quarta-feira, 19 de agosto de 2020

O PINTOR DE GRANDES MURAIS E PAINÉIS


    Esta é a segunda versão do painel feito em tinta óleo sobre madeira  .A primeira foi destruída no incêndio em 1978.
Vou falar hoje de um pintor modernista baiano que se notabilizou por ter um desenho refinado, talvez o que melhor desenhava entre os modernistas daqui, que construiu um universo onírico com sua técnica apurada do realismo mágico. Ele transformava seus modelos muitas vezes em anjos e duendes e criava uma atmosfera única. Seu nome de batismo é Carlos Frederico Bastos, que nasceu em 12 de outubro de 1925, no bairro boêmio do Rio Vermelho, em Salvador, Bahia. Foi criado pelos avós  e seu dom vem de seu avô João Correia Soares de Araújo  que gostava de pintar. Ele faleceu aos 79 anos em 12 de março de 2004.
Carlos Bastos tem uma obra grandiosa e reconhecida em todo o país e até fora daqui . Mas, sua carreira artística começou com uma exposição na Biblioteca Pública, que ficava na Praça Municipal, e alguns de seus quadros foram vandalizados  . Produziu 46 painéis e 18 murais, sendo que 10 deles foram destruídos e dois estão inacabados por divergências religiosas, além de centenas de outras obras . Quanto aos painéis três estão em locais desconhecidos.  Entre os mais conhecidos destruídos estão o painel da Assembleia Legislativa devorado por um incêndio em 1978 e os murais do Bar Anjo Azul.

Este é o belo mural que está escondido por trás de prateleiras de remédios de uma farmácia .

NOSSO MURALISTA E PAINELISTA
Ainda neste texto falo  sobre a arte do muralismo, para destacar o nome deste  artista  que é um grande mestre desta técnica que foi o pintor Carlos Bastos. Ele deixou murais e painéis 
memoráveis como aquele da Assembleia Legislativa, cujo primeira versão foi destruída num incêndio ocorrido em 1978 . No painel  A Procissão do Senhor  dos Navegantes  o artista pintou 142 personalidades dentro da galeota que leva a imagem do Senhor  no dia 1º de Janeiro. O painel foi refeito  e entraram novas personagens na Galeota, totalizando 170.
Um dos grandes problemas do muralismo é a falta de conservação e respeito pela obra do artista. Aqui em Salvador temos vários exemplos de murais destruídos, abandonados ou ultrajados. Um deles é de autoria de Carlos Bastos, que ele fez sob encomenda para um banco BBVA, na Cidade Baixa .Este  mural está ainda lá no prédio onde hoje funciona uma farmácia , e a obra fica completamente comprometida por prateleiras de remédios. O dono não teve a sensibilidade de respeitar os limites da obra, talvez por falta de conhecimento da sua importância. Ele deveria utilizá-la como mais um atrativo  para seu comércio , tal a beleza da obra ( Foto ao lado)
Famoso mural no Bar Anjo Azul que foi um point importante de intelectuais , artistas
e boêmios na década de 60 em Salvador.
A ARTE DO MURALISMO
Desde os tempos imemoriais que o homem sentiu a necessidade de se expressar e para isto utilizou das paredes de cavernas ou pedras para deixar ali marcadas algumas de suas atividades. Conhecemos desde os primeiros anos ginasiais as pinturas rupestres onde o homem primitivo pintava árvores, animais e cenas de caça. O tempo foi passando e o homem descobriu novos pigmentos e que as paredes emassadas e ainda frescas eram ideais para fazer suas pinturas. Ai surgiu o muralismo que é uma pintura feita diretamente sobre uma parede  . Portanto, é diferente de outras maneiras de pintar porque está muito ligada à arquitetura. A técnica mais usada é a do afresco que nonsiste na aplicação de pigmentos de cores diferentes , diluídos em água, sobre a argamassa ainda umedecida.
Civilizações antigas como as grega e romana usaram muito do muralismo e podem ser apreciados nas ruínas de Pompeia e Herculano,na Índia nos murais das Grutas de Ajanta e na China feitos na dinastia Ming.
No século XIII Giotto impulsionou a técnica do muralismo , e no Renascimento surgem as obras-primas  com os afrescos da Capela Sistina, no Vaticano, por Michelangelo e a Última Ceia , de Leonardo da Vinci. Depois com o aparecimento dos vitrais e tapeçarias os murais ficaram em desuso.
Porém, os pintores modernos Picasso, Matisse, Léger, Chagall e Miró dentre outros, pintaram murais, além dos pintores muralistas mexicanos  Diego Rivera (1886-1957), David Alfaro Siqueiros (1896-1974) e José Clemente Orozco (1883-1949),que usaram seus murais para passar mensagens revolucionárias para o povo. Mas, antes deles na era pré-colombiana já se faziam murais.
Em Portugal surgiram os murais de azulejos. Aqui conhecemos em nossas igrejas barrocas baianas a arte do muralismo através dos grandes e belos murais de azulejos com composições simples e também com cenas inteiras de momentos históricos trazidos pelos portugueses. A título de curiosidade existe um desses painéis que retrata a cidade de Lisboa, antes do terremoto, no claustro da Igreja de São Francisco de Assis, no Terreiro de Jesus, em Salvador, Bahia. Lá existem muitos murais  de azulejos portugueses que grande beleza e valor histórico. Vale a pena visitar.
Já os painéis são mais comuns porque o artista pode realizar sua obra no conforto do seu atelier e depois ser transportado e fixado na parede escolhida pelo cliente. Este painel pode ser feito sobre tela, madeira, alvenaria e outros materiais. Geralmente tem grandes dimensões, como acontece com os murais, e são muito apreciados, e mais conservados porque podem ser removidos e fixados em outro local.
Mural Vida de São João Batista, óleo sobre parede de 274 x 708 cm no Parque da Cidade,RJ

