sábado, 27 de maio de 2023

CARMEN CARVALHO ENTRE AS ESTAMPARIAS E COLAGENS

Foto 1- Carmen Carvalho em seu ateliê, 2023.
Foto 2. Exibindo um vestido de sua criação.
 Foto 3. Pintando out door no I Salão Metanor/
Copenor , em 1986.
D
ividiu sua experiência profissional entre a Escola de Belas Artes e a indústria têxtil se dedicando a criar estamparias que iam correr o mundo enfeitando mesas das casas familiares e os corpos de mulheres de todas as classes sociais, também cria estampas exclusivas em seu ateliê para vestuário e decoração. Estudou na Escola de Belas Artes, da Universidade Federal da Bahia- EBA quando foi obrigada a interromper sua formação no terceiro ano para se especializar em Design para Estamparia Têxtil pelo Centro de Artes e Letras, da Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Lá esteve por duas vezes. Na primeira vez fez um curso de especialização de três meses com trezentas horas e voltou posteriormente aonde permaneceu por um ano e três meses. Retorna a Salvador, termina o seu curso e depois torna-se professora da EBA e continua produzindo sua arte onde predomina a harmonia das cores. Seu jeito de se comunicar é doce, calmo, parece uma monja falando e vendo as coisas de uma forma fraterna. Tem uma sensibilidade dos grandes artistas onde enxerga beleza e singularidade até no lixo da praia. Me surpreendeu ao mostrar belas fotografias que fez na localidade de Mutá, no município de Jaguaripe, na Bahia, onde sua família tem uma casa há muitos anos.  São fotos de barcos ancorados, de milhares de búzios coloridos vazios, chamados de peguaris. Esses mariscos são muito apreciados na região. Também fotografou folhas de coqueiros jogadas ao léu, mulheres mariscando, portanto, são elementos e momentos que ela olha e vê ali a beleza de uma imagem.

Foto 1. Centenas de cascos de mariscos peguaris.
Foto 2. Barco  ancorado na localidade de Mutá.
Suas colagens se confundem com pinturas porque as cores ocupam espaços que vão se
alternando com tanta harmonia e perfeição que você tem dificuldade  de enxergar onde começa e onde termina aquele pedaço de revista ou papel coloridos que ela usou na composição daquela obra. Além de ser uma obra abstrata agrada ficar observando e olhando aqueles espaços como que esses espaços coloridos  têm vida própria no sentido de se tornarem elementos únicos. Isto foi constatado pela primeira vez na obra de Carmen Carvalho pelo experiente professor Carlos Eduardo da Rocha ao percorrer uma Feira de Arte dos Estudantes que estava sendo realizada na parte externa da Escola de Belas Artes no ano de 1972, quando ele foi chamado a atenção por seus trabalhos de colagem ali expostos. De pronto se ofereceu a fazer uma apresentação para sua primeira exposição individual que aconteceu em 1973, na Galeria Cañizares. Concluiu o curso de Artes Plásticas em 1975, e em 1978 fez o Curso de Padronagem para Estamparia Têxtil com 300 horas de duração .Em 1993 a Pós graduação com especialização em Design de Padronagem Têxtil para Estamparia.

                                                                 SUA TRAJETÓRIA

Quatro telas pintadas com tinta acrílica.
Seu nome é Carmen Celeste Lima de Carvalho, nasceu em 2 de maio de 1942, em Salvador, filha de Silvério Carvalho Filho e Guiomar Lima de Carvalho. O pai trabalhou muitos anos na empresa Swift e depois fez concurso para auditor fiscal, do Ministério da Fazenda. Sempre moraram no bairro de Macaúbas, em Salvador. Fez seus estudos primários na Escola Getúlio Vargas, que funcionava no complexo do Instituto Normal Isaias Alves, que fica localizado no bairro do Barbalho, em Salvador, Bahia. Lá tinha desde o Jardim de Infância, o primário e o curso Normal. Milhares de professoras primárias foram formadas ali.

Lembra Carmen Carvalho que todos os cursos tinham seu teatro. O jardim de Infância, o Primário e o Pedagógico. Tinha piscina e cursos de natação para os estudantes, inclusive alguns clubes profissionais de futebol como o Bahia e o Vitória seus atletas de natação tinham aulas na piscina do Instituto Normal. O professor de natação dava mais atenção aos atletas profissionais dos clubes do que aos alunos. Ela mesma e suas colegas treinavam quase por conta própria até que um dia o professor ficou observando-a nadando e gostou de sua performance e o convidou para treinar no Vitória com mais afinco para participar de campeonatos. Chegou em casa alegre e comunicou aos pais, mas eles não aprovaram a ideia e sua carreira de atleta da natação terminou  ali.

