segunda-feira, 3 de abril de 2023

JOÃO ALVES - UM PRIMITIVO QUE SOUBE PINTAR A BAHIA

Página original .
 Jornal A Tarde - Sábado - 3 de outubro de 1970

Texto Reynivaldo Brito

Os quadros de João Alves de Oliveira dos Santos, o João Alves, revelam o humano. Sua pintura é cheia de imaginação e de um sabor ingênuo pela sua simplicidade. O artista possui um grande poder de criação, ao ponto de pintar mais de cinco mil quadros. A igreja do Senhor do Bonfim foi retratada por ele em todas as cores e dos mais variado ângulos. Embora nunca frequentasse uma escola de arte para aprimorar seus conhecimentos de desenho ou de pintura, deixou uma obra de grande valor.
João pintava porque sentia uma necessidade íntima de se comunicar com o seu público. O seu temperamento irreverente, ao ponto de ser retraído do convívio social e de negar-se a comparecer às exposições de seus trabalhos, era neutralizado pela sua amabilidade com o pincel e suas figuras. O mestre João morreu. Mas,  deixou as cores de nossa Cidade, do mar, do céu, dos campos baianos, dos casarios e de nosso povo, gravadas em suas telas. São retratos do seu íntimo, que oferece em forma de arte a seu público. Jamais apagará esta sua comunicação. João pintava porque sentia uma necessidade íntima de se comunicar com o seu público. O seu temperamento irreverente, ao ponto de ser retraído do convívio social e de negar-se a comparecer às exposições de seus trabalhos, era neutralizado pela sua amabilidade com o pincel e suas figuras. Vemos acima o pintor conversando com o tapeceiro Renot e outro convidado, quando da recepção de uma exposição na Galeria Querino na década de 60. João não gostava de falar muito, todavia o fotógrafo conseguiu surpreende-lo contando um segredinho...
 
Ao lado a nossa arquitetura colonial está documentada para sempre nas telas de João Alves .Quando pintava casario, era um autêntico primitivo. Por várias vezes, alguns colecionadores lhe solicitaram que pintasse a igreja de São Francisco, e o Mestre João atendia. Porém, todas diferentes, daí ficar constatado o seu alto poder de criação. Numa combinação perfeita de cores , conseguia neutralizar a falta de perspectiva de seus quadros.

                                                                    SOFREU

João Alves,1960.
João Alves nasceu na cidade de Camisão, atualmente  Ipirá, em nosso Estado em 1906.Veio para Salvador com dois anos de idade passando a morar no antigo Beco Nagô, na Freguesia de Nazaré. Sua primeira ocupação foi de empregado doméstico, durante três anos. Quando contava vinte e dois anos de idade, resolveu trabalhar numa firma construtora de estradas. Em seguida foi ser auxiliar de torneiro. Depois , passou a ser carregador de caminhão e mais tarde, estivador. Sempre o seu trabalho era de grande esforço físico. Fascinado pela carroça, que sobe as ladeiras da velha Bahia com aquele balançar faceiro, foi ser carroceiro, o que durou muito tempo.

Tinta profunda habilidade para transportar pianos, móveis e fazia mudanças em sua carroça. Adquiriu uma cadeira de engraxate por 360 mil réis num bazar de antiguidades e instalou-se na Praça da Sé, junto ao Palácio do Arcebispado. Entre um freguês e outro que sentava em sua cadeira , começava a desenhar em pedaços de papelão com lápis de cor que os estudantes de Direito lhe presenteavam. Até que foi descoberto pelo fotógrafo e estudioso do nosso Candomblé, o francês Pierre Verger, que comprou levou para a África ,o primeiro quadro vendido por João Alves. O fotógrafo ficou impressionado com a sua pintura e o animou a pintar a óleo sobre a tela. Mas João tinha pouca instrução e não deu muita importância às recomendações de Verger. De vez em quando comprava uma lata de tinta esmalte - de pintar portas e paredes - e pintava algumas telas, vendendo-as com muita dificuldade. Assim, continuou o engraxate-pintor por muito tempo. Diversos quadros seus foram vendidos por 200 mil rés. Hoje, valem alguns mil cruzeiros cada. Alguns turistas chegaram a lhe pagar naquela época, dois cruzeiros por tela.

                                                  SUA PINTURA PRIMITIVA

Esta obra  retrata uma festa no Centro
Históric
o.
Os quadros de João Alves são retratos da Bahia. Suas profissões ensinaram-lhe ao dia a dia a arte de comunicar. O casario com os andaimes, que muitas vezes foram pisados por ele também, ficaram gravados em suas telas. A cor revela uma alegria interior, a qual ele não conseguia expressar por meio de palavras. Como Pancetti, conseguia com poucas pinceladas grandes movimentos em suas figuras. Nas telas onde estão pintadas as festas populares de Salvador, podemos observar isto perfeitamente. São baianas com suas roupas tradicionais e velhos pretos que se movimentam harmoniosamente em meio a uma grande multidão. Embora utilizasse tintas ruins, conseguia dar uma beleza singular a seus trabalhos. Quando pintava o casario era um primitivo autêntico pinta sem perspectiva e nenhum pintor conseguiu retratar tão bem as festas populares de Salvador.