PRINCIPAIS MURAIS E PAINÉIS
Vamos aqui relacionar e falar ligeiramente sobre os principais murais e painéis criados pelo grande pintor baiano Carlos Bastos, que deixou uma obra digna de ser apreciada e mais valorizada , inclusive pelo mercado tal a qualidade do seu traço, suas composições e pinturas.
No livro Carlos Bastos, editado pela construtora Odebrecht no ano 2000 estão lá os principais murais e painéis, com belas ilustrações e textos de vários críticos, escritores e jornalistas inclusive dois de minha autoria escritos em 1985 e 1996.
1- O primeiro painel foi realizado em madeira no ano de  1947 sobre o Centenário de Castro Alves, no Clube Bahiano de Tênis, e posteriormente  destruido. 
2-Murais no bar Anjo Azul chamados de Alegoria ao Anjo , óleo sobre parede com 230 x 600 cm, também destruídos.
3-Painel  Jogos Infantis ,óleo sobre madeira 259,5 x 254,5 cm, na Escola Parque em 20 de agosto de 1949.
4-Painel A Salvação , óleo sobre madeira 250 x 600 cm ,no Hotel Royer Collard, em Paris, localização atual desconhecida, realizado em 1950.
5-Mural Cortejo para São Sebastião , feito em 1951 óleo sobre parede de 350 x 450 cm o atelier do artista ,no Rio de Janeiro, atualmente coberto por uma camada de tinta.
6-Painel - em forma de biombo Alegorias, óleo sobre madeira, no Rio de Janeiro, coleção particular, em 1953.
7-Painel Mercado Modelo em Salvador, óleo sobre madeira Rio de Janeiro, 1953.
8-Mural - Chegada de uma Nobre Família Portuguesa à Bahia no século XIX, óleo sobre parte  de 400 x 800 cm , destruído,feito em 1953.
9-Mural Casal de Namorados , óleo sobre parede 250 x 300 cm , destruído,coleção particular, Salvador 1953.
10-Painel para Ruth de Almeida Prado, óleo sobre madeira , Rio de Janeiro, 1954.
11-Painel na Capela particular de Nelson Parente,Rio de Janeiro,1954.
12-Painel em forma de biombo Alegorias, óleo sobre tela de 170 x 150 cm, Salvador, 1954.
13-Mural - A Vida de Dom Quixote,restaurante Cervantes, destruído, Rio de Janeiro 1955.
14-Painel - Bahia, coleção poeta Augusto Frederico Schimidt, Rio de Janeiro, 1955.
15-Mural Casarios da Bahia, óleo sobre parede , de 350 x 450 cm pintado sobre o mural anteriormente feito pelo artista  Cortejo para São Sebastião,Copacabana, Rio de Janeiro, 1957.
16-Mural A família Bastos 350 x 1500 cm, na Fazenda Quixaba, Itaberaba, Bahia , em 1958.
17-Mural Flutuador de 250 x 1700 cm óleo sobre parede na sede da Associação Atlética da Bahia, Salvador, de 1958, destruído.
18-Mural A vida da Cidade no princípio do século XIX, óleo sobre madeira 500 x 207 cm hall do edifício Big, Praça da Inglaterra, Salvador , 1959.
19-Mural restaurante árabe ,rua Guedes de Brito, Salvador , destruído, 1959.
20-Mural no Hotel Thêmis, óleo sobre parede, destruído, de 1960.
21-Painel A Feira de Água de Meninos , óleo sobre madeira de 170 x 220 cm , coleção Maria Emília Bastos Ribeiro, Salvador, 1960.
22-Painel Ascensão de Santa Luzia , óleo sobre madeira de 300 x 250 cm , Hospital Santa Luzia, Salvador, 1960.
23-Mural  Alegoria no teto do Solar da Jaqueira, em Salvador, destruído, de  1960.
24-Painel As Quatro Estações , óleo sobre madeira coleção de Maria Aparecida Pinto Aleixo, Rio de Janeiro, 1960.
25-Mural Comércio no Porto de Salvador no Princípio do século XIX, óleo sobre parede de 410 x 2100 cm ,no Banco Bilbao Vizcaya,Salvador, 1961.
26-Mural no teto da sacristia do Convento de Santa Tereza. Óleo sobre madeira de 800 x 300 cm, de 1961 destruído.
27-Mural da sala de banho no Solar da Jaqueira , óleo sobre madeira, 300 x 250 cm , Alegoria ao Brasão da Jaqueira, destruído, Salvador, Bahia, 1961.
28-Painel Vista da Cidade do Salvador, óleo sobre madeira 110 x 221 cm , Banco Nacional, Av. Estados Unidos, Salvador, 1963.