Uma bela colagem que revela sua excelente  técnica.
Mas, ao terminar o primário na década de 1960 não quis prosseguir no Instituto Isaias Alves porque as opções eram fazer o Clássico, o Científico ou o Normal. Entrou em 1960 para um curso de pré-vestibular para a Escola de Belas Artes, da UFBA, que na época não exigia o segundo grau, e aí fortaleceu sua ideia de que realmente queria ser artista plástico. Teve aulas de  Modelagem com Ismael Barros, de Croquis com Jacira Oswald, etc. Ficava encantada com aquelas estátuas e os bustos de gesso que reproduziam grandes obras de arte que vinham de Paris, do Museu do Louvre e de outros museus europeus. 

Ela chegou para o pré-vestibular quando o curso já estava avançado e a Célia Azevedo, já
falecida, disse-lhe "não se preocupe que vou lhe ajudar." Teve aulas de Desenho com o professor Juarez Paraíso. Lembra que a Escola oferecia carvão francês e papel Angry também de origem francesa. Disse que ainda tinha prova de Português e quando ela fez o vestibular algumas pessoas foram reprovadas nesta disciplina. Foi aprovada e no terceiro ano observou que tinha uma colega que sempre vinha vestida com umas estampas bonitas diferentes das
Foto 1. Carmen com uma acrílica sobre tela
Foto 2. Com o filho Davi . Foto 3. Colagem de
sua autoria.

demais. Perguntou onde conseguia aquela padronagem e ela disse que comprava numa fábrica de tecidos que ficava no bairro da Boa Viagem, na Cidade Baixa, em Salvador. A fábrica tinha uma lojinha onde vendia os tecidos que produzia. Com a disposição de sua juventude decidiu que queria trabalhar ali. Foi para a Boa Viagem e depois voltou para procurar uma tia que morava no bairro da Calçada, em Salvador. Recomendou que ela não falasse nada, apenas queria que lhe acompanhasse. Rumaram para a Boa Viagem. Primeiro foram conhecer a lojinha e depois procurar o chefe de pessoal da fábrica, que funcionava numa casa adiante. Lá chegando a recepcionista perguntou quem tinha lhe recomendado. Respondeu que ninguém que era estudante de Belas Artes e que sabia pintar, desenhar. Foi recebida e ficou acertado para voltar no outro dia para conhecer o Chefe do setor de Desenho senhor Antônio Mesquita. "Em seguida ele me disse que iria me apresentar ao diretor da empresa dr. Augusto Viana. Este decidiu que eu faria uma experiência de oito dias. Em seguida seria avaliada, e a decisão será do presidente Augusto Tarquínio." Carmen Carvalho trabalhou com muito empenho durante os oito dias combinados e apresentou o que tinha produzido. Todos gostaram. O Diretor de Vendas chegou a comentar: “A d. Carmen deu um coro”, surpreso com sua produção.
Foto 1. A fábrica onde trabalhou,em Salvador.
Foto 2. Uma estampa  que fez no seu ateliê.

Foi assim que passou a trabalhar como designer têxtil na Companhia Emporio Industrial do Norte. Gostaram do que ela produzia e assim ficou até 1965. Ocorreu que a fábrica enfrentou uma grande dificuldade e demitiu duzentos cinquenta funcionários, inclusive ela.  A fábrica reabriu em 1969 e lhe chamaram de volta. Estava grávida do primeiro filho e lá chegando disse que estava grávida e queria a licença maternidade para criar o filho. Eles concordaram e retomou os trabalhos ficando até o fechamento definitivo da empresa. Foi neste período que resolveu apresentar suas criações deixando de lado o catálogo de estamparias que vinha da Europa com estampas repetidas em todos os cantos. Assim foi desenvolvendo sua criatividade. Porém, a indústria têxtil baiana não se atualizou e outras indústrias brasileiras, europeias e orientais passaram na frente produzindo em grande escala utilizando metodologias e maquinários modernos. Inclusive toda esta parte de estamparia passou a ser digitalizada e a inteligência artificial começava a dar os seus primeiros passos. A fábrica foi fundada por Luiz Tarquínio, Leopoldo José da Silva e Miguel Francisco Rodrigues de Moraes, em 1891 e permaneceu em funcionamento até 1973.

