Translate

domingo, 22 de março de 2015

O HUMOR INTELIGENTE DE MARKO ADJARIC


Marko segura alguns trabalhos
num suporte que ele criou
 O sérvio Marko Adjaric ,tem 52 anos, é formado em jornalismo e, se dedica a fazer humor de qualidade utilizando de vários formatos a depender do momento. Está completamente antenado com o que está acontecendo hoje em muitos lugares do mundo, onde ele vai buscar informações sobre o humor que está sendo feito. Diante deste ambiente virtual onde gravita o Markão, como alguns o chamam, mostra uma necessidade de se comunicar e, mais ainda de que as pessoas entendam e riam dos seus trabalhos.
 Evidente que alguns de seus trabalhos estão interligados com a cultura europeia, com autores europeus e, por isto muitas pessoas não decodificam com a velocidade que ele gostaria. Isto o incomoda , porque dentro da sua visão estética e cultural as mensagens são de fácil entendimento.
Obra de Marko  mensagem crítica com  humor
Percebi mais claramente  esta ansiedade quando estive pessoalmente com ele. Já tínhamos trocado algumas mensagens pelo Facebook. Os artistas de modo geral querem que as pessoas apreciem e falem alguma coisa sobre suas obras. Dizem que não se importam com as críticas, mas, verdadeiramente se importam e, ficam alegres, como qualquer ser humano, quando são elogiados.

Outro trabalho de Marko em parceria com
 seu amigo Bira

Também, sente que existe uma resistência ou talvez uma leniência entre os vários profissionais que precisam se comunicar com mais frequência ou intensidade. Ele mesmo faz voluntariamente um trabalho de pesquisa  visando a atualização de seus colegas captando nas várias  mídias trabalhos de artistas europeus e mesmo de outros continentes visando que haja uma abertura ,conhecimento e inter-relacionamento  cada vez maior entre eles. A internet é uma importante ferramenta que o Marko sempre está utilizando para realizar este trabalho .
O artista tem muito entusiasmo pelo que faz. Fui encontrá-lo numa feira que foi realizada no dia 21 de março de 2015, no canteiro central da Avenida Centenário . Estava em companhia da Izabel Delmondes  que vai editar seu próximo livro eletronicamente, portanto, um eBook  ou seja um livro em formato digital. Já está orçando outro livro de 96 páginas, este impresso, o qual será lançado brevemente e tem uma característica especial por ser todo dedicado a trabalhos de humor picante com muitas cenas fortes de sexo. O nome deste livro é Primeiras Bocagens. Com este livro espera alcançar um público menos intelectualizado ou seja o seu objetivo é  agradar os trabalhadores, o homem comumEstá ainda divulgando seu Cordelito , que é um livreto em forma de um cordel onde estão inseridos vários trabalhos de sua autoria. Pretende fazer um circuito pelos colégios levando sua arte e seu humor para os jovens com o objetivo de divulgar cada vez mais esta arte milenar. Ele trabalha com sindicatos fazendo trabalhos de humor e informativos , além de  biografias em quadrinhos.
O seu objetivo é que as pessoas comuns curtam e se identifiquem com seus trabalhos de humor. Já tem alguns prêmios e sua produção não para de crescer. Tem uma visão crítica da sociedade e um orgulho de sua terra a Sérvia a ponto de quando fala onde nasceu costuma dizer que é  sérbio ( com b Mesmo) para frisar a sua nacionalidade. 
Marko e com sua amiga Izabel Delmondes que fará a
edição eletrônica do seu próximo livro.
Sabemos que os sérvios e croatas foram protagonistas de uma guerra fraticida onde milhares de pessoas, principalmente civis, morreram  entre abril de 1992 a dezembro de 1995 na chamada Guerra da Bósnia.
Voltando ao Marko ele faz Caricaturas , Quadrinhos, BDs, Cartoons, Mangás e Manhwas Tem facilidade em falar línguas o que lhe permite buscar informações sobre cartunistas de vários países.
Lembra que publicou alguns trabalhos na Tribuna da Bahia, num suplemento chamado A Coisa, em 1975.Este é o Marko Adjaric um artista , humorista multifacetado capaz de transitar em vários formatos com seu humor inteligente e atualizado.





