anos na empresa Swift e depois fez concurso para auditor
fiscal, do Ministério da Fazenda. Sempre moraram no bairro de Macaúbas, em
Salvador. Fez seus estudos primários na Escola Getúlio Vargas, que funcionava
no complexo do Instituto Normal Isaias Alves, que fica localizado no bairro do
Barbalho, em Salvador, Bahia. Lá tinha desde o Jardim de Infância, o primário e
o curso Normal. Milhares de professoras primárias foram formadas ali.
Lembra Carmen Carvalho que todos os cursos tinham seu teatro. O jardim
de Infância, o Primário e o Pedagógico. Tinha piscina e cursos de natação para
os estudantes, inclusive alguns clubes profissionais de futebol como o Bahia e
o Vitória seus atletas de natação tinham aulas na piscina do Instituto Normal.
O professor de natação dava mais atenção aos atletas profissionais dos
clubes do que aos alunos. Ela mesma e suas colegas treinavam quase por conta
própria até que um dia o professor ficou observando-a nadando e gostou de sua
performance e o convidou para treinar no Vitória com mais afinco para participar
de campeonatos. Chegou em casa alegre e comunicou aos pais, mas eles não
aprovaram a ideia e sua carreira de atleta da natação terminou ali.
|
Uma bela colagem que revela sua excelente técnica. |
Mas, ao terminar o primário na década de 1960 não quis prosseguir no
Instituto Isaias Alves porque as opções eram fazer o Clássico, o Científico ou
o Normal. Entrou em 1960 para um curso de pré-vestibular para a Escola de Belas Artes,
da UFBA, que na época não exigia o segundo grau, e aí fortaleceu sua ideia de
que realmente queria ser artista plástico. Teve aulas de Modelagem com Ismael Barros, de Croquis com Jacira Oswald, etc. Ficava encantada com aquelas
estátuas e os bustos de gesso que reproduziam grandes obras de arte que vinham
de Paris, do Museu do Louvre e de outros museus europeus.
Ela chegou para o pré-vestibular quando o curso já estava avançado e a
Célia Azevedo, já
falecida, disse-lhe "não se preocupe que vou lhe
ajudar." Teve aulas de Desenho com o professor Juarez Paraíso. Lembra que
a Escola oferecia carvão francês e papel Angry também de origem francesa. Disse
que ainda tinha prova de Português e quando ela fez o vestibular algumas
pessoas foram reprovadas nesta disciplina. Foi aprovada e no terceiro ano observou que tinha uma colega que sempre
vinha vestida com umas estampas bonitas diferentes das
|
Foto 1. Carmen com uma acrílica sobre tela Foto 2. Com o filho Davi . Foto 3. Colagem de sua autoria.
|
demais. Perguntou onde
conseguia aquela padronagem e ela disse que comprava numa fábrica de tecidos
que ficava no bairro da Boa Viagem, na Cidade Baixa, em Salvador. A fábrica
tinha uma lojinha onde vendia os tecidos que produzia. Com a disposição de sua juventude decidiu que queria trabalhar ali. Foi para a Boa Viagem e depois
voltou para procurar uma tia que morava no bairro da Calçada, em Salvador.
Recomendou que ela não falasse nada, apenas queria que lhe acompanhasse.
Rumaram para a Boa Viagem. Primeiro foram conhecer a lojinha e depois procurar
o chefe de pessoal da fábrica, que funcionava numa casa adiante. Lá chegando a
recepcionista perguntou quem tinha lhe recomendado. Respondeu que ninguém que
era estudante de Belas Artes e que sabia pintar, desenhar. Foi recebida e ficou
acertado para voltar no outro dia para conhecer o Chefe do setor de Desenho
senhor Antônio Mesquita. "Em seguida ele me disse que iria me apresentar
ao diretor da empresa dr. Augusto Viana. Este decidiu que eu faria uma
experiência de oito dias. Em seguida seria avaliada, e a decisão será do
presidente Augusto Tarquínio." Carmen Carvalho
trabalhou com muito empenho durante os
oito dias combinados e apresentou o que tinha produzido. Todos gostaram. O Diretor
de Vendas chegou a comentar: “A d. Carmen deu um coro”, surpreso com sua
produção.