Durante este período tentou algumas vezes  retomar o seu Curso na Escola de Belas Artes, mas enfrentava dificuldade porque as vagas sempre estavam ocupadas. Na época era comum estudantes se matricularem e permanecerem vários anos ocupando o lugar e não frequentavam as aulas. Viviam ali para fazer política até que o Governo da época resolveu enfrentar este problema criando um sistema de jubilamento, determinando o tempo médio que cada aluno deveria concluir o seu curso para acabar com “os estudantes profissionais”. Esta medida permitiu que Carmen de Carvalho retomasse em 1972 o seu curso e foram abertas muitas vagas para novos estudantes dos demais cursos da universidade que faziam o vestibular. Concluiu o seu Curso  na Escola e Belas Artes  em 1975,  fez concurso para ensinar as disciplinas Composição Decorativa e Pintura, em 1982 , onde permaneceu até se aposentar em 1997. Continuou expondo e realizou murais para a Biblioteca Central da UFBA, Escola de Belas Artes, Espaço X - Biblioteca Central do Estado e participou de encontros, seminários, congressos e oficinas. Atualmente desenvolve trabalhos em acrílica sobre tela e padrões têxteis para estamparia em seu ateliê no bairro do Rio Vermelho, em Salvador, Bahia.

                                                                             EXPOSIÇÕES

Foto 1. Primeira   individual na Galeria 
Cañizares.Vemos a artista ,seus pais e amigos.
Foto 2. Exposição de acrílica sobre telas no
Laboratório DNA, na Pituba,em Salvador
.
Em 1966 – Participou da 1ª Bienal Nacional de Artes Plásticas da Bahia, em Salvador; 1972 - Participou da Feira de Arte da Escola de Belas Artes; 1973 - Mostra Individual de Colagens, na Galeria Cañizares ; 150 anos de Pintura, no Sesquicentenário da Independência da Bahia, no Museu de Arte Moderna da Bahia; Pinturas no Museu Regional de Feira de Santana; Sete Artistas Baianos, na Galeria Cañizares; 1º Salão de Verão no Museu de Arte da Bahia , no Convento do Carmo onde ganhou o Prêmio Aquisição; Leilão de Arte, no Teatro Vila Velha, em Salvador; Mostra do Acervo da Escola de Belas Artes da Bahia, no foyer Teatro Castro Alves ; Festival de Arte de Cachoeira, na Bahia; Arte e Artesanato do Norte e Nordeste do Brasil, na Galeria Eucatexpo, em São Paulo; A Mulher na Arte da Bahia, no foyer do Teatro Castro Alves; Exposição e Obra no Acervo do Museu de Arte e Ciência de Itapetinga, Bahia; Exposição de Gravuras, Oficinas Arte em Série, no Museu de Arte Moderna da Bahia; Exposição Artistas Baianos, na Abertura do Centro de Pesquisa e Documentação da Arte Moderna e Pós Moderna - Cepambra; Exposição no 1º Congresso Nacional de Cores na Bahia, Salvador; 5º Leilão de Arte, na Galeria  Cavalete, em Salvador; Encontros Com a Arte Brasileira , Geração 60, no Museu de Arte Moderna da Bahia, em Salvador; Exhibit of Contemporary Artist  Bahia and Americanas, BA/USA
Foto 1. Trabalhando uma estampa de persiana.
Foto 2. Tecido estampado por ela no Centro de
Artes e Letras - em Santa Maria -RGS

 Exposição Individual de Pinturas, na Livraria Arte e Prosa, Salvador; Painel - Artista em Destaque, homenagem da Escola de Belas Artes da Ufba; Exposição  no Departament of Art Center for the Visual Arts Illinois State University; Exposição no  Salão de Decoração - Modecor no Centro de Convenções, em Salvador; 1º Salão Baiano de  Artes Plásticas, no Museu de Arte Moderna da Bahia; Exposição da Produção Artística e Científica dos Professores da Escola de Belas Artes. da Universidade Federal da Bahia, na Galeria Cañizares; 1995 - Exposição Itinerante do Mestrado de Artes da EBA, convidada pelo Instituto de Física da Ufba; 1999 - Exposição e Leilão de Arte, no Solar do Unhão, em Salvador; Exposição no Conjunto Cultural da Caixa Econômica Federal, em Salvador; 1999 - Exposição Bahia Arte e Cultura, Anos 70, no Instituto Cultural Brasil - Alemanha, em Salvador; 2003 - Exposição Artes Visuais na Bahia, na Academia de Letras e Arte de Salvador - Alas; 2007- Exposição Mulheres em Movimento, na Galeria Cañizares; 2008 – Mostra Pintura Individual no Congresso Internacional de Direito Penal ; 2016 -  Exposição de Arte dos Professores da EBA ; 2018 – Exposição no Laboratório DNA, no bairro da Pituba, em Salvador, dentre outras.