Tinha grandes amigos como o escritor Jorge Amado, o tapeceiro Renot e outros. A propósito de sua arte, escreveu Jorge Amado: “Jamais a cor de nossa Cidade, mistura de seu mar, do seu céu, de seu verde bosque, de seu casario e de seu povo, jamais ela desaparecerá de todo por maior e mais violento seja o vandalismo dos prefeitos e dos proprietários dispostos a acabar com Salvador da Bahia. Jamais se perderá a lembrança dessa formosura acumulada pelo tempo e pelo homem, e de sua transparência e de seu mistério. Porque , enquanto perdurarem as telas do Mestre João Alves, a profunda verdade da Bahia - sua beleza deslumbrante, sua magia de povo e de orixás - estará preservada para o futuro e para sempre reencontrada naquilo que o grande negro do Terreiro de Jesus pintou por adivinhação e por vida vivida, pintou sem saber sem ter aprendido, um saber herdado de gerações e gerações, a contar do primeiro escravo vindo da África e aqui desembarcado".

                                                   PINTOR DA CIDADE

Casario colonial e figuras humanas. Estas
 obras coloridas não estão na página 
orginal. Introduzi para apreciarmos 
as cores  na obra de João Alves.
João Alves era um pintor da Cidade. As casas, ruas, gente do povo e as festas populares de Salvador com as prostitutas dançando os sambas -de-roda estarão fazendo parte das grandes coleções do museus e particulares, porque estão nas telas do Mestre. Era "um homem do povo, nascido e plantado na pobreza e na grandeza das Portas do Carmo, um verdadeiro artista, um poderoso criador. Um homem do povoe um mestre do povo, mestre da Cidade e seu arquiteto, o pintor João Alves, um grande na Bahia.

Seu trabalho está espalhado por todo o país e em diversos países da Europa. Era de difícil trato, porque era primitivo até na sua maneira de ser e de vestir. Morou muito tempo numa espécie de gruta ou cafua, localizada nas proximidades da igreja de São Francisco. João Alves morreu, no dia 23 de junho de 1970,mas sua obra está viva e cada vez mais fascinante e valorizada.

O casario e uma procissão religiosa.
O Mestre João fez poucas exposições de seus trabalhos. As que foram realizadas não foram organizadas por ele e sim, por alguns amigos fiéis. Ganhou o Prêmio do Salão Baiano de Belas Artes, na Bahia, e Medalha de Prata e o Prêmio Esso de Pintura. Deixou uma família, que só tem uma casinha humilde, na rua Guriguri, no populoso bairro de Cosme de Farias. Quando vivia amparou duas ou três mulheres que viveram com ele, mas não deixou filhos.

Agora seus amigos desejam realizar uma exposição retrospectiva, com o objetivo de amparar a sua esposa. O Instituto Nacional de Previdência Social -INPS - está a exigir para complementar sua inscrição "post mortem" naquele instituto algumas informações, para que sua família passe a receber proventos mensais. A data da exposição ainda não está definida, mas o local já foi escolhido- no foyer do Teatro Castro Alves. Todos os colecionadores e amigos do pintor que possuírem quadros devem emprestá-los para dar maior embelezamento e participação `|a exposição em memória de João Alves.

 EXPOSIÇÕES

INDIVIDUAIS -1961- Exposição Individual, no MAM/BA; 1964 -– Individual de pinturas , no João Sebastião Bar, São Paulo, Capital; 1965 -  Individual, na Galeria Montmartre, no Rio de Janeiro.

COLETIVAS  - 1954 - Goiânia GO - Exposição do Congresso Nacional de Intelectuais; 1956 - São Paulo SP - 50 Anos de Paisagem Brasileira, no MAM/SP; 1957 - São Paulo SP - Artistas da Bahia, no MAM/SP; 1964 - Salvador BA - Mostra, na Galeria Querino ;1964 - Salvador BA - Salão Bahiano de Belas Artes - Medalha de Prata; 1966 - Salvador BA - 1ª Bienal Nacional de Artes Plásticas da Bahia; 1967 - Salvador BA - Exposição Coletiva de Natal, na Panorama Galeria de Arte.

EXPOSIÇÕES PÓSTUMAS - 1980 - São Paulo SP - Gente da Terra, no Paço das Artes; 1981 - Maceió AL - Coletiva Artistas Brasileiros da Primeira Metade do Século XX, no Instituto Histórico e Geográfico ; 1988 - Rio de Janeiro RJ - O Mundo Fascinante dos Pintores Naïfs, no Paço Imperial ;1996 - Osasco SP - 4ª Mostra de Arte, no Centro Universitário FIEO ; 2000 - São Paulo SP - Mostra do Redescobrimento, na Fundação Bienal; 2001 - São Paulo SP - Figuras e Faces, na A Galeria ; 2002 - Osasco SP - Santa Ingenuidade, no Centro Universitário FIEO. Centro Universitário Fieo - UNIFIEO é um Centro Universitário brasileiro, localizado no município de Osasco no estado de São Paulo, mantido pela FIEO 

 

 

 

 




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