|
Foto 1. A fábrica onde trabalhou,em Salvador. Foto 2. Uma estampa que fez no seu ateliê.
|
Foi assim que passou a trabalhar como designer têxtil na Companhia Emporio Industrial
do Norte. Gostaram do que ela produzia e assim ficou até 1965. Ocorreu que a
fábrica enfrentou uma grande dificuldade e demitiu duzentos cinquenta
funcionários, inclusive ela. A fábrica reabriu em 1969 e lhe
chamaram de volta. Estava grávida do primeiro filho e lá chegando disse que
estava grávida e queria a licença maternidade para criar o filho. Eles concordaram e retomou os trabalhos ficando
até o fechamento definitivo da empresa. Foi neste período que resolveu
apresentar suas criações deixando de lado o catálogo de estamparias que vinha
da Europa com estampas repetidas em todos os cantos. Assim foi desenvolvendo
sua criatividade. Porém, a indústria têxtil baiana não se atualizou e outras
indústrias brasileiras, europeias e orientais passaram na frente produzindo em grande escala utilizando metodologias e maquinários modernos. Inclusive toda esta
parte de estamparia passou a ser digitalizada e a inteligência artificial
começava a dar os seus primeiros passos. A fábrica foi fundada por Luiz
Tarquínio, Leopoldo José da Silva e Miguel Francisco Rodrigues de Moraes, em
1891 e permaneceu em funcionamento até 1973.
Durante este período tentou algumas vezes retomar o
seu Curso na Escola de Belas Artes, mas enfrentava dificuldade porque as vagas
sempre estavam ocupadas. Na época era comum estudantes se matricularem e
permanecerem vários anos ocupando o lugar e não frequentavam as aulas. Viviam
ali para fazer política até que o Governo da época resolveu enfrentar este problema
criando um sistema de jubilamento, determinando o tempo médio que cada aluno
deveria concluir o seu curso para acabar com “os estudantes profissionais”.
Esta medida permitiu que Carmen de Carvalho retomasse em 1972 o seu curso e foram
abertas muitas vagas para novos estudantes dos demais cursos da universidade que faziam o vestibular. Concluiu o seu Curso na Escola e Belas Artes em 1975, fez concurso para ensinar as disciplinas Composição Decorativa e Pintura, em 1982 , onde permaneceu até se aposentar em 1997. Continuou expondo e realizou murais para a Biblioteca Central da UFBA, Escola de Belas Artes, Espaço X - Biblioteca Central do Estado e participou de encontros, seminários, congressos e oficinas. Atualmente desenvolve trabalhos em acrílica sobre tela e padrões têxteis para estamparia em seu ateliê no bairro do Rio Vermelho, em Salvador, Bahia.