 

 

 



35 comentários:

  1. Manuel Augusto Bonfim
    CARMEM CARVALHO NÃO É SÓ UMA ARGUTA MESTRE DA DISCIPLINA DAS ARTES PLÁSTICAS, É ARTISTA DE ESPECIAL E DESTACADA FATURA ARTÍSTICA. INEGÁVEL SUA SENSIBILIDADE DE EMPATIA PROFUNDA QUE TEM SOLUÇÕES VÁRIAS POR SUAS PALAVRAS QUE DÃO PAZ, MAS QUE TAMBÉM COM SILÊNCIO CALA ALTO O GRITO DA SOFREGUIDÃO. GOSTO DA PRÓ COM CARINHO DESMEDIDO E ILIMITADO. SIGAMOS !!!

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  2. Carmen Carvalho
    Manuel Augusto Bonfim Quanta gentileza amigo querido ! Um abração pra você Manuel !

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  3. Graça Gama
    Lindo trabalho 👏👏👏👏

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  4. Carmen Carvalho
    Graça Gama Obrigada Graça Gama bjs

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  5. Washington Arléo
    A TERCEIRA CAPITAL DO PAÍS, CONSEGUE SILENCIAR SEUS ARTISTAS, TRANSFORMANDO-OS EM UM GRUPÊLHO DE 5 OU 6 ATIVOS. É UM CRIME CONTRA A CULTURA ONDE AS MÍDIAS NEM CRÍTICOS OU ESTUDIOSOS DE ARTE TEM MAIS ESPAÇO.
    "FAZE O QUE TU QUERES POIS É TUDO DA LEI"

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  6. Carmen Carvalho
    Washingto n Arléo Concordo com voc

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  7. Carmen Carvalho
    Justino Marinho Oi amigo querido

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  8. Carmen Carvalho
    Darcy Brito Obrigada Darcy b

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  9. Carmen Carvalho
    Maria Alair Cardoso Obrigada Maria Alair

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  10. Edicarlos Santana
    Belo trabalho seu Reynivaldo

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  11. Antonio José Nunes
    Fantástico, vale a pena lerem e relerem, até mesmo como reflexão. Quando a pessoa quer, VENCE

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  12. Carmen Carvalho
    Antonio José Nunes Obrigada Antonio José pela força e gentileza.

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  13. Carmen Carvalho
    Liane Katsuki Oi Liane ! Amiga obrigada. Bjs pra você

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  14. Alice Campos
    Mais uma artista Baiana que eu não conhecia! 👏👏👏

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  15. Edna Silva
    Trabalho lindo de estampas e colagens

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  16. Carmen Carvalho
    Edna Silva Obrigada Edna bjs

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  17. Maria Das Graças Santana
    Importante o trabalho feminino na arte em tecidos de Carmem Carvalho Foi uma fábrica tão importante em Salvador a de Luiz Tarquínio. O prédio onde funcionou a fábrica tem uma arquitetura muito linda. Parabéns para o grande trabalho de estamparia e colagens de Carmem Carvalho.

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  18. Carmen Carvalho
    Maria Das Graças Santana Realmente Maria das Graças. A Companhia Empório Industrial do Norte ou fábrica Boa Viagem ou fábrica Luís Tarquínio , foi muito importante para o país! AMEI trabalhar lá como designer têxtil , sinto saudade

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  19. Berenice Carvalho
    Lindo o trabalho de Carmen!
    Sempre fui sua fã!
    Excelente reportagem do meu amigo Reynivaldo. Obrigada!

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  20. Renata Carvalho
    Mais uma grande artista baiana, de muita sensibilidade e com um trabalho singular!

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  21. Carmen Carvalho
    Maria Das Graças Santana Realmente Maria das Graças . A Fábrica Empório Industrial do Norte _ Boa Viagem foi muito importante para o país e eu amei trabalhar lá como designer têxtil. Sinto saudade

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  22. Iza Guimarães
    Amo as suas criações, amiga muito querida!

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  23. Angela Lisboa Dabush
    Parabéns 👏👏👏

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  24. Daniela Azevedo
    Que linda matéria! Uma verdadeira artista. Parabénssss!

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  25. Muito bom ler seus textos.É uma viagem ao passado, trazendo para o presente histórias reais de grandes figuras da arte.

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  26. Hilda Salomão
    Sempre admirei o trabalho e a artista. Carmen sempre uma pessoa doce com uma pintura incrível. Parabéns por resgatar tantos artostas maravilhosos. Um grande presente para todos nós.

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