sábado, 21 de março de 2015

FALECEU A ARTISTA LENA BAHIA


Recebi este e-mail  de Jacivaldo Gomes Machado (Walba)  informando a morte da artista Lena Bahia. Fui pesquisar em meu blog reynivaldobritoartesvisuais.blogspot.com e encontrei esta matéria que fiz em  15 de junho de 1974 sobre o trabalho da artista. Fica ai o registro republicado para que não esqueçamos desta artista que por tantos anos trabalhou no centro Histórico difundindo a nossa arte e os valores da Bahia.
Abaixo o texto do e-mail do Walba  e a matéria que saiu em A Tarde.
"O campo das Artes Visuais perde a artista plástica Lena da Bahia. Faleceu aos 77 anos na sua residência ((Ladeira do Carmo, 10) Centro Histórico de Salvador, às 9:20 do dia 17/03 do corrente ano  e o sepultamento ocorreu às 16:30 do mesmo dia.  Lenice Simões Neves, conhecida no meio artístico como Lena da Bahia, há quase uma década sofria do mal de Alzheimer.  Cidadã soteropolitana, nascida no bairro dos Mares em 1937, pintora e tapeceira de talento, na década de 60 começou pintando para os amigos, a partir daí não parou mais. No decorrer de sua trajetória artística participou de inúmeras mostras coletivas, além de ter realizado diversas exposições individuais. Há quase duas décadas vivia no Centro Histórico ao lado dos seus filhos Marcos e Carlos, ambos, também pintores. " 


JORNAL A TARDE, SALVADOR,  SÁBADO, 15 DE JUNHO DE 1974

OS TAPETES DE LENA DA BAHIA

A artista Lena da Bahia com seus tapetes
 A primitiva Lena da Bahia é sem dúvida uma das melhores tapeceiras que tem surgido nos últimos tempos no cenário das Artes Plásticas em Salvador.Seu trabalho é multicolorido e traz as marcas da Velha Bahia com suas igrejas, suas baianas do acarajé e seu samba de roda.
A artista tem uma personalidade inquieta e a cada momento ela procura detalhar melhor seus quadros e seus tapetes.
Agora está selecionando 25 tapetes para uma exposição que fará no sul do país. Lena está trabalhando várias horas por dia dedicando-se a esta exposição que será a primeira que realizará fora da Bahia. Ela pinta há muitos anos. Já participou de várias exposições coletivas e hoje  descobriu a tapeçaria como um meio pelo qual consegue reproduzir nos meios pontos as formas que surgem em sua imaginação criadora.
Diz a artista que "quando estou trabalhando me envolvo de tal forma que esqueço das horas. O tempo vai passando e não consigo parar. Me considero uma primitiva e como tal pretendo continuar pois acho que o primitivismo é uma forma pura de criar. Gosto das cores vivas porque elas estão mais presentes na natureza. E é exatamente a natureza que me envolve". 
As cores cruas da tapeceira
Lena da Bahia nunca frequentou Escola de Belas Artes e nem mesmo recebeu diretamente uma orientação de um mestre. Tudo que faz é intuitivo e ela consegue elaborar um trabalho primitivo que sobressai em comparação com muitos primitivos que andam por aí.
Seus trabalhos são frutos de uma observação, de um viver em meio ao antigo casario, as rodas de samba, as festas de largo, ao candomblé, Ela capta os movimentos, as cores e a movimentação e por meio de um desenho primitivo transporte para o tapete.
Mas é de sua próxima exposição que Lena gosta de falar.
Ela já está ultimando o catálogo que terá um formato retangular apresentando alguns tapetes e fotos de artistas em seu atelier, da Rua César Gama, na Barra. Vai mostrar aos sulistas dez tapetes de 1,40 m por 1m e oito tapetes de 70cm x50 cm e finalmente sete tapetes menores de 60cm x 40cm.
Os tapetes de Lena da Bahia são trabalhados em meio ponto com fios de acrílico. Ela utiliza o chamado fio acrílico porque para o primitivo dá um colorido mais vivo.