EXPOSIÇÕES
|
Foto 1. Primeira individual na Galeria Cañizares.Vemos a artista ,seus pais e amigos. Foto 2. Exposição de acrílica sobre telas no Laboratório DNA, na Pituba,em Salvador. |
Em 1966 – Participou da 1ª Bienal Nacional de Artes
Plásticas da Bahia, em Salvador; 1972 - Participou da Feira de Arte da Escola de Belas Artes; 1973 - Mostra Individual de Colagens, na Galeria
Cañizares ; 150 anos de Pintura, no Sesquicentenário da Independência da Bahia,
no Museu de Arte Moderna da Bahia; Pinturas no Museu Regional de Feira de
Santana; Sete Artistas Baianos, na Galeria Cañizares; 1º Salão de Verão no
Museu de Arte da Bahia , no Convento do Carmo onde ganhou o Prêmio Aquisição;
Leilão de Arte, no Teatro Vila Velha, em Salvador; Mostra do Acervo da Escola
de Belas Artes da Bahia, no foyer Teatro Castro Alves ; Festival de Arte de
Cachoeira, na Bahia; Arte e Artesanato do Norte e Nordeste do Brasil, na
Galeria Eucatexpo, em São Paulo; A Mulher na Arte da Bahia, no foyer do Teatro
Castro Alves; Exposição e Obra no Acervo do Museu de Arte e Ciência de
Itapetinga, Bahia; Exposição de Gravuras, Oficinas Arte em Série, no Museu de
Arte Moderna da Bahia; Exposição Artistas Baianos, na Abertura do Centro de
Pesquisa e Documentação da Arte Moderna e Pós Moderna - Cepambra; Exposição no
1º Congresso Nacional de Cores na Bahia, Salvador; 5º Leilão de Arte, na
Galeria Cavalete, em Salvador; Encontros Com a Arte Brasileira , Geração
60, no Museu de Arte Moderna da Bahia, em Salvador; Exhibit of Contemporary
Artist Bahia and Americanas, BA/USA
|
Foto 1. Trabalhando uma estampa de persiana. Foto 2. Tecido estampado por ela no Centro de Artes e Letras - em Santa Maria -RGS
|
Exposição Individual de Pinturas, na
Livraria Arte e Prosa, Salvador; Painel - Artista em Destaque, homenagem da
Escola de Belas Artes da Ufba; Exposição no Departament of Art Center for
the Visual Arts Illinois State University; Exposição no Salão de Decoração - Modecor no Centro de Convenções, em Salvador; 1º Salão Baiano de Artes Plásticas,
no Museu de Arte Moderna da Bahia; Exposição da Produção Artística e Científica
dos Professores da Escola de Belas Artes. da Universidade Federal da Bahia, na
Galeria Cañizares; 1995 - Exposição Itinerante do Mestrado de Artes da EBA,
convidada pelo Instituto de Física da Ufba; 1999 - Exposição e Leilão de Arte,
no Solar do Unhão, em Salvador; Exposição no Conjunto Cultural da Caixa
Econômica Federal, em Salvador; 1999 - Exposição Bahia Arte e Cultura, Anos 70,
no Instituto Cultural Brasil - Alemanha, em Salvador; 2003 - Exposição Artes
Visuais na Bahia, na Academia de Letras e Arte de Salvador - Alas; 2007- Exposição
Mulheres em Movimento, na Galeria Cañizares; 2008 – Mostra Pintura Individual
no Congresso Internacional de Direito Penal ; 2016 - Exposição de Arte dos Professores da EBA ; 2018 – Exposição no Laboratório DNA, no bairro da Pituba, em Salvador, dentre
outras.
Manuel Augusto Bonfim
ResponderExcluirCARMEM CARVALHO NÃO É SÓ UMA ARGUTA MESTRE DA DISCIPLINA DAS ARTES PLÁSTICAS, É ARTISTA DE ESPECIAL E DESTACADA FATURA ARTÍSTICA. INEGÁVEL SUA SENSIBILIDADE DE EMPATIA PROFUNDA QUE TEM SOLUÇÕES VÁRIAS POR SUAS PALAVRAS QUE DÃO PAZ, MAS QUE TAMBÉM COM SILÊNCIO CALA ALTO O GRITO DA SOFREGUIDÃO. GOSTO DA PRÓ COM CARINHO DESMEDIDO E ILIMITADO. SIGAMOS !!!
Carmen Carvalho
ResponderExcluirManuel Augusto Bonfim Quanta gentileza amigo querido ! Um abração pra você Manuel !
Graça Gama
ResponderExcluirLindo trabalho 👏👏👏👏
Carmen Carvalho
ResponderExcluirGraça Gama Obrigada Graça Gama bjs
Washington Arléo
ResponderExcluirA TERCEIRA CAPITAL DO PAÍS, CONSEGUE SILENCIAR SEUS ARTISTAS, TRANSFORMANDO-OS EM UM GRUPÊLHO DE 5 OU 6 ATIVOS. É UM CRIME CONTRA A CULTURA ONDE AS MÍDIAS NEM CRÍTICOS OU ESTUDIOSOS DE ARTE TEM MAIS ESPAÇO.