29-Painel A Procissão óleo sobre madeira 206 x 920 cm , edf Martins Catharino, rua da Ajuda, Salvador, 1964.( Foto acima)
30-Painel O Gaúcho e a Baiana , óleo sobre madeira, Banco da Lavoura e Mercantil do Rio Grande do Sul, localização atual desconhecida, 1965.
31-Painel Natureza Morta, óleo sobre madeira 094 x 143 cm Coleção Murilo Leite, 1965.
32-Painéis Conde dos Arcos,Maria Quitéria I, Caramuru e Thomé de Souza, óleos sobre madeira de 240 x 170 cm .agência Banco Itaú, Piedade, Salvador, 1965.
33-Painel Auto-Retrato com Amigos, óleo sobre madeira 073 x 220 cm , Museu de Arte de Feira de Santana, Bahia, 1966.
34-Painel Ascensão de Cristo, óleo sobre madeira 240 x 170 cm ,Coleção Manual Tanajura, Salvador, Bahia, 1966.
35-Painel Anjo com Tocheiro , óleo sobre madeira, 300 x 200 cm Coleção Virgílio Motta Leal, Salvador, 1966.
36-Painel A Feira , óleo sobre madeira de 120 x 220 cm , Coleção Itazil Beneício dos Santos, Salvador, 1967.
37-Painel sobre biombo Baianas com Anjo, óleo sobre madeira 180 x 320 cm , de 1967, Coleção Delfim Chamadoira Vilan, Salvador.
38-Painel Piquenique à Noite, óleo sobre madeira de 111 x 222 cm, Coleção Ângelo Calomn de Sá, Salvador, 1967.
39-Painel - A Ceia de Cristo, óleo sobre madeira 120 x 220 cm Coleção Fernando Spínola, Salvador, 1967.
40-Painel Era Uma Vez , óleo sobre madeira 114 x 220 cm , Coleção do artista, Salvador, 1968.
41-Painel - O Anjo Hippie , óleo sobre madeira, 120 x 220 , localização desconhecida, 1968.
42-Mural - no teto da residência de Dilton Portela Lima, óleo sobre madeira, de 1969.
43-Painel O Cristo, óleo sobre madeira, 80 x 220 cm , Coleção Juracy Magalhães, Rio de Janeiro, 1971.
44-Murais Vida de São João Batista, óleo sobre parede 274 x 708 cm, inacabados , Capela Parque da Cidade, Rio de Janeiro, 1972.
45-Painel Casamento Hippie, óleo sobre tela 170 x 320 cm , Coleção Humberto Balby, Rio de Janeiro, 1972.
46-Painel A Procissão do Bom Jesus dos Navegantes, óleo sobre fibra de vidro, retratando 142 personalidades que levou dois anos para ser pintado, e foi destruído num incêndio em 11.11.1978, no Plenário da Assembléia Legislativa da Bahia.
47-Painel O Beijo , óleo sobre madeiram 160 x 660 cm, no Iate Clube da Bahia, 1973.
48-Painel Mosteiro de São Bento, óleo sobre madeira , 080 x 220 cm , Mosteiro de São Bento, Salvador, 1974.
49-Painel Trompe-l'oeil, óleo sobre parede, do qual resta apenas um detalhe, Galeria 13, rua Alfredo Brito,Pelourinho, Salvador, 1977.
50-Painel Auto-Retrato , óleo sobre madeiram de 220 x 160 cm, Coleção do artista, Salvador 1977.
51-Painel  Retrato de Martha Vasconcelos, óleo sobre madeira 160 x 220 cm , Coleção de Martha Vasconcelos, 1977.
52- Painel A Chegada dos Orixás na Bahia, óleo sobre tela colada sobre madeira de 293 x 480 cm, no Centro Empresarial Iguatemi, Salvador, 1979.
53-Painel O Anjo  óleo sobre tela de 110 x 210 cm, Coleção Milton Martinelli, Salvador, 1979.
54-Painel Retrato de Conceição Nunes Brook, óleo sobre tela 169 x 114 cm, Coleção Rosalva Nunes,Salvador, 1981.
55-Painel A Chegada de D. João VI na Bahia em 1808, óleo sobre madeira, 220 x 800 cm , Memorial da Faculdade de Medicina da Ufba, Salvador, de 1982.
56-Painel  A Pregação de Moisés, óleo sobre tela 169 x 114 cm, Coleção Marcus Kertzman, Salvador, 1982.
57-Painel Santo Antônio da Irmã Dulce, óleo sobre madeira, 220 x 160 cm , Salvador, 1983.
58-Painel Em Busca da Paz, óleo sobre madeira, Biblioteca Central da UFBA, campus de Ondina, Salvador,  de 180 x 160 cm, de 1983.
59-Painel Salvador Presente e Futuro, óleo sobre madeira de 80 x 220 cm, consta que estaria na Prefeitura Municipal, Salvador, mas não consegui localizar, de 1984.
60-Painel Retrato de Jorge e Zélia Amado, óleo sobre tela de 114 x 169 cm , Fundação Casa de Jorge Amado, no Pelourinho, Salvador, 1985.
61-Painel O Encanto da Sereia, óleo sobre madeira de 160 x 220 cm , Coleção Paulo José Montanha Goulart, Salvador, de 1986.
62-Painel As Quatro Estações , óleo sobre madeira , Condomínio Lac Leman, Jardim Apipema, Salvador, de 1989.
63-Painel Ascensão de Cristo, óleo sobre madeira de 440 x 160 cm , Igreja da Ascensão, Centro Administrativo da Bahia, Salvador, de 1992.
64-Painéis  São Francisco de 220 x 160 cm, Imaculada Conceição de 220 x 80 cm e São Benedito de 220 x 80 cm, todos em óleo sobre madeira, Capela de São Francisco de Assis, Fundação Garcia D'ávila, Praia do Forte ,em Mata de São João, Bahia, de 1993.
65-Painel O Presente , óleo sobre madeira 207 x 80 cm , Coleção Particular, de 1993.
66-Painel A Procissão do Bom Jesus dos Navegantes , óleo sobre madeira  1000 x 1600 cm , retratando 170 personagens no Plenário da Assembléia Legislativa da Bahia, Salvador,de 1994.
67-Painéis Os Quatro Elementos da Natureza: A Água, O Fogo , O Ar e a Terra, óleos sobre madeira  com 110 x 170 cm , Coleção do Artista, de 1966.



 






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