"FAZE O QUE TU QUERES POIS É TUDO DA LEI"
Carmen Carvalho
ResponderExcluirWashingto n Arléo Concordo com voc
Justino Marinho
ResponderExcluirQuerida amiga
Carmen Carvalho
ResponderExcluirJustino Marinho Oi amigo querido
Darcy Brito
ResponderExcluirLindo trabalho.
Carmen Carvalho
ResponderExcluirDarcy Brito Obrigada Darcy b
Maria Alair Cardoso
ResponderExcluirGrande Artista!
Carmen Carvalho
ResponderExcluirMaria Alair Cardoso Obrigada Maria Alair
Edicarlos Santana
ResponderExcluirBelo trabalho seu Reynivaldo
Antonio José Nunes
ResponderExcluirFantástico, vale a pena lerem e relerem, até mesmo como reflexão. Quando a pessoa quer, VENCE
Carmen Carvalho
ResponderExcluirAntonio José Nunes Obrigada Antonio José pela força e gentileza.
Liane Katsuki
ResponderExcluirBelissimo trabalho
Carmen Carvalho
ResponderExcluirLiane Katsuki Oi Liane ! Amiga obrigada. Bjs pra você
Alice Campos
ResponderExcluirMais uma artista Baiana que eu não conhecia! 👏👏👏
Carmen Carvalho
ResponderExcluirObrigada Alice . Bjs
Ivo Neto Artes
ResponderExcluirBelíssimo trabalho amigo
Edna Silva
ResponderExcluirTrabalho lindo de estampas e colagens
Carmen Carvalho
ResponderExcluirEdna Silva Obrigada Edna bjs
Maria Das Graças Santana
ResponderExcluirImportante o trabalho feminino na arte em tecidos de Carmem Carvalho Foi uma fábrica tão importante em Salvador a de Luiz Tarquínio. O prédio onde funcionou a fábrica tem uma arquitetura muito linda. Parabéns para o grande trabalho de estamparia e colagens de Carmem Carvalho.
Carmen Carvalho
ResponderExcluirMaria Das Graças Santana Realmente Maria das Graças. A Companhia Empório Industrial do Norte ou fábrica Boa Viagem ou fábrica Luís Tarquínio , foi muito importante para o país! AMEI trabalhar lá como designer têxtil , sinto saudade
Berenice Carvalho
ResponderExcluirLindo o trabalho de Carmen!
Sempre fui sua fã!
Excelente reportagem do meu amigo Reynivaldo. Obrigada!
Domingos Dantas Brito
ResponderExcluirBacana
Junior Baptista
ResponderExcluirParabéns Dona Carmem
Renata Carvalho
ResponderExcluirMais uma grande artista baiana, de muita sensibilidade e com um trabalho singular!
Carmen Carvalho
ResponderExcluirMaria Das Graças Santana Realmente Maria das Graças . A Fábrica Empório Industrial do Norte _ Boa Viagem foi muito importante para o país e eu amei trabalhar lá como designer têxtil. Sinto saudade
Iza Guimarães
ResponderExcluirAmo as suas criações, amiga muito querida!
Angela Lisboa Dabush
ResponderExcluirParabéns 👏👏👏
Iara Brito
ResponderExcluirLindo
Daniela Azevedo
ResponderExcluirQue linda matéria! Uma verdadeira artista. Parabénssss!
Muito bom ler seus textos.É uma viagem ao passado, trazendo para o presente histórias reais de grandes figuras da arte.
ResponderExcluirHilda Salomão
ResponderExcluirSempre admirei o trabalho e a artista. Carmen sempre uma pessoa doce com uma pintura incrível. Parabéns por resgatar tantos artostas maravilhosos. Um grande presente para todos nós.